Elisabeth Mariano Apresenta...


Edição nº 220 - de 15 de Maio de 2020 a 14 de Junho de 2020

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Você sabe usar de empatia?

Colocar-se no lugar da outra pessoa e procurar o que ela sente naquele momento, naquela circunstância, naquele contexto com as pessoas que ali se envolvem também em fatos quer inesperados ou pré-programados...

Uma das raras e a mais importante talvez de todas as virtudes humanas é a empatia...

Quer seja para liderar ou para chefiar, quer seja para somar esforços em alguma tarefa com uma equipe novata, ou já experimentada, seja como for, tanto no trabalho remunerado, social ou político, será necessário que haja esta observação, que particulariza como um ser singular, único, gerado e também, criado pelo infinito Deus!

Mesmo que alguém no desespero “tente naquele momento se suicidar,” se entramos com uma atitude de empatia, e, buscar mostrar que compreendemos o eu está sentindo, e, que está disposto a ouvir, ou a que permita você ajudar se puder...

É retirar a outra pessoa da solidão, do desespero, e se colocando no lugar dela, agir como se fosse consigo próprio, agir com ternura...

A compreensão ainda é a maior aliada de todas as soluções, mas se colocar no sentimento do outro, “é mergulhar para solucionar!”

A alegria de ser útil, de compreender, de evitar situações críticas ou desesperadoras, ou a de incentivar alguém para o sucesso, é algo que inexplicável!

Promover e assistir a felicidade das outras pessoas, é tarefa de lideranças carismáticas e empáticas...

Leia mais sobre Empatia aplicada a liderança e converse com suas amizades, colegas, chefes etc.

Sucesso garantido doravante para você é tudo o que lhe desejo, e, que possa ser sempre feliz e promover a felicidade ao seu próximo!

Fraternal abraço as pessoas que tanto colaboram conosco e nos incentivam, sem vocês, jamais teríamos chegado até aqui neste ideal.

Gratidão eterna, votos de sucesso continuados... Elisabeth Mariano

PESQUISA PARA LIDERANÇAS

EMPATIA: ESSA É A HORA DA FIGURA DO LÍDER APARECER

Há diversas competências que os líderes devem desenvolver ou se já as têm devem demonstrar para direcionar a novos rumos, no entanto, a principal é a Empatia

(CONTINUA...)

(Fonte: https://administradores.com.br/artigos/empatia-essa-%C3%A9-a-hora-da-figura-do-l%C3%ADder-aparecer)

SAIBA O QUE É EMPATIA

A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas. A regulação das emoções lida com o grau das respostas empáticas.[1] A empatia parte da perspectiva referencial que é pessoal a ela, ciente das próprias limitações em acurácia, sem confundir a si mesmo com o outro.[2] Em outras palavras, seria o exercício afetivo e cognitivo de buscar interagir percebendo a situação sendo vivida por outra pessoa (em primeira pessoa do singular), além da própria situação. (CONTINUA...)

Leia o original, acesse o link da fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Empatia

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

ONU Mulheres divulga pedido de apoio aos povos indígenas na resposta à COVID-19

Em declaração publicada recentemente, o Grupo de Apoio Interinstitucional sobre Questões Indígenas pede a inclusão de mulheres e pessoas indígenas nas decisões sobre a resposta à pandemia de COVID-19.

A falta de reconhecimento de povos indígenas em alguns países pode impedi-los de acessar serviços públicos básicos e pacotes de compensação econômica.

(Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-mulheres-divulga-pedido-de-apoio-aos-povos-indigenas-na-resposta-a-covid-19/, data de acesso: 13/05/2020)

Chefe e Líder: principais diferenças e atitudes (guia completo)

18 de jul. de 2017 - Chefe e Líder: saiba quais são as principais diferenças de atitude e conduta entre Chefes e Líderes e... Você acredita que, para comandar uma equipe, é necessário ser chefe dela?... Todo mundo tem qualidades para liderar.... Sabe todas aquelas tarefas e projetos engavetados que você ainda não fez?

CONFIRA AS DIFERENÇAS ENTRE CHEFIAR E LIDERAR

Chefiar significa comandar pessoas, de forma autoritária e impositiva; já liderar significa conduzir a equipe com motivação e entusiasmo

Chefiar e liderar são dois termos com significados distintos e bem característicos. Chefiar significa comandar pessoas de forma autoritária e impositiva. O chefe não possui empatia nem passa credibilidade aos funcionários. Ele apenas os considera subordinados, que devem seguir suas ordens sem questionamentos nem dúvidas. Nenhum colaborador quer lhe pedir conselhos, pois não confiam nele nem o respeitam.

O chefe não sabe nem deseja motivar sua equipe, pois acha que as funções de cada um são obrigações. Quando algum funcionário comete erros, ele apenas o critica de forma intransigente. No momento em que a equipe alcança uma meta, ele se vangloria como se fosse mérito somente dele. Em contrapartida, se os resultados são desfavoráveis, ele aponta culpados como se não fizesse parte do time.

