Embelezar


Edição nº 111 - de 15 de Abril de 2011 a 14 de Maio de 2011

Olá Leitores!

A Cirurgia Reparadora a serviço da melhor aparência

Quando se apresentam os dados estatísticos de que o Brasil é um país que lidera no número de cirurgias plásticas é costumeiro associar-se a esta idéia que sejam mulheres que buscam reduzir os sinais de envelhecimento ou que visam uma melhor silhueta.

Todavia, o que é espantoso é saber que as cirurgias reparadoras superam os motivos de todas as outras cirurgias, liderando as marcas que são provocadas por agressão física, e a seguir por acidentes de carro. Seguem ainda as correções por deformidades adquiridas pós parto ou outras situações com doenças traumáticas (pós bariátrica, pós câncer etc) ou de nascimento (lábio leporino), e derivadas de outros acidentes (queimaduras, reimplante de amputados, micro cirurgias etc), para depois em maioria obviamente as cirurgias de embelezamento (aumentar os seios com próteses de silicone, redução de gordura de abdômen afinar a cintura, diminuir os culotes, como lipoaspiração, lifting facial etc).

No Brasil, de 100 casos de pessoas que recorrem à cirurgia plástica pelo SUS, 80% delas são cirurgias reparadoras e apenas 20% estéticas. Nos consultórios privados, a realidade é outra, 73% das cirurgias são com finalidade estética e 23% são cirurgias reparadoras.

Considera-se em torno de 11 anos a preparação de um cirurgião reparador. No Brasil há cirurgias reparadoras sem custo algum, por meio dos hospitais e médicos credenciados pelo SUS.

Parabenizamos as equipes de médicos cirurgiões plásticos que se dedicam à reparação dos danos físicos, além dos aspectos estéticos, e temos sempre orientado as nossas leitoras que fazem pedidos de plásticas gratuitas, para que façam uso das redes do SUS.

Com esta dica de utilidade pública entregamos para você esta edição com um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Elegância é renúncia

A atual geração de jovens não viu, não aprendeu e não entendeu o que é elegância. Portanto, não conhece nem sabe identificar esse padrão, quanto menos adotá-lo em seu cotidiano. Leia http://www.modosemodas.com.br/materia/140

Informativo Modos e Modas [info@modosemodas.com.br] de 7 de abril

APAE comemorou 50 anos com simpósio sobre “Cérebro e Deficiência Intelectual”

A APAE DE SÃO PAULO completou meio século em março passado e comemorou apresentando um Simpósio sobre “Cérebro e Deficiência Intelectual”, em parceria com o Instituto APAE DE SÃO PAULO. Na ocasião reuniram-se importantes especialistas do país com o objetivo de “levar informação atualizada sobre o panorama geral da deficiência no Brasil e no mundo para os diversos agentes da sociedade, fomentar reflexões sobre o tema e seus prognósticos de saúde e inclusão social para a melhoria das condições da vida dos cidadãos assistidos com Deficiência Intelectual.”

Participaram acadêmicos, médicos, cientistas, pesquisadores, estudantes, e militantes, familiares de atendidos, no evento que ocorreu no Auditório da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Memorial da América Latina.

“A APAE DE SÃO PAULO é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, referência na prevenção e na melhor qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil, a Organização possui o maior laboratório do País especializado na área e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. Desde 2001, já foram realizados mais de 13 milhões de testes em bebês brasileiros. Ainda como prevenção da Deficiência Intelectual, a Organização promove e apóia pesquisas, investe em desenvolvimento tecnológico, produz e difunde conhecimento científico. Além disso, promove a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam e escolaridade e a vida produtiva laboral, bem como, oferecendo atendimento jurídico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência.”

