Portal Espaço Mulher - Ensino a Distância


Edição nº 190 - de 15 de Outubro de 2021 a 14 de Novembro de 2021

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Erros Médicos

ENFIM... AS PESSOAS QUE AGRIDEM VÍTIMAS DE ERROS MÉDICOS OU DE HOSPITAIS, DANDO A ENTENDER QUE AÇÕES POR DANOS FÍSICOS, MORAIS ETC. SÃO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO... PRECISAM LER MAIS SOBRE O ASSUNTO, ANTES DE CONDENAR AS VÍTIMAS... (POIS A PRÓXIMA PODE SER VOCÊ OU ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA).

Minha solidariedade as vítimas que sofrem dores e transtornos, deficiências etc. e, são discriminadas por categorias classistas, e, que deveriam ter seguros coletivos em suas instituições para que se tenha um atendimento humanizado nas categorias...

Minha solidariedade a todas as pessoas que sofrem humilhações, descasos na desorganização do judiciário, cujo despreza a vida humana. Lamentável tudo isto, pois se fosse com alguém da família deles, assim não procederiam... tais atos são crimes de direitos humanos!

Fraternal abraço as vítimas de erros médicos e solidariedade as famílias que zelam por tais vítimas, lamento as mortes ocorridas.

ELISABETH MARIANO - À DISPOSIÇÃO PARA TODOS OS ESCLARECIMENTOS E PROVAS NECESSÁRIAS.

Erros médicos afetam 138 milhões de pessoas por ano, diz OMS

Estudo da Organização Mundial de Saúde mostra, ainda, que 2,6 milhões morrem por conta de falhas de procedimento ou conduta

SAÚDE | Da EFE

13/09/2019 - 11H05 (ATUALIZADO EM 13/09/2019 - 11H19)

(Fonte: https://noticias.r7.com/saude/erros-medicos-afetam-138-milhoes-de-pessoas-por-ano-diz-oms-13092019, data de acesso: 14/10/2021)

OMS mostra que 5 pessoas morrem a cada minuto por erro médico

Publicado em 14/09/2019 - 13:56 Por RTP* - Genebra

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que todos os anos milhões de pessoas sofrem as consequências, muitas vezes fatais, de erros médicos.

As vítimas são sobretudo pessoas de camadas sociais mais pobres.

Em entrevista em Genebra, o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que "morrem por minuto cinco pessoas devido a tratamento inadequado".

(Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-09/oms-mostra-que-5-pessoas-morrem-cada-minuto-por-erro-medico, data de acesso: 14/10/2021)

Quantas pessoas morrem no mundo por erro médico?

A pesquisa mostra que anualmente 2,6 milhões de pessoas morrem nos 150 países de baixo ou médio rendimento devido a tratamentos médicos errados. Os erros médicos abrangem desde diagnósticos errados a medicamentos errados, desde radiações inapropriadas a infecções hospitalares.14 de set. de 2019

(Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-09/oms-mostra-que-5-pessoas-morrem-cada-minuto-por-erro-medico, data de acesso: 14/10/2021)

Brasil registra quase 500 mil judicializações na saúde segundo CNJ; erro médico aumenta no país

29 de julho de 2021

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que aumentou a ocorrência de erros médicos em todo o mundo. Segundo o relatório, as vítimas são sobretudo pessoas de camadas sociais mais pobres. Outro estudo, o Segundo Anuário de Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS OMS) mostra que 5 pessoas morrem a cada minuto por erro médico.

Os dados da OMS mostram que quase metade (40%) dos pacientes sujeitos a tratamento ambulatorial sofre os efeitos de erros médicos, percentual que baixa significativamente nos hospitais, embora permaneça, ainda assim, em preocupantes 10%. A pesquisa mostra que anualmente 2,6 milhões de pessoas morrem nos 150 países de baixo ou médio rendimento devido a tratamentos médicos errados. No Brasil, em 2019 foram realizadas um total de 459.076 demandas judicializadas relacionadas à saúde. Os dados são do Relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça em 2020.

Nas últimas décadas o número de ações judiciais contra médicos tem aumentado de forma significativa no Brasil. Com a deflagração da pandemia, causada pelo novo coronavírus, e o subsequente colapso do sistema de saúde, a situação jurídica dos profissionais médicos agravou-se. É o que afirma o médico perito especialista em erro médico Hugo Castro, que tem mais de 15 anos de experiência. Para ele é preciso averiguar detalhadamente cada caso para configurar erro médico. CONTINUA - LEIA MAIS...

(Fonte: https://www.fbh.com.br/brasil-registra-quase-500-mil-judicializacoes-na-saude-segundo-cnj-erro-medico-aumenta-no-pais/, data de acesso: 14/10/2021)

Com 3 ações de erro médico por hora, Brasil vê crescer polêmico mercado de seguros

Mariana Alvim - @marianaalvim - Da BBC News Brasil em São Paulo

19 setembro 2018

Segundo o CNJ, foram pelo menos 26 mil processos referentes a erro médico no Brasil em 2017

Casos tão complexos como a acusação contra um médico que realizou vasectomia no paciente em vez de uma cirurgia de fimose ou a imputação de erro no diagnóstico e tratamento de um tumor benigno que acabou se tornando maligno e levou uma mulher à morte têm cada vez mais chegado à Justiça no Brasil.

Acusações referentes a erro médico somaram 70 novas ações por dia no país – ou três por hora – em 2017. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram pelo menos 26 mil processos sobre o assunto no ano passado. O órgão compila dados enviados por tribunais estaduais e federais, além do STJ (Superior Tribunal de Justiça) - onde foram parar os dois casos citados anteriormente. Por inconsistências metodológicas entre as bases, contudo, o número pode ser maior.

Também por essa ressalva, o conselho não recomenda a comparação da evolução anual. Mas os números de alguns tribunais dão a dimensão da tendência com o passar dos anos: no STJ, novos casos referentes a erro médico passaram de 466 em 2015 para 589 em 2016 e 542 em 2017. No TJ-SP, o maior do país, os números passaram de 5,6 mil (2015) a 2,9 mil (2016) e, finalmente, 4,6 mil (2017).

Para entrevistados de diversos lados do balcão, o volume de ações na Justiça se relaciona com um quadro mais geral de judicialização da saúde. Este é o nome dado à crescente busca, por parte de cidadãos, do judiciário como alternativa para garantia do acesso à saúde, por exemplo por remédios ou tratamentos - o que, por sua vez, esbarra nas limitações orçamentárias do Poder Público ou no planejamento de empresas privadas no ramo.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45492337, data de acesso: 14/10/2021)

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Erros Médicos

Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF).