Embelezar


Edição nº 176 - de 15 de Setembro de 2016 a 14 de Outubro de 2016

Olá Leitoras! Olá Leitores!

As profissões no campo da beleza e o novo cenário econômico

Com o jargão “há crise” ou “não há crise”, concordando ou não, por causa da atitude rebelde de 10% da população do país, estamos passando por transformações inesperadas, desde hábitos de consumo até a forma de manter a beleza e a saúde. Para manter um padrão se requer optar por métodos mais originais, simplificados e ajustados economicamente ao que ocorre no país.

Tanto cirurgiões plásticos, quanto todas as outras áreas da saúde, que compõem o universo complexo de manutenção da beleza, debatem sobre as perdas econômicas e buscam criar novas formas de atendimento, até “manter os custos assumidos” e o tema faz parte dos debates em reuniões classistas, ou em eventos das categorias.

A saúde sempre foi a porta inicial para abrir a porta da beleza nessa co-dependência, acaba tendo que se tornar mais criativa, mais colaboradora e, principalmente, agregadora de novas técnicas ou metodologias, dando “vida” a todo o universo industrial que a compõem, da parafernália de equipamentos, até aos variados produtos cosméticos para a beleza de um penteado, a maquilagem, tanto no dia a dia, quanto no festivo.

As perspectivas somente poderão ser outras se houver confiança nas lideranças, contudo “as velhas lideranças” não sabem como apresentar novas opções aos novos mercados, por que teriam que descer degraus sociais para saber quais as novas opções de consumo e hábitos da maioria “esfacelada economicamente”.

Por fim, a lucratividade fácil acabou... Agora é o período de lucrar mediante a inteligência social e a inovação.

Nesta edição queremos homenagear e nos solidarizar com todo o universo profissional de todas as áreas da beleza e saúde que se integram.

Trazemos esta edição com algumas pesquisas de temas que consideramos ser interessante para aumentar as informações em geral.

Receba nossa gratidão pelo apoio que nos ofertaram e um fraternal abraço a todas e a todos. Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Corpolatria

A Corpolatria é uma espécie de “patologia da modernidade” caracterizada pela preocupação e cuidado extremos com o próprio corpo não exatamente no sentido da saúde, mas particularmente no sentido de sua aparência ou embelezamento físico.

Para o corpólatra, a própria imagem refletida no espelho se torna obsedante, incapaz de satisfazer-se com ela, sempre achando que pode e deve aperfeiçoá-la. Sendo assim, a corpolatriase manifesta como exagero no recurso às cirurgias plásticas, gastos excessivos com roupas e tratamentos estéticos, abuso da musculação, uso de anabolizantes, etc.

A chamada “Corpolatria” tratada como patologia passa dos limites de se cuidar apenas do corpo, da saúde e da vaidade. As pessoas muitas vezes confundem saúde e beleza. E nem sempre essas duas coisas estão incluídas e/ou juntas. Pode-se ter saúde sem ter beleza e pode-se ter beleza sem ter saúde. Sem contar com o fato de que beleza é um conceito muito relativo.

A aparência física tem se tornado um fator cada vez mais importante na vida das pessoas. Nesse sentido, existe uma forte pressão social para que os indivíduos sejam “bonitos” e “fortes”. O exagero da vaidade muitas vezes é levado ao extremo para responder às exigências da moda. As pessoas querem ser magras a qualquer custo, mesmo que isso custe a própria saúde.

A mídia tem uma grande influência nisso. A ideia de humanidade está se perdendo a partir de coisas fúteis. Os conteúdos expostos diariamente nas revistas de moda, nas novelas, nos programas de TV, etc., valorizam um certo padrão de beleza que cria uma série de ilusões, entre elas, a de que para ser belo (a) ou para ser feliz, precisa-se estar exatamente dentro dos padrões estabelecidos pela mídia.

As academias, poderíamos assim dizer, podem se tornar os verdadeiros shoppings do corpo. Ou seja, não bastam estar lá com o intuito de entrar em forma há que se exibir também os diversos acessórios utilizados durante essa prática corporal, como tênis, amarradores de cabelo, entre outros objetos estéticos voláteis, como sugere o autor. Assim os nichos de academias vêm sendo transformados em espaçossocialmente reforçados por intensos apelos midiáticos de consumo de toda ordem.

