Embelezar


Edição nº 142 - de 15 de Novembro de 2013 a 14 de Dezembro de 2013

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Na área da beleza e saúde as esteticistas se reúnem mais uma vez, em um grande esforço, para fazer valer a regulamentação da categoria

No dia 20 de novembro há muitos anos, em algumas partes do mundo e no Brasil, ocorre a comemoração do DIA DA ESTETICISTA, cuja história revela a lindíssima luta de uma das antecessoras na valorização profissional.

Em São Paulo, a ASETENS-SP galgou uma lei paulista para este dia comemorativo, pelos esforços de suas lideranças e união das aguerridas esteticistas.

Muito elas inda fazem nacionalmente, e movimentam a simpatia de autoridades, para superarem os obstáculos, pois a falta de regulamentação, tem tornado algumas, vítimas desse sistema, porque ao mundo econômico só interesse o lucro inveterado, e, há poucos com a clareza de atitudes éticas, respeito e valorização humana, quiçá profissional.

A seguir encaminhamos o convite da terceira audiência pública, que em São Paulo, ocorrerá no dia 25, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e, também, um breve texto explicando a diferença entre reconhecimento e regulamentação profissional, pois ainda há algumas dificuldades de entendimentos em relação a tais atos e marcos legais.

Nossos parabéns as esteticistas, estamos juntas a todas você, somos aliadas, para que consigam conquistar a regulamentação tão ambicionada e justa, pois possuem méritos acumulados e probatórios para este fim.

Entregamos para você esta edição com notícias e pesquisa, com um abraço da equipe EMBELEZAR, e de Elisabeth Mariano.

Qual a diferença entre reconhecimento e regulamentação de uma profissão?

A profissão de esteticista foi reconhecida junto a várias outras profissões da área da beleza e bem estar, que dividem as suas habilidades de ofício, ou técnicas, ou de especialização, junto ao mesmo tipo de clientela, pessoas que buscam tornarem-se mais bonitas, elegantes, charmosas, na moda etc.

Com certeza tais conquistas de todas essas atividades foram frutos de longos anos de militância buscando apoios políticos, e argumentos que justificassem o mérito do reconhecimento seculares de seus ofícios, tonando-se profissão reconhecida.

A profissão ao ser reconhecida atrai alguns benefícios às pessoas trabalhadoras?

Sim. Junto aos órgãos públicos (Previdência Social, Ministério do Trabalho e todos os outros da administração pública), e passa então a haver o reconhecimento da atividade;

Poderá registrar a profissão na Carteira de Trabalho.

Quem atua como prestador de serviços autônomos poderá recolher suas RPA’s, com a sua profissão de esteticista.

Também facilita para se qualificar em programas de atualização, adquirir bens financiados, acesso a empréstimos, informações cadastrais etc. citando como profissão esteticista, mesmo que estando registrada em regime CLT ou autônoma.

Além de participar de programas governamentais tais como SINE(*), FAT(**), etc.

O que é reconhecimento e regulamentação profissional?

É importante diferenciar: reconhecer e regulamentar.

A regulamentação é complexa e envolve vários atores governamentais, e procedimentos que irão impor os critérios, exigências, em quais condições e quem estará habilitado para o exercício de tal profissão.

Isto é obtido por meio de decreto lei, instruções normativas e de portarias, resoluções, dentre outros mecanismos legais e institucionais para cada atividade.

Serão incluídas e determinadas as qualificações mínimas para exercer a profissão, as regras para quem já estava no mercado, e para os novos ingressantes, aos registrados celetistas, definir número de horas trabalhadas, pisos salariais etc.

Precisa determinar a formação técnica, e grau de instrução mínima para o aperfeiçoamento. Definir as normas de conduta e códigos de ética. O que permitirá inclusive acionar juridicamente quem invade a sua profissão sendo de outra categoria ou formação, tanto do ponto de vista criminal quanto civil.

O reconhecimento é parte da missão do Ministério do Trabalho, que cria os códigos de identificação de cada atividade de modo a possibilitar que a pessoa trabalhadora (esteticista) possa ter registro na carteira profissional, e também usufruir dos benefícios e programas sociais do conforme acima já citados.

(*) O SINE foi instituído pelo Decreto n.º 76.403, de 08.10.75 e tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Sua criação fundamenta-se na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil. A principal finalidade do SINE, na época de sua criação, era promover a intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o País (postos de atendimento).(..)

(**) Em 1988, o art. 239 da Constituição Federal criou o Programa do Seguro-Desemprego, regulamentado posteriormente pela Lei nº 7.998, de 11.1.90, que também instituiu o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT. A partir dessa época, os recursos para custeio e investimento do SINE passaram a ser provenientes do FAT, por intermédio do Programa do Seguro-Desemprego. (...)

