Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 20 - de 15 de Setembro de 2003 a 14 de Outubro de 2003

Olá Leitores!

RELATO EXPERIMENTAL SOBRE O TEXTO: "MEU LADO MULHER", ESCRITO POR FREI BETTO

Para estudarmos as reações masculinas e femininas frente à leitura do texto escrito por Frei Betto, e intitulado "Meu lado mulher", durante quatro meses, distribuímos centenas de cópias para algumas pessoas que ocupam cargos de liderança, quer sejam nas áreas sociais, empresariais, religiosas, políticas e para professores(as) do ensino universitário.

Acreditamos que seria possível escrever um livro sobre as reações e expressões provocadas pelo texto. O curioso é que alguns homens (e não são poucos) se tornam automaticamente irônicos, agressivos, arredios e desconfiados, como se tivessem sido ofendidos. Porém, há os que logo defendem e elogiam a mensagem, até a complementam contando atos e fatos das mulheres de sua família, colegas ou professoras. Enfim, há um comentário positivo, concordante e se tornam até mais solidários.

A surpresa fica por conta da reação das mulheres. Felizmente, não são muitas, têm atitudes pejorativas ao texto, como se o que ali está descrito não seja uma verdade. Dão até a impressão que jamais viveram em qualquer momento uma das citações do texto. Parecem estar noutro universo, provavelmente, muito superior, local este em que há o politicamente correto, entre homens e mulheres e tudo está às mil maravilhas. A referência que aqui se faz, de modo questionante, é porque certas citações poderão não fazer parte de nossa vida pessoal, mas fazem parte da vida social das mulheres, aquelas que podem ser vizinhas de bairro, colegas de trabalho ou serviçais de nossa casa ou empresa.

Outro grupo e, portanto, a maioria das mulheres fazem comentários como se alguém lhes desse voz para citar algo abafado em seu interior. Logo, estabelecem diálogo em torno do texto, usando algum enfoque pessoal, ou das mulheres que fazem parte da família, empresa, igreja, escola ou associação.

São mulheres solidárias e que sabem sentir a dor e o sofrimento social das outras vidas femininas, que encontram ao largo da caminhada desta existência.

"Meu lado mulher", escrito por este sensível poeta e escritor, filósofo e sociólogo, dentre inúmeras outras especializações que possa ter - Frei Betto, revela-se uma das mais eficazes e eficientes ferramentas para romper o lacre das emoções, posicionamentos e atitudes frente às questões de gênero, neste Século XXI, tanto do ponto de vista social, político, educacional ou religioso, esta é a nossa conclusão.

Para ler o texto na íntegra clique aqui.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

A PRESENÇA DO SAGRADO - PAZ NO MUNDO E PAZ INTERIOR

Expositor: Marcos Borges de Resende, diretor do Instituto Krishnamurti e da Editora Teosófica, em Brasília.

O evento ocorrerá em 20 e 21 de setembro, na sede da Fundação Centro Teosófico Raja. (Fone: 11-3849-2606)

(Fonte: Editora Teosófica)

SEMINÁRIO: METODOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO RELIGIOSA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Conferencista: Irmã Vera Bombonato, doutora em Teologia Dogmática, em 13 de setembro, no Auditório das Paulinas Livraria, em São Paulo.

(Fonte: assessoria de imprensa)

"AS VÁRIAS FACES DA CURA"

Especialistas da ciência, espiritualidade e filosofia num intercâmbio de diversos conceitos, crenças e definições de cura com o pensamento psicossomático reuniram-se à convite da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática - Regional de São Paulo e do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina, para a I Jornada de Estudo "As Várias Faces da Cura", nos dias 12 e 13 de setembro, no Salão Nobre da AFRESP.

No programa constaram as palestras:

A Filosofia Cura? - Prof. Dr. Felipe Pondé;

Os Santos da Cura - Pe. Prof. Dr. Edênio Valle;

No Budismo não Existe Doença, Só Cura - Monja Dra. Cláudia Coen;

Apometria: Um Método Espírita de Cura - Prof. Clécio Carlos Gomes;

Axé, Ore, Ebó: A Cura das Religiões Africanas - Profª. Romilda Ribeiro;

A Cura Xamânica - Curandeiro Nativo Sthan Xannia.

Os Medicamentos e os Laboratórios da Cura - Dr. Antônio José Spron Jr.;

Quem Cura na Homeopatia? - Dra. Mirian Aikel Mansour;

Energia da Cura na Medicina Oriental - Dr. Ruy Kanigawa;

Como a Psicologia da Religião Vê a Cura? - Prof. Dr. Geraldo Paiva.

Informações: curaabmpsp@terra.com.br.

II SEMINÁRIO VOCACIONAL - "CRISTÃOS LEIGOS NA POLÍTICA - TESTEMUNHOS"

A deputada federal Luiza Erundina e a vereadora Lucila Pizani fizeram uma conferência junto aos representantes do cenário político na sociedade, durante o II Seminário Vocacional - "Cristãos Leigos na Política - Testemunhos". O evento ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, em 29 de agosto, sob a coordenação de Edson Silva - que pertence ao Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo - CLASP. O Coral do Centro de Apoio ao Deficiente Visual - CADEVI, sob a regência do maestro Yurê Abondanza Khulman fez a animação artística cultural do evento.

