Embelezar


Edição nº 180 - de 15 de Janeiro de 2017 a 14 de Fevereiro de 2017

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Considerações sobre os estudos acadêmicos: “doenças que podem ser transmitidas em salões de beleza” e “biossegurança aplicada para área da maquiagem e embelezamento”

No início do ano 2017 acreditamos que a abordagem sobre a qualidade de vida e da saúde dos/das profissionais que atuam na área de beleza e de saúde é, além de fundamental, também necessária, e ser revista em todos os ambientes devidamente credenciados para suas instalações de salões, clinicas, etc. E, que estejam assim se autoprotegendo para não transmissão à sua clientela, mas, principalmente, protegerem-se pessoalmente, pois trabalham e estão diante de pessoas desconhecidas cujas vem de áreas diversas e costumes (às vezes duvidosos), e podem estar (sabendo ou não sabendo) contaminados por algum tipo de vírus etc., que se transmitirá a/ao profissional (descuidado ou desprotegido). Os dois estudos acadêmicos abaixo sugeridos podem servir de orientação pessoal, podem ser debatidos entre colegas, ou patrões empregados etc. Mas, que principalmente sejam um marco para inovação na prestação de serviços com qualidade e proteção a própria vida e as demais pessoas de sua clientela que ali circulam constantemente. Esperamos que as nossas pesquisas desta edição possam ser úteis para você.

Receba nossos votos de que tenha um ano promissor pleno de realizações. Fraterno abraço, Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

LEIA AS SUGESTÕES PESQUISADAS EM TRABALHOS ACADÊMICOS:

Conforme a autora Luciana Silva dos Santos² (²Pós graduada em Estética Capilar, Facial e Corporal com Habilitação Clínica e Docência) sob a orientação acadêmica da dra Antoniella Fernanda Mendanha Souza¹ (¹Orientadora da pesquisa Mestre em Genética), no estudo intitulado “DOENÇAS QUE PODEM SER TRANSMITIDAS EM SALÕES DE BELEZA” os profissionais cabeleireiros manicures, pedicures, esteticistas etc. então sujeitos a transmitirem e a receberem transmissão de doenças durante o seu exercício profissional. Este artigo “relata sobre as doenças que podem ser transmitidas em salões de beleza, e também traz informações sobre os serviços que são oferecidos nos estabelecimentos de beleza e estética que podem ser transmissores de doenças, discorrendo sobre as doenças mais comuns nestes estabelecimentos e os meios de contaminação, os sintomas dessas doenças e período de incubação, as complicações que podem levar a pessoa ao adquirir uma dessas doenças, e os tratamentos das mesmas. Como objetivo principal, a conscientização da sociedade sobre essas doenças, também são levados em conta os cuidados que devem ser tomados em um ambiente de beleza e estética com uso de EPI´S (Equipamento de Proteção Individual (EPI"s) e Coletiva (EPC"s), para evitar esses tipos de doenças, pois a prevenção é a melhor medida para atrair a confiança do cliente. Através deste material nós traremos todas as informações necessárias para o crescimento destes profissionais e como prevenir e tratar as doenças, que chegam até eles.” No estudo são citadas as contaminações de AIDS, a Alergias, Micoses e Onicomicoses, AIDS e Hepatites B e C.

“Segundo o GUIA TÉCNICO PARA PROFISSIONAIS BELEZA COM SEGURANÇA (2009) os profissionais da área da beleza devem tomar alguns cuidados que são essenciais como lavar bem as mão com antes e depois de cada atendimento ao cliente, fazer a assepsia dos materiais utilizados no atendimento e esterilizar os materiais perfuro cortantes, fazer a limpeza de pisos e paredes, e descartar materiais usados no atendimento como: lixas de unhas, palitos, lâminas e agulhas. E fazer o uso de equipamentos de proteção individual são regras básicas para manter as doenças longe do estabelecimento, e trabalhar de forma segura passando segurança também ao cliente que está sendo atendido.

Concluímos que as doenças mais comuns que podem ser transmitidas em salões de beleza são: Alergias, Micoses e Onicomicoses, AIDS e Hepatites B e C. Por se tratarem de doenças virais e infecciosas, exige certo cuidado ao frequentar esses ambientes de beleza e estética.

Para quem trabalha nestes estabelecimentos, o cuidado deve ser ainda maior, pois é um local onde é frequentado por várias pessoas de todas as classes sociais procurando que procuram por vários serviços oferecidos nestes estabelecimentos.