No contexto atual, há uma profunda valorização da forma estética enquanto fator de representação social. Ser belo(a), jovem e magro(a) virou uma assídua busca social. Nos dizeres de Zenóbio: ser bonito, atraente, magro, enfim, estar em boa forma: itens de uma lista ideal de pedidos para uma vida realizada atualmente. Mecanismos de uma auto-encenação que se tornam mais sutis e avançam até a última e primeira instância humana: o corpo. Fato observável é que um ideal da beleza normaliza, cada vez mais,corpos abstraídos de uma medida ideal.

O contorno corporal perfeito é amplamente associado à beleza, completude, e felicidade, fazendo com que pessoas façam uso indiscriminado de dietas abusivas, produtos dietéticos sem orientações, e a prática excessiva de exercícios físicos. Ter um corpo perfeito é ter competência, elegância, classe, disciplina, ter força de vontade e felicidade. A questão estética deixa de ser harmonia e passa a ser imposição,

transformando uma “verdadeira epidemia de culto ao corpo”. Este culto ao corpo, transforma o corpo em corpo objeto, distante do corpo sujeito, a tentativa de ser algo que não lhe compete. As pessoas em geral, em particular as adolescentes, costumam crer que modelos, artistas de cinema e de televisão sejam protótipos a serem copiados. São lançados então, esforços para a obtenção do perfil estético estabelecido.

Surgindo um quadro propício para a emergência da anorexia e bulimia. Tendo em vista que anorexia e bulimia surgem com grande frequência na adolescência, é fundamental elucidar que sempre houve condições favoráveis para o desabrochar destes, mas no contexto atual eles ganharam um novo álibi, uma vez que a supervalorização do corpo vira sinônimo de status social.

Postado por Edson Soares

(Fonte: http://blogsedfisicacom.blogspot.com.br/2012/07/corpolatria.html, data de acesso 10/09/2016)

Vigorexia

A busca pelo corpo perfeito atinge tanto as mulheres quanto os homens. Só que o exagero dessa busca pode extrapolar os limites do corpo e tornar-se uma doença conhecida como Vigorexia.

Na Vigorexia, a pessoa nunca está satisfeita com sua imagem. É um transtorno que ocorre quando o volume e a intensidade dos exercícios físicos praticados por uma pessoa é exagerado, excedendo a sua capacidade de recuperação e está relacionado ao fato da pessoa ter uma imagem distorcida do seu corpo e em alguns casos atletas que buscam sempre melhorar o seu desempenho. A vigorexia é classificada como um TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e pode colocar em risco a saúde do indivíduo, pois ele acaba forçando seus limites.

Esse tipo de compulsão por exercícios é um distúrbio que atinge vários tipos de atletas, principalmente fisiculturistas, incluindo os corredores, e é motivado por fatores físicos e psicológicos, pois muitas vezes ocorre pela pressão que a sociedade exerce sobre como deve ser a estrutura corporal. Para mulheres o corpo magro é padrão e representa sua aceitação na sociedade, enquanto que para os homens o padrão corresponde a músculos cada vez mais desenvolvidos.

Um dos fatores que leva a Vigorexia é a dependência da serotonina e endorfina, que são substâncias geradoras de bem-estar, preocupação com a massa corporal, influência da mídia, internalização do ideal de forma corporal, baixa auto estima, insatisfação pelo corpo, perfeccionismo, entre outros.

O Vigoréxico não respeita os treinos estabelecidos pelo treinador e quer sempre fazer mais forte o ritmo ou aumentar o volume do treino, não descansa, não tira férias, muitas vezes não se permite ter relações sociais, se culpa e fica irritado quando não consegue fazer um treino, recorre a medicamentos, suplementos e ou estimulantes.

Portadores de Vigorexia são, em sua maioria, homens entre 18 e 35 anos, os quais começam a dedicar demasiado tempo (entre 3 e 4 horas diárias) a atividade de modelação física, resultando em algum tipo de prejuízo sócio-ocupacional.

A idade de início mais comum do Transtorno Dismórfico Corporal também é no final da adolescência ou inicio da idade adulta. A média de idade está em torno dos 20 anos,

não sendo raro que o diagnóstico seja feito mais tardiamente.

