Embelezar


Edição nº 172 - de 15 de Maio de 2016 a 14 de Junho de 2016

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Como está a beleza da sua saúde?

Quem está saudável está com aparência bonita e feliz. Possui bom humor e sabe se relacionar bem com as outras pessoas. A dor é algo incapacitante, principalmente, aquela que nos obriga a “ter que parar de ganhar o pão de cada dia”.

Procuramos observar a saúde de algumas profissionais em varias áreas da beleza, e sem dúvida, há que se enfrentar algumas barreiras para que encontrem uma melhor qualidade de vida. Ainda faltam estudos ergonômicos para as várias procissões da beleza, pois a postura diária de um/uma cabeleireiro/a, não é a mesma de um/a esteticista, ou de um/a massagista, dente outras especialidades.

Por isto trazemos as informações iniciais sobre “as dores musculoesqueléticas” para que você fique antenado em priorizar a sua própria saúde.

Nossas pesquisas desta edição podem servir de alguns alertas a debates, assim objetivamos.

Recebam nosso carinhoso abraço, Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Profissões da área da beleza que mais sofrem dores

Problemas na coluna afetam mais da metade dos profissionais da beleza

Seja por vaidade ou por necessidade, de tempos em tempos todo mundo vai a um salão de beleza. Mas enquanto profissionais dessa área cuidam de seus clientes, acabam descuidando da própria saúde.

Testes realizados pelo Instituto de Ortopedia do HC revelam que 59% dos cabeleireiros sentem dor na coluna vertebral

Seja por vaidade ou por necessidade, de tempos em tempos todo mundo vai a um salão de beleza. Mas enquanto profissionais dessa área cuidam de seus clientes, acabam descuidando da própria saúde. Estudo feito no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, revela que 59% dos profissionais testados sofrem com dores na coluna, 47% nos membros superiores e 27% nos membros inferiores.

Horas de pé não sobrecarregam tanto as pernas quanto escovar os cabelos da clientela. Há uma maior incidência de dores na coluna e nos braços do que nos membros inferiores, e são as mulheres as que mais se queixam, “talvez por serem maioria na profissão”, diz a fisiatra Júlia Greve.

As dores nas costas e de membros superiores não têm relação com o peso e índice de massa corporal, mas estão relacionadas ao sedentarismo. Os profissionais que praticam alguma atividade física sentem menos dor, em comparação aos indivíduos que não fazem exercício.

O número de horas trabalhadas na semana também influencia nas dores músculo-esqueléticas sentidas por cabeleireiros e manicures. Os que trabalham mais que 50 horas semanais sofrem mais dores. A lombar e os ombros também sentem o peso dos anos de profissão, os profissionais que estão no mercado a mais de quatro anos se queixam mais que os iniciantes.

“A pesquisa feita com profissionais da área aponta para a ergonomia da atividade (tempo de trabalho e movimentos utilizados e repetitivos) como um fator importante na origem das dores músculo-esqueléticas referidas (coluna e membros superiores) e também a falta de um programa de exercícios adequados às necessidades específicas da profissão, visto que ainda que a atividade física diminua a queixa de dor, não previne completamente”, conclui Júlia.

(Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2011/julho/problemas-na-coluna-afetam-mais-da-metade-dos-profissionais-da-beleza, data de acesso 10/05/2016)

Mulher sofreu AVC após ida ao cabeleireiro. Caso inédito muda regras

Mundo EUA 19:10 - 06/03/16

Por Anabela de Sousa Dantas

Qualquer pessoa que tenha estado mais do que um quarto de hora sentada na cadeira para lavar o cabelo sabe o desconfortável que se torna para o pescoço. Mas será que sabe até que ponto pode ser perigoso em certas circunstâncias?

Elizabeth Smith, de 48 anos de idade, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) oito dias depois de ir ao cabeleireiro, em dezembro de 2013. Os dois eventos estão, surpreendentemente, relacionados graças a uma doença rara chamada insuficiência vertebrobasilar.

A mulher, natural de San Diego, na Califórnia, esteve num salão de beleza para arranjar o cabelo e permaneceu – como qualquer pessoa faz em cabeleireiros – cerca de 10 minutos sentada na cadeira para lavar e pintar o cabelo.

