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Edição nº 201 - de 15 de Setembro de 2022 a 14 de Outubro de 2022

Olá Leitoras! Olá Leitores!

O êxito de um país está na base da educação de seu povo...

Com esta afirmativa cabe a cada pessoa buscar orientar as pessoas que estejam próximas de si, “quem sabe mais explica para quem sabe menos...”

Ler sobre as várias fases e estruturas de PREÂMBULOS – com muitas semelhanças inclusive, tanto em nível nacional, como também há demonstração internacional de outros países. A verdadeira meta é a manutenção da Ordem em respeito às Leis.

Estamos num momento em que as pessoas usam fora de eventos oficiais “o pavilhão nacional” até enrolando-se n bandeira, ou deixando -a exposta sem os respectivos cuidados e respeito que são apregoados para reverência e referentes as normas legais quando se estiver frente a Bandeira Nacional.

A pesquisa sobre os PREAMBULOS demonstra que todos os países assim fazem em suas normas constitucionais. Resta “pesquisar” se em outros países, em circunstâncias se a BANDEIRA / PAVILHÃO NACIONAL é exposta de forma respeitosa e cívica, ou, de qualquer forma e atitudes, fora de eventos cívicos formais, e, sem respeito comportamentais ditados dentro das leis regimentais.

Também estamos destacando a data de 19 de Setembro, cuja reforça a importância para o país das pessoas formadas e atuantes como o EDUCADOR SOCIAL e a EDUCADORA SOCIAL.

Sem dúvida, diante de certos fatos recentemente observados estamos em falta na educação de comportamento social e político adequado e legal para pessoas jovens, embora muitas pessoas adultas também estejam agindo fora das normas em eventos- não-formais, ou até em atos cívicos formais, por não sabem como se comportar com nossos SÍMBOLOS PÁTRIOS e agem fora deste contexto legal e oficial.

Nossos parabéns aos Educadores Sociais e às Educadoras Sociais do Brasil!

É de grande valia e relevante valor a V. prestação de serviços desempenhados nas áreas mais “desvalidas” e, assim, afastar-lhes da carência até do analfabetismo social e político.

Infelizmente ainda o Brasil tem uma imensa população que não sabe atuar e viver de forma humanista, e agir com respeito aos direitos essenciais de todas as pessoas.

Trazemos assim esta pesquisa que consideramos seja muito importante para mais enriquecimento cultural e “patriótico” dentre das leis e das normas, dos bons costumes.

Receba fraternal abraço e gratidão pelos apoios profissionais concedidos.

Professora Mestra Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER E ESPAÇO HOMEM

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

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No dia 19 de Setembro, teremos a data comemorativa valorizando o EDUCADOR SOCIAL e a EDUCADORA SOCIAL.

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EDUCADOR SOCIAL POSSUI FORMAÇÃO EM TÉCNICO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SOCIAL (educação social, trabalhador social)

Setor de atividade: Escolas, hospitais, centros de acolhimento, comissões de proteção, lares de idosos, centros de dia, ONG, instituição particular de solidariedade social (IPSS), câmaras municipais, juntas de freguesia, estabelecimentos prisionais.

Competência Social: Ética. Educação requirida: Licenciatura em educação social, artes cênicas e pedagogia. Campos de trabalho: Crianças, jovens, adultos e idosos em situação vulnerável, mediação, toxicodependências

Educador Social é um profissional que utiliza ferramentas pedagógicas para intervir nas problemáticas dos indivíduos.

Este é responsável por atividades pedagógicas, que visam a promoção e a integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social.

O educador social, desenvolve seu trabalho em instituições não formais de educação.

Por este profissional ser da área social, trabalha em conjunto, com enfoque no indivíduo, por este motivo deve ter uma boa capacidade de se integrar em equipes multidisciplinares, muitas vezes compostas por assistentes sociais, psicólogos, professores, entre outros.

História

A educação social surge em Portugal nos finais da década de setenta, través de cursos de nível técnico com duração de um ano e meio a dois anos. Nos finais da década de oitenta, começaram a surgir cursos de educação social, de nível superior (bacharelado), com a duração de três anos, lecionados nas Escolas Superiores de Educação, como é o caso da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inicialmente, o curso técnico e o superior de educação social, tinham como finalidade desenvolver atividades recreativas para os indivíduos aos quais intervinha, abrangendo tanto crianças, adultos e idosos, sendo este tipo de metodologia e intervenção muito semelhante à utilizada na animação social, cultural e recreativa. Acontecendo certas confusões entre o papel de um animador social ou cultural e o do verdadeiro papel do educador social.

