Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 118 - de 15 de Novembro de 2011 a 14 de Dezembro de 2011

Olá Leitoras! Olá Leitores!

A reeleição de Cristina Kirchner é a vitória das mulheres na politica da América Latina

Com quase 54% dos votos, a presidente peronista Cristina Kirchner, reelegeu -se presidenta da Argentina, superando os obstáculos da crítica e oposição que apontavam escândalos de corrupção, ataques à imprensa e falta de transparência como algo negativo para a sua gestão presidencial.

Contudo, a população decide a quem eleger e considerou o quanto a Argentina ergueu- se economicamente, expandiu sua industria, estabilizou os empregos e o poder de compra do povo, expandiu também o turismo em Buenos Aires, revigorando o comércio, o que somando tudo levou a valorização do peso.

A vitoria expressiva e carismática de Cristina Kirchner, sem duvida é a vitoria das mulheres na América Latina, em cargos políticos e no exercício presidencial de um país.

Nossos cumprimentos!

Receba mais estas noticias selecionadas para você, e um fraternal abraço com votos de muitas bênçãos e sorte em seus planos e metas de vida, Elisabeth Mariano.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Presidente Dilma Rousseff é capa da revista ‘Newsweek’ desta semana

A presidente Dilma Rousseff é retratada na capa da revista “Newsweek” que chega às bancas nesta semana. A reportagem, disponível na versão online, aborda a forma como a presidente conduz o governo, fala da repressão à corrupção federal e também mostra um pouco de sua vida pessoal, lembrando que ela divorciou-se duas vezes e, aos 63 anos, é avó.

Dilma participa nesta semana de compromissos nos Estados Unidos. Ela terá diversas reuniões bilaterais com outros chefes de Estado e, na quarta-feira (21), fará o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A reportagem de capa da publicação americana tem com título “Don’t Mess With Dilma” (em tradução literal, “Não mexa com Dilma”). O artigo sobre Dilma é parte de uma série de textos sobre o protoganismo feminino destacado na edição da revista. Na capa, que tem uma foto de Dilma desfilando em carro aberto no dia de sua posse, a manchete aponta: “Where women are winning” (em tradução literal, “Onde as mulheres estão vencendo”.)

Em entrevista à “Newsweek”, Dilma lembrou seu legado político junto ao ex-presidente Lula e recontou uma história em que uma criança lhe interpelou durante a campanha em um aeroporto perguntando se uma mulher poderia ser presidente. “Ela pode”, lembra Dilma de ter respondido à garota.

A “Newsweek “reconta parte da história política e econômica brasileira, afirmando que a popularidade de Dilma continua alta mesmo com os seguidos escândalos de corrupção que agitam a imprensa. Segundo o repórter da publicação, a presidente não aparenta sinais da quimioterapia que enfrentou para combater o câncer durante a campanha eleitoral.

A revista destaca o crescimento da economia brasileira e a criação de mais de 1,5 milhão de empregos nos primeiros meses de 2010. Na entrevista, Dilma disse que, “quando era pequena, gostaria de ser bailarina ou bombeira”. Dilma afirmou: “Eu não sei se este é um novo mundo, mas o mundo está mudando”, afirmou, lembrando-se da garota que a questionou sobre o fato de mulheres buscarem a presidência.

Dilma também fala sobre sua passagem pela prisão durante o regime militar e da importância do Brasil e de países emergentes para ajudar a economia mundial.

Leia a matéria no site da Newsweek, (em inglês):

http://www.observadorpolitico.org.br/2011/09/presidente-dilma-rousseff-e-capa-da-revista-newsweek-desta-semana/

(Fonte: G1)

Festival do Turismo de Gramado de 17 à 20 de Novembro de 2011

23ª Feira de Negócios Turísticos de Gramado

Centro de Feiras Serra Park Gramado / RS

Linha de Produtos: operadoras, hotelaria, companhias aéreas e navegação, centros de lazer, parques temáticos, veículos de comunicação especializados, locadoras de automóveis, softwares, organismos oficiais, entidades de classe, cartões de crédito, etc.

E-mail: festival@martaesilvia.com.br, Site: http://www.festivalturismogramado.com.br

(Fonte: http://www.feirasbrasil.com.br/index.php?area=feiras&id=1543)

X Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa - SMELP

De 16 de Novembro a 18 de Novembro -Auditório da Faculdade de Educação - FEUSP

Link: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/

Objetivo: O X SMELP pretende refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa em sua complexidade contemporânea, incluindo a relação oralidade-escrita, os recursos tecnológicos disponíveis na escola e na sociedade em geral, projetos dos governos e das universidades.

