Embelezar


Edição nº 129 - de 15 de Outubro de 2012 a 14 de Novembro de 2012

Olá Leitoras! Olá Leitores!

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. (*Elleanor Roosevelt)

Todas as pessoas sonham em ser feliz...

Enquanto umas crêem que manter o entusiasmo no trabalho será a fórmula para ser feliz, outras sonham e realizam suas aspirações de felicidade ao ajudar generosamente outras pessoas, em numa missão social...

Em contrapartida, outras sentem-se felizes por cuidar de sua própria aparência, onde se enfeitam com roupa e calçados, acessórios da moda, e mantêm-se bem penteadas, maquiladas etc. Assim, também são aquelas que cuidam da alimentação saudável, de exercícios adequados, relaxamentos anti-estresse, meditação etc.

Por outro lado, outras pessoas se entusiasmam e sentem –se felizes porque em seu trabalho, sabem embelezar as outras, conservar a vida delas saudáveis, deixando-as mais felizes.

Todas procuram ser e fazer, ou dar, ou doar o que melhor têm em si próprios, mas ninguém é perfeito e agradará sempre, o que demonstra haver diferentes graus de sonhos a serem atingidos, para viver no êxtase da felicidade...

Então, com a maturidade e a experiência chega-se a compreensão que a felicidade poderá estar no caminho a ser perseguido para ser, e, para fazer ser feliz, ou seja poderá estar no futuro, não no aqui agora, ainda.

Daí, a sabedoria de Elleanor Roosewelt, “o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”.

E, como é belo o sonho daquelas pessoas que querem fazer as outras serem felizes, e,

 E como é linda a felicidade de quem vive esta realidade tão sonhada!

 Vale refletir e repensar a beleza de seus sonhos e o como e o quanto quer ser feliz...

Receba com nosso fraternal abraço, esta edição nº. 129 com as notícias e pesquisas que selecionamos para você.

Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

(*) Eleanor Roosevelt foi uma embaixadora dos Estados Unidos na ONU, diplomata e ativista dos direitos humanos. Também é lembrada como a esposa do ex-presidente dos EUA, Franklin Roosevelt.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

OMS pede que países se empenhem para reduzir casos de gravidez entre adolescentes

Saúde - Renata Giraldi - repórter da Agência Brasil - Brasília

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que é fundamental o empenho das autoridades para evitar a gravidez entre adolescentes. No mundo todo, uma em cada cinco adolescentes e jovens deu à luz com menos de 18 anos. Nas regiões mais pobres, a proporção passa para uma em cada três. A organização informa que é elevado o número de mortes entre pessoas de 15 a 19 anos que não resistem às complicações pós-parto.

Pelos dados da OMS, cerca de 16 milhões de adolescentes dão à luz todos os anos no mundo principalmente nos países em desenvolvimento.

A estimativa é que aproximadamente 3 milhões de jovens, de 15 a 19 anos, submetem-se a abortos ilegais por ano. Pelo menos metade dos bebês de mães adolescentes morre. Também há de indicações que eles sejam mais propensos a ter baixo peso ao nascer. A maior incidência (95%) ocorre em países de baixa e média renda.

A entidade diz ainda que os casamentos entre crianças e adolescentes, tradição em alguns povos, geram o aumento da violência e do abuso sexual, elevando também os riscos de infecção pelo vírus HIV. As meninas que casam cedo têm menos acesso à escola e as perspectivas de emprego também diminuem. Em países de baixa e média renda, mais de 30% das meninas se casam antes dos 18 anos de idade e aproximadamente 14% antes dos 15 anos.

As taxas de natalidade entre as mulheres com baixa escolaridade são mais elevadas do que entre as que têm ensino médio e superior. Segundo a OMS, há adolescentes que desconhecem os meios contraceptivos e outras são incapazes de obtê-los.

Também há informações sobre denúncias de violência sexual contra as adolescentes. Mais de um terço das meninas em alguns países relatam que sua primeira relação sexual foi forçada.

Em 2011, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou uma resolução incentivando os países a implementar medidas que levem à melhora da saúde das adolescentes e jovens no mundo. As

recomendações têm como objetivo reduzir os casamentos antes de 18 anos, diminuir as gestações entre adolescentes e jovens com menos de 20 anos e aumentar o uso de contraceptivos.

Há ainda metas de reduzir os casos de sexo forçado com crianças, adolescentes e jovens, assim como abortos ilegais e partos precoces. Mais detalhes sobre o estudo podem ser obtidos na página da OMS na internet.

Edição: Juliana Andrade

(Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-11/oms-pede-que-paises-se-empenhem-para-reduzir-casos-de-gravidez-entre-adolescentes)

Novidades do 66° Congresso Brasileiro de Dermatologia - II

Qui, 08 de Setembro de 2011 11:09

Vários dermocosméticos e equipamentos para procedimentos dermatológicos foram lançados e/ou promovidos durante o evento nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em Florianópolis (SC), de 3 a 6 de setembro. Já falei dos cosméticos, agora vou mostrar alguns equipamentos que estão chegando para tratar flacidez, celulite, fazer epilação e outros problemas de pele.

Conversei com a especialista em produtos da MedSystems, Aline Capuano, sobre o uso de laser em pele negra e ela explicou que a escolha deve ser muito criteriosa. Uma pele como a minha, por exemplo, é considerada fototipo 6 e não é qualquer tipo de laser que pode ser usado. Em geral, o tratamento para nós é mais longo e utiliza uma frequência mais baixa para evitar queimar a pele. Por isso, ainda há alguns tratamentos contra-indicados para peles negras, como os de rejuvenescimento facial, rugas e cicatrizes com lasers mais agressivos, chamados de ablativos. Para tratar rugas em pele negra, ainda é melhor usar o botox, e alguns peelings químicos mais intensos também devem ser evitados. Também evite laser para tratar vasinhos nas pernas se você for negra. Caso use o laser, é imprescindível evitar o sol durante o tratamento e usar filtro solar sempre. Tudo isso não garante que o tratamento seja eficaz, mas pode evitar problemas como o que eu tive, veja aqui. Mas farei um post só sobre laser em pele negra dentro de algumas semanas, ok?

Outra questão interessante que a Aline explicou é que não se usa mais o termo depilação definitiva e sim epilação, porque em geral os pelos voltam após alguns meses da epilação a laser. "Uma eliminação de 90% dos pelos é considerada eficiente", explica. No rosto, a situação é ainda mais delicada, pois os pelos tendem a voltar mais rapidamente do que em regiões como axila, onde o processo é considerado bem mais eficiente.

Não dá para explicar tudo, mas atente para algumas tecnologias (podem estar disponíveis no mesmo aparelho ou não):

Vamos aos lançamentos:

1- Para combater o excesso de flacidez e estrias provocados por perda de peso, a novidade é o protocolo de tratamento Re-fit, desenvolvido pela empresa israelense Viora e representada no Brasil pela Medpro. O tratamento não-invasivo é feito com o equipamento Reaction, já disponível em alguns consultórios dermatológicos e clínicas brasileiras, e combina radiofrequência e vácuo para promover a formação de colágeno, melhorar a firmeza e elasticidade da pele e amenizar a aparência de estrias. Contato: (11) 2148-0900 ou contato.viora@medpro.com.br

2- Para as olheiras, a novidade é a combinação da nova ponteira Genesis Plus, da Cutera, com a luz intensa pulsada Limelight, proporcionando resultados mais eficazes inclusive em peles negras, já que a luz pulsada usada isoladamente trata apenas peles mais claras. Com o uso das 2 tecnologias será possível tratar tanto as olheiras de causa pigmentar quanto as de causa vascular. Devem ser necessárias, dependendo do caso, de 1 a 4 sessões com melhora de 70% do quadro, e reaplicação a cada 3 ou 6 meses. Quem importa o Genesis Plus para o Brasil é a MedSystems. Mais informações e cotações: (11) 2148-0900.

3- Para rejuvenescimento cutâneo facial, o dermatologista Luis Fernando Tovo destaca o uso de Laser Fracionado, que promove um tipo de queimadura superficial e controlada estimulando a posterior regeneração da pele, cicatrização e formação de colágeno. Ao contrário da cirurgia plástica de rugas, que apenas estica uma pele já envelhecida, o uso das ponteiras Pearl, Pearl Fractional e Pearl Fusion (combinação das 2 primeiras) promoveria um real rejuvenescimento cutâneo através da formação de um novo tecido, evitando a deformidade comum causada por sucessivas cirurgias plásticas. O equipamento também é importado pela MedSystems.

4- Para tratamentos estéticos não invasivos, a italiana Deka Laser lança dois equipamentos a laser. Um é o Triactive Plus, que reúne 3 tecnologias (laser, ultrassom e radiofrequência), possui 6 peças de mão diferentes e é indicado para tratamentos de celulite, gordura localizada e flacidez. “Comparado a outros, o Triactive Plus reduz o tempo de aplicação no paciente”, diz Fábio Gonçalves, diretor-executivo da Top Consult. O laser pode ser usado de 3 formas: estimulação profunda para melhorar a circulação, resfriamento localizado para reduzir volumes e massagem dérmica com aspiração à vácuo que promove uma linfordrenagem e a restauração do colágeno. O ultrassom usado em massagens mecânicas ajuda a reduzir fibroses, estimula a circulação vascular e drenagem de fluidos, sendo indicado para celulite e remodelação da textura dos tecidos. Já a radiofrequência estimula a contração das fibras de colágeno e melhora a tonicidade cutânea, sendo eficiente para tratar flacidez de face e corpo.

5- Outro aparelho da Deka Laser é o Synchro FT, para tratamentos vasculares, remoção de pelos, acne, lesões pigmentadas, rejuvenescimento cutâneo e pseudofoliculite da barba. Combina laser de pulsos longos e curtos com a tecnologia FT para luz intensa pulsada, além de ter um sistema de resfriamento incorporado que permite mais conforto ao paciente. A marca é representada no Brasil pela Top Consult.

(Fonte: http://www.naovivosemcosmeticos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1270:novidades-do-66d-congresso-brasileiro-de-dermatologia-ii&catid=35:cursos-e-treinamentos&Itemid=104)

Novidades do Encontro de Dermatologia em San Diego

Sex, 30 de Março de 2012 16:45

O Meeting de Dermatologia 2012 (evento anual da Academia Americana de Dermatologia/AAD ou American Academy of Dermatology), maior encontro do gênero, que ocorreu em San Diego na última semana trouxe várias novidades para tratamentos. Quem comenta os lançamentos é o dermatologista Jardis Volpe*, da Clínica Volpe (SP).

LASER PREENCHEDOR SEM AGULHAS - o ePrime, equipamento de radiofrequência com microagulhas para estimulação direta da derme, é diferente de qualquer outro laser: corrige as atrofias (áreas de afundamento) da face sem a necessidade de preenchimento ou substâncias injetáveis. "Ao corrigirmos as lipoatrofias, conseguimos um efeito firmador na pele, além de corrigir as áreas de sombreamento da face que tanto envelhecem", explica o dermatologista.

TECNOLOGIA QUE QUEBRA AS FIBROSES DA CELULITE - O novo lançamento da empresa Cynosure, o Cellulaze, é um laser de fibra óptica, tecnologia emergente no mercado de lasers dermatológicos, que permite ao médico, através de uma ponteira aplicada no tecido de gordura, quebrar os feixes fibrosos de celulite responsáveis pelos nódulos e aspecto casca de laranja. "Recomenda-se uma sessão a cada seis meses, se houver necessidade", comenta Volpe.

VACINA ANTI-IDADE - o conceito de se utilizar ativos de forma concentrada, em séruns potentes, está na moda. Ativos concentrados com células-tronco da maçã ou ativos que protegem nossas células da degradação natural são incorporados e, com isso, melhora a imunidade da pele, dando efeito de rejuvenescimento e viço. A Cosmobeauty, por exemplo, já lançou em 2009 a Vacina Anti-Age, formulada com moléculas sintéticas que estimulam a pele a retornar ao seu estado jovem. O produto foi desenvolvido a partir de biopeptídeos que mimetizam a função estrutural da pele, atuando na junção derme-epiderme. O estímulo permite a repovoação de novas células na derme, processo que devolve as ondulações características da pele jovem naturalmente. O produto é um kit, composto de vacina tópica (em pó), antídoto (líquido), sérum concentrado e uma exclusiva lâmina removedora do estrato córneo. Apesar de ser chamada de vacina, não é injetável, mas de uso tópico sobre a pele.

A IMPORTÂNCIA DO PH - a pele tem um pH levemente ácido, em torno de 5,6. Produtos cosméticos, como sabonetes e cremes, podem alterar o pH da pele, e sabe-se que uma pele fora de seu pH envelhece mais rápido. Ativos que controlam e mantenham o pH da pele em seus níveis próximos ao normal são uma forte tendência em tônicos controladores do pH, como é o caso do ativo GenupHresh.

PROTECÃO E REPARACÃO DA PELE CONTRA LUZ VISÍVEL E CALOR – são moléculas pequenas que penetram na derme e chegam até a mitocôndria, protegendo as células, e reduzem a atividade da metaloproteinase-1, diminuindo a destruição de colágeno. Ativos como Alistin, FloraGo Lutein e AntiOx são capazes de proteger contra a luz visível e o calor.