Posteriormente, em 1996, foi homologada a primeira licenciatura em educação social, desenvolvida pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), no Porto. A partir desse momento, escolas superiores públicas e as universidades privadas começaram a ter mais ofertas nessa licenciatura.[1]

Competências

O papel do educador social está intrinsecamente ligado a uma perspectiva educativa, muito distanciado do registo assistencialista. Neste sentido, ganha cada vez mais consenso a expressão “profissionais do trabalho social e educativo”, que enfatiza o compromisso educativo, no trabalho social, exercido por este profissional. A educação social é uma forma de intervenção socioeducativa (ou ajuda educativa) a pessoas ou grupos em situação de maior vulnerabilidade social, ou em situação de risco. A ciência base da educação social é a pedagogia social, conferindo a essa profissão uma maior fidedignidade. Neste sentido, o exercício profissional da educação social requer dos seus profissionais uma formação rigorosa, inicial e contínua, que permita incorporar novos saberes e adquirir uma postura favorável para adaptar-se a novos desafios e realidades. A educação social deve acompanhar as políticas sociais e participar permanentemente na negociação do contrato social.[2]

O educador social baseia o seu papel profissional na abordagem entre o indivíduo e o meio, em que o educando adquire as ferramentas necessárias para assumir a autonomia de vida, através de projetos educativos, desenvolvidos em conjunto entre educador social e educando, com o objetivo primordial de aumentar competências.[3]

O educador social orienta toda a sua conduta pela sua ética pessoal e pauta-se pelo código deontológico profissional, código esse, que deve ser entendido como uma forma de promover a postura reflexiva em torno de um conjunto de princípios e regras, que devem autorregular as práticas profissionais do técnico superior de educação social, como refere o código deontológico desse profissional.

Este Código baseia-se juridicamente na Constituição da República Portuguesa (1976), na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Convenção Europeia para a Salvaguarda dos Direitos Humanos (1950), na Carta Social Europeia (1965), na Convenção sobre os Direitos da Criança (Nova Iorque, 1989), anunciada, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (2000) e no Tratado de Lisboa (2007).[4]”

O objetivo da criação de um código deontológico para o educador social visa essencialmente o reconhecimento dessa profissão como sendo possuidora de um caráter pedagógico, que é exercida em contextos socioeducativos, tendo como base de intervenção a criação de técnicas mediadoras e projetos educativos comunitários, que são da competência profissional do técnico superior de educação social. No dia 2 de outubro, comemora-se o dia internacional do educador social.[5]

No Brasil

Sua atuação não está restrita às escolas podendo ser exercida, por exemplo,

em hospitais, dando suporte e oportunidades para mulheres, negros, indígenas e homossexuais.

Entre as atividades a cargo do educador social estão as ações de incentivo à leitura e monitoramento do bem estar dos estudantes.

A educação não formal e o educador social são bases importantes no exercício da cidadania e agem nas demandas de:

  1. Educação para justiça social.
  2. Educação para direitos (humanos, sociais, políticos, culturais etc.).
  3. Educação para liberdade.
  4. Educação para igualdade.
  5. Educação para democracia.
  6. Educação contra discriminação.
  7. Educação pelo exercício da cultura, e para a manifestação das diferenças culturais.[9]

O educador social precisa estar preparado psicológica e fisicamente para lidar com diversos casos e problemas, com pessoas desprovidas de atenção e geralmente carentes de valores morais. Tendo que entender e integrar uma diversidade de pessoas de diferentes grupos sociais, com o intuito de gerar uma totalidade, o educador social deve contribuir para o melhoramento e transformação da sociedade através de projetos e atividades, de modo a que prepare o indivíduo para conviver em sociedade, respeitando e lidando com regras, vivendo junto com seus companheiros, independentemente de ser um membro de sua escola, família ou comunidade. [10]

No Brasil o dia do educador social é comemorado a 19 de setembro, no aniversário de nascimento de Paulo Freire.[11].

Referências

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Educador_social#:~:text=Educador%20Social%20%C3%A9%20um%20profissional,exclu%C3%ADdas%20ou%20em%20vulnerabilidade%20social., data de acesso: 14/09/2022)

Punições aos “Desrespeitos Nacionais”

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