(Fonte: http://www3.mte.gov.br/sine/oquee.asp)
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

SINDIBELEZA promoveu o 21º Jantar de Confraternização dos Cabeleireiros

Por Redação em 01/11/2013

No dia 11 de novembro aconteceu o tradicional jantar de confraternização dos Cabeleireiros, promovido pelo Sindibeleza – Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Estado de São Paulo e que chega a sua 21ª edição. A entidade que está comemorando 50 anos de fundação, promoveu uma noite dançante de glamour e diversas homenagens aos profissionais que mais se destacaram na profissão.

A Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional é um dos patrocinadores do evento e reforça o convite a todos os profissionais! O evento também contou com apoio da revista VIVABELEZA. Ocorreu no Círculo Militar de São Paulo, Rua Abílio Soares, 1589, Paraíso.

Frevo é destaque em exposição internacional

30/10/2013

A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) promove de 28 de outubro a 20 de dezembro, em Paris, a exposição sobre o patrimônio imaterial do mundo.

Em destaque está o frevo brasileiro, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007 e como patrimônio mundial em 2012, pela Organização Internacional.

Forma de expressão musical, coreográfica e poética que surgiu no final do século XIX no Carnaval de Pernambuco, o Frevo representa uma das mais ricas manifestações artísticas da cultura nacional e um símbolo da inventividade do povo brasileiro.

O espírito por trás desta exposição é a crença da UNESCO de que a cultura deve ser considerada um elemento fundamental da sustentabilidade, uma fonte de significado e energia, uma fonte de criatividade e inovação, e um recurso para enfrentar os desafios e encontrar soluções adequadas. A exposição é organizada para comemorar o décimo aniversário da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

O Frevo

A origem do Frevo está associada à ocupação dos espaços públicos de Recife e Olinda e das relações sociais criadas nesses locais pelas bandas militares e suas rivalidades, escravos recém-libertos e a capoeira, a nova classe operária e sua inserção nos espaços urbanos. Os sentidos atribuídos ao Frevo estão ligados a esse momento de efervescência política e social pós-abolição, quando se deu o movimento republicano e a formação da classe trabalhadora.

As denominações dos passos são até hoje associadas também ao universo do trabalho (alicate, serrote, tesoura, ferrolho, parafuso e martelo), em virtude das origens das agremiações na classe trabalhadora urbana. Assim, o Frevo expressa o protesto político e a crítica social em forma de música, dança e poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e expressão significativa da diversidade cultural brasileira.

É composto pela dança do Frevo, chamada de Passo, e pela musicalidade singular das orquestras de metais e orquestras de pau e corda. O Frevo-música e Frevo-dança são artes irmãs, uma sugere a outra e se complementam. Na tradição e expressão oral da poesia do Frevo, estão registrados lugares, épocas e a fala dos grupos sociais, inclusive a própria origem da palavra Frevo. Existem ainda as técnicas artesanais tradicionais de fabricação do estandarte, do flabelo e dos bonecos gigantes. Todos pertencentes ao sistema de manifestações que compõe o universo do Frevo.

A música do Frevo decorre da criatividade dos seus praticantes e nasceu da fusão de marchas, dobrados, maxixes, quadrilhas, polcas, peças do repertório erudito e outros estilos executados pelas bandas marciais e fanfarras. É uma música urbana, ligeira e pujante. O ritmo foi popularizado pelas gravações em disco e pelo rádio, a partir da década de 1930. Do repertório eclético das bandas de música e os vários estilos musicais, resultaram três modalidades: Frevo de rua, Frevo canção e Frevo de bloco.

Saiba mais sobre a exposição aqui.

Saiba mais sobre outros patrimônios mundiais no Brasil clicando aqui.

(Fonte: Ascom - IPHAN – UNESCO - http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18071&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia, SINPRO-SP <boletim@sinprosp.org.br> - 08/11/2013)

“Física ao Entardecer” – Dimensões extras, buracos negros e supercordas

Instituto de Física Teórica da Unesp - Data: 21 de novembro de 2013

O Física ao Entardecer é um programa de divulgação científica do Instituto de Física Teórica da UNESP. Trata-se de um evento constituído por uma série de oito palestras anuais (quatro em cada semestre) que versam sobre diferentes temas da ciência contemporânea. As palestras são proferidas por renomados professores sempre em uma linguagem bem acessível a todos.

As palestras acontecem sempre às 19 horas no auditório do Instituto de Física Teórica e são gratuitas.

O Instituto de Física Teórica está situado na Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - Bloco II - Barra Funda, São Paulo/SP.

