Embelezar


Edição nº 166 - de 15 de Novembro de 2015 a 14 de Dezembro de 2015

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Idosos e idosas tornam-se alvos da moda e da cosmética

Estima-se que em 2050, o Brasil triplicará a população de idosos, terá 30% da população com idade acima de 60 anos. Ou seja, cada vez mais é necessário que profissionais nos mais diversos segmentos da sociedade precisam se especializar no atendimento a “terceira idade”, que está se tornado cada vez mais participante, atuante exigente, e “tem dinheiro para pagar”!

Atualmente, já coleções de moda destinada a homens e mulheres (idosos/idosas) que querem estar dentro dos padrões de elegância, cuja deve estar mais adequada ao porte físico e estilos, além disto, a área de produtos cosméticos também fatura mais, indicando produtos para realçar a beleza, de modo que possam fazer sucesso em seus momentos de lazer: ocorrem bailes, festas com desfiles, jantares com lançamentos de produtos e sorteios, viagens turísticas, serviços de hotelaria apropriado, onde esse público passa a ser mimado cada vez mais.

Daí a necessidade de que cabeleireiras e esteticistas, massagistas. e maquiladoras, manicures e podólogas todas tenham que se especializar de algum modo, e, principalmente no atendimento, mais personalizado. Pra que ocorra uma roupa adequada na escolha em lojas também é necessário ter paciência, é uma venda que demora um pouquinho mais, mas a clientela é leal e sai de lá indicando outras amigas e amigos de seus clubes de terceira idade, para que frequentem sua loja, pois foram muito bem atendidos. Recorde-se é um público que quer ser muito bem atendido. Fica a dica!

Entregamos esta edição na expectativa de que aprecie a seleção de notícias e pesquisa que fizemos para você. Cordial abraço, Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Moda terceira idade - algumas dicas valiosas (*)

(*) Trecho extraído de “moda para a terceira idade – dicas de estilo para curtir a melhor idade!

(Fonte: http://www.fashionbubbles.com/destaque/moda-para-a-terceira-idade-dicas-de-estilo-para-curtir-a-melhor-idade/, data de acesso 11/11/2015)

Creme para câncer de pele pode melhorar aparência de rugas, sugere estudo

Exposição excessiva ao sol pode causar o aparecimento de rugas

Um creme usado para tratar lesões pré-cancerosas da pele também reverte sinais de envelhecimento, revelou estudo de cientistas americanos.

Além de remover protuberâncias suspeitas de pele danificada pelo sol, a droga fluorouracil melhora a aparência de rugas, manchas escuras e olheiras.

Pacientes com ceratose actínica pré-cancerosa (manchas que se distinguem do bronzeado por só desaparecer por cirurgia ou tratamento químico) podem esperar, como efeito colateral do tratamento, ter uma pele com aparência mais jovem, de acordo com artigo escrito pelos pesquisadores emArchives of Dermatology.

Os especialistas advertem, contudo, contra o uso da droga para finalidade exclusivamente cosmética, dizendo que ela pode causar forte reação na pele.

O tratamento encoraja o organismo a produzir pele nova saudável ao danificar deliberadamente a camada mais externa da pele, assim como ocorre em peeling químico e tratamento com laser.

Testes

Em testes realizados com 21 voluntários portadores de ceratose actínica e pele danificada por exposição ao sol, os cientistas aplicaram creme com fluorouracil duas vezes ao dia por duas semanas e verificaram uma melhora significativa na pele, com a remoção de manchas pré-cancerosas e a reversão de alguns sinais de lesões causadas pelo sol.

A equipe de cientistas liderada por Dana Sachs, da Escola de Medicina da Universidade de Michigan em Ann Arbor, disse: "Sem dúvida, haverá pacientes que desejam uma terapia como a aplicação de fluorouracil para finalidades cosméticas dado o custo relativamente baixo desta terapia em comparação ao uso de laser."

Sachs acrescentou que ela, "contudo, pode não conseguir o mesmo grau de melhoria" atingido com o tratamento de rugas com laser.”

CIÊNCIA Atualizado em 17 de junho, 2009 - 06:42 (Brasília) 09:42 GMT

(Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2009/06/090617_cancerrugasg.shtml, data de acesso 11/11/2015)

31 de outubro é também o dia do SACI. Vamos festejar de uma perna só?

Por Elzane Santos

Recebemos a informação que hoje é comemorado o dia do SACI em nossas atualizações no Facebook. Os amigos e parceiros da FAN/FGV postaram o conteúdo e vamos reproduzir aqui.

Valeu galera FAN/FGV!

