Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 78 - de 15 de Julho de 2008 a 14 de Agosto de 2008

Olá Leitores!

Mensagem para a repercussão fraternal além-fronteiras de nosso país

Recordo-me ao chegar em Beijing / China, no ano de 1995, inscrita para a IV Conferência Mundial da Mulher e para apresentar uma pesquisa do ESPAÇO MULHER, no Fórum Mundial das ONG's, por condições financeiras muito modestas, segui para as acomodações comunitárias, na área vizinha, em Hairou.

A convivência humana com mulheres militantes advindas das mais variadas regiões, costumes, culturas e idiomas diversos, fazia nos sentirmos unidas por um único sentimento, o de buscar garantias de direitos e melhorias das condições das mulheres no planeta Terra.

Cada uma tinha sua missão, pesquisa, projeto e trazia sua reivindicação, protegiam-se e procuravam ampararem-se umas às outras diante de um desafio tão longínquo de suas pátrias, mas tão bem acolhidas pelo valoroso povo chinês.

Quando participei nas áreas destinadas à cobertura jornalística contava com o apoio das assessorias de imprensa das grandes agências de notícias que lá estavam, cujos/as de homens e mulheres sabiam utilizar equipamentos tecnológicos e a informática de última geração para noticiarem os fatos e decisões governamentais obtidas por meio da ONU, destinados a todas as mulheres do mundo.

Confesso que apenas conseguia recolher todo o material impresso que era produzido pelos/as colegas de imprensa, os quais coleciono até hoje nos mais diversos idiomas.

No entanto, pude desfrutar do coleguismo internacional, uma experiência marcante, onde homens e mulheres tentavam incluir-me nas minhas limitações e diferenças, onde retiravam as informações oficiais com as "últimas notícias" com uma cópia para mim, e algumas vezes até disputaram na entrega de "primeira-mão" onde lucrei muito, porque recebia a informação nos idiomas diferentes (inglês, francês, espanhol, dentre outros).

Ali também estávamos militando na imprensa com o objetivo fraternal em defesa de uma causa humanitária - o direito de todas as mulheres no mundo.

Muitos cartões, impressos, jornais, revistas eram distribuídos e serviram para uma base de contatos internacionais no mundo das notícias. E, por esses breves encontros de militância, quase treze anos depois venho encontrar em minha vida (já sexagenária) mensagens de apoio, convites para os eventos mundiais, intercâmbio de notícias, até indicação para reconhecimento sócio-profissional.

Recente evento que fizemos, onde um dos temas pesquisados era "A aplicabilidade das leis que defendem os direitos humanos das mulheres" é um exemplo da repercussão além-fronteiras, onde a militâncias femininas passam a debater o mesmo assunto noutros países, e, os incluem nas redes de internautas buscando o mesmo objetivo nas suas origens e regiões, ou seja, um aparato legal eficiente que nos protejam no exercício da cidadania sócio-política, e, que priorize a participação das mulheres com eqüidade no desenvolvimento da democracia.

Estamos muito gratificadas por observar isto, e quiçá, realmente possam ocorrer condições mais estáveis para a participação das mulheres em todos os segmentos profissionais, empresariais, políticos, de lideranças etc.

Agradecer o apoio recebido talvez seja pouco diante de tanto mérito dos que nos aceitaram sem discriminações, em nossos ideais e desenvolvimento de metas que estão em conformidade com as propostas da Plataforma de Ação da IV Conferência Mundial das Mulheres / ONU / 1995.

Quem sabe seja melhor agradecer e se comprometer em continuarmo-nos unidos, homens e mulheres, que transformaram suas vidas e a das pessoas que os rodeiam, após a vivência inesquecível, em 1995, quando se construíram os passos para os direitos humanos das mulheres do Século XXI.

Às pessoas amigas do Brasil (e de outros países), um abraço com gratidão e votos de sucesso, dedicamos esta edição n° 78. Elisabeth Mariano.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Congresso Internacional Povos e Culturas das Américas

O “Núcleo de Estudos das Américas recebe trabalhos técnicos para o I Congresso Internacional Povos e Culturas das Américas: cultura, globalização, cidades e saúde, até o dia 30 de julho”. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro, de 8 a 12 de setembro. Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3176&Itemid=1.

(Fonte: http://www.ibase.org.br in Boletim FBES – nº. 51)

VIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

O VIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos, que acontecerá entre os dias 08 e 15 de novembro de 2008 em São Paulo, é um curso cujo objetivo primordial é capacitar jovens ativistas de direitos humanos, buscando contribuir na construção de novas redes de cooperação entre ONGs, acadêmicos e a Organização das Nações Unidas (ONU). O tema da oitava edição é “60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Desafios para o Sul Global”. Para mais informações visite http://www.conectas.org/coloquio ou escreva para coloquio@conectas.org.

(Fonte: Coloquio (coloquio@conectas.org) in Boletim FBES nº. 51)

Reuniões preparatórias livres - Conferência Regional de Direitos Humanos do Município de São Paulo

“Como um dos resultados da Audiência Pública ocorrida em 18/6, a Comissão Municipal de Direitos Humanos informa que a Conferência Regional de Direitos Humanos do Município de São Paulo será realizada entre os dias 15 a 17 de agosto de 2008. As discussões terão como eixos orientadores aqueles determinados nos Regimentos Internos das Conferências Nacional e Estadual de Direitos Humanos: Universalizar direitos em um contexto de desigualdade; Violência, segurança pública e acesso à justiça; Pacto federativo e responsabilidade dos três Poderes, do Ministério Público e da Defensoria Pública; Educação e cultura em direitos humanos; Interação democrática entre Estado e sociedade civil e Desenvolvimento e direitos humanos.

Outro ponto resultante dos encontros realizados nestas semanas é que a comunidade poderá organizar reuniões preparatórias livres regionalmente para discutir os eixos orientadores do Documento Base da Conferência Nacional. Busca-se com isso dar maior efetividade e pluralidade à Conferência Regional de Direitos Humanos do Município de São Paulo. São consideradas livres de forma a conseguir uma maior participação da sociedade por serem abertas a quem esteja interessado em discutir os direitos humanos em sua região.

Esses encontros podem ser organizados livremente pela sociedade em geral, pelos segmentos historicamente marginalizados e vulneráveis, representantes do Poder Público, secretarias, subprefeituras entre outras organizações para a discussão prévia dos eixos orientadores previstos no Documento Base da 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.

As temáticas podem ser escolhidas livremente, da mesma forma que quais e quantos os eixos orientadores a serem discutidos.

Importante: orientações para as reuniões preparatórias livres

Serão aceitas no máximo quatro propostas por eixo orientador.”

Informações adicionais: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/cmdh/0167.

(Fonte: Comunique-se - São Paulo/SP de 11/07/2008)

Fórum Mídia Livre destaca diversidades dos meios de comunicação

“O I Fórum de Mídia Livre, que ocorreu nos dias 14 e 15 de junho, no Rio de Janeiro, reuniu jornalistas e outros profissionais da área de comunicação, junto com acadêmicos e estudantes para discutir a democratização da informação. Agora, as organizações e os movimentos se articulam para realizar o I Fórum Mundial de Mídia Livre, junto ao Fórum Mundial Social, em janeiro de 2009.

Participante do painel "Mídias Colaborativas, Novas Mídias", o diretor da Adital, padre Ermanno Allegri, apontou, como um dos elementos marcantes do Fórum, a vontade de comunicar de diversos grupos que, mesmo sem nenhum apoio, utilizam os meios de comunicação para divulgar conteúdos humanos, éticos e sociais. "As pessoas estão tomando consciência do poder que têm de comunicar com credibilidade", afirma.

Além disso, padre Ermanno ressalta a capilaridade que esses meios livres têm em divulgar informações: "Um grupo de Vitória (ES) utiliza sacos de pão como jornal. Eles distribuem para as padarias do bairro e passam a mensagem de que também se alimenta que se informa".

Outra questão destacada por padre Ermanno diz respeito à diversificação de conteúdos e também à origem dessas práticas, que se encontram embasadas no cotidiano dos grupos. Com isso, observa-se uma maior aproximação entre o profissional de comunicação e os assuntos que interessam à comunidade.

"O Fórum de Mídia Livre tem como um dos objetivos fazer chegar ao Brasil uma imprensa livre diferente da imprensa amarrada ao poder", diz padre Ermanno. Foram constituídos grupos de trabalho para elaborar documentos que serão entregues ao aos três poderes, na tentativa de pressionar por mais políticas públicas no setor da comunicação.

Uma delas seria um maior financiamento dessas iniciativas que ainda não encontram apoio nem do capital privado nem do público. A realização da I Conferência Nacional de Comunicação é outra exigência. A Conferência já foi aprovada no Congresso Nacional com uma verba de R$ 20 milhões e agora necessita de uma convocação por parte do Executivo.

No entanto, padre Ermanno detecta uma falha na constituição desses grupos de trabalho. "Não há a representação do Norte e do Nordeste. Devemos lutar para mudar isso, pois o Nordeste já está trabalhando para conseguir maior participação nessas discussões, como vai acontecer no Seminário Latino-Americano de Comunicação".

Esse evento, que ocorrerá de 24 a 26 de julho de 2008, em Teresina (PI), vai debater e aprofundar as temáticas relacionadas ao rádio e ao desenvolvimento local, estimulando a prática da comunicação voltada para a promoção da cidadania, bem como para a construção de políticas públicas. A Adital estará presente, por meio da participação de padre Ermanno, no painel "Relação entre democracia, ética e desenvolvimento: o público e a participação cidadã".

Para mais informações sobre o Seminário Latino-Americano de Comunicação, acesse o site: http://www.seminariodecomunicacao.com.br.

(Fonte: in http://www.adital.com.br, 19.06.08 – Brasil)

III Foro Social Américas – FSM / Guatemala, de 7 a 12 de outubro de 2008

Espaço de intercâmbio: Conselho Hemisférico das Américas

“A preparação do 3º Foro Social das Américas avança com o suporte das organizações, redes e entidades do hemisfério e do país sede. Já estão abertas as inscrições para os eventos autogestionados que constituem a coluna vertebral da programação do Foro.

Assim, os organizadores convocam as organizações, movimentos e entidades da sociedade que aderiram aos postulados da carta de princípios do FSM para inscreverem suas iniciativas de eventos autogestionados a realizar-se no 3º Foro Social das Américas, que ocorrerá na Universidade de São Carlos, na cidade de Guatemala. Para esta edição já estão definidos seis eixos temáticos que buscam refletir as especificidades da agenda hemisférica e que facilitarão o agrupamento de tópicos que serão abordados através de distintas iniciativas que confluem para o FSA.”

Mais informações (e inscrições que estão abertas até 31 de julho), no site: consejo@forosocialamericas.org.

(Fonte: Newsletter WIM – Net Work. - Nº 6-2008 08.07.08, versão do espanhol para Português por Elisabeth Mariano)

6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo

“O 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (6º SBPJor), que será realizado nos dias 19 a 21 de novembro de 2008, na Universidade Metodista de São Paulo, terá como tema “A construção do campo do jornalismo no Brasil”. Até o dia 15/07 os interessados podem enviar pelo site trabalhos sobre o tema do evento. Os trabalhos poderão ser encaminhados na forma de Comunicações Individuais ou de Comunicações Coordenadas.

O objetivo do Encontro é discutir a consolidação deste campo científico. Além da conferência internacional de abertura, serão montadas duas mesas temáticas, a primeira versando sobre “O Jornalismo na área da Comunicação”, que pretende discutir o local de classificação, na tabela das áreas de conhecimento de agências de fomento como o CNPq, dos estudos em jornalismo em relação ao campo da comunicação.”

“A segunda mesa pretende explorar a temática “Categorias contemporâneas da pesquisa em Jornalismo”, investigando conceitos, sistematizações e classificações dos estudos de jornalismo.”

(Fonte: Comunique-se - São Paulo - da Redação 4/7/2008)

CHILE - XVIII Congresso Mundial das Mulheres Jornalistas

O 18º Congresso Mundial das Mulheres Jornalistas, ocorrerá em Santiago/Chile promovido pela Associação Mundial de Mulheres Jornalistas e Escritoras (AMMPE), entre os dias 24 a 26 de setembro. O tema central deste congresso, que reunirá mais de 100 delegadas estrangeiras e umas 150 jornalistas nacionais será: “Comunicações e Jornalismo na Era Digital”.

As informações sobre o Congresso como também as inscrições e informações devem ser feitas por meio da página web: http://www.mujeresperiodistas.cl sob a direção da jornalista Violeta Güiraldes, diretora da Asociación Nacional de Mujeres Periodistas.”

(Fonte: Newsletter WIM – Net Work. - Nº6-2008 08.07.08, versão do espanhol para Português por Elisabeth Mariano)

Lei de Imprensa – penas maiores para crimes contra a honra se cometidos por jornalistas

“Em nome do Planalto, a Advocacia Geral da União enviou manifestação ao STF, pedindo que os artigos suspensos da Lei de Imprensa, de 1967, voltem a vigorar. Entre eles, os que prevêem penas maiores para crimes contra a honra, se cometidos por jornalistas.”

(Fonte: http://www.espacovital.com.br de 20.06.08)

Catálogo de produtos e serviços sustentáveis

“Queijos, carnes, geladeiras, móveis para escritório e até tintas ecológicas. Quem está em busca destes, entre outros muitos tipos de produtos, em versão de baixo impacto ambiental, já tem a disposição uma ferramenta prática, confiável e gratuita para buscar on line por opções disponíveis no mercado em sua região do país: é o Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis, da Fundação Getúlio Vargas.”

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3190&Itemid=1.

(Fonte: Boletim FBES nº. 51)

ENDEAVOR comemora 8 anos

“Estamos, no plural. Nós todos. Porque você faz parte da Endeavor. E porque no empreendedorismo não se realiza nada sozinho.

Então, parabéns a você, empreendedor, voluntário e participante das nossas atividades por estes 8 anos de grandes realizações.

Pela rede com mais de 250 voluntários, pelos mais de 15 mil empregos gerados, pelo programa de Workshops gratuitos que acontecem toda semana, pelo site da Endeavor que já vem superando a marca de 11 mil publicações e 300 vídeos.

Parabéns a você que está tornando realidade, pela primeira vez, a Semana Global do Empreendedorismo no Brasil, um movimento que vai levar o espírito empreendedor a um nível onde ele nunca esteve neste país.

Parabéns por tudo que já foi feito nesses 8 anos. E pelo que ainda queremos e vamos fazer.” Saiba mais em http://www.endeavor.org.br.

(Fonte: e-mail recebido assessoria Endeavor)

Reconhecimento internacional para o Brasil no OMS

O “Brasil foi eleito para compor o seleto grupo de 36 países que integram o Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde são tomadas as decisões máximas da entidade, depois examinadas pela Assembléia Mundial da Saúde e implementadas pelos países-membros. Fazer parte do Comitê Executivo é um privilégio concedido aos países que se destacam pelos avanços conquistados na área da saúde. O mandato do comitê recém-eleito vai de 2008 a 2011.

O ministro José Gomes Temporão designou o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Buss, para representar o Brasil no comitê da OMS. Para substituto de Buss, o ministro indicou o secretário de Gestão, do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Campos.”

(Fonte: http://www.espacovital.com.br de 20.06.08)

Ampliado o prazo para a Consulta sobre os objetivos do FSM 2009

“Com o objetivo de garantir maior participação dos movimentos sociais e organizações na construção dos objetivos do Fórum Social Mundial 2009, o período de recebimento das contribuições foi ampliado até 25 de Junho. No site é possível comentar os nove objetivos traçados para o FSM 2007 em Nairobi e fazer sugestões de novos objetivos para o Fórum Social Mundial de 2009.”

Mais Informações: http://www.fsm2009amazonia.org.br.

(Fonte: http://www.espacovital.com.br de 20.06.08)

Audiência pública em Brasília contra a criminalização dos movimentos sociais

A “criminalização dos movimentos sociais gerou uma das audiências públicas mais concorridas da Câmara dos Deputados, em Brasília, na tarde do dia 9 de julho. A sugestão de audiência pública partiu do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e foi relatada pelo deputado federal Pedro Wilson.

Os debates – que se iniciaram às 14 horas – se estenderam até o começo da noite. Ao longo e ao final da audiência pública algumas constatações: que está em curso, no país, um amplo movimento da direita conservadora para criminalizar não apenas os defensores dos direitos humanos como entidades da sociedade civil em praticamente todos os estados; que é preciso reagir contra a onda conservadora e reacionária e, ainda, fazer respeitar no país os princípios da Constituição de 1988 e os tratados internacionais assinados pelo Brasil.” (...)

(Fonte: manifesto do MNDH - http://www.mndh.org.br)

Fórum Mundial de Educação 2008 “Carta de Santa Maria”

“Nós, participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em Santa Maria (RS-Brasil), de 28 a 31 de maio de 2008, motivados pelo tema A Educação: Economia Solidária e Ética Planetária reafirmamos nesta CARTA, princípios e proposições, fruto dos debates e discussões que desenvolvemos neste Fórum. Somos 35 mil participantes, mulheres e homens, trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, entidades sindicais, movimentos sociais, governos, organizações não-governamentais, igrejas, universidades e escolas vindos de 15 países: Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Bolívia, Alemanha, França, Suécia, Peru, Estados Unidos, China, Portugal, Coréia do Norte e Argentina; 130 empreendimentos solidários participantes da Mostra Mundial de Economia Solidária; 84 jovens organizados no Acampamento da Juventude; 1.500 pessoas envolvidas no Fórum Gerações em Movimento e 515 voluntários.”

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3148&Itemid=1.