Foram esses 10 minutos que colocaram Elizabeth em risco de vida. Oito dias depois começou a sentir fraqueza no braço e na perna esquerdos e mais tarde sofreu o AVC, tudo por causa da posição do pescoço na cadeira, relata a ABC10 News.

O que é a insuficiência vertebrobasilar?

A insuficiência vertebrobasilar, também conhecida como 'beauty parlour syndrome' ('sindrome do salão de beleza'), acontece quando a circulação sanguínea diminui na parte posterior do cérebro. Quando o fluxo sanguíneo a esta zona do cérebro é inadequado, pela oclusão da artéria vertebral, a pessoa pode manifestar vários sintomas neurológicos: desde vertigens, desmaios ou enjoos a uma trombose.

Os médicos indicaram que o tempo que Elizabeth esteve com o pescoço dobrado para trás (para lavar e pintar o cabelo) causou uma hiperextensão o que, por sua vez, causou a oclusão da artéria vertebral e a formação de um coágulo, que levou, mais tarde, ao AVC.

Cabeleireiros mais alerta após caso de Elizabeth

Elizabeth sobreviveu, mas continua a batalhar com problemas de equilíbrio, força, visão, sendo a principal preocupação dos médicos a possibilidade do coágulo no seu cérebro se mover, que poderá ser fatal.

A mulher continua numa batalha legal contra o salão de beleza, alegando que a cadeira não tinha o suporte adequado para o pescoço mas o proprietário do espaço nega as acusações.

O caso de Elizabeth está a servir para alertar para este tipo de situações. A publicação entrevistou um cabeleireiro que, ao tomar conhecimento deste caso, adaptou as cadeiras e a bacia para lavar o cabelo, assim como também implementou o hábito de perguntar aos clientes se têm problemas de pescoço.

Sublinhe-se que os especialistas indicam, por exemplo, que pessoas com artrite no pescoço ou arteriosclerose devem evitar dobrar o pescoço desta forma. No cabeleireiro podem pedir, por exemplo, para lavar o cabelo com a cara para baixo.

Partilhe esta notícia com os seus amigos.

(Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/550357/mulher-sofreu-avc-apos-ida-ao-cabeleireiro-caso-inedito-muda-regras, data de acesso 10/05/2016)

Audiência pública debateu a regulamentação e segurança dos profissionais de estética

Da Redação: Larissa Leão

Audiência pública realizada nesta sexta-feira, 29/4, na Assembleia Legislativa, teve como tema a segurança relacionada à profissão das esteticistas. Durante a reunião, discutiu-se a importância da regulamentação do PL 763/11, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Técnico e Tecnólogo em Estética no Estado.

O PL já teve parecer favorável nas comissões temáticas e agora aguarda votação em plenário. De acordo com Giannazi, todos ganham com a regulamentação, tanto o profissional como o consumidor. "Vamos garantir mais segurança, mais higiene e sobre tudo mais saúde", frisou o parlamentar. Por isso, ele ressalta, o projeto tem como objetivo reconhecer esses profissionais, oferecendo direitos trabalhistas, espaço e garantias.

Entre os convidados, estiveram Elisabeth Mariano, diretora do Espaço Mulher, e Sandra Lúcia Bovo, presidente da Febrape (Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas) e da Asetensp (Associação das Esteticistas Técnicas e de Nível Superior do Estado de São Paulo). Elas abordaram também a regulamentação e segurança das mulheres empresárias e profissionais liberais.

A propósito, o detetive Edson Frazão, presente à reunião, ressaltou que as mulheres são as principais vítimas de assalto e abuso. As esteticistas, por trabalharem sozinhas em suas cabines, estão mais vulneráveis a delitos. Desse modo, ele prescreveu regras básicas de segurança no cotidiano dessas mulheres, como a atenção constante e equipamentos para monitoramento eletrônico, como sistema de filmagens por meio de câmeras, bem como a contratação de pessoas especializadas na anti-espionagem.

Também participaram da audiência a psicóloga Adriana Silveira Simões e a multiterapeuta Lou de Olivier, que palestraram sobre segurança para o livre exercício das profissões.

Sandra Lúcia Bovo, presidente da Febrape (Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas) e da Asetensp (Associação das Esteticistas Técnicas e de Nível Superior do Estado de São Paulo)

(Fonte: http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=371411)

I Audiência Pública 2016, e I Seminário de Estudos

Espaço Mulher e Espaço Homem – 2016.

