Portal Espaço Mulher - Ensino à Distância


Edição nº 100 - de 15 de Abril de 2014 a 14 de Maio de 2014

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Brasileiros - cidadãos e cidadãs têm obrigação de lutar pela igualdade de direitos para todos, e a de defender a pátria

Ocorreu uma ascensão econômica social das classes D e E, sem dúvida, além do que tiveram mais acesso à informações via as novas mídias (fixas e móveis), e a intercomunicação junto a grupos de todas as culturas via Internet (acessos Face Book e outros, além do “Faça Você Mesmo” - encontrável no Youtube etc.).

Percebem-se pessoas ainda com formação escolar básica, mas que estão estudando a noite ou via on line, independente da idade, e, com certeza estão em sua maioria informadas de seus direitos.

Há os meios de comunicação (que querem aumentar suas audiências, já perdidas, porque não se inovam, e ficam “dando a entender dos direitos das pessoas cidadãs), mas que na verdade estão superados pelas novas mídias (com acesso veloz e facilitado, e que permite que grupos se inter-apoiem, em pontos de discussão e decisões, quase que conjunta. Tudo é simultâneo, sem intervenções daquelas pessoas que não pertence aos meios sociais (grupais) dessa nova cidadania que desponta e se firma no cenário brasileiro. Não há mais como ludibriá-los, pois tem a opinião própria e a ação grupal social que despontou firme em algum recanto do país.

Mas para ser patriota não basta colocar a bandeira do Brasil sobre os ombros, tão pouco, agitá-la ao vento, em dias de campeonatos decisivos, e na tão ansiosa Copa do Mundo (a qual tem adeptos, que esperam este momento festivo, com ansiedade da paixão nacional, que só o futebol sabe arregimentar; e, há os que não são favoráveis ao evento mundial, com discursos balizado em custos etc., sem jamais terem analisado um mapa de custos, ingressos de patrocínios, e muito menos de resultados financeiros do megaevento. Algumas dessas pessoas (dizem que pagas) estão por aí, para confundirem tudo e todos, com frases elaboradas e filmagens que serão exploradas em campanhas político-partidárias, e estão a “ serviço de concorrentes, dissidentes e oportunistas, etc.”.

Mas afinal quais são os nossos deveres de patriota? O que é um sentimento patriótico? Em qual lei ou artigo constitucional está descrito o nosso dever com a Pátria, a nossa Nação,, em defesa dela e de seus símbolos pátrios, o que devemos proteger e porquê devemos ser solidários com as outras pessoas - cidadãs em igualdade, embora diferentes por escolhas e oportunidades na vida? Respeitar e fazer cumprir as leis é dever cívico de patriotismo?

Conforme conceitos que foram pesquisados aqui nesta edição saberemos que o Patriotismo além de dedicar amor e respeito à Pátria e aos seus símbolos, teremos que manter sempre o “espírito de solidariedade que une as pessoas em torno de interesses comuns em beneficio da pátria.

Atos públicos patrióticos são oportunidade de demonstrar as nossas atitudes de devoção ao Brasil, que sentimos orgulho de sermos brasileiros, ao recebermos bem os visitantes estrangeiros, e comportarmo-nos melhor ainda...

Por exemplo na época da Copa do Mundo, orientando-lhes sobre a nossa cultura (música, dança, alimentação artes etc.), em torno deste evento, proporcionaremos para estas pessoas, momentos inesquecíveis para elas, com nossa atenção e dedicação (porque saberemos acolher bem, e isto qualquer uma pessoa poderá fazer, mesmo sendo simples ou humilde, o que valerá sempre será o afeto da simpatia, que dedicaremos aos nossos visitantes (turistas que vem conhecer o Brasil e trazem muitas divisas econômicas e oportunidades de mercado e emprego).

A pesquisa dessa edição traz vários conceitos e artigos, e até sugestões para redações, servirá como base para debates, conscientização, orientações de grupos (em escolas grupos religiosos, de clubes desportivos, ou de associações de bairros, etc.), acreditamos que será bastante útil para o preparo emocional, na recepção do megaevento mundial, despertando o sentimento patriótico brasileiro em todas as pessoas nas mais variadas camadas sociais.

Enfim que possamos receber bem para sairmos muito bem na foto, naquelas que as pessoas visitante levarão na mala como recordação dessa viagem e de nosso povo brasileiro...

Esperamos que aprecie a seleção pesquisada. Agradecemos a atenção, os bons votos pelos eventos festivos, e, enviamos-lhe cordial e patriótico abraço. Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Patriotismo

    Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF).