Embelezar


Edição nº 104 - de 15 de Setembro de 2010 a 14 de Outubro de 2010

Olá Leitores!

O embelezamento de jovens

A indústria cosmética e da beleza sempre buscou acentuar e enriquecer por conta da perenização da juventude. E, também abriram suas pesquisas e lançamentos para os períodos adolescentes e jovens, com suas acnes, peles oleosa, e outros problemas da idade. Criaram-se linhas de maquilagem para crianças, com uso em brinquedos e festas infantis.

São muitos os apelos publicitários, e, principalmente junto aos grupos que convivem nas escolas, baladas, bares etc. tudo leva a novos hábitos que nem sempre aprovados pela família, tai como as tatuagens e os piercings.

A estimulação precoce da sexualidade é um grande problema. O descuido com o sono e repouso são ameaças. E ainda muito jovens, sem se alimentarem direitos acabam por se estressarem além da conta.

Nesta edição nº 104 do EMBELEZAR trazemos alguma informações úteis para a saúde e beleza de crianças e jovens, além de outras dicas de moda etc.

Com um fraternal abraço, desejamos que esta primavera que em breve estará chegando seja muito alegre e feliz em sua vida.

Elisabeth Mariano

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

O uso de piercing pode causar problemas?

“Pode sim, pôr isso sua colocação exige cuidados especiais. A principal precaução, obviamente, é esterilizar os instrumentos usados na perfuração e limpar bem a região da ferida. Assim, evita-se o risco de infecções e a transmissão de doenças como AIDS e hepatite.

"É também importante saber se a pessoa não tem alergia ao níquel ou à prata, principais componentes dos brincos", afirma o dermatologista Fernando Augusto de Almeida, da Universidade Federal de São Paulo. Outro problema: o corpo pode reagir à agressão e formar quelóides - cicatrizes exageradas e permanentes. Quem tem propensão a problemas cardíacos deve ser ainda mais cauteloso. Um estudo realizado no ano passado pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, mostrou que o piercing foi responsável pôr um em cada quatro casos de endocardite bacteriana - uma inflamação nas válvulas do coração.”

(Fonte: Revista Superinteressante - Ano 14 - Nº 10 - Outubro/2000 - http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/saude_teen/piercing_causar_problema.asp)

Gravidez na adolescência - sexualidade precoce

“As meninas brasileiras estão menstruando e iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. Vários fatores, desde o clima tropical e a alimentação do mundo industrializado até a erotização provocada pela permissividade dos programas de televisão levam a mudanças hormonais que promovem o amadurecimento antecipado dos elementos ligados ao desejo sexual e ao aparelho reprodutivo dos púberes. Em uma sociedade moderna, em que os pais trabalham fora e a escola é insuficiente para acompanhar o desenvolvimento da sexualidade dos adolescentes, o problema torna-se preocupante, pois, por falta de informações, suas relações sexuais, sem proteção, podem resultar em gravidez indesejada, além de doenças sexualmente transmissíveis.

A gravidez na adolescência

Dados estatísticos estão preocupando pais, educadores e médicos, pois o índice de gravidez de adolescentes cresceu 150% em relação às duas últimas décadas. No Brasil, uma entre cada cinco jovens de 15 a 19 anos já tiveram filho, descontadas aquelas que praticaram aborto. No ano de 1999, segundo o Ministério da Saúde, foram realizados 700.000 (setecentos mil) partos, De cada cinco, um era de adolescente com menos de 19 anos.

Conseqüências de uma gravidez precoce

Além das conseqüências psicológicas e sociais, a gravidez precoce, traz um risco tanto para a vida da mãe quanto para a do bebê. O parto é mais complicado e, em geral, o recém-nascido de uma adolescente tem peso abaixo do normal, requerendo cuidados médicos especiais.

O aborto

A conseqüência mais grave da gravidez precoce, especialmente entre meninas pobres, é a prática do aborto clandestino. Segundo a Organização Mundial da Saúde, dos 4 milhões de abortos praticados no Brasil, anualmente, 1 milhão ocorre entre adolescentes, das quais 20% morrem. O primitivismo com que são realizados é responsável por infecções graves e esterilidade de muitas mulheres.

Causas da gravidez na adolescência

(Fonte: Saúde teen - http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/saude_teen/gravidez.asp)

Especialista alerta para a necessidade de sono para crianças e adolescentes

Por Elisa Marconi e Francisco Bicudo

“Uma pesquisa divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo no último domingo, 22 de agosto, indicou que 30% das crianças e jovens de 4 a 19 anos avaliados pelo estudo dormem menos do que o recomendado para essa faixa etária. O trabalho, intitulado Projeto Atenção Brasil, foi desenvolvido pelo Instituto Glia e ouviu pais e mães de quase seis mil infantes, em 17 estados brasileiros. Os grandes vilões da insônia entre as crianças e adolescentes analisados são, segundo o levantamento, hábitos impróprios, falta de rotina e limites não estabelecidos pelos pais.

O especialista em medicina do sono e pediatra da Universidade Federal de São Paulo, Gustavo Moreira, explica que a privação do sono nessa fase da vida pode levar da variação do humor até consequências mais sérias, como perda de rendimento escolar e queda na auto-estima na adolescência. “Criança agitada demais ou irritadiça pode estar dormindo menos do que deveria e adolescente deprimido e frágil também”, avisa Moreira, também pesquisador do Instituto do Sono, ligado à Unifesp.

Os melhores trechos da entrevista que o pesquisador concedeu ao site do SINPRO-SP você pode ler aqui: http://www.sinprosp.org.br/reportagens_entrevistas.asp?especial=270&materia=558

(Fonte: http://www.sinprosp.org.br/reportagens_entrevistas.asp?especial=270&materia=557)

Pesquisa comprova ação de cogumelo no combate ao câncer

Por Michelle Achkar

Um estudo comprova o que terapias alternativas já apontavam: que um tipo de cogumelo tem ação no combate ao câncer.

“A pesquisa realizada pelo New York Medical College identificou que a combinação de uma substância do cogumelo tipo Maitake e uma proteína chamada interferon alpha pode reduzir câncer de bexiga em até 75%. O estudo se soma a resultados de pesquisas anteriores que já indicavam ação positiva do alimento na redução do câncer de próstata.

O chefe do departamento de urologia do instituto, Sensuke Konno, propôs o estudo durante o encontro anual da Sociedade Americana de Urologia e os resultados foram divulgados em outubro nas principais publicações médicas da especialidade.

"É muito importante porque não apenas aumenta a eficácia do tratamento como melhora a qualidade de vida dos pacientes, pois reduz de maneira significativa a quantidade de medicamento convencional", afirmou o médico ao British Journal of Urology.”

(Fonte: Saúde Terra - Segunda, 30 de novembro de 2009, 14h51   Atualizada às 14h56 - http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4130362-EI1497,00-Pesquisa+comprova+acao+de+cogumelo+no+combate+ao+cancer.html)

Blusas femininas Primavera-Verão 2010-2011

“A cada nova estação as blusas femininas seguem as tendências da moda que estão apostando em muitos babados em tecidos leves, drapeados gregos e transparência que com muita sutileza vão modelar o corpo da mulher e ganhar ainda mais destaque com a aplicação de detalhes como laços e fitas realçando a delicadeza e sensualidade das mulheres. A moda é feita pensando nas mulheres e suas exigências, no seu corpo com curvas e linhas transformando o loock da mulher moderna que se preocupa mais com sua aparência e seu jeito de ser. Quanto mais os anos passam mais exigentes as mulheres ficam em relação á moda, não adianta só ter detalhes nas roupas, mas elas devem ser confortáveis e praticas para vestir sem modificar a sua silhueta.”

Saiba mais, veja modelos, detalhes e sugestões no SITE MUNDO DAS TRIBOS: http://www.mundodastribos.com

(Fonte: http://www.mundodastribos.com/blusas-femininas-primavera-verao-2010-2011.html)

Tamanho G - o desafio na busca de roupas

Por Alcione Ribeiro, blogueira do "Poderosas Gordinhas"

Escolher roupas sempre é um desafio para os tamanhos grandes.

“Katiúscia Barros, colunista do site "Gordinhas Lindas", afirma que o preconceito não está somente nas pessoas, mas, inclusive, em marcas de roupas especializadas em tamanhos grandes.

"Por incrível que pareça, hoje enfrentamos preconceito de algumas das próprias grifes que trabalham com moda GG. Eles querem padronizar plus size como 42-44, o que é um absurdo! Uma 'plus size' é a partir do 46, tem porte altivo, altura mínima de 1,70. Como uma mulher GG acima do 48 vai se enxergar em um modelo 42 ou 44?", diz Janaína Calaça, blogueira do "Gordinhas Lindas", que há 11 meses faz trabalhos como modelo mas garante que já perdeu muita vaga por causa da sua forma e do seu tamanho 46. "Eles querem 42-44", conta.

A pedagoga Luciana Almeida vê uma dificuldade enorme em achar roupas que lhe caiam bem e que lhe agradem. "A maior parte é composta por roupa feia, com cortes retos e cores opacas. Parece que basta dividir um tecido ao meio, costurar em uma lateral e cortar três pedaços (pescoço e braços) e um vestido logo está pronto. Experimento roupas e me sinto um travesseiro", comenta.

A publicitária Alcione Ribeiro, blogueira do "Poderosas Gordinhas", conta que já passou diversos sufocos em lojas. "Já fui do tipo que chorava em provadores por não encontrar nada que me servisse, e pior, me recusava a ir em lojas de tamanhos grandes e, quando ia, morria de medo de ser vista por algum conhecido".

Hoje, a publicitária mudou totalmente a maneira como enxergava a situação. "Não me importo de ir a lojas especiais, aliás, fico muito feliz pela existência delas", completa, afirmando que magazines também deveriam disponibilizar roupas em tamanhos grandes.”

(Fonte: Por Tissiane Vicentin (MBPress) Criado em Qua, 14/04/2010 05h00 Por Vila Fashion - http://vilamulher.terra.com.br/comunidade/perfil/vilafashion/)

RECEITAS

Quiche de fiambre, cogumelos e delicias do mar

Ingredientes:

Modo de preparo:

Pré-aquecer o forno a 200º. Colocar a base de massa folhada no fundo de uma tarteira e picá-la com um garfo.

Ralar as fatias de fiambre na máquina e colocar no fundo da massa folhada.

Por cima espalhar os cogumelos laminados, polvilhando com um pouco de queijo ralado e oregãos. Bater as natas juntamente com os ovos, temperando a gosto com sal e pimenta.

Deitar por cima da tarteira, polvilhar levemente com queijo ralado e decorar com tiras de delícias do mar.

Levar ao forno durante meia hora. Servir a quiche morna ou fria.

(Fonte: http://cozinha-da-risonha.blogspot.com/2010/09/quiche-de-fiambre-cogumelos-e-delicias.html)

Cereal caseiro nutritivo

Ingredientes:

Modo de preparo:

1. derreter em uma panela 1 colher(es) de chá de manteiga, juntar a 2 ½ xícara(s) de chá de aveia crua e mexer em fogo baixo até que a aveia esteja dourada. mexer sem parar.

2. acrescentar, 100 grama(s) gérmen de trigo, 50 grama(s) de farelo de trigo, ½ xícara(s) de chá de amêndoas, 1 xícara(s) de chá de uva-passa clara sem sementes, 50 grama(s) de semente de linhaça e 350 grama(s) de flocos de milho sem açúcar por último e mexer devagar, sempre em fogo baixo.

3. em seguida, acrescentar, 2 colher(es) de sopa de mel gradativamente, sempre mexendo, até formar liga e aderir os ingredientes pequenos (sementes, flocos de aveia, farelo). não pode ficar muito molhado.

4. retirar da panela, deixar esfriar e armazenar em um vidro de boca larga. manter bem fechado.

Dicas:

A amêndoa pode ser substituída por avelã ou castanha de caju.

A receita pode ser adaptada, acrescentando banana chips (rodelas de banana seca e assada), trigo sarraceno, semente de gergelim, fruta cristalizada, damasco seco, ameixa seca.

Todos ingredientes facilmente encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais ou mercados municipais.

(Fonte: http://bbel.uol.com.br/culinaria/tipo-prato/sobremesa.aspx)

Sopa desintoxicante com chá verde ou chá branco ou banchá

Ingredientes:

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela, cubra com o chá verde e cozinhe até a cenoura amolecer. Espere esfriar e bata no liquidificador. Tempere com pouco sal, orégano, alecrim ou manjericão.

(Fonte: http://cybercook.terra.com.br/sopa-desintoxicante-com-cha-verde-ou-cha-branco-ou-bancha-na-comunidade.html?codigo=84162)

Suco desintoxicante

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Recomendado tomar um cálice todo dia pela manhã. Esta quantidade dura cerca de um mês.

(Fonte: http://br.answers.yahoo.com/)