Embelezar


Edição nº 16 - de 15 de Maio de 2003 a 14 de Junho de 2003

Olá Leitores!

Aqui estamos com uma edição trazendo como novidade principal o engajamento de estilistas de moda junto à causas sociais de interesse da saúde da Mulher, um belo exemplo de campanha para conscientizar sobre os fatores de maior morbidade feminina. Trazemos notícias e pesquisas sobre artes e antiguidades, e também dicas para falar com elegância e corretamente os termos que são da área de beleza. Assim a edição 16 espera oferecer-lhe uma boa e útil leitura sobre os outros enfoques do embelezamento e esperamos suas notícias, opiniões, sugestões e críticas. Receba um abraço de Elisabeth Mariano e equipe Embelezar.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

VESTIDOS VERMELHOS PARA CORAÇÕES FEMININOS

Inusitado, e bastante, o projeto americano Vestido Vermelho, que recebeu doações de estilistas famosos, e busca promover maior consciência entre as mulheres, quando o assunto é o coração.

"Uma inusitada coleção de estonteantes vestidos vermelhos de dezenove dos maiores estilistas de moda dos Estados Unidos pretende mexer com os corações americanos. O que chama a atenção é que desta vez o alvo não são os corações masculinos."

"A partir da constatação de que uma em cada três mulheres americanas morre de doenças do coração, o NATIONAL HEART, LUNG AND BLOOD INSTITUTE - NHLB lançou uma campanha visando alertar o público feminino para os riscos das doenças cardíacas. Trata-se do dia do "CORAÇÃO DA MULHER" e do projeto "VESTIDO VERMELHO" que visa conscientizar as mulheres de que elas devem dar ao coração tanta ou mais atenção do que dão aos seios e ao útero.

A campanha foi lançada em fevereiro último, conta com a colaboração de estilistas famosos como: Carolina Herrera, Donna Karan e Nicole Miller. Cada um dos dezenove estilistas doou um modelo de vestido vermelho para o projeto, que conta com uma exposição itinerante, que visitará as maiores cidades americanas, com o intuito de chamar a atenção dos 2/3 das mulheres daquele país, que revelam não saber que correm mais risco com doenças cardíacas do que com doenças tipicamente femininas como o câncer de mama ou do ovário.

Segundo os organizadores da campanha, as mulheres simplesmente desconhecem o fato de que uma em cada três mulheres morre de doença cardíaca, enquanto apenas uma em trinta morre de câncer de mama.

A idéia do projeto é levar o público feminino a controlar os fatores de riscos como obesidade, pressão alta, alto nível de colesterol, diabetes, inatividade e o uso do fumo.

A porta voz do projeto, a professora de cardiologia Susan Bennet, do Centro Médico da Universidade de Georgetown, enfatiza "que a mulher sabe os números que veste e do que calça e agora deve também conhecer os seus outros números pessoais, com o de sua pressão e nível de colesterol".

(texto reproduzido do site http://www.marketingsaude.com.br - edição n° 2 - 22 de abril de 2003, Órgão Oficial da ABMS - Associação Brasileira de Marketing em Saúde)

FEIRA ESPAÇO MULHER ARTES E ANTIGUIDADES

Nos dias 9 e 10 de maio a realização da primeira Feira ESPAÇO MULHER - Artes e Antiguidades alcançou seus objetivos iniciais e já está sendo programada em novas edições em outros salões de evento, para breve . Há uma lacuna neste segmento para que as pessoas possam adquirir peças antigas em ambientes seguros e que saibam a origem das mercadorias. O acervo pessoal do diretor da BONSUCESSO ANTIGUIDADES E ANTIQUÁRIO possue muitas peças exclusivas que são úteis para enobrecer tanto um ambiente residencial como profissional ou comercial, além disso há uma grande variedade de itens para colecionadores. Os móveis alguns datam desde o século 16 dentre outros que são do início do século 20, em estilos império e colonial. E para os que se dedicam ao colecionismo ou querem iniciar sua coleção a variedade de itens antigos e miniaturas encontram muitas opções , que levam do prazer do hobbye ao valor inestimado comercial para venda de coleções completas. Decididamente, o mercado de antiguidades e colecionismo estão em alta como investimento .

Fizemos uma pesquisa no site do Salão de Artes e Antiguidades de São Paulo e encontramos este belo texto que muito elucidará sobre o valor de obter para a decoração móveis e objetos antigos.

BREVE ANÁLISE SOBRE MÓVEIS ANTIGOS

"O móvel é a forma de arte que há séculos vive na casa dos homens e desde sempre representou seu modo de viver, sua história mais íntima. Recentes convenções estabeleceram que se considerem móveis antigos aqueles realizados há pelo menos 100 anos. Denomina-se antigo de estilo e época o móvel executado no período histórico na qual se estabeleceram os elementos estilísticos e estruturais que o compõe e cujas eventuais restaurações não tenham superado 40% da integridade da peça. Outra questão muito discutida é a que tange às cópias. A cópia não é um acontecimento dos tempos modernos, já na Antiguidade, Romanos copiavam Gregos e durante os séculos continuou-se a reproduzir o passado. Aquilo que suscita polêmica é a divisão das cópias em duas categorias: as antigas e as modernas. Alguns estudiosos sustentam que o móvel em estilo possui apenas valor técnico e decorativo. Outros, valorizam a cópia antiga, alegando que mesmo não sendo o estilo da peça reflexo do período real de sua execução, a peça é, para todos os efeitos, antiga. Enquanto a cópia possui um espírito saudosista, o móvel falso é uma armadilha para os menos preparados, não apenas reproduzindo um estilo, mas usando técnicas antigas, materiais velhos e outros artifícios,como pátinas, para fazer com que a peça pareça original. As transformações estruturais são das mais variadas: Cômodas viram pares de criados-mudos, trumeaux viram cômodas e cristaleiras, ou ainda, tábuas de fazenda viram mesas de jantar. Outra transformação à qual devemos atentar é a decorativa. No século passado, por exemplo, muitos móveis maciços foram marchetados, tornando-os mais próximo ao gosto da época. Outro ponto que merece nossa atenção é o que se refere ao neo-estilos do período eclético do final do séc.XIX e início do séc.XX, como Neo-Gótico, a Neo-Renascença, o Neo-Barroco e o Napoleão III, que se inspira no Império. Tais peças adaptam temas arquitetônicos e decorativos do passado em novas estruturas tipológicas. Por exemplo, uma cômoda decorada com arcos agudos e resões pode ser considerada Neo-Gótica. A cômoda é uma tipologia que foi criada em época posterior ao período Gótico. Os móveis desse período têm seu valor artístico e técnico, mas é importante distingui-los dos originais que os inspiram. A partir dessa breve análise já é possível perceber quão complexo e interessante é o mundo das antiguidades e como deve ser minucioso o seu estudo. É muito gratificante para mim, como paulista e como amante da arte antiga, dar esta pequena colaboração ao Salão de Arte e Antiguidades, onde colecionadores e antiquários estarão disponibilizando seus acervos e seu conhecimento para o público, em um evento de grande importância artístico-cultural para a nossa cidade"

(Daniela Juliani Barontini)

NUTRIÇÃO E SAÚDE

Consumo de soja - Estudos revelam que a soja e seus derivados reduzem o risco de câncer de cólon, esôfago, mama, pulmão, próstata, útero e doenças cardiovasculares, osteoporose, Mal de Alzheimer e sintomas da menopausa.

A Isoflavona - substância derivada do concentrado de soja, atualmente, está sendo uma ótima opção para a terapia de reposição hormonal.

Na alimentação, além da soja, também é importante a inclusão de produtos derivados de soja, aliados a diversos outros grãos, frutas, vegetais e legumes para prevenir e proteger o nosso corpo de inúmeras doenças degenerativas, além de retardar o processo de envelhecimento. (pesquisa de Elisabeth Mariano)

QUE TAL FALAR SOBRE BELEZA DE MODO ELEGANTE E CORRETO?

Fizemos uma pesquisa nas dicas do Professor Luiz Antonio Sacconi, em seu livro intitulado l000 Erros de Português (Nossa Editora,1990)

As mulheres se maquiam ou se maquilam?

Fazem as duas coisas. São variantes: maquiar e maquilar, maquilagem e maquiagem, maquiador e maquilador. Use as que lhe forem mais simpáticas.

As mulheres usam manicure e pedicure?

Não. As mulheres usam manicuro e pedicuro (se for homem), ou manicura e pedicura (se for mulher). Na verdade, ninguém usa manicure nem pedicure.

Uma pessoa pode ter olheira?

Não. Uma pessoa pode ter olheiras (sempre no plural) assim, como óculos, cócegas, suspensórios, picles. Por isso, use sempre desta forma:

Ela amanheceu com profundas olheiras. (E não: com profunda olheira).

Não tenho cócegas na planta dos pés. (E não: Não tenho cócega na planta dos pés.)

Meus suspensórios são importados. (E não: Meu suspensório é importado.)

Aqueles picles são gostosos. (E não aquele picle é gostoso.)

Minha filha está magérrima!

Mas a minha está melhor: macérrima! O povo diz magérrimo, magérrima, por influência do magro, mas o correto mesmo é macérrimo, macérrima.

Posso usar xortes ?

Na praia, no clube, em casa, em qualquer lugar use quando quiser: xortes. Sempre no plural, assim como bermudas, cuecas, óculos, ceroulas e calças: os xortes, meus xortes etc. Por isso, ponha os óculos, pegue estas bermudas e estas cuecas, e veja se não são as ceroulas ou calças de seu pai...

Posso mascar um chicletes ?

Só depois de tomar um chopes e comer um pastéis...

Um chiclete, e não um chicletes, assim como um clipe, um drope, e não: um clipes, um dropes.

Como escrever checape ou check-up?

Num texto em português, escreva checape; num texto em inglês, use check-up.

Eis outros aportuguesamentos interessantes: Chique, copirraite, cachê, cuver, desaine, desáiner, dópingue, pedigri, dossiê, dublê, márquetim, milquexeique, quetechupe. Alguns são, de fato, estranhos, mas só à primeira vista...