Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 11 - de 15 de Dezembro de 2002 a 14 de Janeiro de 2003

Olá Leitores!

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO - SERÁ MESMO PARA CADA UM DE NÓS?

Mensagens compostas de lindas frases e figuras alusivas à data natalina (dos cristãos) e votos de um ano novo próspero se repetem em milhões de cartões, cartas, e-mails e em abraços pessoais nas festividades das empresas, religiosas, familiares etc. Tudo e todos apregoam e prometem viver um amor incondicional "ao próximo como a si mesmo". Será verdade isto? Onde se encontra a hipocrisia, ou a realidade do ser solidário com as outras pessoas? Basta dar um quilo de alimento, uma roupa, calçado ou brinquedo usado nas obras sociais? Basta doar uma cesta de alimentos somente neste período? Com estes gestos cumprimos nossa missão cristã? Cada vez se torna mais necessário e urgente o engajamento em obras sociais, de norte a sul, para solucionar as necessidades básicas de quase 55 milhões de pobres no país. Ou seja, se de cada 2 a 3 pessoas adotassem uma pessoa pobre, amparando-a para que tenha a dignidade do básico, continuadamente - comida, roupa, remédio, moradia saudável e, principalmente, oportunidade de aprendizado (acompanhamento na escola e formação de mão-de-obra) com encaminhamento a alguma fonte de renda, durante 10 anos ou no máximo 15 anos teríamos o fim da miséria brasileira.

Considero importante ressaltar é que não se deve criar gerações de dependentes da esmola alheia ou pendurados nas ações sociais dos governos, mas sim, pessoas que tenham garantido um apoio e orientação por um determinado período de sua vida, para assim encontrar o eixo de sua dignidade e sobrevivência.

Em meio a tantos famintos, infelizmente há exploradores, que fazem disto o meio para angariar fundos próprios, votos, adeptos, prêmios etc., são iguais aos maus profissionais que jamais "curarão o doente", pois é dele que sobrevivem também.

Concordo, também, que se torna necessário para os(as) interessados(as) em ajudar estabeleçam metas, prazos, incentivos ao(à) amparado(a) para que este(a) tenha o mérito de ter conquistado, lutado, e sinta o sabor de ter vencido suas limitações, superando-as, serve de exemplo aos outros que buscam, também, uma oportunidade de apoio básico.

Deste modo, creio firmemente, que neste prazo de 15 anos teremos uma alegria verdadeira no coração para comemorarmos as festas natalinas cristãs, ou de outras crenças e religiões, isto porque veremos concretamente o desenvolvimento pessoal e social daquela pessoa que por nós foi amparada. É deixar nossa marca presente na alma deste ser que propagará a verdadeira fraternidade que recebeu. É utopia pensar assim? Quando iniciei o Projeto ESPAÇO MULHER há 15 anos atrás também fui considerada uma sonhadora e até lunática por alguns. Hoje o Projeto ESPAÇO MULHER é uma fonte de referência de projeto feminino na área das políticas de comunicação e temos até grandes grupos "tentando seguir nossos passos", alguns até usando indevidamente as nossas marcas e nome (sujeitos às penalidades legais)!

A utopia cujo significado no Dicionário Aurélio pode ser: "a descrição ou representação de qualquer lugar ou situações ideais onde vigorem normas e/ou instituições políticas altamente aperfeiçoadas", ou também, "um projeto irrealizável, quimera ou fantasia". Para mim é algo vital, creio que o mundo está doente por falta de utopias, pois quando se tem um lindo sonho encontramos parceiros no mesmo ideal e passo a passo tornarmo-nos construtores da Humanidade. Homens e mulheres, jovens ou não, meu presente para cada um de vocês é o meu sonho utópico hoje realidade, não obstante os obstáculos oriundos das invejas e das violências truculentas dos que não têm utopia.

Neste Natal tenho minhas palavras e exemplo utópico dos 15 anos do Projeto ESPAÇO MULHER e para 2003 esperamos continuar, quiçá com você leitor(a) contando para nós em qual fileira utópica você se engajou para ser um construtor de um bravo e heróico povo brasileiro, alimentado, vestido, bem tratado, trabalhando dignamente e educando seus filhos, para a paz e progresso de nossa nação.

Um abraço e toda a gratidão por estar conosco durante este primeiro aniversário do PORTAL ESPAÇO MULHER INFORMA... este foi o grande presente que recebemos de você!

Elisabeth Mariano

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

ATÉ O ANO 2050, UM QUINTO DA POPULAÇÃO DOS PAÍSES EM ESTADO DE POBREZA ESTARÃO COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE

Conforme o alerta do demógrafo americano, Joseph Chamie, o qual é também o diretor da divisão de população da ONU, o aumento do número de idosos no mundo inteiro é algo nunca visto, em século algum ele crê que "essa tendência irá se acelerar no século XXI".

Seus estudos intitulados: "Envelhecimento Populacional: 2002" demonstram que não só em países ricos, mas, também, nos muito pobres isto está ocorrendo, e alerta que este fato provocará instabilidades profundas na economia de todas as regiões. Se há uma grande preocupação com jovens desempregados atualmente e evitar que estejam envolvidos em atividades criminosas, surge hoje, outra preocupação, que é a reorganização dos sistemas de atendimentos médicos, hospitalares, previdenciários etc. e que nos países em extrema pobreza não há algum.

Conforme a ONU o número de idosos com mais de 60 anos, representará um quinto da população nos países pobres, e que está previsto alcançar até um terço populacional em 2050.

A maioria das pessoas idosas são do sexo feminino.

(Fonte: Estadão 03 de março de 2002 / The New York Times).