A equipe de jornalismo e da TV ALESP fizeram entrevista com Deputado Giannazi sobre o estágio já quase no final para a regulamentação estadual do PL das Esteticistas,. E, também entrevistaram a Prof.ª Elisabeth Mariano e a Sr.ª Sandra Bovo.

TEMA GERAL: “É PRECISO MAIS SEGURANÇA PARA O LIVRE EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES?”

Dia 29 de abril de 2016, das 14h00 às 18h00, no Plenário Tiradentes, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Agradecimentos iniciais para abertura do evento, feitos por sr. Rubens Carsoni, assessor do gabinete Exm.º Deputado Estadual Prof. Doutor CARLOS GIANNAZI (PSOL).

Saudações: Prof.ª Mestra ELISABETH MARIANO: Jornalista e publicitária, autora e fundadora, e diretora de ESPAÇO MULHER e ESPAÇO HOMEM, e EMBELEZAR.

Palestras e palestrantes

Abertura das entidades profissionais e esteticistas, promovida pela presidenta da FEBRAPE e ASETENSP – Prof.ª Sandra Bovo, demonstrando tudo o que foi feito em prol das entidades com autoridades para solucionar as questões e pendencias em torno da categoria e visando a regulamentação profissional, com arquivo de toda a documentação contendo todas as cópias de denúncias e mensagens, recebidas das providências e pendências junto as autoridades e representações de lideranças.

Palestra: AS REGRAS ESSENCIAIS DE SEGURANÇA NO COTIDIANO DAS MULHERES EMPRESÁRIAS E PROFISSIONAIS LIBERAIS.

Palestrante: Detetive particular e professor EDSON FRAZÃO presidente do grupo Detetives Brasil e vice presidente da ADJISP (atua há mais de 20 anos em investigação particular).

Palestra: AS OBSERVAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS MENTAIS OU FÍSICAS, E PARA O TRABALHO DE SEUS TERAPEUTAS E EDUCADORES.

Palestrante: Multiterapeuta LOU DE OLIVIER - Psicopedagoga, Psicoterapeuta, Especialista em Medicina Comportamental, Bacharel em Artes Cênicas e Artes Visuais.

Palestra: FALTA SEGURANÇA PARA MULHERES QUE ATENDEM AS POPULAÇÕES VULNERÁVEIS?

Palestrante: Psicóloga ADRIANA SILVEIRA SIMÕES. Estudou psicologia e serviço social com especialidade em dependência química feminina. Trabalha voluntariamente como gestora na Ong “CASULO Mulheres” e “SOS Aldeias Infantis”.

Palestra: A SEGURANÇA NECESSÁRIA PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL E LEGAL, E, COM RESPEITO A CATEGORIA DAS ESTETICISTAS NO PAÍS.

Palestrante: Prof.ª SANDRA LÚCIA BOVO - Presidenta da FEBRAPE e da ASETENSP, e incentivadora da aprovação de PLs federal e estadual para regulamentação da categoria de Estética. Depoimentos sob coordenação da Prof.ª Sandra Bovo com suas colegas associadas a Febrape e Asetensp.

17h10- 17h50- Depoimentos SOBRE O TEMA de outros representantes de Instituições classistas, de ONGs religiosas, educacionais etc.

Em comemoração:

Aos 13 anos de FEBRAPE, e aos 11 anos de ASETENSP, e, em apoio a aprovação do PL Estadual n° 763/11 e do PL Federal n° 959/03. http://febrapeestetica.blogspot.co.id e https://pt-br.facebook.com/FebrapeFederacaoBrasileiraDosEsteticistas

E, aos 30 anos de criação autoral, e aos 29 anos de implementação de ESPAÇO MULHER, e, aos 2 anos de Blog ESPAÇO HOMEM. E, a criação autoral e de marca há 28 anos, de EMBELEZAR. E 15 anos de autoria e desenvolvimento do Portal ESPAÇO MULHER Informa... http://www.espacomulher.com.br e http://espacohomem.inf.br

E referenciando o Dia 30 de abril - DIA NACIONAL DA MULHER

Lei nº 6.971, de 9 de junho de 1980. HOMENAGEM A JERÔNIMA MESQUITA: uma enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil. Ela participou da fundação da Cruz Vermelha no Brasil. Em 1919. fundadora do Movimento Bandeirante, dedicou sua vida ao Bandeirantismo e foi homenageada com o título de Chefe Fundadora do Movimento Bandeirante brasileiro. Foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) em1922. Jerônima foi uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino, participando ativamente do movimento sufragista de 1932. Com Bertha Lutz e Maria Eugênia, em 14 de agosto de 1934, lançaram um manifesto à nação, chamado de Manifesto feminista Em 1947, ao lado de um grupo de companheiras fundou o Conselho Nacional das Mulheres (Rio de Janeiro).

As tendências da moda tricô para 2016

O outono/inverno 2016 vem chegando e dentre as coleções, o destaque para o tricot. As tendências contam com uma paleta que vai desde os tons pastel delicados e adoçantes, aos tons mais frios e austeros. As golas rulês, por exemplo, que já haviam dado as caras na temporada passada, seguem firmes para o inverno.

O tricot também aparece nos casacos se nos vestidos. Eles vieram para as passarelasbem grossos, com aparência de feitos à mão, super quentes, pesados, adequados ao flima frio. Temos uma continuação da tendência que marcou a passarela nas duas últimas coleções, com inspiração nos anos 70. Peças elegantes, como capas, pelerines e ponchos são as apostas da maioria dos estilistas para o próximo inverno. Elas aparecem em lã, tricot, tweed. São elegantes e deixam qualquer produção super atual.

A Feira de Malhas de Imbituva está na 32ª edição e neste ano aconteceu de 20 de abril a e seguirá até o dia 15 de maio (domingo). O horário do evento também foi ampliado, de segunda a quinta, das 9h às 20h30 e de sexta a domingo, das 9h às 21h. A Feira é gratuita e acontece no Pavilhão Francisco Barros, localizado na Av. Centenário, nº 1237. A entrada é gratuita.

(Fonte: http://feirademalhasdeimbituva.com/novidades/tendencias-da-moda-trico-para-2016)

Franquias de sucesso: escolha o setor certo para investir

Publicado por Equipe QuickBooks ZeroPaper em 5 de abril de 2016

Abrir uma franquia é um bom investimento. Ao mesmo tempo em que o empreendedor tem seu negócio próprio, ele tem a segurança de vender um produto já conhecido e aceito pelo mercado. Além disso, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam que o setor de franquias teve um crescimento de 8,3% em 2015 se comparado a 2014. Em valores absolutos, esse resultado representou R$ 139 bilhões. Mas qual é o setor certo para investir no mercado de franchising?

Confira a lista dos melhores segmentos para investir em 2016, considerando os resultados apresentados em 2015 no setor de franchising:

Calçados e acessórios pessoais

Esse segmento está em expansão, tendo crescido 12% somente em 2015. Esse foi o melhor resultado entre os diversos setores de franchising — e há vários motivos para isso. Um deles é o valor do ticket médio (média de valor gasto por cada consumidor no estabelecimento), que é acessível para a maioria dos brasileiros. Além disso, os produtos são úteis e devem ser adquiridos com certa frequência.

Outra razão para o resultado positivo foi a estratégia do omnichannel, ou seja, o uso de vários canais de comunicação com o cliente para concretizar vendas.

Negócios, serviços e outros varejos

O crescimento desse setor foi de 10,2% em 2015. Por ser muito amplo, ficou em segundo lugar no percentual de crescimento. O franchising de negócios, serviços e outros varejos abrangem lojas de conveniência, mercados pequenos e até os Correios.

O preço da gasolina foi um incentivador do aumento desse segmento, já que muitas pessoas passaram a adquirir produtos nas lojas de conveniência.

Turismo e hotelaria

Apesar da crise econômica brasileira, o setor de turismo e hotelaria teve um crescimento de 9% em 2015 no mercado de franchising. O resultado é devido especialmente a viagens nacionais e ao hábito da nova classe média, que, nos últimos anos, “aprendeu” a viajar e agora continua adotando essa experiência.

Os sites que comparam melhores preços de passagens e hospedagem também auxiliam o segmento, já que os clientes podem encontrar a melhor opção para suas necessidades.