(Fonte: http://www.visitesaopaulo.com/seu-evento-)

Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos - Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra / FEPAG

De 19 de Novembro a 20 de Novembro de 2011 - Parque Fernando Costa (Água Branca)

Promotor: Instituto de Terras do Estado de São Paulo - Itesp

A Fundação Itesp vai comemorar o Dia da Consciência Negra promovendo a Feira Quilombos em São Paulo. O evento acontece na capital paulista, trazendo para a maior cidade da América Latina manifestações culturais e produção agrícola das comunidades assistidas pelo Itesp em São Paulo.

(Fonte: http://www.itesp.sp.gov.br/br/info/publicacoes/boletim89.aspx)

Pretos e pardos são maioria em 56,8% dos municípios, mostra estudo

“O número de cidades onde os domicílios tinham maioria de pretos e pardos aumentou 7,6 pontos percentuais, entre 2000 e 2010, ao passar de 49,2% para 56,8%. A constatação faz parte do Mapa da População Preta & Parda no Brasil segundo os Indicadores do Censo de 2010, elaborado pelo Laboratório de Análises Econômicas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da UFRJ”.

(Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/)

IV Congresso Nacional da Cáritas Brasileira

“Desde o dia 12, acontece em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, o IV Congresso Nacional da Cáritas Brasileira e a XVIII Assembleia Nacional, com o tema Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial: Sementes de um Projeto Popular.

O evento tem como finalidade reunir 350 agentes de todo o Brasil na cidade para avaliar as ações realizadas no Plano Quadrienal (2008-2011), definir as prioridades de ação para os próximos quatro anos (2012-2015) e aprofundar debates sobre a temática do evento. Também ocorrerá a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade.

O público poderá participar do Congresso e participar da Feira de Economia Popular Solidária que traz produtos de diversas regiões do país, como comidas, bebidas e artesanato.”

Para maiores informações, acesse o site: http://www.caritas.org.br

(Fonte: Adital Brasil - 10/11/2011 - http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=62274)

Livro: Todas as mulheres são bruxas

Autora: Isabel Vasconcellos

Foi lançado no dia 31 de outubro (Dia das Bruxas) na FNAC da Av. Paulista, o livro da escritora Isabel Vasconcellos.

Ela também é autora de “Mergulho na Sombra”, escrito em parceria com o médico e professor de psiquiatria, Dr. Kalil Duailibi, editado pela Cultrix, é o seu lançamento anterior, maio 2011 e possui 9 livros publicados, seu primeiro livro foi (Histórias de Mulher, contos, 2000). A autora está disponível para entrevistas pelos telefones (11) 31412598 ou 83573611, ou ainda através da assessoria de imprensa. Marisa Manso.

Informações: Mauro, assessor, (11)93820438

(Fonte: convite recebido)

Disque-Denúncia e SEASDH assinam termo de cooperação técnica

O Disque Denúncia e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), firmaram um termo de cooperação técnica para integração de dados, sobre registro de denúncias de violações de Direitos Humanos ocorridas no estado. O termo foi assinado nesta quarta-feira (05), na SEASDH. Estavam presentes para assinatura do convênio o secretário Rodrigo Neves e o Superintendente do Disque Denúncia, Zeca Borges.

“A parceria é histórica para a proteção e promoção dos Direitos Humanos e será um importante canal também para o combate à corrupção no aparelho do Estado. Este acordo vem reafirmar o compromisso da secretaria com a garantia dos Direitos Humanos”, afirmou o secretário.

A secretaria ficará responsável por realizar cursos de capacitação para os técnicos do Disque- Denúncia, que por sua vez, vão receber e encaminhar as denúncias relacionadas à violação dos Direitos Humanos, à SEASDH. Além disso, o Disque-Denúncia irá disponibilizar dados e informações para a produção de estatísticas e estudos sobre os temas que vão ajudar na elaboração de políticas públicas.

“Hoje, o Disque-Denúncia ampliou as suas ações. A sociedade nos procura para fazer denúncias relacionadas à violência doméstica, meio-ambiente e perturbação da ordem, demonstrando que o serviço tem absorvido demandas sobre problemas relacionados a questões sociais. Com a assinatura deste termo de cooperação nós vamos avançar ainda mais, porque teremos mecanismos para atender as vítimas, disse Zeca Borges.