Muitas vezes o próprio cliente não tem conhecimento acerca de alguma doença que ele mesmo possui, e cabe ao profissional diagnosticar e orientar o cliente a procurar um médico para tratar da tal doença. Às vezes o cliente acha que quando tem algum problema na unha ou em outra parte do corpo como na pele, ou no couro cabeludo, ou até mesmo no cabelo, a solução é um salão de beleza, o que muitas vezes não é.

Os salões de beleza são indicados apenas para fins estéticos e para realçar a beleza das pessoas, não para solucionar um problema causado por alguma bactéria, fungo ou vírus. Mas como sabemos que também existem pessoas que por falta de consenso vão a esses lugares conscientes que tem alguma doença infecciosa e mesmo assim não se importa em transmitir, os profissionais devem ser bem cautelosos ao atender qualquer que seja o cliente. Atenda como se todos os clientes tivessem uma doença contagiosa, fazendo o uso de EPI´S. E tratar a situação também como se o salão estivesse cheio de doenças contagiosas e o profissional não quer que seu cliente seja infectado, fazendo assim a assepsia do local em que o cliente será atendido e a esterilização de todos os materiais utilizados em cada cliente atendido.

Alguns serviços oferecidos em salões de beleza também são procurados por higiene pessoal que muitas pessoas não conseguem realizar sozinhas, portanto necessitam de ajuda profissional de pessoas que trabalham nestes estabelecimentos.

As normas da vigilância sanitária exige o ato de muitos cuidados que são obrigatórios a ter nestes locais que prestam serviços na área da beleza. Não basta ter um local onde oferece todos os serviços de beleza, tem que ser um lugar bem planejado que ofereça os serviços com total segurança e livre de situação de risco.

Os profissionais que atuam nesta área devem ter noções de biossegurança, e formação profissional para saber lidar com os problemas que aparecem no dia a dia no local de trabalho. Pois hoje já existem várias instituições que oferecem cursos de graduação na área da beleza e estética. Portanto o profissional que estiver qualificado para desenvolver essas atividades, ganha um maior espaço e confiança no mercado de trabalho.

“Vale a pena investir em conhecimento e ter cuidado com a saúde individual de cada um, mesmo que isso dependa da própria pessoa, o risco não é a melhor maneira de lidar com a situação, a melhor maneira de lidar com a situação é prevenindo as doenças.”

No estudo de BIOSSEGURANÇA APLICADA PARA ÁREA DA MAQUIAGEM E EMBELEZAMENTO autora: Fernanda Gasperazzo Lovo (orientadora Orientadora/Tutora: Profa. Georgia do Nascimento Capelli Sodré encontra-se um alerta a saúde das maquiladoras e de outros profissionais da área de beleza e saúde, conforme a introdução:

A BIOSSEGURANÇA SEGUNDO:

“Hinrichsen (2004, p4) "Consiste num conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos".

Esses riscos por sua vez, podem ser eliminados ou minimizados através de conduta guiada por normas de Biossegurança, que abrangem uma serie de cuidados, incluindo limpeza do estabelecimento, desinfecção e assepsia de utensílios, uso de equipamentos de proteção individual e coletivo.

A evolução tecnológica proporcionou ao mercado rápidas inovações, sendo que este processo influenciou diretamente na reorganização das formas de atuação dos profissionais de diversas áreas, principalmente na de beleza e estética. Analisando essa evolução, os profissionais da beleza perceberam a necessidade de elaboração de um material informativo de Biossegurança especifico para área da maquiagem. A atuação do profissional maquiador dentro de condutas e normas de Biossegurança consiste em um grande diferencial no mercado e de exclusividade no segmento da maquiagem de embelezamento, associando, assim, os conceitos de beleza, maquiagem e Biossegurança.

Costa (2002) destaca que “a Biossegurança pode ser entendida como uma ocupação agregada a qualquer atividade que envolva saúde”.

O sucesso que um maquiador resulta na sinergia de vários fatores, dentre ele a adoção de conduta de Biossegurança. O processo que envolve essas condutas deve ser indicado através da analise dos riscos que permitem este meio, são eles: biológicos, químicos, físicos e ergonômicos (Watanabe, 2007: TEM 2008).