Programa para o segundo semestre de 2013:

21 de novembro

Palestra: Dimensões extra, buracos negros e supercordas

Prof. Horatiu Nastase

Instituto de Física Teórica da UNESP

(Fonte: http://www.sinprosp.org.br/acontece.asp?evento=464 - SINPRO-SP boletim@sinprosp.org.br – 08/11/2013)

A bicicleta – novo mercado de negócios, lazer, competições, meio de transporte, e vida social

Há alguns anos atrás os números de bicicletas no mundo são grandiosos, pois só a China ultrapassa 450 milhões, os Estados Unidos da América, acima de 100 milhões, e o Japão ultrapassa 7 milhões. No Brasil dados estatísticos informam que há uma bicicleta para cada 3 habitantes, segundo a ABRACICLO está em torno de 70 milhões de bicicletas no país e que somos o terceiro maior produtor e o quinto maior mercado do mundo.

Nas grandes cidades a bicicleta passa a ser a alternativa de trânsito em meio a fúria dos engarrafamentos, e uma alternativa para o meio ambiente sustentável, para a interminável poluição.

Assim a bicicleta passa a ser um veiculo para transporte até o trabalho, escola, compras etc. além do lazer, esporte ou um brinquedo para a crianças. Embora os números estatísticos sejam grandiosos no Brasil, e o aquecimento do mercado, ainda faltam políticas públicas, e para uma mobilidade sustentável, assim como noutros países.

Bicicletas e Humanismo

João Baptista Herkenhoff

A bicicleta é um transporte alternativo que deve ser valorizado, se pensamos em políticas públicas centradas em referenciais de humanismo.

O ciclismo faz bem à saúde. A bicicleta reclama do ciclista postura correta, participação das pernas na pedalagem e dos braços no manejo do volante, além de respiração correta e atenção. O ciclismo oxigena o cérebro, constitui passatempo para o espírito, desenvolve a inteligência.

Andar de bicicleta lembra-me a infância em Cachoeiro de Itapemirim, cidade localizada no sul do Espírito Santo, a terra do cronista Rubem Braga. Ruas com calçamento de paralelepípedos, poucos carros, nenhum motorista correndo. Trânsito realmente humano, quase diria trânsito fraterno. A convivência entre carros e bicicletas era absolutamente tranquila. Não me recordo de um único atropelamento de ciclista, por carro, ou de pedestre, por ciclista.

Em países adiantados e cultos, como a França, o ciclismo é um esporte que desfruta da adesão de altíssimo percentual da população. No Brasil, temos também cidades de ciclistas, como Joinville, em Santa Catarina.

Se praticado em grupo o ciclismo é, no caso dos jovens, um valioso instrumento de socialização e, no caso dos idosos, um remédio contra a solidão.

Embora tenha seu maior contingente de adeptos no seio da juventude, o ciclismo é largamente praticado por adultos. Pessoas mais velhas podem ter no ciclismo eficiente prevenção de doenças cerebrais e do coração.

O ciclismo não distingue sexos, seja entre os jovens – rapazes e moças, seja entre os mais velhos – senhoras e senhores.

Além dos benefícios que proporciona à saúde, a bicicleta é um transporte baratíssimo, pois não consome combustível.

Devido ao grande aumento do número de carros, a bicicleta exige hoje, nas cidades médias e grandes e também nas estradas, a construção de ciclovias. Elas garantem a segurança do ciclista evitando acidentes.

Temos de resistir ao modelo social que elege as metas simplesmente econômicas como as essenciais, fazendo do ser humano mero instrumento e produto da Economia.

A essa visão equivocada, que se funda numa deformação ética inaceitável, temos de opor a idéia de que o homem é o arquiteto e o destinatário da História.

Dentro dessa concepção, a construção de ciclovias acompanhará, necessariamente, a construção de rodovias e avenidas.

João Baptista Herkenhoff, 77 anos, Juiz de Direito aposentado e palestrante pelo Brasil afora. Reside no Espírito Santo. Acaba de publicar Encontro do Direito com a Poesia – crônicas e escritos leves (GZ Editora, Rio).

E-mail: jbherkenhoff@uol.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2197242784380520

É livre a divulgação deste artigo, por qualquer meio ou veículo, inclusive através da transmissão de pessoa para pessoa.