(Fonte: http://www.forummundialeducacao.org, in Boletim FBES - nº 51)

Cuba: pioneiras da maçonaria feminina

“A mais jovem tinha 18 anos e a com mais idade, superava os 60. Suas profissões e ofícios dão diversos: médicas, psicólogas, arquitetas, cantoras, estudantes universitárias, técnicas, donas de casa. Por enquanto são 32 mulheres que, há pouco tempo, integram as duas primeiras lojas maçônicas femininas de Cuba. “A mulher cubana se impõe e tem um lugar na sociedade, por quê não tê-lo também na maçonaria?”, disse Milagros Rodríguez, professora de geografia, Venerável Mestra da Loja Victoria, instalada no dia 3 de abril junto à loja Venus, da Cidade de Havana, por suas "irmãs" chilenas.”

(Fonte: Por Patricia Grogg - Artemisa Noticias in Newsletter WIM – Net Work. - Nº 6-2008 08.07.08, versão do espanhol para Português por Elisabeth Mariano)

LIVRO: “Metade cara, metade máscara”

“Se você quer prestigiar a leitura do livro de minha autoria intitulado Metade cara, metade máscara, da Global Editora, acesse: http://www.elianepotiguara.org.br adquira esse livro e dê de presente aos seus amigos. Um beijo de luz. Eliane Potiguara.

(Fonte: e-mail recebido de Eliane Potiguara)

LIVRO: "As sete sombras do gato"

Tenho o prazer de convidar as colegas advogadas para o lançamento do meu livro, ganhador do PAC7 da Secretaria de Estado da Cultura, "As sete sombras do gato", no dia 24 de junho a partir das 19h. Local: Casa do Saber/Livraria da Vila.

Um abraço, Jeanette Rozsas (jeanbe@uol.com.br).

(Fonte: e-mail recebido de "Jeanette Rozsas" de 22.06.08)

LIVRO: História da Imprensa no Brasil

“As historiadoras Tania Regina de Luca e Ana Luiza Martins lançam, pela editora Contexto, o livro "História da Imprensa no Brasil". A obra mostra como a imprensa começou no Brasil em 1808 e como vem atuando duplamente: como observadora e protagonista da nossa história. Os primeiros impressos, a relação com o poder, a tecnologia alterando a forma de comunicação; as grandes empresas, a imprensa alternativa, o passado e o futuro da imprensa são alguns dos temas em destaque nesse lançamento.

Autoras: (Tania Regina de Luca é doutora em História Social pela FFLCH-USP, professora, pesquisadora e, neste ano, ganhou o prêmio Jon M. Tolman, da Brazilian Studies Association (BRASA) em 2008. Ana Luiza Martins também é doutora em História Social pela mesma entidade, e escreveu, em co-autoria com Tania Regina de Luca, "Imprensa e cidade". É autora de "O despertar da República" e "História do café".)”

(Fonte: Comunique-se – São Paulo/SP - Redação 1/7/2008)

LIVRO: Aposentada ficava a sua avó - meninas iradas!

Um guia de independência financeira das Meninas Iradas!

Depois do sucesso do livro “Meninas Normais vão ao Shopping, Meninas Iradas vão à Bolsa”, as autoras abordam agora o envelhecimento.

Com o mesmo estilo bem-humorado, elas mostram que envelhecer é um grande barato! Mas para gostar de envelhecer você precisará de boa saúde física, mental e financeira.

Neste livro, as autoras, experientes jornalistas da área financeira, partilham com as leitoras os achados que fizeram não apenas no campo financeiro, mas também nas áreas de saúde e comportamento sobre envelhecimento ativo.

Esta é uma leitura para pessoas que gostam de viver e, por isso, querem se planejar para chegar bem no futuro. A longevidade é uma conquista da humanidade e você não pode jogar fora essa grande oportunidade de viver bem por muitos anos simplesmente porque não se preparou para essa nova etapa de sua existência. Vida longa e boa leitura!

"Guardar dinheiro não é uma tarefa simples. Economizar para a aposentadoria é mais complexo. Os anos de vida a mais que a humanidade conquistou exigem somas maiores."

"Para os homens, o Imposto de Renda pode ser traduzido como o feroz Leão. Para nossa independência financeira ele é um bichano e pode ser um grande aliado se planejarmos corretamente nossas aplicações financeiras."

"O bolo que os colegas de firma compram para comemorar todo ano seu aniversário terá um sabor diferente quando você apagar as 60 velinhas. Pode apostar que nesse momento começam a contagem regressiva para sua vaga e uma briga ferrenha entre eles para ver quem assumirá seu posto."

Livro: Aposentada ficava a sua avó

Autoras: Mara Luquet e Andrea Assef

Assunto: Administração e Negócios

Editora e Livraria Saraiva

(Fonte: Saraiva)