REFERENCIA

“DOENÇAS QUE PODEM SER TRANSMITIDAS EM SALÕES DE BELEZA” autora Luciana Silva dos Santos² (²Pós graduada em Estética Capilar, Facial e Corporal com Habilitação Clínica e Docência) sob a orientação acadêmica da dra. Antoniella Fernanda Mendanha Souza¹ (¹Orientadora da pesquisa Mestre em Genética), no estudo intitulado

(Fonte: http://www.euroamerica.net/blog/doencas-que-podem-ser-transmitidas-em-saloes-de-beleza, data de acesso 10/01/2017)

BIOSSEGURANÇA APLICADA PARA ÁREA DA MAQUIAGEM E EMBELEZAMENTO autora: Fernanda Gasperazzo Lovo (orientadora Orientadora/Tutora: Profa. Georgia do Nascimento Capelli Sodré

(Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/biosseguranca-aplicada-para-area-da-maquiagem-e-embelezamento/70802/, data de acesso 10/01/2017)

11 dicas infalíveis para se vestir bem

Ninguém nasce com estilo, mas com determinada carga genética. O corpo pode ter as formas de um triângulo ou um retângulo, parecer uma pera ou mesmo um palito.

Recomendações para...

  1. Parecer mais alta:
  1. Parecer mais baixa:
  1. Parecer mais magra:
  1. Parecer mais cheia:
  1. Suavizar o tamanho dos seios:
  1. Aumentar o tamanho dos seios:
  1. Parecer ter um bumbum mais cheio, especialmente de perfil:
  1. Minimizar o volume das nádegas:
  1. Disfarçar o tamanho das coxas:
  1. Alongar as pernas visualmente:
  1. Disfarçar a barriga:
(Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/beleza/11-dicas-infaliveis-para-se-vestir-bem-6-1-5-384.html, data de acesso 10/01/2017)

Benefícios do açafrão para a beleza

O ingrediente mais caro da gastronomia mundial é um verdadeiro tesouro para a sua beleza!

Você sabia que o açafrão é uma das especiarias mais preciosas da natureza? Além de ser o suplemento nutricional mais completo que existe e ser responsável por saborosas refeições, este pozinho que vem de uma flor roxa pode ser um grande aliado da sua beleza.

Os benefícios restauradores do açafrão melhoram a pele, os cabelos e a saúde em geral. A especiaria promove a cicatrização de feridas, ajudar na produção de tecidos cutâneos e até protegem a pele de doenças!

Ficou interessada? Saiba alguns dos usos do açafrão para a beleza:

Clareamento da pele e acne

A beleza indiana esconde muitos truques naturais, e como não podia deixar de ser, o açafrão é um dos ingredientes favoritos das mulheres da Índia. Lá elas usam uma espécie de pasta de grão de bico com o tempero junto com leite ou iogurte e água. As indianas aplicam a mistura no rosto e com isso conseguem clarear pontos da pele. O tempero também é antisséptico, antibacteriano e antiinflamatório, ótimo para quem tem acne. Vale a pena aplicar!

Linhas finas

Sabe as rugas ao redor dos olhos? Elas podem ser amenizadas com açafrão! Para isso, basta misturá-lo com um pouquinho de leite e aplicar no local. As mudanças acontecem porque o tempero melhora a irrigação da área além de amenizar as olheiras. Além da mistura com leite você pode usar uma compressa de açafrão + manteiga ou azeite de oliva para resultados similares.

Queda de cabelo e caspa

Açafrão misturado com óleo de coco ou oliva ajuda a remover a descamação e a caspa, sabia? Para usar é só massagear o couro cabeludo com a misturinha e deixar agir por 20 minutos. Não esqueça de enxaguar bem!

Esfoliante + hidratante facial

A exótica mistura de açafrão com açúcar cristal e laranja cria uma máscara ultraleve e com alto poder esfoliante. Juntamente com o mel, esses ingredientes são capazes de diminuir a rosácea da pele e eliminar as impurezas. Tem a pele mais oleosa? Sem problemas! É só misturar azeite de oliva extra virgem com o açafrão e aplicar na pele. O resultado é uma pele muito mais hidratada!

A flor de açafrão possui 3 estigmas femininos que são extraídos e separados manualmente na colheita - isso explica o porque do alto preço do tempero.

Gostou de todas essas dicas? É por esses e outros benefícios que em alguns lugares a flor de açafrão chega a ser bem cara. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas cinco gramas de açafrão pode custar até 30 dólares, o equivalente a 102 reais, dá para acreditar? E aí, você acha que vale o investimento?

(Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/beleza/beneficios-do-acafrao-para-a-beleza-m0616-50825.html, data de acesso 10/01/2017)

50 maneiras de ficar jovem para sempre

Por Thamirys Teixeira

Fomos atrás de pesquisas, técnicas e pequenas (e fáceis!) mudanças de hábito que vão deixar você com aparência mais jovem e cheia de saúde.

