Embelezar


Edição nº 145 - de Fevereiro de 2014 a 14 de Março de 2014

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Florir os cabelos é arte e elegância

Os estilos variam do romântico ao hippie, ou angelical, podem ser usados ao dia e a noite, com qualquer look, porém que muda é o arranjo com os seus acessórios que determinarão para qual momento está mais indicado.

As flores podem ser naturais, ou artificiais, com detalhes de pedras, fitas, laços, podem ser feito em um salão de beleza personalizado, ou comprado em lojas especializadas em formato de tiaras ou coroas.

É uma moda democrática, serve para todas as classes sociais, podem ser usados no cotidiano, na praia ou em momentos de luxo e sofisticação. O que vale é saber dosar as cores, tamanhos, com o restante do arranjo, que combinem com o estilo do vestuário, calçados, e do momento que a usará.

No Brasil possuímos uma variedade de flores lindas, que podem elegantemente se tornar um lindo arranjo floral para os cabelos, além da beleza dos artesanatos de nossas mulheres artistas. E, obviamente, destacando toda a tecnologia e arte das (dos) profissionais da área de cabeleireiros, com seus penteados premiados e copiados internacionalmente.

Parabéns a todas as mulheres trabalhadoras e empresárias, fornecedoras de produtos e serviços ao mundo da beleza, pela passagem do dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher.

Assim entregamos para você nossos artigos pesquisados e notícias dessa edição EMBELEZAR. Com fraternal abraço de Elisabeth mariano e sua equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Apenas talento não basta para pais, filhos, netos e casais que vivem da arte

É preciso ter muita união e profissionalismo de forma a garantir a sintonia e o sucesso na carreira

Ana Paula Lisboa - Correio Braziliense

Publicação: 03/02/2014 08:56 | Atualização: 03/02/2014 09:46

“Nos palcos da rua, do circo ou do teatro, casais, pais, filhos e irmãos se unem para apresentar espetáculos e viver de arte. O processo criativo é enriquecido quando acontece em grupo e famílias de artistas reúnem talentos desenvolvidos com a convivência e o aprendizado adquirido com pais e irmãos.

A renda mensal dessas famílias costuma variar e depende de patrocínios, da venda de ingressos e das contribuições do público. Para conviver e atuar juntos e em harmonia, os grupos mantêm o diálogo, o respeito e o profissionalismo. Mas nem só de talento e trabalho duro vive o artista: planejamento administrativo e gestão financeira também são considerados essenciais para uma carreira bem sucedida.

A companhia Carroça de Mamulengos é um exemplo de profissionalismo: sobreviveu à separação do casal fundador para continuar a todo vapor com apresentações em diversas partes do Brasil. “Criamos nossos filhos nos palcos. Independentemente da separação, a companhia continua junta”, conta Schirley França, uma das fundadoras. O grupo reúne um público fiel e, quando que vem à capital federal, garante teatro lotado. No entanto, trabalhar em família nem sempre é sinônimo de sucesso na profissão.

A parceria que existia no espaço cultural Mapati, outra instituição artística em Brasília, acabou há cinco anos, quando Tereza Padilha, antes acompanhada do ex-marido e da filha, passou a tocar o negócio sozinha para manter a harmonia da família. “Deu certo por um tempo, mas, depois, fez a relação familiar se deteriorar. Cada um foi seguir seu próprio caminho”, conta. “A arte em família é muito boa quando você entende que é preciso aprender todas as áreas, como produção, administração, vendas. Um ator não pode se limitar a atuar. O ego e a vaidade de cada um trazem muitos problemas para a convivência familiar. Fazer teatro aos berros e com brigas não dá”, comenta a professora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB), Sonia Paiva. Ela explica que o negócio tem de ser visto como economia criativa e que os grupos precisam estudar a forma de ganhar dinheiro com isso.