DE OLHO NA LUMINOSIDADE DA PELE - ativos como Evenskin e Whitessence têm função clareadora sem tornar a pele branca. Por outro lado, o laser Thulium pode ajudar, pois tem um scanner que lê os pigmentos escuros, uniformizando a cor da pele.

FONTES MARINHAS - ativos provenientes da natureza e de caráter orgânico estão em alta na indústria cosmética, e princípios provenientes de fontes marinhas são destaque. Ricos em minerais que fornecem energia celular e estímulo metabólico para a pele, eles podem ser incorporados nos cremes. Exemplos: o ArtcAlg e Artemia Salina GP4G.

*EM TEMPO - Jardis Volpe é médico dermatologista e Diretor clínico da Clinica Volpe Dermatologia e Laser (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia; e Membro da Academia Americana de Dermatologia e da Socidade Americana de Laser, Atualização em Laser pela Harvard Medical School.

(Fonte: http://www.naovivosemcosmeticos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1450:novidades-do-encontro-de-dermatologia-em-san-diego&catid=36:tendencias&Itemid=109)

O: Dermo Rejuvenescimento com células de recém-nascidos

Sex, 13 de Fevereiro de 2009 08:06

As novas tecnologias para tratamentos estéticos são surpreendentes. Segundo o médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Marcelo Bellini, a maior novidade apresentada no Congresso de Estética realizado em Paris, em janeiro, é o Vavelta, que promove o rejuvenescimento da face utilizando as células extraídas do cordão umbilical dos bebês.

Anteriormente, os fibroblastos eram extraídos do próprio paciente, por isso permaneciam com a idade do receptor-doador, ou seja, com pequena capacidade de produção de colágeno. Agora, poderão ser substituídos por células mais jovens com alto metabolismo, o que contribui para resultados mais eficientes, afirma o especialista.

O renovador celular é extraído de fibroblastos de doadores neonatais desconhecidos e possuem alto potencial de produzir colágeno, matriz extracelular (ácido hialurônico) e elastina. As células são retiradas, estabilizadas, testadas quanto à sua integridade e potencial metabólico e multiplicadas em cultura no laboratório. Essa cultura, em frascos, contém 20 milhões de células e são aplicadas na pele para correção de sulcos, rugas, rejuvenescimento e recuperação da jovialidade, sem riscos de alergias e/ou rejeições. A aplicação é feita na região da derme, diretamente na área a ser tratada: buço, rugas ou linhas da face, promovendo a melhora gradual pela técnica de estimulação.

De acordo com o Dr. Bellini, os estudos estão em fase final e já contam com aprovação na Europa. As extrações, testes, conservação e todo controle foram realizados pelo comitê europeu de tecidos humanos, sediado na Inglaterra. Na pesquisa cada pessoa recebeu três aplicações do produto, sendo uma ampola por sessão, com melhora de 75% do grau de profundidade das rugas e duração de dois anos. No momento, está em fase de aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA).

Mais informações pelo telefone (11) 5908-0607. Visite também o site do dermatologista.

(Fonte: http://www.naovivosemcosmeticos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=123:rejuvenescimento-com-celulas-de-recem-nascidos&catid=67:dermocosmetica&Itemid=112)

Botox lidera tratamentos estéticos

Rosto - Seg, 25 de Maio de 2009 08:52

A aplicação de Toxina Botulínica Tipo A (Botox) e o preenchimento facial com ácido hialurônico foram os procedimentos não-cirúrgicos para atenuar as rugas mais realizados em 2008. Conforme o ranking de tratamentos divulgado pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS), mais de 60% dos procedimentos estéticos feitos no ano passado não apelaram para o bisturi, o que mostra uma tendência na busca por prática mais simples e não-invasivas.

O Botox está há nove anos no topo desse ranking nos Estados Unidos, seguido pela depilação a laser, preenchimento facial com ácido hialurônico (cujo crescimento é de cerca de 43% nos últimos cinco anos), peelings químicos e laser. As mulheres continuam a representar o público que mais procura esses recursos: 92% contra 8% de homens. A faixa etária em que se concentra o maior número de tratamentos compreende pessoas entre 35 e 50 anos (45%), seguida por aqueles com 51 a 64 anos de idade.

Segundo o especialista Dr. Vitório Maddarena, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Botox e o ácido hialurônico tem aplicações diferentes, mas podem ser combinados para um rejuvenescimento mais completo. A toxina botulínica relaxa a musculatura, tratando e prevenindo as rugas dinâmicas, visíveis durante as expressões faciais, enquanto o ácido atua nas rugas estáticas e mais profundas, recupera o volume perdido com o envelhecimento e redefine os contornos faciais e labiais.