Faz parte do nosso Folclore Brasileiro! Dia do Saci Pererê

Um pouco sobre o Saci… É bom descobrir coisas novas…

O Saci é um personagem brasileiro mitológico que habita o imaginário popular brasileiro.

Quando surgiu, o saci foi representado por um curumim2 endiabrado, de uma perna só e de rabo. Suas traquinagens tinham como objetivo atrapalhar a entrada dos intrusos na mata, ou seja, no território indígena. Era provavelmente uma forma encontrada pelos nativos de resguardar seu território da invasão dos indesejados homens brancos.

A figura original do Saci – garoto índio – sofreu alterações por ocasião da inserção, na cultura brasileira, de elementos africanos e europeus, trazidos para cá pelos negros escravos importados da África e pelos colonizadores.

Ao chegarem a terras brasileiras trazendo seus próprios mitos e difundindo-os entre os que aqui habitavam, africanos e europeus provocaram uma mescla de características das três culturas, assim, a lenda do saci ganhou elementos novos.

O Saci se transformou em um garoto negro de características físicas africanas. Alguns acreditam que a ausência da perna se deveu a uma perda sofrida em uma disputa de capoeira, luta praticada pelos negros africanos. Também ganhou um cachimbo, típico dos costumes africanos. Da cultura européia ganhou um elegante barrete vermelho que reza a lenda, é a fonte de seus poderes mágicos.

Conclusão

Apesar de todo o encanto dessa lenda e desse personagem. Mesmo com a resistência em alguns lugares da cultura de contar histórias, o que se percebe hoje é a desvalorização da cultura oral e o enfraquecimento desses costumes a cada dia.

Alguns fatores, porém têm contribuído para que o Saci não se apague da memória de nosso povo e facilitado o acesso de mais pessoas a essa lenda que integra o patrimônio literário e cultural brasileiro.

Graças à criatividade de escritores brasileiros como: Maurício de Souza, Monteiro Lobato e Ziraldo, esse personagem viajou do campo para as grandes metrópoles e até mesmo para o exterior através de suas obras.

Monteiro Lobato, escritor conhecido do público infantil, foi o primeiro a lembrar o Saci. Nas décadas de 1970 e 1980 o personagem apareceu nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo e o personagem ficou conhecido em todo o País. Este é, talvez, o escritor que mais difundiu esse personagem, primeiro através da obra escrita e depois através da obra televisionada, que hoje tem alcance internacional, levando nosso personagem ao conhecimento do mundo.

Maurício de Souza, criador da turma da Mônica, também incluiu o Saci nas suas histórias em quadrinho, principalmente nas do personagem Chico Bento, que é um matuto da roça. Outro que imortalizou o Saci em sua obra foi Ziraldo com a criação da turma do Pererê, que também alcançou as telas da televisão.

Além do impulso dado pela literatura, outro fato importante foi a criação, em 2005, pelo governo brasileiro, do dia nacional do Saci, que deve ser comemorado dia 31 de outubro. Essa idéia surgiu com o intuito de minimizar a importância que se dá à comemoração do dia das bruxas3, reduzindo assim, a influência de culturas importadas e favorecendo a valorização da cultura e do folclore nacionais.

Por Graciela Minuzzi

(Fonte: http://www.espalhai.com.br/2012/10/31-de-outubro-e-tambem-o-dia-do-saci-vamos-festejar-de-uma-perna-so/, data de acesso 07/11/2015)

Mechas Ombré Hair: 60 fotos incríveis para inspirar!

Por Isabella Moretti - 30 de março de 2015 às 14:57

As mechas ombré hair, californianas e texanas são técnicas que permitem mudar a aparência dos cabelos e deixá-los mais iluminados do que nunca. Não se trata apenas de descolorir os fios, afinal, cada procedimento tem um resultado diferente e consegue valorizar o look sem criar um efeito artificial. Já faz alguns anos que as mechas loiras não são mais as mesmas. Elas foram totalmente repaginadas e não se limitam mais às tradicionais luzes, que ressecam e detonam o cabelo. As novas técnicas combatem o efeito chapado da coloração e são capazes de rejuvenescer a aparência.

Ombré Hair

Os cabelos mais solicitados no salão de beleza são as populares mechas Ombré Hair, este procedimentos nos cabelos ganhou mesmo o gosto das mulheres! Esta é uma tendência que chegou muito forte no Brasil e cada vez mais ganha novas adeptas. Os fios ganham um tom degradê bem suave, onde a cor mais clara prevalece nas pontas.

Continua com as diferenças entre as mechas californianas, texanas e ombre hair.

(Fonte: http://www.muitochique.com/cabelo/californianas.html, data de acesso 07/11/2015)

Cuidados na moda para idosos

Escolher roupas e calçados próprios para a terceira idade é o ideal para evitar acidentes

As datas comemorativas sempre vêm acompanhadas de uma dúvida: o que dar de presente. A próxima é o Dia da Vovó, comemorada em 26 de julho, e quem quiser presentear com roupas ou calçados deve se atentar a alguns cuidados. Com a idade vem a dificuldade de locomoção e as quedas. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que as quedas são as principais causas de morte acidental em pessoas com mais de 65 anos.

Segundo o SUS, cerca de 75% dos acidentes com idosos acontecem dentro da própria casa. Estima-se que 30% das pessoas acima de 65 anos sofram de quedas ao menos uma vez por ano no Brasil e 34% das quedas geram algum tipo de fratura. No trajeto quarto-banheiro, principalmente à noite, acontecem 46% das “fraturas domiciliares”.

Por isso, é preciso tomar cuidado, principalmente, com os calçados usados pelos idosos. Na hora de escolher o presente, optar por calçados antiderrapantes, que ajudam a evitar a queda, é a melhor alternativa. Assim como em roupas que sejam mais adequadas para as dificuldades dos idosos.

Segundo artigo do Portal do Envelhecimento (portaldoenvelhecimento.org.br), com fonte na Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico), o estudo “Idoso, moda e sedentarismo: possíveis relações”, publicado em 2009 na revista Arquivos em movimento, aponta que uma moda direcionada exclusivamente ao público idoso ainda é praticamente inexistente. Nele, os autores Murilo Cabral Gomes e Silvia Agatti Lüdorf, explicam que as modificações que ocorrem no organismo, bem como o sedentarismo, são potenciais fatores para as eventuais limitações físicas e funcionais que acometem os idosos. E que tais limitações acabam se refletindo no modo de se vestir dessa população, que privilegia o caráter funcional das roupas.

Entre as alterações corporais nos idosos, o estudo destaca: a perda progressiva de massa magra, aumento da proporção de gordura corpórea, decréscimo de estatura, aumento na gordura abdominal, diminuição da quantidade de água no organismo, diminuição do tecido gorduroso dos braços e pernas – e aumento no tronco –, os passos se tornam mais curtos e lentos e o tronco tende a flexionar-se para proporcionar estabilidade.

Os autores mostram que todas essas mudanças no organismo podem tornar o idoso dependente de outras pessoas, ou de algum tipo de assistência, na realização de atividades simples do dia-a-dia como sentar, deitar, levantar-se e nos cuidados com a higiene corporal, como tomar banho e vestir-se.

Diante dessas limitações, o estudo mostra que os idosos acabam privilegiando roupas e assessórios mais fáceis de colocar, retirar e interagir. Entre os homens, por exemplo, há preferência por blusões de botão ao invés de camisas de malha – relacionada à perda de flexibilidade nos membros superiores, necessária ao ato de vestir a camisa pela cabeça, com elevação dos braços. Já entre as mulheres, nota-se a preferência pela utilização de calças e vestidos mais maleáveis, leves e soltos no corpo, com facilidade de colocar, retirar e se mover – já que as articulações se encontram mais rígidas.

“Com tantas alterações decorrentes do envelhecimento, a moda representa algo muito mais importante para os idosos que meramente a escolha de roupas, e deveria merecer mais atenção devido às razões apontadas. Uma roupa adequada poderia representar ganhos não só na qualidade de vida do idoso, como na sua representação na sociedade”, acreditam. “Com o aumento no número de idosos, torna-se premente a necessidade de se pensar em uma moda que lhes permita, além de se comunicarem e participarem da estrutura da sociedade, uma maior funcionalidade”, dizem os autores. “Na Alemanha, um país onde a concentração de idosos é reconhecidamente alta, por exemplo, a primeira loja de roupas destinada aos idosos foi inaugurada em 2005”.

Felizmente, começam a surgir iniciativas voltadas para o público idoso no mercado brasileiro.

Com mais de 22 anos de experiência no tratamento e cuidado de idosos no Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (Ciai), a empresária Vanda Calgaro criou em agosto de 2010 a Sharisma (http://www.sharisma.com.br) – uma inovadora grife de roupa voltada aos idosos ativos e independentes ou com necessidades especiais. Composta por peças patenteadas, com o objetivo de garantir a qualidade e características originais do produto, a coleção Sharisma é formada por uma ampla variedade de artigos que inclui roupas para dormir, vestidos, calças, blusas, camisas e casacos com modelagens e tamanhos especiais.

A grife para a terceira idade se preocupou em pesquisar tecidos, aviamento e complementos que melhor se adaptam as necessidades da terceira idade, levando-se em conta saúde (tecidos antialérgicos), segurança (botões e complementos que não se soltam facilmente) e mobilidade (modelagens especiais e com aberturas que facilitam a troca). Além disso, as peças são desenvolvidas dentro das últimas tendências da moda.

A coleção Sharisma é formada por uma ampla variedade de artigos, que inclui roupas para dormir, vestidos, calças, blusas, camisas e casacos com modelagens e tamanhos especiais. Há mais de 15 opções de calçados femininos e masculinos. Para as vovós, há chinelos e sapatilhas. Um exemplo é o chinelo atoalhado Jacquard na cor vermelha com solado especial emborrachado e lavável em máquina.

Ainda na linha feminina, outra opção é a sapatilha jeans com flor de cetim vermelha e elástico na parte de trás, indicada para idosos que necessitam de praticidade e conforto. Como opção de roupas para as idosas, a Sharima tem a blusa de manga longa em ribana vermelha, com decote canoa e detalhe com gripuer, abertura total nas costas e fechamento em botões de pressão. Indicada para idosos com restrições motoras, a peça tem um excelente caimento e é fácil de vestir.

Também há o poncho de microfibra, com zíper frontal na gola, comprido na frente e curto na parte de trás. Disponível em várias cores, é ideal para idosas que utilizam cadeira de rodas e tem mobilidade restrita. É fácil de vestir, pois é aberto dos dois lados. Além das peças femininas, a Sharisma também possui roupas e calçados para os vovôs, como o chinelo em plush cotelê marrom com solado especial emborrachado e lavável em máquina. Calças, camisas, bermudas, pijamas e moletons são opções de roupas.

Todas as peças podem ser encontradas na loja da Sharisma, que fica na Praça Amadeu Amaral, 94 – Bela Vista, São Paulo (SP), e também na loja virtual http://www.sharisma.com.br. A grife ainda oferece serviço em domicílio, onde um profissional vai até a casa do idoso.

Fontes: Conecte Comunicação - conectecomunicacao.com.br

Portal do Envelhecimento - Moda específica para idosos quase não existe

http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/comportamento/moda-especifica-para-idosos-quase-nao-existe.html

(Fonte: Publicado no Portal da Família em 21/07/2011 http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo901.shtml, data de acesso 07/11/2015)

Palitinhos assados de gergelim e linhaça

Estes palitinhos são muito fáceis de fazer e quebram um galho na hora do lanchinho... Ótima opção para as crianças.

Receita por Ser Vegana (servegana) em 16/10/2014

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture os ingredientes até obter uma massa homogênea, que desgruda das mãos (se precisar, acrescente mais farinha ou mais água). Com um rolo, abra a massa, aos pedaços, até que fique muito fina. Corte em tirinhas. Coloque-as numa assadeira (não precisa untar) e leve ao forno a 180°C até que dourem levemente.

(Fonte: http://www.menuvegano.com.br/article/show/1902/palitinhos-assados-de-gergelim-e-linhaca, data de acesso 07/11/2015)

Chips de abobrinha com parmesão

Eu já havia testado essa receita cortando a abobrinha em forma de palitos (veja aqui). O sabor ficou sensacional desde o primeiro teste, mas a textura não ficou tão crocante como eu esperava. Dessa vez resolvi cortar a abobrinha em rodelas finas e deu muito certo! Ficou maravilhosa!!! A melhor receita de abobrinha da minha vida!!!

É importante dizer que se você não tiver uma assadeira antiaderente ou um tapetinho de silicone vai ser bem complicado dela não grudar. Da primeira vez fiz com papel alumínio untado e mesmo assim o queijo grudou um pouco.

Eu temperei a abobrinha do mesmo jeito de anteriormente, só não coloquei orégano porque esqueci (veja aqui a receita do tempero). Passei as rodelas no queijo parmesão ralado (de saquinho mesmo). Coloquei na assadeira e levei ao forno em 200ºC. Quando dourou por cima eu virei as rodelinhas e deixei mais uns minutos no forno. Ficou incrível!!!! Quero comer isso todo dia!!!

(Fonte: http://www.panelaterapia.com/2015/08/chips-de-abobrinha-com-parmesao.html, data de acesso 07/11/2015)

Sopa de cebola - receitas rápidas de fazer

Escrito por Rosi Feliciano

A grande maioria das pessoas que esta acima do peso sonha em emagrecer de forma rápida, com isso as sopas vem se tornando cada vez mais comuns nos cardápios das dietas de centenas de brasileiros.

Você pode facilmente acrescentar qualquer uma das sopas a sua alimentação diária sem que ocorram restrições nos alimentos. O ideal é consumir um prato de sopa no início da refeição a sopa transmite conforto e satisfação, reduzindo as chances de ingerir comida em excesso. Ou seja, comendo sopa como prato de entrada suas chances ingerir alimento em excesso é praticamente zero.

Comer cebola emagrece?

Se você quer emagrecer, a cebola é um ótimo aliado para quem quer perder aqueles quilinhos extras. A Cebola ajuda a regular o funcionamento do estomago, é altamente diurética e estimula os rins a liberarem toxinas e líquidos ruins e acelera o funcionamento intestinal.

Quantas calorias tem a Cebola?

100 gramas de cebola cozida têm em média 49 calorias.

Benefícios da cebola para sua saúde:

Você gosta de cebolas cruas saiba que ela incentiva a produção de colesterol bom (HDL), mantendo assim o seu coração saudável;

Cebola elimina os radicais livres, reduzindo assim o risco de desenvolver úlceras gástricas;

As cebolas contêm crómio, o que ajuda a regular o açúcar no sangue;

Benefícios anti-inflamatórios

Proteção contra o câncer - pesquisas comprovaram sua eficiência para reduzir o nosso risco de vários tipos de câncer, mesmo quando consumi-lo apenas em quantidades moderadas.

Coma cebola para desintoxicar:

Cebolas contem uma variedade de compostos orgânicos como o enxofre que proporcionam benefícios para a saúde.

Aminoácidos contendo enxofre são encontrados na cebola, bem como alho e ovos.

Estes aminoácidos específicos são chamados de metionina e cistina entre outras coisas, eles são muito bons para desintoxicar o corpo de metais pesados.

Na verdade, eles são capazes de agarrar-se a mercúrio, cádmio e chumbo e joga-los para fora do nosso corpo.

Vitamina C que esta na cebola, é excelente para desintoxicar o corpo e é eficaz na remoção de chumbo, arsênico e cádmio. Assim, o aumento do consumo de cebola pode ajudar o corpo a se livrar desses metais nocivos.

Sopa de cebola com queijo parmesão

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o óleo deixe esquentar;

Junte a cebola em rodelas, deixe fritar, mexendo sempre, sem deixar escurecer;

Adicione os tabletes de carne e os 5 copos de água fervendo, deixe cozinhar em fogo brando por aproximadamente 15 minutos;

Dissolva a maizena no copo de leite e misture devagar, mexendo sempre;

Coloque o queijo parmesão e prove para acertar o sal, se necessário;

Quando ferver estará pronta.

(Fonte: http://dieta.blog.br/receitas-diet-e-light/54-sopa-de-cebola-7-receitas-de-sopa-de-cebola-rapidas-de-fazer, data de acesso 07/11/2015)

Tiramisu de panetone

By Beecreative | dez 1, 2013 | Doces, Receitas italianas

O Natal está chegando e nesta época não pode faltar o doce mais típico milanese deste período: o panetone. Perfeito no café da manhã, ótimo com o chá da tarde e guloso para terminar uma refeição aquecendo ele no forno.

Se você também tem esta paixão no Brasil, você já experimentou o tiramisu de panetone? Mamma mia! Veja como preparar:

Ingredientes:

Modo de preparo:

Comece preparando o creme de mascarpone: pegue os 3 ovos e separe as claras das gemas. Num recipiente adicione metade do açúcar e as 3 gemas, bata tudo até virar um composto homogéneo e cremoso. Adicione ao composto o mascarpone e misture tudo novamente, reserve.

Monte as claras com o açúcar restante e adicione tudo muito delicadamente ao creme de mascarpone. Coloque o creme na geladeira enquanto você corta o panetone em 4 partes iguais.

Prepare o panetone seguindo esta ordem: regue um pouco cada fatia com o café, adicione um pouco do creme e cubra com um pouco de chocolate em pó, siga esta ordem com todas as fatias e no final cubra todo o panetone com o creme restante e bastante chocolate em pó.

Qual vinho combinar? Nós acompanhamos com um vinho licoroso 100% casta Zibibbo mas vai muito bem também com espumantes doces como o Brachetto ou o Moscato d’Asti.

(Fonte imagem: http://www.agrodolce.it/ricette/tiramisu-al-panettone/)
(Fonte: http://pecadodevinho.com/panetone/, data de acesso 07/11/2015)