O procedimento adotado para o cadastro das denúncias será o mesmo. O atendente receberá capacitações e orientações técnicas, a fim de melhorar e identificar os assuntos.

O Disque-Denúncia funciona 24h e garante o anonimato. Não é possível comentar.

Siga os procedimentos abaixo sobre como fazer uma denúncia. Participe!

Sua colaboração poderá, inclusive, salvar uma vida!

Como fazer uma denúncia

O que você deve fazer se for vítima ou se presenciar qualquer ato de violação dos direitos humanos?

DENUNCIE em http://www.disquedenuncia.org.br/?p=909

Em ambos os casos o fato deve ser denunciado junto à Delegacia mais próxima, que emitirá um Boletim de Ocorrência (B.O.) e dará início às investigações. A polícia é a porta de entrada do sistema de garantia dos direitos do cidadão. Somente ela poderá orientá-lo, bem como fornecer informações relativas ao andamento de sua denúncia.

No caso de violência cometida contra criança ou adolescente, você também pode procurar o Conselho Tutelar e/ou a Delegacia Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes. Se a infração for praticada por adolescentes, você deve preferencialmente encaminhar a denúncia à Delegacia Especializada de Investigação de Atos Infracionais praticados por Adolescentes. Em se tratando de violência contra a mulher, a denúncia deve ser encaminhada, preferencialmente, à Delegacia da Mulher mais próxima ou procurar os Conselhos de Defesa dos Direitos da Mulher. Caso não haja delegacias especializadas para cada caso, deve-se procurar a Delegacia de Polícia mais próxima. Fique atento:Se sua denúncia for negligenciada ou colocada em dúvida pela Delegacia de Polícia, ou, ainda, se a suspeita de violação recair sobre os próprios agentes de polícia, você tem direito a: - Recorrer à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão ou às Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão. Há Procuradorias Regionais em todos os estados e no Distrito Federal. - Procurar a Ouvidoria de Polícia em seu Estado. Já existem ouvidorias de polícia nos seguintes Estados: São Paulo, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e Espírito Santo. - Buscar orientação junto a conselhos de defesa de direitos humanos e/ou organizações da sociedade em seu Município/Estado, como o Movimento Nacional de Direitos Humanos - MNDH. - Recorrer a serviços de disque-denúncia.

Para qualquer violação dos direitos humanos você pode, ainda, entrar em contato com o Ministério Público de seu Estado para fazer sua denúncia. Veja a seguir como contatar esses órgãos:

Outro meio de preservar os direitos do cidadão é buscar orientação junto à Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, que tem Seccionais e Comissões de Direitos Humanos em todos os Estados da Federação, ou, ainda, encaminhar sua denúncia à Polícia Federal pelo e-mail dcs@dpf.gov.br.

Outro tipo de denúncia que você pode fazer é sobre a pornografia infantil, que constitui crime. Se você encontrar nas salas de Bate-papo imagens de crianças em poses sensuais ou mesmo insinuando a prática ou praticando atos sexuais, entre em contato com a ABRANET. Sua denúncia é anônima e poderá ajudar nas investigações, que levarão à punição do(s) responsável(eis).

O TOPGYN apoia a campanha contra pornografia infantil promovida pela ABRANET.

O que fazer quando a violência é contra o meio-ambiente e os animais?

Esse tipo de agressão sempre existiu, mas sem punição. Mas essa situação mudou. Hoje em dia quem pratica esse tipo de crime pode ser punido com multas pesadas, reparação de danos causados e até mesmo com a prisão, desde que sejam denunciados. A Justiça atualmente conta com grandes aliados, como a população conscientizada e as Entidades Ecológicas, ou Organizações Não-Governamentais (as ONGs). Entretanto, para que estas entidades possam entrar em ação é preciso que o cidadão faça a sua parte, denunciando. É um direito que lhe assiste. A maneira mais simples de cooperar é a denúncia por telefone. Evite trotes. A denúncia deve ser feita somente em casos de emergências, como queimadas ou vazamentos de produtos tóxicos, ou ainda, violências evidentes contra os animais.

(Fonte: http://www.topgyn.com.br/conso32/conso32a21.php)