Liderar já é totalmente o contrário. Liderar significa conduzir a equipe com motivação e entusiasmo. O líder é visto pelos colaboradores como um exemplo a ser seguido. Ele mostra a todos o melhor caminho a seguir de forma cativante e com espírito colaborativo. Os funcionários confiam nele e o respeitam incondicionalmente, sem o temerem. O líder busca o sucesso da equipe e sente orgulho de seus seguidores quando alcança bons resultados.

O líder não centraliza o poder, mas sim divide responsabilidades. Ele não enxerga os colaboradores como subordinados, mas sim como um time. Ele é empático e procura ajudar os funcionários quando estes se encontram em situações conflitantes. O líder sempre está disposto a esclarecer dúvidas, dar conselhos e trocar conhecimentos com a equipe. Ele ouve os funcionários, respeita suas dificuldades e valoriza suas habilidades.

Como se tornar um líder de sucesso

Aprimore seus conhecimentos

Para se tornar um líder de sucesso, é indispensável se preparar continuamente e praticar autoanálise para identificar seus pontos fortes e fracos. O bom líder participa de palestras, faz cursos de especialização, aprimora seus conhecimentos e se mantém em contínua atualização. Gosta de desenvolver novas habilidades e estimula a equipe a fazer o mesmo. Ele não se contenta com o trivial. Pelo contrário, quer inovar e evoluir sempre.

Saiba delegar funções à equipe

Inúmeras são as atribuições e responsabilidades do líder. Por esse motivo, é imprescindível dar maior autonomia à equipe delegando a ela funções específicas. O líder experiente sabe gerenciar bem o seu tempo e em prol de melhores resultados e maior produtividade. Ele organiza o seu tempo para se desenvolver profissionalmente e, para isso, divide responsabilidades com os funcionários.

Coloque os planos em prática

O líder sabe colocar seus planos em prática. Ele não apenas formula estratégias para alcançar metas como também as executa em conjunto com a equipe. A todo o momento, ele motiva o time transmitindo a todos segurança, credibilidade e equilíbrio. Isso aumenta o engajamento, a confiança, o empenho e a determinação da equipe independentemente do tipo de desafio a ser enfrentado.

Conheça o Livro AFE Chefia e Liderança - Capacitação Gerencial.

Leia o artigo "5 hábitos necessários para se tornar um líder de sucesso".

Fonte: sbcoaching.com.br

Por Andréa Oliveira.

(Fonte: https://www.afe.com.br/artigos/confira-as-diferencas-entre-chefiar-e-liderar, data de acesso: 12/05/2020)

Diferença entre chefe e líder: o guia completo sobre esses perfis

Chefiar ou liderar? Qual a diferença entre chefe e líder? Essas são perguntas que necessariamente precisam ser avaliadas e respondidas pela empresa, já que os impactos sobre os resultados podem ser diferentes conforme as respostas.

O mercado mudou ao longo do tempo e a forma de gerenciamento das pessoas acompanhou essa evolução de forma positiva. Se antes existia uma pessoa responsável por passar ordens e outros que apenas as seguiam, hoje todos têm sua devida importância.

Antigamente os superiores eram chamados de chefes, hoje quem domina o mercado são os líderes, que tem como foco principal as pessoas e não os processos. Se os chefes dominavam pela autoridade, os líderes arrastam a equipe pelos exemplos.

Mas será que você sabe qual a diferença entre chefe e líder e de que forma eles podem impactar negativamente ou positivamente na motivação e engajamento da sua equipe?

Para te ajudar nesse árduo caminho em busca de resultados, traçamos um perfil para identificar a diferença entre chefe e líder e como cada um age. Confira!

O QUE É UM LÍDER

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. (Abraham Lincoln)

O líder é o que tem a capacidade de motivar profissionais pelo simples fato de ser exemplo.

É aquele que lidera um grupo e os inspira pela confiança. A relação da equipe com um líder é sólida e de respeito, sem colocar a autoridade ou o medo como base da sua liderança.

Estar sempre aberto ao diálogo e as opiniões, mesmo que contrárias a dele, faz com que o líder tenha a capacidade de criar um bom clima organizacional entre os colaboradores.

Como dizia Abraham Lincoln, o líder possui uma habilidade de desenvolver extraordinariamente seus profissionais.

Conheça algumas das principais características de um líder são:

O que é um chefe

“A um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira”. (Mario Sergio Cortella)

A liderança coordenada por um “chefe” costuma ser de pouco proveito para a equipe e de muito proveito para ele mesmo. As características de um chefe são: ser centralizador, inseguro e só confia nas próprias opiniões e decisões.

Ele vê na sua autonomia o poder para mandar e comandar, seja por medo ou temeridade dos seus comandados. Se por um lado a equipe é arrastada pelo líder através do exemplo, ao chefe ela apenas obedece ordens.

O clima organizacional baseado no chefe tende a ser tenso e regado a pressões excessivas. Os chefes não costumam pensar no lado coletivo e só se preocupam com o próprio crescimento.

Abaixo destacamos algumas das principais características dos chefes:

A diferença entre chefe e líder

Conhecendo o perfil do chefe e o perfil do líder, onde um se baseia na autoridade e outro no diálogo, preparamos um guia com as principais diferenças entre eles. Saiba mais abaixo!