Para mais informações e colaborações, doações entrar em contato pelos e-mails instituto@apaesp.org.br; http://www.apaesp.org.br

(Fonte: http://www.apaesp.org.br/NossosEventos.aspx?id=227, data do acesso em 10/04/2011)

Personal trainer tem vínculo de emprego com academia

A 10ª Turma do TRT-4 reconheceu o vínculo de emprego entre um personal trainer e uma academia de ginástica. Além de anotar a carteira de trabalho do autor, o estabelecimento terá que pagar diferenças salariais, aviso prévio, décimo terceiro salário e férias, referentes a três anos e oito meses de contrato.

Em defesa, a academia Athenas alegou que o reclamante era autônomo, recebendo seus pagamentos diretamente de alunos particulares. Informou, também, que mantinha outros professores para atender os demais frequentadores.

Para a juíza do Trabalho Rejane Souza Pedra, da 4ª Vara de Novo Hamburgo (RS), a prova testemunhal desmentiu a tese da reclamada. Alunos afirmaram em depoimento que o reclamante era o único instrutor no turno da manhã, orientando, além dos seus alunos particulares, os da própria academia.

“Considerando que há exigência legal da permanência de profissional de educação física nas academias de ginástica, em tempo integral (art. 2º, inciso I, da Lei Estadual nº 11.721/2002), entendo que a presença do autor na reclamada era condição para o próprio funcionamento da mesma”, destacou a magistrada.

Também foram anexados aos autos o crachá do reclamante, com a denominação “professor” abaixo do nome, e um documento em que a academia atesta que ele é seu empregado. O personal trainer admitiu em seu relato que pediu o documento para obter financiamento de automóvel. Porém, para a juíza, a admissão do reclamante não afasta a validade da informação noticiada, pois não houve prova contrariando a tese de que ele não era empregado.

A sentença foi confirmada pela 10ª Turma do TRT-4, que negou provimento ao recurso da academia. Conforme a relatora, desembargadora Denise Pacheco, “o fato de os alunos pagarem diretamente ao autor pelas aulas ministradas não configura, por si só, o trabalho autônomo, porquanto se tratava de condição imposta pela reclamada, em face da negativa do vínculo de emprego, merecendo destaque o fato de as duas testemunhas da reclamada afirmarem categoricamente que o reclamante era instrutor da academia, além de atuar como personal”.

O advogado Leonardo Gomes Travi atua em nome do profissional de Educação Física.

Ainda não há trânsito em julgado. (Processo nº. 0000532-50.2010.5.04.0304 - com informações do TRT-4)

(Fonte: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=23028, de 12/04/2011)

Produtores orgânicos são “treinados” para a Copa do Mundo

Evento é oportunidade de divulgar setor e expandir o conhecimento junto aos produtores e população.

O evento é uma realização do Instituto BioSistêmico, uma instituição do terceiro setor que promove o desenvolvimento sustentável por meio de palestras e cursos.

Os treinamentos vêm sendo realizados com freqüência nas cidades-sede e regiões metropolitanas dos estados que receberão a competição. Ao mesmo tempo, estes produtores são mobilizados a participarem da “Caravana Copa Orgânica”, um ciclo itinerante de programações sobre o setor.

Em Minas, as aulas acontecem no período de 04 a 06 de abril, com treinamentos programados para os municípios de Belo Horizonte, Jaboticatubas, Brumadinho e Betim.

(Fonte: Primeira Página - http://www.biobrazilfair.com.br/2011/codigo/noticias_detalhe.asp?noticia_id=21924&idioma=1&nome_item=Imprensa&nome_subItem=Notícias, data de acesso 14/04/2011)

O artesanato do mundo volta a Caxias do Sul

“Pelo terceiro ano consecutivo, Caxias do Sul recebe uma das maiores feiras itinerantes de artesanato do Brasil. A Mãos da Terra - Feira Internacional de Cultura e Artesanato - de 29 de abril a 8 de maio - vai ocupar uma área de 4 mil m² do Centro de Eventos da Festa da Uva.

Paralelamente, a Prefeitura de Caxias do Sul, parceira desde a primeira edição da feira, realiza a Mostra do Artesão Caxiense. Os dois eventos vão reunir 250 expositores, 28 países e 15 estados brasileiros.”