Empreendedores

Para que os negócios de família — em arte ou em qualquer outro ramo — deem certo, é preciso levar o empreendimento a sério, com foco na gestão. É o que acredita Fábio Zugman, mestre em administração e autor de livros sobre empreendedorismo e criatividade. Artistas não podem esquecer que também são empresários e precisam estabelecer metas, além de planejamento e organização para serem bem-sucedidos. “O espetáculo precisa ser algo original. Até na rua, se a apresentação é batida, as gorjetas são menores”, explica Zugman. Companhias artísticas, muitas vezes, não estabelecem cargos, mas é importante ter uma função diferenciada. Apesar de todos se ajudarem, é bom segmentar para não dar briga. “A Disney, por exemplo, foi fundada por irmãos. O Walt Disney desenhava e o Roy Disney administrava. Eles somavam habilidades complementares.”

O trabalho em família, porém, não apresenta apenas aspectos positivos (veja quadro). “Os irmãos Disney brigavam muito, mas como o problema era em família, eram obrigados a resolver”, pondera Zugman. Para diferenciar o papel de membro da família e de integrante da companhia, o autor recomenda uma postura profissional. “Nos ensaios, por exemplo, uma opção é não usar títulos como ‘pai’ e ‘mãe’ para não misturar trabalho com relacionamento”, sugere.

Segundo o professor de administração Helcio Miziara Filho, saber controlar problemas e manter a transparência entre os familiares minimiza incompatibilidades. “O melhor remédio para a saúde do negócio é o diálogo. Conversando, falhas são diagnosticadas e conflitos são resolvidos”, avalia. O consultor em carreiras Julio Sergio Cardozo analisa que muitos grupos artísticos se separam e as desavenças podem deixar cicatrizes. “A Banda The Jackson 5 acabou e o Michael Jackson foi trabalhar sozinho. O Trio Ternura da Jovem Guarda também não funcionou. É preciso analisar se vale a pena trabalhar em família, sob o risco de destruir as relações sentimentais.”

(...- continua...)

Prós e contras

Vantagens

Desvantagens

*Fontes: Helcio Miziara Filho, Julio Sergio Cardozo e Fábio Zugman.

(Fonte: http://correiobraziliense.admite-se.com.br/app/noticias/carreira/2014/02/03/interna_carreira,8574/apenas-talento-nao-basta-para-pais-filhos-netos-e-casais-que-vivem-da-arte.shtml, data de acesso 10/02/2014)

Podologia oferece vários ramos de atuação e passa a ser considerada promissora no país

No entanto, ainda não é regulamentada, e faltam opções de graduação. Em Brasília, cursos técnicos formam profissionais

Do Correio Braziliense

Publicação: 03/02/2014 09:37 | Atualização: 03/02/2014 09:42

“Com a grande responsabilidade de suportar o peso do corpo e amortecer os impactos ao andar, além de manter a circulação sanguínea, os pés também precisam de acompanhamento específico para evitar dores e disfunções. É nessa hora que entra em cena a figura do podologista, clínico especializado em procedimentos terapêuticos para os pés.

Integrante da área de saúde, a podologia ganha destaque no cotidiano do brasileiro e atrai a atenção de outros profissionais do setor em busca de bons salários, horários flexíveis e a chance de ingressar em uma carreira considerada promissora pelo mercado.

Experiente em assuntos relacionados a anatomia, patologias, fisiologia e biomecânica das extremidades dos membros inferiores, o podologista, podiatra ou podólogo, é o especialista certo quando se procura a prevenção e o tratamento para problemas nos pés. Para exercer a profissão, é preciso ter um diploma técnico-científico ou superior na área.

O campo de atuação é vasto: de acordo com o nível de aprofundamento, é possível oferecer serviços de saúde para o cuidado de idosos, pessoas com diabetes, crianças, esportistas, além de atendimento clínico e autônomo (veja o quadro). “Há alguns anos, quem se interessava em se aperfeiçoar na área eram pessoas ligadas à estética, para conseguir uma renda extra. Hoje, com a maior divulgação do que a podologia realmente faz, conseguimos atrair a atenção de outros profissionais do ramo da saúde”, esclarece Janaina Melo, professora de práticas em podologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF).

Além da estética

Apesar de o leque de atividades também envolver cuidados com o corte das unhas e a raspagem e higienização dos pés, o trabalho desse profissional não pode ser confundido com o de pedicure. “A ideia geral da podologia é a promoção de saúde, e não da estética. Além de serem diferentes, as técnicas sanitárias que utilizamos exigem ambientes e equipamentos adequados para evitar riscos, como infecções”, completa Janaina.” (Continua...(..)

Legislação

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) nº 6.042, de 2005, que estabelece os requisitos para o exercício legal da profissão de podólogo, como certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, diploma de habilitação profissional técnico expedido por escolas reconhecidas e registro nas secretarias de estado de Saúde. O PL exige também a criação de conselhos regionais e federais para regular e defender a classe. Atualmente, o texto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).”

(Fonte: http://correiobraziliense.admite-se.com.br/app/noticias/carreira/2014/02/03/interna_carreira,8577/podologia-oferece-varios-ramos-de-atuacao-e-passa-a-ser-considerada-promissora-no-pais.shtml, data de acesso 10/02/2014)

Moda: um mercado que não para de crescer no Brasil

“Aldo de Moura Gonçalves, presidente do Sindicato de Lojistas do Município do Rio de Janeiro e do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, fala sobre o crescimento do mercado de moda no Brasil. O faturamento do setor quadruplicou nos últimos dez anos e, segundo a consultoria Euromonitor, chegou a R$ 140 bilhões em 2013, ano em que a economia nacional teve um pífio desempenho. A participação da mulher no mercado de trabalho tem ajudado a impulsionar o crescimento do ramo. “Isso afetou até a composição das lojas do Centro do Rio. Houve um deslocamento do centro tradicional para perto dos escritórios das grandes corporações”, diz Aldo. O mercado de moda brasileiro ainda se beneficia da qualidade do design, da tecnologia e da responsabilidade social com o meio ambiente. Mas sofre com as altas taxas de juros e a pesada carga tributária do país, além de enfrentar problemas relacionados à logística e a questões trabalhistas. Ainda assim investir na área pode ser um bom negócio. “Sempre há espaço para crescer, desde que se use criatividade e se busque a inovação, um nicho para o qual ninguém tenha feito alguma coisa”, afirma.”

Autor: Comunicação Millenium - em Destaque, Podcasts (Divulgação), Veja - 07/02/2014

(Fonte: http://www.imil.org.br/destaque/moda-um-mercado-para-de-crescer-brasil/, data de acesso 10/02/2014)

Detalhes importantíssimos para sua viagem!

“MALAS - Seja criterioso ao extremo com as roupas que você vai levar. Dê preferência a roupas que não amassam, que não se sujam com facilidade e que possam ser usadas várias vezes (como um jeans, por exemplo).

BAGAGEM DE MÃO - Lembre de levar em sua bagagem de mão uma ou duas mudas de roupas, para o caso de sua bagagem ser extraviada. Assim, você terá pelo menos como se virar sem ter que comprar roupas novas enquanto sua mala não chega.

ROUPAS A BORDO - Use roupas e sapatos confortáveis durante os vôos. Se você tiver de embarcar com uma roupa pouco confortável (vindo de uma reunião, por exemplo), leve em uma sacola de mão uma muda de roupa leve e um tênis para trocar a bordo.

TRANQUE AS MALAS - Feche sempre as malas com cadeado ou segredo. Leve sempre uma cópia da chave, guardando-a em local diferente da original.

OBJETOS METÁLICOS E/OU PERFURANTES - Não leve em sua bagagem de mão objetos metálicos, como bijouterias de metal, e nenhum objeto perfurante, como canivete, estilete, removedor de cutículas, grampos de cabelos com ponta perfurante, etc. Tudo isto pode ser despachado em sua mala, mas com certeza serão confiscados quando você passar no detector de metais antes de embarcar, devido às medidas de segurança.

DICIONÁRIO E CALCULADORA - Se você está viajando para o exterior, é sempre útil ter à mão uma calculadora de bolso e um pequeno dicionário.

PONHA ETIQUETAS NAS MALAS - As bagagens deverão estar identificadas, tanto na parte interna quanto externa. A identificação deve conter no mínimo o nome, endereço (com cidade e país) e telefone.

CHEQUE SUA ETIQUETA DE BAGAGEM - Às vezes, no check in, o atendente se distrai e digita outro destino para suas malas. Ao receber as etiquetas de bagagem, veja se o destino impresso nelas está correto.

TORNE SUA MALA VISÍVEL - Como as malas são muito parecidas, ponha uma fita colorida ou algo parecido na sua para ajudar a identificá-la na esteira de bagagens.

OBJETOS DE VALOR - Jamais despache em bagagem de mão objetos de valor, como jóias, dinheiro e documentos.

SE VOCÊ VAI FAZER UM CRUZEIRO - Leve sempre uma muda de roupa na bagagem de mão, pois a mala demora muito a chegar nas cabines.

ADAPTADORES - Leve sempre adaptadores de todo tipo para os equipamentos eletrônicos que você estiver levando, porque cada país tem tomadas elétricas diferentes.

REMÉDIOS - Leve os medicamentos que você está acostumado a usar, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior. Além disso, leve na mala remédios básicos contra dor de cabeça, febre, cólicas, gripe, etc.

CHEQUE SUA DOCUMENTAÇÃO - Lembre de levar documentos originais. Se for viajar ao exterior, lembre que seu passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade. Se se tratar de menores viajando desacompanhados, verifique se está levando a autorização judicial e documento original dos menores. Cuidado com as carteiras de identidade emitidas por sindicatos e associações de classe, muito usadas por jornalistas, advogados, economistas, etc: nem sempre elas são aceitas como documento válido de viagem. O mesmo vale para as carteiras de habilitação.

CHEQUE QUAL É O AEROPORTO DE EMBARQUE - Isso parece lógico, mas verifique sempre na sua passagem qual é o aeroporto de embarque.

CHEQUE SUA BAGAGEM DE MÃO - Inocentes canivetes, alicates de unha, faquinhas e outros objetos não passam na bagagem de mão. Ponha nas malas todo obejto perfurante ou cortante que você tenha em sua bagagem de mão.

CUIDADO COM MALAS E ENCOMENDAS - Nunca deixe bagagem desacompanhada no aeroporto e, de forma alguma, aceite pedidos para levar encomendas de desconhecidos.

CHEGUE AO AEROPORTO COM ANTECEDÊNCIA - Para vöos internacionais, chegue com no minimo 2 horas de antecedência da partida do vöo. Nos vôos nacionais, chegue pelo menos 1 hora antes da partida, especialmente se for alta temporada. Procure checar na véspera do embarque se está havendo alguma greve ou paralisação no aeroporto onde você vai embarcar; se isto estiver acontecendo, chegue ao aeroporto com o dobro de antecedência.

CUIDADO COM O EXCESSO DE BAGAGEM - Cuidado para não levar mais bagagem que o permitido - você paga uma fortuna por cada quilo excedente! Nos vôos nacionais, o adulto pode levar até 20 kg. Nos internacionais, depende do destino (consulte seu agente de viagem), sendo que na maioria dos casos é permitido levar 2 malas de 32 kg cada por pessoa.

NÃO FIQUE PARADO A BORDO - Especialmente se o vôo for longo, tome alguns cuidados: use roupas leves e confortáveis, tire os sapatos durante o vôo, ande pelos corredores do avião de vez em quando.

VOCÊ É FRIORENTO? - Então leve um casaco leve em sua bagagem de mão. Às vezes, o ar condicionado a bordo é bem forte.

DECLARE OS OBJETOS IMPORTADOS - Se você estiver levando equipamentos eletrônicos importados para o exterior, é necessário registrá-los na Receita Federal, no próprio aeroporto. Isso vale para máquinas fotográficas, lentes, filmadoras, computadores etc. Não é necessário declarar celular, já que ele sai do Brasil habilitado. Porém, ao adquirir um aparelho celular no exterior, não se esqueça de registrá-lo na alfândega brasileira na sua chegada. Caso contrário, não poderá habilitá-lo no Brasil.

RECONFIRME SEUS VÔOS - Em todas as viagens internacionais, sempre reconfirme seu vôo de volta. Isso pode ser feito a qualquer momento, desde que você já tenha saído do Brasil. Sugerimos que isso seja feito por você mesmo no próprio aeroporto, assim que você chegar ao exterior, ou através de seu agente de viagens receptivo, caso você tenha adquirido um pacote.

BAGAGEM EXTRAVIADA OU DANIFICADA - Não se esqueça que, se sua bagagem tiver sido danificada durante o vôo ou se tiver sido extraviada, a reclamação tem de ser feita no próprio aeroporto, antes de você sair.

DINHEIRO NO EXTERIOR - Evite carregar notas de valores altos. Leve um ou mais cartões de crédito internacionais, mesmo que não pretenda usá-los. Os Travellers cheques são seguros e bem aceitos, mas para trocar é necessária a apresentação do passaporte ou xerox. Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar. Troque o mínimo possível de dinheiro nos aeroportos, pois lá as taxas são maiores que nos bancos e casas de câmbio. procure as casas de câmbio, onde as taxas costumam ser menores.

TELEFONEMAS - Se você ligar do exterior para o Brasil, evite ligar do hotel - é uma fortuna!!! Ligue de telefones públicos. A Embratel oferece um serviço de chamada a cobrar em português nos principais países do mundo. Consulte-nos para saber como acessá-lo. É sempre mais barato, também, usar os cartões telefônicos.

REFEIÇÕES ANTES DOS VÔOS - Opte por alimentos de fácil digestão e refeições leves no dia anterior e durante o vôo.”

(Fonte: http://www.newmon.com.br/dicasdeviagem.htm, data de acesso 10/02/2014)

A maioria dos cânceres da pandemia mundial são evitáveis

Veja como:

“A Organização Mundial de Saúde já soou o alarme: o câncer está se tornando rapidamente uma pandemia global. No seu relatório World Cancer, a agência da ONU observa que a doença provoca uma em cada oito mortes no mundo. Estima-se que 14 milhões de pessoas foram diagnosticadas com câncer em 2012, e até 2032 esse número deve crescer ainda mais, chegando aos 22 milhões.

Os cânceres mais comumente diagnosticados em todo o mundo são o de pulmão, mama e cólon. Também em escala global, os que mais matam são de pulmão, fígado e estômago. Em certas áreas da África e da Ásia, o câncer cervical é a principal causa de morte em mulheres.

O que é câncer?

O envelhecimento e crescimento da população mundial estão no centro da razão do aumento no número de casos de câncer, bem como a disseminação de fatores de risco em países de baixa e média renda. Estes incluem o uso de tabaco, obesidade, falta de atividade física e má alimentação – que, no relatório, caracterizam “um estilo de vida industrializado”, causando aproximadamente metade das mortes por câncer nos Estados Unidos e Europa Ocidental.

Ao mesmo tempo, as taxas de morte por câncer diminuíram em cerca de 20% ao longo dos últimos 20 anos nos Estados Unidos e Europa Ocidental. Isto se deve, em grande parte, a campanhas de prevenção, especialmente à diminuição do tabagismo. O uso desta substância em países com menor renda faz o contrário: que as taxas de mortalidade por câncer aumentem. Outros hábitos que causam câncer comuns no Ocidente, como dietas nutricionalmente pobres e de alto teor calórico que promovem a obesidade, também estão aumentando em lugares com menos renda.

Esses países também têm infraestruturas inadequadas de médicos e saúde pública. Nos países economicamente em desenvolvimento, os cânceres são frequentemente diagnosticados numa fase tardia, quando eliminar a doença não é mais possível. Muitas vezes, as pessoas sofrem por causa de cuidados paliativos ruins. Narcóticos não estão disponíveis para tratamento da condição em mais vinte países, e são difíceis de obter em muitos outros.

Celular e câncer: Grande estudo confirma ligação

O relatório ainda salienta que as organizações internacionais governamentais e não governamentais precisam focar em atividades de prevenção do câncer em países de renda baixa e média. Além disso, esforços de prevenção precisam ser re-enfatizados em países desenvolvidos, como os Estados Unidos.

Como prevenir

O câncer não tem de ser inevitável. Há muito que você pode fazer para reduzir o risco que você corre:

(Fonte: http://hypescience.com/a-maioria-dos-canceres-da-nossa-pandemia-mundial-sao-evitaveis/, data de acesso 10/02/2014)

Receitas saborosas e saudáveis e fáceis de fazer

Abacate recheado com queijo e camarão

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte os abacates ao meio e retire-lhes o caroço.

Remova a polpa cuidadosamente, de forma a não estragar a casca e a manter-lhe o formato.

Misture-a com o sumo de limão, o queijo creme, a maionese e a pimenta.

Obtido um puré suave, misture-lhe os camarões e deite o preparado, à colher, nas cascas de abacate.

Polvilhe com salsa picada.

Sirva fresco decorado com rodelas de limão.”

Felicia Sampaio - Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal

(Fonte: http://www.gastronomias.com/receitas/rec2555.htm, data de acesso 10/02/2014)

Massa Folhada

Menos caloria, mais vida! Uma receita saudável, leve, saborosa, crocante e pouco calórica.

Ingredientes:

Modo de preparo:

“Em uma tigela misture a farinha de trigo e o sal. Complete a xícara de óleo com a água fervente, misture e coloque na tigela com a farinha e o sal. Mexa até ligar e coloque a massa em superfície polvilhada com amido de milho. Sove bem a massa para que ela fique fácil de abrir com o rolo.

Abra a massa em formato de retângulo na espessura de uns 3 mm e, espalhe sobre ela o amido de milho. Enrole a massa, no sentido do comprimento, como um rocambole. Enrole em papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.

Depois, torne a colocar o rocambole na superfície e achate-o com o rolo, abrindo a massa (veja dicas).

Dicas de Mãe:

A massa folhada serve para receitas doces e salgadas.

Abrindo a massa (achatando o rocambole), técnica que formará as “folhas”da massa.

Querendo, faça pasteis assados com recheio de sua preferência. Nesse caso aperte bem a massa em volta do recheio e não nas bordas externas, senão ela não folhará muito.

A massa não cresce.

Caso prefira, faça uma torta forrando com metade da massa uma fôrma untada de aro removível; coloque o recheio de sua preferência e com a outra metade da massa cubra a torta.”

Por Losana - Veja mais receitas com: amido de milho

Por balise42

Mais receitas em: http://www.receitasdemae.com.br/receitas/massa-folhada/#ixzz2ssOTHjVv

(Fonte: http://www.gastronomias.com/receitas/rec2555.htm, data de acesso 10/02/2014)

Corações Folhados Estaladiços com fondue de Chocolate e Menta

Ingredientes:

Modo de preparo:

Para fazer os corações de massa folhada, use uma forma, daquelas de fazer bolachas em forma de coração e recorte corações de massa, todos iguais. Depois, leve-os ao forno entre 10 a 15 minutos até os corações de massa folhada, ficarem dourados e estaladiços. Retire-os e deixe arrefecer. Entretanto, ponha a tablete num prato e leve ao microondas durante 1 minuto e meio para que derreta. Ponha o chocolate numa tigela, junte as natas e o licor e mexa bem para envolver. Sirva o fondue de chocolate e menta, numa tacinha pequena e à volta os corações de massa folhada.”

Sirva com um sorriso, bom apetite!

(Fonte: http://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/tag/massa+folhada, data de acesso 10/02/2014)

Strudel Rápido de Maçã (para duas unidades grandes)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture os ingredientes do recheio (maça, mel, passa e canela). Recheie as massas com a mistura e feche em formato de envelope. Pincele a superfície com a gema e leve para assar em forma untada com margarina por cerca de 20 minutos ou até dourar. Sirva ainda quente!”

Manoela Siewerdt

(Fonte: http://www.tuasreceitas.com.br/click/index/12371011/?site=satolepcook.blogspot.com.br, data de acesso 10/02/2014)