Convite

Associadas FEBRAPE E ASETENS-SP

Estudantes e Profissionais Esteticistas

Venho por meio deste convidar A TODAS e A TODOS para uma audiência pública no dia 25 de novembro de 2013, a partir das 13h30 até às 18h30, no Plenário José Bonifácio, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A programação seguirá a seguinte pauta:

  1. Abertura com autoridades convidadas (parlamentares, representantes de vários ministérios, secretarias, etc.) QUE SE MANIFESTARÃO SOBRE CONSULTAS QUE LHES FORAM ENVIADAS PREVIAMENTE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO ESTETICISTA, presidência FEBRAPE, e presidentas ou representantes das demais entidades afiliadas;
  2. Palestra: sobre o dia 25 Novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
  3. Apresentação de prestação de contas públicas das atividades realizadas em 2013, pela presidência da FEBRAPE, em relação a regulamentação das atividades profissionais, das ocorrências atendidas quando profissionais em constrangimentos etc., depoimentos de outras diretoras ou associadas, de escolas de curso livre, cursos técnicos, cursos tecnológicos, curso de pós-graduação; empresários de eventos etc.;
  4. Encerramento com o lançamento para a Declaração da CARTA DE SÃO PAULO, que abrigará as sugestões apresentadas por todas as presidências/diretorias, conclusões de autoridades etc. busca de soluções para as problemáticas apresentadas em depoimentos;
  5. Todas as presidentas e representantes de entidades associadas, e participantes, palestrantes etc. serão convidadas para firmar a ASSINATURA DE MOÇÃO DE APOIO PARA A APROVAÇÃO O PROJETO E LEI Nº. 763/2011, cujo foi proposição de nossas entidades, e de autoria do Exmo. Deputado Estadual, prof. dr. Carlos Giannazi, cuja será entregue em cópia para todos os/as parlamentares da AL-SP, referente a regulamentação da profissão de esteticistas no Estado de São Paulo.

Sem mais para o momento e certa de SUA honrosa presença e participação, reitero votos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Sandra Lúcia Bovo

Presidenta da FEBRAPE/ASETENSSP

Para confirmar a SUA presença e participação rogamos que se comunique o mais breve possível pelo email: eventos@espacomulher.com.br com cópia para a sandra_bovo@hotmail.com ou pelos celulares 011-952573218 tel fixo: 011.2779-8666.

Receitas

Alcachofras com Salmão

Ingredientes:

Modo de preparo:

Tire as folhas mais duras da parte inferior da alcachofra, corte um pouco da tampa, abra e com o auxílio de uma colher retire o miolo (que se parece com pelos),e coloque-os na água com limão. Pique o salmão, reserve. Numa vasilha, desmanche o pão (com um pouco de água), acrescente a salsinha, o alho, o salmão, azeite e o sal. Pegue as alcachofras e recheie. Aqueça o azeite na panela de pressão coloque a cebola e por cima as alcachofras. Complete com água até a metade das alcachofras, tampe a panela e deixe na pressão por 20 minutos.

Rendimento: 4 porções

Cozinha: Francesa

Receita indicada por Mestre Cuca

(Fonte: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-alcachofras-com-salmao-r-15-304.html)

Receita de Polenta de Coco com Camarões

Ingredientes:

Modo de preparo:

Você vai pegar o camarão e temperar com limão, sal e pimenta. Você pode colocar uma cachacinha também, fica ótimo. Aí você vai ter o estressante trabalho de refogar a cebola em um pouco de azeite, até ficar transparente. Depois você vai ter que abrir uma lata de tomates pelados, com a faca fazer uns cortes nos pedaços dentro da própria lata mesmo e juntar o conteúdo da lata à cebola refogada, junte também os camarões (depois de ficarem uns 20 min marinando) e cozinhe por alguns minutos, não muitos, camarão cozinha rápido então no máximo em 6/8 minutos você já pode acertar os temperos e apagar o fogo. Agora você vai ferver o leite de coco (porção para duas pessoas). Enquanto ele está ali borbulhando, tempere o leite de coco com sal e pimenta do reino à gosto e acrescente uma xícara de farinha de milho mexendo sem parar até virar uma gororoba que solta do fundo da panela. Apaga o fogo, mistura cheiro verde picado e, se tiver, parmesão ralado.

(Fonte: http://www.receitassupreme.com.br/receita-de-polenta-de-coco-com-camaroes/)

Receita de sorvete de laranja com vinho branco

Ingredientes:

Modo de preparo:

Numa panela pequena, misture o açúcar com a água e leve ao fogo médio, mexendo sempre até o açúcar se dissolver. Pare de mexer, abaixe o fogo e deixe cozinhar por dez minutos ou até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe esfriar. Numa tigela média, misture a calda fria com o suco de laranja, a água de flor de laranjeira e o vinho. Cubra com filme plástico e leve para o freezer por seis horas ou até ficar firme. Retire do freezer, transfira para o processador de alimentos e junte a clara. Bata até ficar homogêneo. Leve ao freezer por duas horas ou até o momento de servir. Se desejar, sirva em cascas de laranja sem a polpa e decore com tirinhas de casca dessa fruta.

(Fonte: http://www.receitassupreme.com.br/receita-de-sorvete-de-laranja-com-vinho-branco/)