“A feira terá ainda a presença de artistas plásticos deficientes físicos da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Já garantiram também presença a tribo dos índios Pataxós, do sul da Bahia, e o pernambucano João Paiva do Souza, o \"João de Barro\", com suas panelas e outros utensílios domésticos de cerâmica. O tema meio ambiente será apresentado pelo premiado Projeto Alerta, de autoria do fotógrafo de Goiás, João Caetano. O Grupo Fátima de Saúde de Caxias do Sul, Sebrae e Banrisul também estarão na Mãos da Terra 2011.

Visite: http://www.maosdaterra.com

(Fonte: http://www.maosdaterra.com, data do acesso em 10/04/2011)

Lançamento: pele lisinha por mais tempo

“As mulheres que não têm muito tempo a perder e não querem se preocupar com a depilação a cada três dias vão adorar o Veet Cera Quente. O produto pode ser derretido em micro ondas em apenas um minuto, conta com cera de abelha para hidratar a pele e ainda deixa as mulheres livres dos pelos por até quatro semanas! Para facilitar a aplicação, vem com uma espátula inteligente, que avisa quando a cera está na temperatura ideal. Veet Cera Quente é vendido nas versões 200g e 400g, por R$ 14,90 e R$ 23,90, respectivamente (preço sugerido).”

(Fonte: Revista Fator - 14/04/2011 - 10:09)

Linhaça é fonte de saúde

Sementes ajudam a prevenir doenças e melhoram a qualidade de vida

Disponível na forma de semente, farinha, óleo e cápsulas, a linhaça vem sendo utilizada para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida. Rica em fibras; ácidos graxos, ômegas 3 e 6; vitaminas A, E, B1 e B6; e minerais como potássio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e cálcio, o produto proporciona uma série de benefícios. Segundo Thais Souza, nutricionista da Rede Mundo Verde, o alimento é fonte de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno, contribuindo para o equilíbrio hormonal.

"Essa substância é excelente para as mulheres, pois combate os sintomas da TPM e menopausa, além de prevenir o aparecimento de câncer de mama. Nos homens, ela auxilia no combate dos tumores de próstata. A lignana ainda é uma boa opção para promover a manutenção da saúde óssea do organismo", explica a especialista.

Além disso, por conter ômegas 3 e 6 em sua composição, a linhaça é uma grande aliada para a saúde do coração. Esses ácidos graxos reduzem as taxas de colesterol sanguíneo e a pressão arterial, além de prevenirem trombose e aliviarem os sintomas de artrite. As fibras presentes na semente de linhaça contribuem para o controle da glicemia e, portanto, auxiliam na prevenção de diabetes.

De acordo com a nutricionista, o produto também auxilia no tratamento da depressão e na melhora das funções mentais de idosos. "Estudos demonstram que o ômega 3, presente na linhaça, atua na prevenção do mal de Alzheimer", comenta.

Beleza

A linhaça também é indicada para melhorar o aspecto de peles secas, com manchas, acne, espinhas e eczema. "Quem deseja perder peso, também pode contar com a linhaça para promover uma melhor digestão e ajudar no bom funcionamento do intestino", esclarece a especialista.

Tipos de linhaça

Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. A primeira já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido, tem a casca mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade (capacidade de absorção do organismo) de seus nutrientes. Já a linhaça dourada tem um sabor mais suave e uma casca mais fina. Porém, não há diferença significativa no valor nutricional dos dois tipos de linhaça.

Como consumir

Em geral, a ingestão recomendada é de três colheres de sobremesa ao dia. Independente do tipo de linhaça usada as sementes devem ser trituradas, antes de serem consumidas. "A casca da semente é resistente à ação do suco gástrico e, quando ingerida inteira passa intacta pelo trato gastrointestinal. O ideal é bater as sementes no liquidificador, e consumi-las logo em seguida ou guardar em pote de vidro opaco, na geladeira, por até três dias. Também pode ser adicionada no cozimento final do feijão ou de sopas", ensina Thais.