Demonstração de autoridade

A autoridade é um ponto crucial que determina a diferença entre chefe e líder. O chefe é aquele que busca demandar e “mandar” em seus subordinados pelo tamanho do seu cargo – o medo e o temor caminham juntos com sua autoridade.

Em contrapartida, o líder arrasta sua equipe pelo exemplo. Ele costuma se colocar na posição de seus liderados para caminhar junto com eles. O verdadeiro líder costuma prezar pelo bom relacionamento com os membros da sua equipe, formando novos líderes futuros.

Delegação de tarefas

O líder não só ouve mais sua equipe, mas também oferece maior autonomia e um senso de confiança aos seus profissionais. Ele consegue delegar mais o trabalho para que todos cresçam e evoluam juntos, para que assim a empresa saia ganhando.

No caso do chefe é um pouco diferente. A sua dificuldade em repassar responsabilidades, faz com que ele assuma as mais importantes para si, muitas vezes comprometendo o trabalho por ele se sobrecarregar.

O chefe na essência oferece pouca autonomia aos seus subordinados. Ele prefere dar ordens, estando em uma supervisão constante e exagerada na hora de interferir na execução das tarefas.

Tomada de decisão

Tomar uma decisão importante também pode ser um exemplo de diferença entre chefe e líder. Se por um lado um chefe costuma decidir tudo sozinho, pela sua autoconfiança e excessiva autoridade, o líder quer ouvir todo mundo antes de decidir.

O chefe não se importa tanto com o diálogo e opiniões contrárias às suas. Normalmente ele acredita que é o único profissional apto a tomar a melhor decisão.

Enquanto o chefe não quer ouvir seus colaboradores, o líder apoia suas decisões no debate e reconhece que cada profissional tem uma opinião válida para ajudá-lo. Ouvir é a principal qualidade do líder.

Discussão de aumentos de salário

Pedir um aumento de salário não é algo fácil para nenhum colaborador e existe uma grande diferença entre chefe e líder quando tratamos desse assunto.

Lidar com um chefe para negociar é praticamente um caso perdido, já que ele não se importa tanto com a satisfação da sua equipe, mas apenas com os resultados da empresa.

Ele busca sempre estar acima de todos, sempre obtendo grande vantagem sobre a equipe.

O chefe não quer saber se o colaborador deve ganhar mais ou não, ele só quer delegar cada vez mais funções e tarefas e nem por isso os colaboradores tendem a receber mais.

Os líderes já estão sempre atentos às necessidades do colaborador e abrem diálogo para ouvir suas necessidades.

Está numa busca constantes para que todos da equipe saiam ganhando e não só ele. A valorização da sua equipe é sempre muito importante, e o líder está sempre atrás dela.

Preocupação com o clima organizacional

Como o líder vê cada colaborador como parte importante da engrenagem, ele preza sempre por um bom clima organizacional, com um ambiente sadio, onde todos se dão bem.

Se surge algum conflito entre a equipe, ele se coloca a frente para solucioná-lo, já que tem a noção de que a harmonia é decisiva na conquista de resultados.

O chefe não se preocupa com um bom ambiente e se surgirem conflitos entre seus profissionais dificilmente ele fará algo a respeito.

Com sua forma centralizadora ele não está interessado em tratar cada membro da equipe como único, mas de maneira generalizada. Para ele todos têm a mesma importância que é a de executar suas ordens.

Formação de novos talentos

A insegurança dos chefes faz com que eles se sintam por muito tempo ameaçados por profissionais que estão abaixo dele se destacando.

O medo faz com que eles retenham informações e centralizem as mais importantes com eles, mesmo que de alguma forma isso possa interferir no resultados. Na mente do chefe ninguém pode ser melhor que ele.

No caso do líder ele deseja que todos cresçam. Por isso, ele costuma enxergar o crescimento da equipe como uma possibilidade dele mesmo se desenvolver. Substitutos com bom potencial futuro são visto com bons olhos e não como uma ameaça da sua vaga.

Após a leitura, recomendamos que você baixe esse e-book gratuito. Nele você descobrirá estratégias eficazes na retenção de talentos. Responda o formulário e receba agora mesmo:

(Fonte: https://www.xerpa.com.br/blog/diferenca-entre-chefe-e-lider/, data de acesso: 13/05/2020)

Livros Grátis de Direitos humanos para download

Download de livros de Direitos humanos e muitos outros livros para baixar de graça.

(Fonte: http://www.livrosgratis.com.br/cat_15/direitos_humanos/1, data de acesso: 13/05/2020)

OAB libera 80 livros digitais de direito para download grátis

Basta selecionar a obra de interesse e, em seguida, a Biblioteca Digital fornece ao internauta o arquivo em formato PDF. Livros digitais para download.

Biblioteca Digital: https://www.oab.org.br/biblioteca-digital/publicacoes

(Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/oab-libera-80-livros-digitais-de-direito-para-download-gratis, data de acesso: 12/05/2020)