Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 29 - de 15 de Junho de 2004 a 14 de Julho de 2004

Olá Leitores!

A CIVILIDADE PROMOVE A PAZ E BONS NEGÓCIOS

Recentes estudos que abordam o tema assédio moral (violência moral no trabalho) trazem muitas informações sobre os danos à saúde das pessoas que se sentiram humilhadas ou maltratadas em seu ambiente profissional. O mais comum reflexo é a irritabilidade, a sensilibilidade para chorar, dores no corpo ou até aumento das que já existem, insônia, mal estar digestivo, além de sintomas de pânico tais como: tremores, suores excessivos, palpitações. Muitos têm aumento da pressão arterial, dores de cabeça, aumenta ou diminui o processo alimentar, dores de cabeça constante, problemas na vida sexual, enfim ... são estes os principais indicadores. Portanto, é algo preocupante com relação à saúde de quem sofre o assédio moral, mas quem permite que isto aconteça dentro do ambiente de trabalho são os empresários ou os diretores de instituições públicas ou privadas. Por isso, começam a surgir as ações por danos na justiça. Em que pessoas que foram feridas em sua dignidade e honra, no ambiente das relações do trabalho. Importante, é que mesmo nas pequenas empresas se busque os procedimentos para se lidar com estas situações, evitando-as, ou afastando os agressores praticantes do assédio moral. Para identificar isto verifique quem tem o hábito de ridicularizar e expor os colegas publicamente. Normalmente, os casos se dão por motivo de inveja, ou por que houve a escolha de "um bode expiatório" - pessoa escolhida para sofrer certas situações, e assustar aos demais. São usadas técnicas desde responsabilizar esta pessoa por tudo, até sobrecarregar-lhe demais com exigências. Normalmente o objetivo é desestabilizar emocionalmente a vítima, e estas ficam impotentes diante da exposição feita, que muitas vezes envolve boatos ofensivos sobre sua pessoa.

Para se evitar todo este desgaste dentro das empresas ou instituições, deve-se estimular a civilidade, desde os pequenos gestos de cumprimentarem-se, até de usar bons modos, pedindo por favor, agradecer, elogiar a outra pessoa etc... A falta de educação para relacionar-se bem com os outros leva aos primeiros passos da agressividade.

Portanto, não se deve agüentar ofensas pessoais, maledicências ou mal tratos, relate os fatos ao seu superior, ao seu sindicato, grupos de direitos humanos, ou religiosos, associação de mulheres, advogados etc... O importante é buscar ajuda, e procurar não se abater na auto-estima. As empresas e instituições precisam buscar novas formas de gerenciamento e permitir o acesso de todas as pessoas para informar o que sucede em termos de abuso de poder de alguns executivos, pois esta atitude é nociva a empresa e não atrai bons negócios, fere a imagem empresarial. Para complementar esta leitura sugerimos o livro de autoria da psiquiatra francesa Marie-France Hitigoyen, intitulado "Assédio moral: a violência perversa do cotidiano".

Na expectativa de que esta edição lhe traga novidades e informações úteis, enviamos-lhe o abraço da equipe ESPAÇO MULHER.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

XI UNCTAD -BRASIL SEDIA ENCONTRO MUNDIAL DA ONU, EM SÃO PAULO

De 13 a 18 de junho, acontece a XI Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Desde 1964, este é o principal órgão da Assembléia Geral da ONU para a área comercial, com o objetivo de incentivar e acelerar o crescimento econômico dos países pobres, e o encontro entre os 192 países-membros ocorre a cada 4 anos.

Mais informações na página da Conferência: http://www.unctad.org.

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO

Ocorrerá de 18 a 20 de junho, em São Paulo, a I Conferência Municipal de Cultura de São Paulo; realização da Prefeitura Municipal de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura.

Informações: 3334-0001 R: 1954, com Maria Alice ou Luiz Peres.

(Fonte: Gabinete Vereador Carlos Neder)

COMUNICAÇÃO + EDUCAÇÃO + CULTURA

Ocorreu o seminário "Comunicação a serviço da Educação e da Cultura", na Câmara Municipal de São Paulo. O evento foi uma iniciativa do mandato Carlos Neder e da OBORÉ. Contou, também, com o apoio dos vereadores Ricardo Montoro, Nabil Bonduki, Tita Dias e Beto Custódio, além de entidades como a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Comunicação e Educação da ECA / USP, Incomoon, Sindicato dos Jornalistas, entre outros. A finalidade foi unir os diversos segmentos da Cultura (música, teatro, coros), da Educação e simpatizantes da luta pela democratização da comunicação. Ao mesmo tempo, pretendeu agregar artistas de variados estilos musicais - música caipira, hip hop, samba, choro - numa manifestação contra o "jabá" e por mais espaço na programação das rádios. "Comunicação a serviço da Educação e da Cultura" também servirá para comemorar a liberação do Canal 198 para as rádios comunitárias de São Paulo e Região Metropolitana.

O evento contou com a presença do Gerente Regional da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), Everaldo Gomes Ferreira.

(Fonte: Gabinete Vereador Carlos Neder)

RECITAL DE ENY DA ROCHA

No MUBE / Musei Brasileiro de Escultura, em 13 de junho, ocorreu o Recital de Piano apresentado pela Eny da Rocha. Constaram da programação as obras de Mozart, Debusssy, Chopin e Liszt.

FÓRUM PAULISTA DE ÉTICA NA TV

Audiência Pública - Mídia de qualidade para criança e adolescente

Na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 31 de maio, tendo como debatedores o Deputado Federal Orlando Fantazini - Coordenador Nacional pela Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Federal da Campanha: "Quem financia a baixaria é contra a Cidadania" e Ana Olmos, psicoterapêuta infantil e presidenta da ONG TVer, ocorreu o evento: Audiência Pública - Mídia de qualidade para criança e adolescente, analisando os temas da IV Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes.

Organização: Frente Parlamentar pela Ética na TV.

Coordenação: Deputado Estadual Sebastião Arcanjo (Tiãozinho).

38º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Em 23 de maio, comemorou-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A mensagem da jornalista Ir. Vera Regina Mendes é a de que "haja uma comemoração cada vez mais transparente e acessível a todos".