A farinha pode ser usada em receitas de massas, bolos e pães, ou adicionada a sucos, sopas, vitaminas, saladas e iogurtes. Existem ainda, opções de biscoitos, barras de cereais e granolas que contém linhaça em sua composição.

(Fonte: http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/1014/linhaca-e-fonte-de-saude)

"BERRY NECAR"

Diga a ela para experimentar "BERRY NECAR", suco de babosa com sucos de maças e uvas do monte. Além de limpar o organismo ela se sentirá muito melhor e bem disposta.

(Fonte(s): http://saudeinternabelezaexterna.blogspot.com/, data do acesso em 10/04/2011)

Romã é fonte de saúde

Estudos mostram que substâncias presentes na romã apresentam efeito protetor contra o câncer e as doenças cardiovasculares. De acordo com a nutricionista Flávia Morais, a fruta é fonte de fitoquímicos, substâncias encontradas em plantas e responsáveis pelo efeito preventivo contra essas doenças. O alimento tem papel antiproliferativo e anti-inflamatório, contribuindo, principalmente, para que o câncer de próstata não desenvolva novos focos de tumor (metástase) nos ossos.

"A romã inibe o desenvolvimento da doença e induz a morte das células cancerígenas na próstata, também conhecidas como PC-3. Por esse motivo, o consumo da fruta consegue diminuir os níveis das enzimas PSA no sangue, que funcionam como sinalizadoras de tumores", explica. Além do câncer, a romã tem papel antioxidante, prevenindo contra danos neurológicos e reduzindo as taxas de colesterol no organismo. Sendo assim, a fruta também funciona como uma aliada à saúde do coração.

Quando a pessoa respira, produz radicais livres. No entanto, o excesso dessas substâncias no organismo causa danos às células corporais, dando origem ao processo de envelhecimento precoce e aparecimento do câncer e de doenças cardiovasculares. "A única forma de retardar esses males é por meio do aumento do consumo de antioxidantes, como os presentes na romã. Essas substâncias conseguem inativar os radicais livres, protegendo o corpo contra as doenças", alerta a especialista da Rede Mundo Verde.

Como consumir

A romã pode ser consumida na sua forma natural ou usada no preparo de sucos ou saladas, por meio de suas sementes ou polpa. Com a casca, é possível fazer chá. Além dos inúmeros benefícios da fruta, ela ainda auxilia na redução dos sintomas da menopausa, já que possui ação similar ao estrogênio. "À medida que as mulheres envelhecem, produzem menor quantidade desse tipo de hormônio, o que pode resultar em alguns sintomas desagradáveis nessa fase", esclarece a nutricionista.

Apesar dos efeitos benéficos, a romã deve ser evitada por quem tem diverticulite, ou seja, inflamação no intestino grosso. Como possui sementes, elas não são digeridas e chegam inteiras ao organismo, podendo agravar ou facilitar o surgimento de crises inflamatórias. "Ao invés de consumir a fruta na sua forma natural, o ideal é que esses pacientes optem pelos sucos, que não possuem caroços", ensina Flávia.

Vale lembrar que os estudos não são conclusivos no que diz respeito à quantidade de consumo da fruta. A sugestão é incluir a romã como parte de uma dieta saudável, associada a bons hábitos de vida. A safra da romã ocorre entre os meses de fevereiro e abril, quando é possível encontrar mais oferta da fruta.

(Fonte: http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/1150/roma-pode-proteger-a-saude)

Suco cítrico com romã

Ingredientes:

Modo de preparo:

Esprema as laranjas, as tangerinas e o limão e reserve. Depois bata no liquidificador a polpa das duas romãs, com 100ml de água. Coe e reserve a mistura. Em um copo alto, coloque o suco feito com as frutas cítricas e depois complete o recipiente com o suco de romã. Bom apetite!

