Portal Espaço Mulher - Ensino a Distância


Edição nº 108 - de 15 de Dezembro de 2014 a 14 de Janeiro de 2015

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Estudos sobre as doenças mentais no Século 21: orientações para inclusão educacional e para o trabalho, para o atendimento médico e recuperação: enfoque para crianças, adolescentes, adultos e idosos

Tomar ciência de que no Brasil há em torno de 23 milhões de pessoas com as mais variadas doenças mentais, sendo que no mundo há mais de 400 milhões atingidos por esses males. E, refletindo que no Brasil as mulheres representam quase 51 a 52 % da população brasileira, sendo elas responsáveis por si próprias, pois muitas mulheres vivem sozinhas (desde jovens que trabalham e estudam até aquelas que mantêm a própria família, ou com muita idade vivem sem ter quem lhes cuidem). E, as que estão com seus parceiros (esposos ou familiares que dividem as responsabilidades com todos, mesmo assim, são elas que estão a frente dos cuidados dos doentes da família).

Diante de tal constatação resolvemos fazer esta pesquisa, que consideramos ser oportuna, pois traz uma visão sobre as doença que mais são comuns, e os respectivos cuidados e informações necessárias para crianças até jovens, e para adultos até idosos, com um panorama geral referente a inclusão escolar, no trabalho e no atendimento médico.

Saber mais é importante para prevenirmos as causas, evitando-se ou retardando tais males, e, até trouxemos um aspecto da realidade do que ocorre na Suíça, país e 1º mundo, sobre o que fazem para enfrentar e recuperar as doenças mentais, e incluir no trabalho.

Esperamos que possa ser útil e que possam ajudar outras pessoas na sua comunidade, empresa, igreja etc. Solicitamos que citem os autores, títulos e fontes com data de acesso, caso forem utilizá-las como subsídios para palestras, estudos e debates, etc.

Findando o ano 2014, cumpre-nos agradecer o companheirismo e a credibilidade que nos foram dedicadas em todas as variadas fases que enfrentamos (os altos e baixos da vida), e, que felizmente, conseguimos cumprir com nossa missão. A amizade de cada pessoa, assim como a colaboração nas palestras etc. foram essenciais. E, até a seleção dos temas com as pesquisas que aqui apresentamos, sem dúvida contribuiu para o conhecimento de todos/todas, com a riqueza dos conhecimentos dos/das autores/autoras que dispuseram seus trabalhos na Internet, ajudando-nos a melhorar o mundo. Nossa gratidão é imensa diante da imensidão da generosidade de cada pessoa. Que o ano de 2015 seja mais favorável para todos nós, brasileiros e brasileiras, que possamos fazer do Brasil uma grande nação, em que todas as pessoas prezam pelo AMOR À PÁTRIA.

Fraternal abraço de Elisabeth Mariano (acesse o link, leia o breve currículo de Elisabeth Mariano)

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Saúde Mental

Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF).