Portal Espaço Mulher - Ensino à Distância


Edição nº 43 - de 15 de Julho de 2009 a 14 de Agosto de 2009

Olá Leitores!

Conceitos que fazem parte do cotidiano, ou obrigações de convivências sociais.

Há aproximadamente uns 30 dias em diálogo com um importante empresário, que havia inventado algo que beneficia a vida das pessoas, o convívio em áreas coletivas, e até mesmo no aspecto da higienização, saúde, e, com proteção ao meio ambiente, além de baixo custo, portanto, um invento simples, mas de bastante utilidade no cotidiano da maioria das pessoas.

Ele questionava a falta de interesse das pessoas em algo que também beneficie aos outros, e o lado da mente predatória, e, que para ele o que mais falta no cotidiano, atualmente, é o principio educacional para o convívio na sociedade. Sinceramente, esta consideração dele me fez muito meditar, e considerar que sem dúvida, tinha que dar razão a frustração dele, não apenas pelo provável lucro que ele deixa de adquirir com a venda de seu produto (pois ele possui outros recursos mais rentáveis financeiramente), mas por compreender que há uma falta de interesse de opções por mudanças de hábito que possam beneficiar algo social e coletivo.

Diante do questionamento iniciei uma pesquisa no sentido de verificar conceitos e definições, quais artigos, textos, obras que eu pudesse encontrar via Internet para em conjunto expandir um pouco mais a compreensão sobre este tema, e, principalmente, trazer informações básicas, mas que possam as mesmas relembrar um provável aprendizado que possamos ter recebido, e talvez tenha sido esquecido por um boa parte da sociedade.

Assim, seguindo o iDicionário Aulete, (http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital) pude verificar que o conceito de cidadã / cidadoa é considerado ainda depreciativo, embora seja o feminino de cidadão. O conceito sobre CIDADANIA do site http://www.dhnet.org.br estava muito bem formulado. Que havia muito pouco sobre concidadania, porém há uma ótima divulgação de excelente trabalho feito em 2003 sobre o tema, embora nada tenha encontrado com atualização de evento posterior, todavia é ainda uma ótima fonte para desenvolver projetos e debates sobre o tema - concidadania. Muito interessante o texto sobre o "O PAPEL DO DICIONÁRIO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS ALUNOS" - que vem a reforçar a surpresa das definições nos dicionários aqui pesquisados, principalmente, no que tange a definições depreciativas ainda em relação ao gênero feminino. O texto EDUCAR E POLITIZAR PARA A CIDADANIA e o texto CIDADANIA E CIVILIDADE... trazem importantes reflexões da realidade atual, são ótima base para debates, e expansão de pesquisas, etc.

A abordagem sobre FRATERNURA - o neologismo que vem revolucionando as relações humanas contemporâneas, atribuído inicialmente a autoria ao filósofo e escritor Leonard Boff, e depois seguido por Frei Betto, traz importantes reflexões do Prof. Osvino Toillier, e abre novos horizontes para o convívio social. As duplas visões conceituais: filosófica e jurídica do termo OBJEÇÃO DE CONSCIÊNCIA esclarecem muito no que se refere ao comportamento humano na sociedade, e, os respectivos direitos ou não, em relação a própria consciência de cada pessoa. E, para encerrar os estudos de forma a complementar esta pesquisa e reflexão do que ocorre em nossa sociedade trazemos o texto (e parte de entrevista) MÍDIA, CIVILIDADE, CIVISMO, de autoria do professor, jornalista e escritor Alberto Dines (http://www.dhnet.org.br/), o qual sem dúvida esclarece sobre os preconceitos e discriminações sociais, nos comportamentos midiáticos e o quanto isto influencia na realidade social atual.

Acreditamos que estas múltiplas visões conceituais e multidisciplinares possam ser algo de muita utilidade, e sirvam de base para debates, diálogos, novos critérios para inserir em planejamento de aulas, trabalhos acadêmicos, e em discursos sócio-políticos, e que talvez, bem demonstre o quanto cada cidadão e cada cidadã responsável se torna necessário(a) para exemplificar na prática, o que é uma boa educação no convívio social.

Aguardamos seus comentários, críticas, e sugestões e, agradecemos a oportunidade de contribuirmos com esta pesquisa, para a qual sempre solicitamos o crédito aos respectivos autores, e suas fontes.

Receba esta edição nº 43 com um abraço de Elisabeth Mariano e da equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Cidadania, Cidadão, Cidadoa, Cidadã, Concidadania, Concidadão, Civilidade, Civismo, Politização.

    Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF).