Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 38 - de 15 de março de 2005 a 14 de abril de 2005

Olá Leitores!

MULHERES PALESTINAS E ISRAELENSES TORNAM-SE EXEMPLO DE UNIÃO PELA PAZ

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher ocorreu, em 6 de março, um fato inédito na história, pois, pela primeira vez, mulheres israelenses judias e palestinas recém eleitas pelo atual governo palestino, reuniram em um evento organizado pelo "governo israelense e por Na'amat Israel, que desenvolve importante trabalho no mundo inteiro, inclusive no Brasil, em prol da mulher."

Segundo a assessora de imprensa, Silvia Perlov, "Na'amat Israel, dentre muitas de suas áreas de atuação, tem um setor exclusivamente dedicado a melhoria deste convívio entre israelenses, árabes, palestinos, drusos, cristãos, muçulmanos, judeus, interagindo com esses diferentes grupos desde cedo.

Está sendo citado como um dos maiores exemplos deste trabalho a "sua creche bicultural, onde crianças muçulmanas, judias e cristãs aprendem as culturas e línguas (árabe e hebraico) de cada qual, comemorando as datas mais importantes do calendário de cada uma das três religiões.

Paralelamente, Na'amat Israel mantém cursos profissionalizantes em nível secundário, oferece bolsas para estudos universitários, e possui um abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica etc."

O evento que teve como tema: "Mulheres, Coexistência e Paz" ocorreu no Hotel Sheraton, em Tel Aviv, ocasião em que ilustres representantes políticos israelenses e palestinos compareceram. Deste modo, dando destaque a esta reportagem inédita saudamos a advogada Tália Livni, presidente do Na'amat Israel que abriu o evento, junto com Salva Hadaib (vice-ministra dos Direitos e Assuntos da Mulher), que junto com tantas outras corajosas mulheres conseguem romper as barreiras culturais e se unem pela paz, com o apoio de tantas outras influentes lideranças femininas. E, estendemos nossos parabéns ao Comunique-se, pela feliz idéia em noticiar este acontecimento, e a assessora de imprensa Silvia Perlov. Quem quiser acompanhar os fatos e saber mais notícias poderá acessar: www.naamat.org.br.

Assim, comemorando a paz entre os povos promovida pelas mulheres, queremos enviar um abraço para você e entregar-lhe esta edição festiva do ESPAÇO MULHER.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Academia Cristã de Letras

O reitor da Universidade São Marcos, e presidente do Conselho do CIEEE, Paulo Natanael Pereira e Souza, tomará posse na cadeira nº 1, Patrono Machado de Assis, na Academia Cristã de Letras, e será saudado pelo acadêmico Afiz Sadi, no dia 16 de março, na sede do CIEE. O presidente da Academia Cristã de Letras é o acadêmico Adolfo Lemes Giglioli.

Consulado Geral da República de San Marino e “Sbandeiratori”, em São Paulo

O “Consulado Geral da República de San Marino, junto com o Jockey Club de São Paulo apresentaram o espetáculo da antiga corporação dos “Lança Bandeiras” daquele país. O grupo tem sua origem no folclore medieval da sereníssima República, fundada há 17 anos, e veio para o Brasil acompanhado pelo Embaixador de Portugal, professor Mário Maiani, que também esteve presente na Tribuna de Honra, junto com Cônsul Geral Dr. Giuseppe Lantermo di Montelupo.

O conjunto foi precedido, em sua evolução, pela Banda de Clarins do Regimento “9 de Julho” da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O evento contou com o apoio do governo do Estado de São Paulo. Foram convidados à manifestação os consulados estrangeiros. Às 14 horas, a primeira corrida da tarde foi o “Páreo República de San Marino”, que premiou o vencedor com taça comemorativa do evento.”

(Fonte: Informativo Il Titano, Ano XIV, nº 6, Caderno Variedades, p.6)

Beijing + 10: Confrontando as agendas conservadoras na ONU

Conforme Lydia Alpízar (AWID), em texto enviado pela ALAI /AMLATINA, no boletim informativo de 10 de março, em Nova Iorque, recebemos as informações em espanhol, as quais serão parte, aqui transcritas, com tradução de Elisabeth Mariano.


“A primeira semana da 49ª sessão da comissão sobre a Condição Jurídica e Social da Mulher (CSW) / Beijing + 10 concluiu-se até o dia 4 de março o seguinte: Foi uma semana de intensas mobilizações de mulheres e de organizações feministas progressistas de todas as regiões , seguidas por contínuas tentativas por parte dos governos: Estados Unidos, vaticano e outros aliados conservadores (em sua maioria, grupos dos EUA) a sessão da CSW adotou uma Declaração Política que reafirmou o Consenso de Beijing.”

(...) “No encerramento da sessão, a CSW adotou a Declaração Política por consenso e alguns poucos países (EUA, Costa Rica, Panamá e Nicarágua) introduziram “explicações de posição” como acréscimo ao relatório da reunião.”

(...) “Ainda que as negociações iniciassem sobre os textos das resoluções relativas ao tráfico e ao avanço econômico das mulheres, a maioria das negociações para as resoluções serão finalizadas na segunda semana da sessão da CSW.

Organizações feministas e mulheres progressistas e grupos afins estão se organizando para prepararem uma linguagem técnica e para trabalharem a fim de assegurar que qualquer documento adotado nesta sessão da CSW promova agenda dos direitos das mulheres e previna qualquer rebate por parte dos grupos conservadores e dos governos afins da ONU.

A reafirmação do Consenso de Beijing poderia parecer um êxito pequeno. Entretanto, dentro do atual contexto político na ONU, tal reafirmação é uma declaração chave de que este consenso está vivo e chacoalhando, além disso, de que constitui um documento importante que reconhece e promove os direitos humanos das mulheres, incluindo o direito a exercer livremente a própria sexualidade. Como movimentos de mulheres e feministas progressistas, uma vez mais fomos capazes de mantermos-nos à frente.”

Para maiores informações desde Beijing + 10 acessar: ALAI; ou, Womens Media Pool.

(Fonte: Serv. Inform. Agencia Latinoamericana de Informação - ALAI, em 10/03/05)