Essa doença geralmente ocorre em pessoas que praticam musculação e também fazem fisiculturismo ao extremo. É importante saber que nem todas as pessoas que malham e que fazem fisiculturismo sofrem dessa doença. Algumas pessoas que estão em academias malhando fazem exercícios com exagero e não conseguem enxergar de maneira nenhuma que estão exagerando e nem mesmo conseguem ver que estão fortes.

Esses exercícios exagerados se tornam uma obsessão e com isso a pessoa acaba ficando com Vigorexia.

A vigorexia afeta de maneira tão forte que as pessoas nem se preocupam com os danos que ela pode causar e somente se importam em ficar com músculos grandes. A pessoa que sofre de Vigorexia não pensa somente em ter músculos avantajados, mas também em mostrá-los todo o tempo. Alguns sintomas que mostram que uma pessoa esta exagerando nos treinos são: insônia, maior susceptibilidade a infecções, dores musculares persistentes, ritmo cardíaco elevado quando se esta parado, depressão, perda de motivação, menor desempenho sexual que fica bem ruim. Fique alerta a todos esses sintomas.

A situação pode se agravar com o uso de anabolizantes para o aumento da massa corpórea. Pois estes podem provocar problemas cardiovasculares, câncer de próstata e diminuição dos testículos, etc.

Além de tais prejuízos orgânicos, os vigoréxicos também podem apresentar sinais emocionais como sentimentos de inferioridade, desmotivação, irritabilidade, etc.

O desejável ao ser humano moderno é estar moderadamente preocupado com seu corpo, sem que essa preocupação se converta numa obsessão. Não é saudável se submeter aos padrões impostos pelas revistas e pelas propagandas publicitárias, mas sim, estar satisfeito consigo mesmo, valorizar-se e aceitar-se como é.

Assim será evitada a escravidão aos padrões de beleza física e a busca da “perfeição” que a sociedade tanto divulga, fatores estes que têm possibilidade de se converterem em autênticas doenças emocionais, acompanhadas de severas ansiedade, depressão, fobias e comportamentos compulsivos.

Postado por Edson Soares

(Fonte: http://blogsedfisicacom.blogspot.com.br/2012/07/vigorexia.html, data de acesso 10/09/2016)

CLINIQUE - primeira marca de cosméticos desenvolvida por dermatologistas

Clinique foi a primeira marca de cosméticos desenvolvida por dermatologistas e hoje é uma das maiores autoridades em skincare do mundo. Foi a primeira marca da indústria de beleza a criar produtos personalizados às necessidades do consumidor, testados contra alergia e 100% sem fragrância. Além da conceituada linha de produtos para cuidados com a pele, também possui tradição em seu portfólio de maquiagem e fragrâncias. É a marca de cosméticos número 1 no mercado americano.

A marca no mundo

Sua linha de produtos, composta por mais de 300 itens, é comercializada em 135 países ao redor do mundo, fazendo da marca CLINIQUE uma das líderes mundiais na produção e comercialização de produtos de tratamento, maquiagem, cabelos e fragrâncias de prestígio. Os produtos da marca estão disponíveis em diversas perfumarias, drogarias, lojas de departamentos, Service Centers ao redor do mundo e nas únicas quatro lojas próprias da marca (localizadas em Nova York, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro). A CLINIQUE é a marca número 1 de cosméticos em lojas de departamento dos Estados Unidos e Canadá. A cada 3.5 segundos um produto da marca é vendido no mundo. A CLINIQUE registrou em 2010 US$ 1.3 bilhões em vendas nas linhas de cuidados com a pele e US$ 600 milhões em maquiagem somente no mercado norte-americano.

Você sabia?

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/8/2011

(Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.in/2007/05/clinique-allergy-tested.html, data de acesso 10/09/2016)

Calendário de Eventos Dermatologia

SETEMBRO - 15 À 17

31ª JORNADA NORTE NORDESTE DE CIRURGIA PLÁSTICA

Cidade: Salvador/BA

OUTUBRO - 06 À 08

21ª JORNADA MINEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA

Cidade: Belo Horizonte/MG

NOVEMBRO - 11 À 14

53º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA PLÁSTICA

Cidade: Fortaleza/CE

EVENTOS DA SBD NACIONAL - EVENTOS REGIONAIS DA SBD

9º SIMPÓSIO DE COSMIATRIA E LASER E 3º TERARIO

Período: de 20/10/2016 a 22/10/2016

Local: Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico - Rua Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

PSORIASE TEM TRATAMENTO

02 Dia Mundial da Psoríase

Período: 29/10/2016

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DA PELE

Período: 26/11/2016

10 grandes refeições para cozinhar com leite de coco

Toda vez que eu comprar uma lata de leite de coco, eu sempre acabar com um meio utilizado pode de alguma forma. Eu colocá-lo em um recipiente hermeticamente fechado, mas, inevitavelmente, esquecê-lo no meu cemitério frigorífico (prateleira de cima). Bem, não esta semana. Não, senhor. Porque nós vamos arredondar para cima algumas ótimas jantar receitas que usam leite de coco, juntamente com alguns lados para que você pode adicionar o leite de coco para que haja nenhum restante.

Se você é como eu, você não pode abrir uma lata de leite de coco sem cantando "você colocar o cal no coco" - minha esposa nunca é divertido. Adicionando um pouco de leite de coco para um prato é uma ótima maneira de misturar as coisas para o jantar. Apenas o cheiro de que refresca as coisas, e talvez até mesmo traz pensamentos de uma excursão de Extremo Oriente.

Aqui estão algumas grandes receitas que vai lhe dar uma ótima desculpa para abrir uma lata de bondade sem açúcar para o jantar hoje à noite.

(Fonte: http://www.axialind.com/10-grandes-refeicoes-para-cozinhar-com-leite-de-coco/, data de acesso 10/09/2016)

Batata Recheada Hasselback (Fatiada)

Esse é um tipo diferente de batata recheada. É um prato criado na Suécia e tem esse nome devido ao restaurante onde era servida.

Existem várias receitas de batatas Hasselback, a mais famosa é essa super recheada. Apesar de ter muito ingredientes, é super fácil de fazer.

Ingredientes:

Modo de fazer:

Pré-aqueca o forno à 200º.

Enquanto ele esquenta, cozinhe as batatas com casca por cerca de 3 minutos. Não deixe por muito tempo. Ela tem que ficar em um ponto mais firme, porque ainda vai para o forno.

Depois de retirar da água, salpique sal e tempero completo ou alho em pó para dar um gostinho melhor às batatas.

Logo em seguida, com uma faca afiada, faça vários cortes na batata. Unte-os com margarina e coloque fatias de queijo, e/ou presunto, peito de peru, lombinho ou qualquer outro recheio que você queira (tipo frango desfiado, carne moída e etc.).

Depois de colocar as fatias, passe creme de leite e/ou catupiri entre os "espaços".

Salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Quando o queijo estiver derretido, retire e decore com catupiri, cebolinha e etc.

Tempo total de preparo: 25 minutos

(Fonte: http://www.amandocozinhar.com/2013/08/batata-recheada-hasselback-fatiada.html)

Pavê de Morango com Beijinho

De shelly

Sobremesa

Número de doses: 6 porções

Tempo de Preparação: 25 Minutos

Tempo de Cozedura: 5 Minutos

Pronto em: 30 Minutos

Dificuldade: Muito Fácil

Ingredientes:

Geléia:

Beijinho:

Preparação:

Passo 1:

Geléia:

Em uma panela, coloque os morangos, o açúcar e misture bem. Leve ao fogo brando, sem mexer, e deixe cozinhar até dar ponto de geléia. Reserve.

Passo 2:

Beijinho:

Em uma panela, misture o leite condensado, o coco ralado e a margarina. Leve ao fogo brando, mexendo sem parara até engrossar. Desligue o fogo e misture o creme de leite.

Passo 3:

Em um refratário ou em taças individuais, alterne camadas de biscoitos umedecidos no leite de coco, camadas de geléia e de beijinho. Leve para gelar e na hora de servir, decore com morangos frescos.

(Fonte: ead more at http://pt.petitchef.com/receitas/sobremesa/pave-de-morango-com-beijinho-fid-666356#pdlCEzHGLGG5gu6p.99, data de acesso 10/09/2016)