Com informações da Burson-Marsteller Brasil HealthCare Group

(Fonte: http://www.naovivosemcosmeticos.com.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=11&Itemid=57&limitstart=108)

Cursos de Moda

Em parceria com o Instituto Rio Moda, FGV carioca oferece série de workshops sobre negócios da moda

Redação | 11.10.2012 em Cursos de moda

União da Fundação Getúlio Vargas e o Instituto Rio Moda resulta em uma série de workshops sobre business de moda, entre outubro e dezembro. Nos tópicos, construção de imagem, marketing para negócios, planejamento de coleções, entre outros, com nomes como André Carvalhal, da Farm, e Dani Vechina, da Animale.

A série de oito workshops começa já no próximo 20 de outubro, divididos entre as unidades da FGV na Barra e em Botafogo, com carga horária de nove horas cada, por R$ 585.

Inscrições e informações no site da Fundação.

Workshops Unidade(s) Início Carga-horária

Construção de Imagem de Marca em Moda FGV Barra 20/10/2012 9 horas

Gestão Comercial em Moda FGV Botafogo 22/10/2012 9 horas

Gestão de Processos em Moda FGV Botafogo 03/12/2012 9 horas

Gestão de Relacionamento com Clientes de Moda FGV Botafogo 23/10/2012 9 horas

Marketing para Negócios de Moda FGV Botafogo 27/10/2012 9 horas

Outsourcing em Moda FGV Barra 01/12/2012 9 horas

Planejamento de Coleção e Produto de Moda FGV Botafogo 31/10/2012 9 horas

Planejamento de Compras em Moda FGV Botafogo 08/11/2012 9 horas

(Fonte: http://mgm-rio.fgv.br/cursos/134)

RECEITAS

Vol-Au-Vents

Enviada por Solange (Nina)

Tempo de preparo 45min

Rendimento 25 porções

Rápida

Ingredientes:

 Modo de Preparo:

Abra uma folha de massa folhada sobre superfície enfarinhada. Use cortadores redondos (6 cm de diâmetro) para cortar as peças em números pares e divida em 2 grupos. Em um dos grupos, corte o centro de cada diâmetro com um cortador menor (4 cm), formando uma moldura. Reserve. Passe clara na borda dos círculos maiores de massa folhada e aplique a moldura por cima. Depois pincele-os totalmente com clara. Asse-os em forno pré-aquecido até que fiquem dourados. No momento de servir utilize o recheio de sua preferência .

Informações Adicionais.

Sugestão:

Pode ser servida quente com estrogonofe de carne, frango ou camarões, creme de champignons, ou fria como mousses salgadas de kani, mousse de salmão, tomate seco, mousse salgada de ricota.

(Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/53617-vol-au-vents.html)

Ramequim

Enviada por Katia Cristina

Tempo de preparo 1h 00min

Rendimento 20 porções

Ingredientes:

Massa:

Recheio:

Modo de Preparo:

Massa:

Junte todos ingredientes em uma tigela e amasse até obter uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Reserve.

Recheio:

No liquidificador bata todos os ingredientes. Reserve.

Montagem:

Em um refratário tipo Marinex quadrado médio, ou retangular grande, coloque a massa com as mãos, cobrindo todo o fundo e as laterais. Coloque o recheio que ficará líquido mesmo. Leve para assar em forno médio, por aproximadamente 40 minutos, ou até que a superfície fique dourada ou espete um palito e saia limpo.

(Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/50767-ramequim.html)

Grissini de Gergelim (Vegana)

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Acrescente o fermento e faça um buraco no centro dos ingredientes secos. Despeje a água e mexa um pouco. Acrescente o azeite e continue mexendo para formar uma massa macia. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e amasse por 10 minutos, até ficar macia e elástica. Coloque em uma tigela untada, cubra com um plástico transparente e deixe crescer por cerca de 1 hora, até dobrar de tamanho. Soque e amasse a massa por 2 a 3 minutos. Pré-aqueça o forno a 220 graus. Divida a massa em 32 partes e molde-as em palitos longos. Passe os palitos no gergelim. Coloque em assadeira untada e deixe crescer por mais 15-30 minutos. Asse por 15 minutos até que estejam crocantes e dourados.

Dica - Coloque açafrão na massa e manjericão fresco picado. O açafrão aromatiza a massa e dá um belo colorido aos grissinis.

(Fonte: Cozinhar Consciente - http://www.cantinhovegetariano.com.br/2009/01/grissini-de-gergelim.html)