Edição Rachel Campello em 03/10/2011

Levante a mão quem não sonha em vencer a batalha contra o tempo? Para entrar nessa luta, levantamos pesquisas, técnicas e pequenas (e fáceis!) mudanças de hábito para subtrair alguns anos da sua aparência e garantir mais saúde. Tudo isso para você se manter sempre jovem, naturalmente.

Corpo

1 - Beba vinho

O uso regular da bebida previne o infarto ao aumentar as taxas sanguíneas do HDL, o bom colesterol, e abaixar as do LDL, o mau colesterol. Pesquisas internacionais concluíram que a bebida favorece a queda da pressão arterial, diminui o perigo de derrames e a incidência de diabetes tipo 2. Nas mulheres, esses efeitos parecem ser maiores. Elas apresentam aumento na densidade óssea e, na menopausa, podem ter atenuados sintomas como as ondas de calor. Mais: o vinho colabora com a elasticidade da pele e ajuda a preservar as funções cognitivas, reduzindo a ameaça de mal de Alzheimer.

2 - Faça exercício físico

Segundo o professor Moisés Cohen, do departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estudos apontam que combinar musculação com atividade aeróbica (corrida, natação, caminhada...) é a fórmula mais eficaz para garantir saúde e bem-estar hoje e no futuro. "Trinta minutos diários de atividade física moderada reduzem o risco de aterosclerose, hipertensão e outras doenças degenerativas", diz Cohen. Para quem não gosta de ginástica, o especialista dá um conselho: "Aproveite todas as oportunidades para se movimentar. Suba escadas em vez de ir de elevador e estacione o carro o mais distante possível do trabalho ou do restaurante".

3 - Mantenha as vacinas em dia

Imunizar-se anualmente contra gripe pode evitar infecções que agridem e desgastam o organismo. Pela mesma razão, vale a pena tratar logo inflamações, mesmo localizadas, como corrimento vaginal. Já a vacina contra o HPV impede o ataque do vírus responsável pelo câncer do colo do útero.

4 - Não fume

Fumar acelera o envelhecimento tanto quanto tomar sol sem proteção. Não só. O tabaco também destrói a vitamina C do organismo, o que compromete a renovação celular e a circulação, deixando a pele opaca e desnutrida. Você não fuma, apenas recebe a fumaça? Acredite: o fumo passivo mata seis pessoas por dia no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. "O cigarro pode ser comparado a um suicídio lento. Afinal, está relacionado a mais de 50 tipos de doença, como câncer de pulmão, cardiopatia e úlcera", diz Edith Horibe, presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento (Abmae), em São Paulo. Mais: além de agredir o corpo internamente, as substâncias do cigarro detonam a aparência da pele, dos dentes e do cabelo.

5 - Emagreça

A obesidade aumenta o risco de diabetes e penaliza as articulações. Cuidado com a gordura que se deposita na cintura: é a pior para o coração. Principalmente na entrada da menopausa, quando diminui o estrógeno, que leva as gorduras para os quadris – elas passam a se acumular na barriga. A circunferência da cintura não deve ultrapassar 88 centímetros. Mas não exagere, busque meios saudáveis de reduzir peso.

6 - Pratique ioga!

Algumas posturas combatem as rugas já formadas. “As invertidas (a pessoa fica com a cabeça para baixo e as pernas para cima) aliviam o peso da gravidade nos músculos, descontraindo-os”, explica a professora Silvia Landi, do espaço Sadhana, em São Paulo. Mas, se ficar de cabeça para baixo é impossível, aproveite a lista de benefícios da ioga: aumenta a flexibilidade, a força, a paz de espírito...

7 - Cuide do coração

Preserve o coração com resveratrol, polifenol extraído da uva vermelha. Pesquisas revelam que ele retarda o envelhecimento das células e favorece a produção de HDL (colesterol bom). “Recomendo a ingestão de pílulas com esse ativo a partir dos 45 anos”, diz a dermatologista Maria Fernanda Moreira, de São Paulo. As cápsulas, com nome comercial de Revestrol, da Attivos Magistrais, devem ser receitadas por um médico.

8 - Ganhe músculos

Faça exercícios. Após os 25 anos, quem não pratica atividades físicas regularmente pode perder até 500 gramas de massa muscular por ano. “O ideal seria se exercitar pelo menos cinco vezes por semana durante 30 minutos, mas, se você tem só dez minutos três vezes por semana, também ajuda”, garante o dermatologista americano Nicholas Perricone. Em excesso, porém, o feitiço vira contra o feiticeiro: muito esforço acelera a oxidação e o corpo envelhece.