Para Edson Silva - CLASP, "a participação efetiva dos cristãos católicos, leigos e leigas, no mundo da política é uma solicitação evangélica como testemunho de vida, para transformar as estruturas sociais e políticas, que tanto geram exclusões e misérias. Da mesma forma, os cidadãos da terra e do Reino devem acompanhar e fiscalizar os eleitos, para uma efetiva concretização da democracia, justiça e solidariedade".

(Fonte: CLASP)

A REBRA E O ATENTADO POÉTICO

A Rede de Escritoras Brasileiras - REBRA incentivou e participou da campanha lançada em diferentes países do mundo, que no dia 11 de setembro efetuaram o "Atentado Poético".

Assim como na França, também no Brasil, os escritores e todas as pessoas interessadas, deixavam um livro, em bancos de praças ou em lugares públicos. Com uma dedicatória de paz para uma pessoa desconhecida, muitos livros foram deixados em parques, cafés, bares, praças, para que quem o encontrasse, o recebesse como um presente, um mimo poético, de alegria e felicidade. A pessoa que encontrou o livro poderia levá-lo, ou lê-lo e deixá-lo no mesmo local para um novo leitor.

A presidente da REBRA é a escritora Joyce Cavalccante.

20 ANOS DE MICROSIGA E A INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "VISTAS DO BRASIL"

O Instituto Empreender Endeavor, a Fundação BRAVA apoiando a exposição da Coleção Brasiliana na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com o patrocínio e em comemoração aos 20 anos da MICROSIGA Software S.A. realizaram um coquetel e lançamento da exposição "Vistas do Brasil", em 25 de agosto. O projeto conjunto e com o apoio tecnológico da MICROSIGA, objetiva educar artisticamente o maior número de pessoas.

(Fonte: Assessoria Endeavor)

PALESTRA SOBRE QUALIDADE DE VIDA - PROMOÇÃO DO CECE

O médico e consultor internacional em saúde pública - Dr. Jorge Ossanai fez uma palestra sobre a qualidade de vida, com evento promovido pelo CECE - Comissão de Educação, Cultura e Esportes, em Porto Alegre / RS, em 05 de setembro. A presidenta da CECE, vereadora Clênia Maranhão, disse que: "estamos contribuindo para que as pessoas possam melhorar sua qualidade de vida". Também integram a CECE os vereadores: Haroldo de Souza, Pedro Américo Leal, Isaac Ainhorn e Elias Vidal. Para o Dr. Ossanai "a qualidade de vida é nada mais que o equilíbrio entre as responsabilidades e o lazer e gerenciar o estresse provocado pelas obrigações diárias". Ele informou que "a presença do estresse existe sempre" e "as pessoas têm de ser animais completos e se equilibrar entre seus instintos e a razão. Isto é muito difícil num ser humano normal".

Conforme o Dr. Ossanai "é impossível uma vida sem estresse". Ele também questionou e criticou o egoísmo humano: "Como alguém pode se sentir feliz sabendo que há pessoas infelizes?" O especialista conceituou estresse como sendo o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem química, física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de postular a homeostase. "Causa danos patológicos e lesões físicas".

Para Ossanai, "é possível ter qualidade de vida sem muito dinheiro". Ensinou que para isso, basta saber "se usar o tempo com eqüidade, ficando-se um período maior com familiares e amigos para interação e troca de idéias, carinho e afetos".

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Alegre / RS - José A. Possas)

SEMINÁRIO INTERNACIONAL "COMUNICAÇÃO SOCIAL E TV PÚBLICA"

A Frente Parlamentar em Defesa da TV Pública e a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promoveram o Seminário Internacional "Comunicação Social e TV Pública". O evento abordou às questões referentes ao modelo de gestão nacional e as experiências do Reino Unido. No dia 6 de setembro, em Brasília, estiveram presentes os mais expressivos representantes governamentais e de entidades da área de comunicação social e da TV pública, além de parlamentares e conferencistas responsáveis pelo sistema de TV pública na Inglaterra.

(Fonte: Fórum Paulista de Ética no Rádio e na TV)

JORNALISTAS LANÇAM LIVROS

Jornalistas lançaram livros pela Editora Contexto: "Jornalismo Cultural" de autoria de Daniel Piza e "Jornalismo Digital", da autora Pollyana Ferrari.

CONSELHO PARLAMENTAR PELA CULTURA DA PAZ

O CONPAZ - Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por intermédio de Elisabete Santana, conseguiu a cessão de imagens para a produção de um documentário sobre a obra do diplomata Sérgio Vieira de Mello, e que foram concedidas pelo Centro de Informações das Nações Unidas - Escritório Brasil, TV Cultura, Radiobrás, Rede SESC / SENAC.

(Fonte: Elisabete Santana - em 07/09/2003)