Alimentação

O setor de alimentação é muito necessário, mas seu alto crescimento relativo às franquias, de 8,9% em 2015, foi ocasionado por diversos fatores, como a ampliação do mix de produtos, por exemplo. Algumas novidades que impulsionaram o setor foram a venda de comidas saudáveis e que atendem a consumidores específicos (como alimentos sem glúten), negócios que vendem comidas caseiras e lojas que oferecem produtos únicos, ou seja, que não podem ser facilmente encontrados em outros estabelecimentos.

Assim, o setor de alimentação vem se remodelando e, por isso, é uma das franquias de sucesso.

Veículos

O crescimento desse segmento foi de 8,8% no mercado de franquias. O motivo foi o fato de a crise incentivar a compra de veículos seminovos. Como esses veículos exigem mais manutenção, o consumidor prefere optar por franquias, que podem oferecer mais suporte caso ocorra algum problema.

A locação de carros também foi outro fator que incentivou as franquias desse segmento.

Como escolher uma franquia de sucesso

Apesar de os segmentos citados terem tido bons resultados em 2015, o empreendedor não deve levar somente esse fator em consideração. Ao escolher a franquia, ele também deve pensar sobre a sua identificação com o segmento e fazer uma pesquisa sobre o histórico da empresa.

Além disso, deve-se pensar no orçamento disponível. Se o valor for de até R$ 80 mil, uma boa opção é abrir uma microfranquia. Outra opção são as franquias virtuais, que pedem investimento baixo e podem ser gerenciadas inclusive de casa.

(Fonte: http://www.quickbooks.com.br/r/empreendedor/franquias-como-investir/)

Psicóloga emagrece 20 kg e cria rede de franquias para emagrecimento

Enviado em 13/05/2016 às 10:00:00

Tanto no Brasil como no mundo, o número de pessoas acima do peso ou obesas aumentou consideravelmente nos últimos anos. Muitos adultos e crianças sofrem e até adoecem pelo excesso de peso, era o caso da psicóloga Francielli Gonçalves. A psicóloga, que sofria por causa do excesso de peso, desenvolveu para ela técnicas de emagrecimento através de tratamentos psicológicos, nutricionais, estéticos e exercícios físicos. E após emagrecer 20 kg com o método, resolveu levar essa solução para outras pessoas e criar a Eu Magro, rede de clínicas para emagrecimento, que espera faturar mais de R$1,2 milhão.

Conhecido como um dos melhores programas de emagrecimento da região sul do país, a Eu Magro reuni serviços com técnicas psicológicas exclusivas, com profissionais qualificados, uma equipe inteiramente responsável pela nutrição e estética dos pacientes, além de uma academia própria, tudo para o emagrecimento e qualidade de vida dos pacientes. Segundo Francielli, a Eu Magro vai além de um simples tratamento e atende pacientes de todas as idades. “Atendemos crianças (Eu Magro kids), adolescentes, adultos, idosos (Eu Magro terceira idade), gestantes e mulheres no pós-parto. Além disso, temos projetos como corrida de rua, reaprendendo a cozinhar e Eu Magro nas empresas.”

Fundada em 2014 e com sede em Cascavel (PR), em abril desse ano a empresa iniciou seu processo de expansão e disponibiliza três modelos de franquias: Eu Magro Compact, Eu Magro Plus e Eu Magro Master. A rede oferece todo treinamento e suporte para o franqueado, para que ele ofereça o melhor tratamento e aplique as melhores técnicas para cada paciente. Para adquirir uma franquia Eu Magro, o empreendedor investirá a partir de R$ 50 mil.

O mercado em que a rede atua é promissor por diversos motivos, o primeiro deles é o alto número de pessoas acima do peso e obesas. A fundadora da Eu Magro ressalta que nos últimos 40 anos observou-se um aumento sem precedentes no número de adultos obesos em todo o mundo, “De 105 milhões de obesos em 1975, agora contamos com 640 milhões de obesos. Se a tendência atual continuar, cerca de um quinto dos adultos serão obesos até 2025“. Outro motivo é o aumento da preocupação do brasileiro com qualidade de vida e bem estar, colocando a preocupação com saúde sempre em primeiro lugar.

(Fonte: http://www.suafranquia.com/noticias/beleza-e-saude/2016/05/psicologa-emagrece-20-kg-e-cria-rede-de-franquias-para-emagrecimento.html)

Dilma sancionou lei que coloca dança, artes visuais e teatro no currículo do ensino básico

04/05/2016 - 15h46 - Educação Dilma sancionou a Lei 13277/16 que inclui, de forma obrigatória, a disciplina de artes do ensino básico brasileiro. Temas de dança, artes visuais e teatro deverão ser incorporados ao currículo da disciplina. Antes a lei só previa música. As regras propostas pelo projeto valem tanto para escolas públicas quanto particulares.

De acordo com a lei, os sistemas de ensino terão prazo de cinco anos para implantar as mudanças. Esse período servirá para que os sistemas promovam a adequada formação de profissionais em número suficiente para atuar na educação básica.

A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. Compreende três etapas: a educação infantil (para crianças com até cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos).

Íntegra da Lei:

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação: Ver tópico

“Art. 26...

... § 6o As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

...” (NR)

Art. 2o O prazo para que os sistemas de ensino implantem as mudanças decorrentes desta Lei, incluída a necessária e adequada formação dos respectivos professores em número suficiente para atuar na educação básica, é de cinco anos.

Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 2 de maio de 2016; 195o da Independência e 128o da República.

DILMA ROUSSEFF

Aloizio Mercadante

João Luiz Silva Ferreira

Este texto não substitui o publicado no DOU de 3.5.2016

(Fonte: site Jusbrasil - http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/dilma-sanciona-lei-que-coloca-danca-artes-visuais-e-teatro-no-curriculo-do-ensino-basico#.Vy_zJ41riM8)

Dança afasta a depressão de idosos e ajuda a exercitar a mente

Postado por: Equipe Terceira Idade

Embora sejam fundamentais na vida de qualquer ser humano, principalmente daqueles que estão na terceira idade, muitos não gostam de praticar exercícios físicos com frequência.

Mas se você não quer levar uma vida sedentária e não sabe qual atividade escolher, a dança pode ser uma boa opção. Sabemos que durante muitos anos ela foi considerada apenas um instrumento de lazer. Porém, uma pesquisa realizada na Itália mostrou que a prática possui inúmeros benefícios para a saúde do coração, além de aumentar a capacidade respiratória e, claro, melhorar a qualidade de vida do praticante.

O controle dos ponteiros da balança é mais um proveito tirado por quem costuma “mexer o esqueleto”. Afinal, na terceira idade é muito comum ocorrer o aumento do peso, já que a diminuição dos níveis de estrógeno, testosterona e de hormônio do crescimento no organismo colaboram para a perda de massa muscular agravando numa queima menor de calorias.

Todavia, essas não são as únicas vantagens encontradas por quem costuma movimentar-se ao ritmo de alguma canção. Dançar na terceira idade contribui para um melhor condicionamento físico e mental. Além disso, ajuda a elevar a autoestima e afastar os sintomas da depressão. A razão para isso é que através da atividade o cérebro libera serotonina, uma substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.

A dança e o cérebro do idoso

Dançar em salões coopera para uma mudança significativa de comportamento do praticante que passa a ser menos tímido e aprende a ter mais confiança. Mais uma vantagem é que ela ajuda manter o cérebro em plena atividade, melhorando, desta forma, a coordenação motora e a concentração, pois eleva a circulação cerebral em áreas adormecidas.

Isto porque esses estímulos aumentam as conexões neuronais, proporcionando ao idoso maiores habilidades no aprendizado, raciocínio e na memória. Mediante a isso, reduz o estresse e a ansiedade.

O que você está esperando para aproveitar todos esses benefícios e se arriscar nos primeiros passos? Vale a pena praticar essa atividade porque não tem contraindicação!

(Fonte: https://www.aterceiraidade.com/arte-e-cultura/danca-afasta-a-depressao-de-idosos-e-ajuda-a-exercitar-a-mente/)

Pesquisa revela que público de artes cênicas tem potencial para mais que dobrar em SP

A pesquisa Cultura em SP, que ouviu quase 8 mil pessoas em 21 cidades paulistas, mostra que o público dos espetáculos de teatro, dança e circo tem potencial para mais que dobrar no estado. O levantamento foi realizado pelo Instituto Datafolha sob encomenda da JLeiva Cultura & Esporte e os resultados relativos às artes cênicas serão apresentados em um seminário na capital paulista no próximo dia 27 de abril (mais informações abaixo). O evento é organizado pela JLeiva e pela SP Escola de Teatro.

Para avaliar as possibilidades de crescimento das plateias no estado, a pesquisa mediu o público atual dos espetáculos de teatro, dança e circo e comparou com o público potencial dessas atrações. O público atual corresponde ao percentual de entrevistados que disseram ter frequentado esses espetáculos no último ano. O público potencial é o percentual de respondentes que disseram ter interesse por teatro, dança ou circo, mas que, por algum motivo, não realizaram essas atividades culturais nos 12 meses precedentes. Foram incluídos neste grupo aqueles que, em uma escala de 0 a 10, deram notas de 6 a 10 para qualificar seu interesse por espetáculos de artes cênicas.

No caso do teatro, o público atual (28% dos entrevistados) é igual ao público potencial. Ou seja: as plateias das peças no estado poderiam dobrar de tamanho caso todos aqueles que declararam ter algum interesse decidissem de fato frequentar teatros. As possibilidades de expansão são ainda maiores em relação a dança e circo. O público atual de espetáculos de dança é de 19%, e o potencial, de 25%. No caso do circo, os números são 16% e 29%, respectivamente.

A pesquisa também revelou o perfil do público que frequenta espetáculos de artes cênicas no estado de São Paulo. De acordo com o levantamento, quem mais vai ao teatro e a espetáculos de dança são mulheres paulistanas jovens (de 16 a 24 anos), sem filhos, com ensino médio completo e pertencentes às classes A e B. No caso do circo, o padrão é quase o mesmo, com a diferença que a maior parte do público se concentra em uma faixa etária um pouco mais alta (de 25 a 34 anos).

A pesquisa Cultura em SP foi realizada com patrocínio do Grupo CCR, Sabesp e Oi, obtidos pelas Leis Rouanet e Proac, e apoio cultural do SESC-SP e da Secretaria de Estado da Cultura.

(Fonte: http://www.jleiva.com.br/blog/pesquisa-revela-que-publico-de-artes-cenicas-tem-potencial-para-mais-que-dobrar-em-sp/)

Receitas Saudáveis

Legumes em palitos com molhos

Aperitivos leves, saudáveis e rápidos de serem feitos!

Ingredientes:

Modo de preparar:

Descascar a cenoura e o pepino e corta-los em palitos não muito grossos e nem muito finos.

Tirar o excesso de fibras do salsão e corta-los também em palitos, os tomates somente lava-los.

O aspargo cortar os talos deixar na mesma altura dos palitos e escalda-los em água quente por 1 minuto e depois colocar em água com gelo até servi-los.

Dicas para servir os palitos:

Colocar em copinhos ou em taças flute, com um pouco de sal grosso em seu interior.

Ingredientes:

Molho rose:

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e colocar um potinho e servir com os legumes:

Molho de queijo:

Modo de preparar:

Misturar todos os ingredientes e colocar um potinho e servir com os legumes.

(Fonte: http://www.receitasedicasdochef.com.br/receita-de-legumes-em-palitos-com-molhos)

Batatas fritas de forno

*Receita do Vigilantes do Peso

Ingredientes:

Modo de preparar:

Corte cada batata em 16 fatias.

Preaqueça o forno a 200 °C.

Forre uma assadeira grande com papel-alumínio ou unte-a com óleo em spray.

Coloque as batatas na assadeira, regue com o azeite e misture bem.

Arrume-as em única camada e asse por 20 minutos.

Retire as batatas do forno e tempere com metade do sal e metade da pimenta.

Vire as fatias de batata, tempere com o restante do sal e da pimenta e arrume-as novamente em única camada.

Asse por mais 15-20 minutos, até que as batatas estejam douradas. Retire-as do forno e salpique com o queijo.

Informações Nutricionais (8 fatias de batata): 121 Calorias

(Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/10-receitas-simples-de-petiscos-saudaveis-para-fazer-em-casa)

Chocolate 100% cacau - com poucas calorias

Ingredientes:

Modo de preparar:

Bata o leite, o amido de milho, o cacau em pó e o adoçante em um liquidificador.

Pegue essa mistura e despeje em uma panela com a canela.

Leve-a ao fogo baixo, sem parar de mexer.

Quando começar a ferver, desligue, adicione o iogurte e mexa até que o conteúdo fique homogêneo.

Retire o pau de canela e sirva.

(Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/receitas-pouco-caloricas-de-chocolate-quente-para-esquentar-seu-inverno)