Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 02 - de 15 de Fevereiro de 2002 a 14 de Abril de 2002

Olá Leitores!

Nesta 2ª Edição queremos oferecer-lhe esta poesia que sintetiza a filosofia do Projeto Espaço Mulher

SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA

A Mãe Natureza é plena, gerando, servindo, doando-se, protegendo, curando, abrigando, restabelecendo...

A Mulher, dotada pelo ato de gerar traz em si condições similares à Mãe Natureza...

A vida, dom que só Deus sabe o segredo de como insuflá-la, tem na Mulher e na sua personalidade uma aliada.

Zelar pela Vida não é apenas zelar pelos filhos ou parentes e amigos próximos; é ter compromisso para que haja a vida.

Vida que está nos sentimentos, todos, os que construam e beneficiem a outrem...

Vida é plena missão em cada instante do tempo e em qualquer recanto do espaço... Vida é discernir no outro ser humano o seu potencial positivo, é incentivá-lo e alegrar-se com suas realizações.

Vida é permitir que cada semente seja lançada nos insumos da terra e dar-lhes todas as chances de se mostrar para que vieram!

Vida é deixar que a erva daninha se transforme em ato útil, quando queimada, gerando calor e luz, tal qual as outras, a finalidade poderá ser a mesma entre todas, dependendo da intenção de quem as utiliza.

Vida é não se omitir, é estar alerta a serviço.

Vida é fazer valer o que compense e que não destrua a vida.

Vida está na plantinha e na árvore centenária...

Vida é ser como árvore tombada no final da missão que o tempo lhe destina, abre clareiras e caminhos mostrando novos espaços.

Vida é lançar sementes...

Um dia o terreno estará fértil, noutros se perderá, e na soma das sementes, ainda haverá a multiplicação.

Ter compromisso com a vida, é não permitir que a morte das dúvidas, anseios, desânimos se instalem como ervas daninhas...

Ser Mulher é ter compromisso com a vida...

Ser Mulher é fazer parte da sinfonia da vida...

Ser Mulher é ser um importante componente da natureza.

Ser Mulher é ser vida...

Vida em primeiro lugar por ser Mulher e pelo que merece.

Vida para que, junto com o homem, possa gerar novas vidas.

Vida que abriga as almas.

Vida que a seiva é o espírito de Deus!

Elisabeth Mariano

Copyright 1991 - Elisabeth Mariano

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO NÃO-SEXISTA (21 DE JUNHO)

Na sala de aula de um curso de pós-graduação, uma aluna construiu uma redação, dando ênfase a terminologia não-sexista em seu texto.

Alguns colegas (homens e mulheres) criticaram-na dizendo ser ridículo escrever deste modo e assim, ficou criado um impasse, a aluna tentava explicar a base de seus conhecimentos nesta área, justificando-se inclusive em obras escritas e os colegas dando vazão ao repúdio.

O professor, doutor em Letras, apenas disse isto: "É! Falta muito ainda para que o vernáculo seja respeitado. Infelizmente, o português clássico ainda é objeto de descaso nos cursos de pós-graduação e quem busca redigir com acerto e têm conhecimento das novas normas de ensino é ridicularizado massivamente."

Houve silêncio e entreolhares dos que "gozavam" a outra colega, com "chacotas de agressão", dizendo até que, "Freud explica."

Será mesmo que é Freud ou um bom livro de gramática e dicionários modernos que explicam a linguagem não-sexista?

Se nem isto for compreendido haverá então a possibilidade de uma educação não-sexista?

Nossas homenagens aos educadores, homens e mulheres, que sabem transmitir para as crianças e jovens, a igualdade e a eqüidade social de ambos os sexos. Por tal ato, teremos adultos que não ridicularizarão um texto com linguagem não-sexista, porque já estarão sabedores que há até uma data para comemorar, em 21 de junho, o Dia Internacional da Educação não-sexista.

Elisabeth Mariano

O PAI NOSSO DE TODAS NÓS MULHERES

PAI NOSSO, velai por todas NÓS MULHERES, hoje e sempre, e em todas as partes do mundo. Nós Vos louvamos e Vos glorificamos pela graça concedida e por Vossa confiança de sermos Vossas cúmplices na Criação, durante a maternidade.

PAI NOSSO, que a luz de Vosso reino recaia sobre nós e nossas famílias e também sobre todas as pessoas que encontramos nesta vida.

PAI NOSSO, que a Vossa misericórdia se estenda sobre todas NÓS MULHERES, que possamos ter a força da fé e o Vosso amparo para vencer todos os obstáculos e que tenhamos a luz da sabedoria para educar os nossos filhos e aos das outras.

PAI NOSSO, dai-nos a proteção divina a cada momento em que trilhamos as vias dessa existência terrena, a qual tanto exige de todas NÓS MULHERES e, ainda porque há muitas coisas que desconhecemos.

PAI NOSSO, que todas NÓS MULHERES possamos ter e repartir o pão de cada dia, conquistado pela saúde, emprego, salários e coma justiça a nosso favor, principalmente, na hora em que as bênçãos temporais são necessárias para a criação e a educação de nossos filhos. Que todas NÓS MULHERES possamos oferecer às crianças, condições de progresso e perspectivas para um futuro melhor na humanidade e que elas tenham a fé e a confiança na solidariedade entre os povos.

PAI NOSSO, perdoai as nossas ofensas contra Vós e contra as outras pessoas. Ajudai a todas NÓS MULHERES, para não sermos omissas diante dos erros que prejudicam a sociedade e que embrutecem todos os corações. Perdoai –nos e dai-nos forças para combater o mal que avilta e destrói a alma humana.

PAI NOSSO, ensinai-nos a perdoar muito, e em cada momento, ao nosso próximo e que saibamos lutar para que haja o combate aos preconceitos e para que aumente a fraternidade entre as pessoas.

PAI NOSSO, protegei-nos de todas as armadilhas inesperadas e feitas por pessoas malévolas. Afastai de todas NÓS MULHERES e de nossas crianças, a violência de qualquer forma que ela se apresente.Não nos deixeis desistir de enfrentar as dificuldades, e que nós encontremos muitas pessoas bondosas para junto conosco somarem unidas, aumentando a segurança e a vitória sobre todos os reveses da vida.

PAI NOSSO, abençoai a todas NÓS MULHERES para sermos fortes e que possamos ensinar sempre para as nossas crianças e jovens, os valores maiores para a salvação da alma humana. E, também, protegei-as, livrai-as de todo o mal, e, que elas possam ter a confiança e a firmeza da fé depositada em Vós, em todo o momento da vida delas.

PAI NOSSO, abençoai aos HOMENS. nossos companheiros de construção da humanidade e que eles sintam a benção do nosso e do Vosso AMOR. E assim, que eles tenham a coragem, de somarem com todas NÓS MULHERES, para juntos promovermos a PAZ DO MUNDO e conquistarmos a PAZ DA ETERNIDADE.

PAI NOSSO, e Senhor de todos os Espíritos e de todas as crenças, a Vós entregamos a vida de todas NÓS MULHERES para as Vossas Benções. Assim seja.

(oração de autoria de Elisabeth Mariano, 1997)