(Fonte: http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/1150/roma-pode-proteger-a-saude, data do acesso em 10/04/2011)

Receita de Bobó de Camarão

Categoria da Receita:Peixes e Frutos do Mar

Cozinha da Receita:Baiana

Dificuldade de Preparo da Receita: média

Temperatura da Receita: quente

Rendimento da Receita: 12 porções

Tempo de preparo da Receita: 1 h e 20 min

Ingredientes:

Modo de preparo:

Limpe os camarões, retire as cascas e as cabeças (reserve) e lave bem. Coloque os camarões em uma tigela e tempere com o suco de limão, o alho e o sal. Descasque a mandioca, corte em pedaços de mais ou menos 7cm e retire a fibra central. Lave-a, coloque em uma panela, junte as cascas e as cabeças dos camarões, a cebola, a cenoura e o coentro. Cubra com 2,5 litros de água, leve ao fogo e cozinhe com panela tampada por 35 minutos, ou até a mandioca ficar bem macia. Retire a mandioca, e coe o caldo que se formou na panela. Transfira a metade da mandioca para o liquidificador, junte 2 xícaras (chá) do caldo morno, e bata até obter um mingau grosso. Se necessário, junte mais caldo. Pique a outra metade da mandioca e reserve. Pique a metade do maço do coentro e reserve. Transfira a mandioca batida para uma panela, junte a mandioca picada, os camarões, o azeite de dendê, o gengibre, a pimenta malagueta, o leite de coco, o coentro reservado e o sal. Misture e cozinhe, mexendo de vez em quando, até os camarões ficarem rosados. Sirva com arroz branco e molho de pimenta.

(Fonte: Revista Água Na Boca - http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/peixes_e_frutos_do_mar/bobo_de_camarao_2.html, data do acesso em 10/04/2011)

Delícias de Bolinhas de Tofu

Ótima sugestão para levar para a Praia ou para um Pic-nic, bem light, saudável e acima de tudo muito fácil de fazer e as crianças adoram ajudar a fazer e a comer. (Ninguém nota que estas Maravilhas são feitas de Tofu, até quem não gosta de Tofu, as comeu na praia e Adorou) comentários da autora, que é portuguesa.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misturei bem todos os ingredientes na picadora e piquei tudo muito bem (pode também usar numa tigela média e com um garfo juntar tudo).

Fiz bolinhas pequenas e médias (com a Ajuda preciosa das minhas crianças) e passei pela linhaça em pó, como se fossem bolinhos mesmo.

Depois levei ao forno em forno médio com o grill ligado e deixei assar.

A receita original é frita, mas eu para evitar os fritos, fiz assadas no forno e ficaram Maravilhosas.

Estas bolinhas são muito simples de fazer e ficam bem crocantes, leves e desfazem-se literalmente na boca.

Rendem entre 15 a 18 bolinhas deliciosas dependendo se as fizer mais pequenas ou maiores.

Adaptação do livro “Tofu Mágico - Cá fica outro link com outra sugestão que também faço muito: http://receitaslightmissslim.blogspot.com/2009/06/bolinhas-de-tofu-com-cenoura.html.

(Fonte: http://www.comerbemcasa.com/piramide-de-bolinhas-de-tofu/, data do acesso em 10/04/2011)

Pavê de Café Crocante

Rende: 8 porções

Tempo de preparo: 30 min

Tempo de geladeira: 2 horas

Ingredientes:

Modo de preparo:

Na batedeira, bata a margarina até ficar cremosa. Sem parar de bater, adicione o açúcar e as gemas até ficar homogêneo. Junte o creme de leite, o amendoim (reserve um pouco para decoração) e misture delicadamente. Reserve.

Em um refratário, monte camadas alternadas de bolachas umedecidas no café e do creme reservado. Finalize com a camada de creme polvilhada com o amendoim reservado.

Leve à geladeira, por 2 horas, antes de servir.

(Fonte: http://receitasdepave.blogspot.com/2008/03/pav-de-caf-crocante.html - Pavê de Café Crocante http://www.comerbemcasa.com/pave-de-cafe-crocante/, data do acesso em 10/04/2011)