9 - Durma mais e melhor

Seu sonho é parecer até três anos mais jovem do que está registrado no seu RG? Então, durma em média oito horas por dia. Segundo a psiquiatra americana Amy Wechsler, a explicação está no hormônio de crescimento, que é secretado durante a noite e tem relação direta com a renovação celular e com a beleza. "Não descansar o número de horas de que o corpo necessita dificulta a redução do cortisol, o hormônio do stress, que deixa os nervos à flor da pele e mina a força muscular", diz. A silhueta sofre com isso. Pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que as pessoas que dormem apenas quatro horas por dia têm 18% menos leptina, hormônio ligado à saciedade, e 27% mais grelina, hormônio associado à fome, do que quem fica na cama por até dez horas.

10 - Faça um check up por ano

Investigue a possibilidade de haver doenças silenciosas, como hipertensão e diabetes, que aumentam a vulnerabilidade do coração e dos vasos sanguíneos. Ao cuidar do coração, você também reduz as probabilidades de câncer e protege o esqueleto da osteoporose. Essas medidas evitam, ainda, uma doença menos conhecida: a síndrome da fragilidade, que provoca cansaço, redução de peso, perda da força muscular. Vale ressaltar que esses sintomas nada têm a ver com o envelhecimento normal.

11 - Controle o colesterol

Protegendo o coração, talvez se diminua o risco de Alzheimer, doença neurodegenerativa que ocasiona esquecimentos, alterações de comportamento e perda da capacidade de cuidar de si. “Estudos populacionais mostraram que pessoas com o colesterol alto aos 50 anos que reverteram essas taxas chegaram aos 70, 80 anos com menos lesões no sistema nervoso do que as pessoas que negligenciaram o tratamento”, informa o geriatra Paulo Renato Canineu, vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer.

Exames fundamentais

12 - Pressão arterial

Na puberdade, ou a partir dos 13 anos, é preciso verificar a pressão uma vez por ano. O normal é entre 12 por 8 e 12,9 por 8,4.

13 - Perfil lipídico

A partir dos 20 anos, a cada três anos. Dosa as gorduras: colesterol, suas frações (HDL, o bom colesterol, e o LDL, que entope artérias) e triglicérides. As gorduras elevam o risco de infartos. O colesterol total não deve ultrapassar 200 miligramas por decilitro. O LDL, 129 miligramas por decilitro; e o HDL deve ser maior que 40 miligramas por decilitro. O triglicérides deve estar abaixo de 150 miligramas por decilitro.

14 - Glicemia de jejum

A partir dos 35 anos, a cada dois anos. Mede o nível de açúcar no sangue para teste de diabetes. O normal é abaixo de 110 miligramas por decilitro. Resultados entre 110 e 126 apontam risco de ter a doença. Acima de 126, é diabetes.

15 - Teste ergométrico

A partir dos 35 anos, anualmente. Eletrodos captam alterações elétricas no coração enquanto o paciente anda na esteira ou pedala. Ajuda a diagnosticar obstruções nas artérias.

16 - Papanicolau

A partir dos 18 anos, anualmente. Células do colo do útero são analisadas para identificar alterações pré-malignas. Se aparecer coceira, corrimento ou infecção, antecipe o exame.

17 - Mamografia

A partir dos 40 anos, todo ano. A radiografia dos seios detecta tumores malignos. As chances de cura do câncer de mama chegam a 95% se descoberto cedo. Quando se tem parentes que sofreram esse câncer, o exame se inicia anos antes.

18 - Sangue oculto nas fezes

A partir dos 50 anos, anualmente. Análise laboratorial do material evacuado em dois dias rastreia o câncer color-retal. Pode ser substituída pela retossigmoidoscopia, versão da colonoscopia que analisa a mucosa do reto e parte do intestino grosso, onde aparecem 70% dos tumores.

19 - Dosagem do TSH

Aos 35 anos, repetida a cada cinco. O ginecologista solicita e, em caso de alteração, encaminha para o endocrinologista. O hormônio sintetizado pela hipófise para estimular a tireóide é dosado para saber se esse órgão, responsável pelo metabolismo, está bem. As disfunções não produzem sintomas, embora algumas pessoas com hipotireoidismo (a glândula age em ritmo lento) demonstrem cansaço e ganho de peso. Nas mulheres, a incidência triplicou na última década. No hipertireoidismo, há uma produção acentuada dos hormônios T3 e T4, também dosados por exames, o que provoca irritabilidade, taquicardia e perda de peso.

20 - Densitometria óssea

A partir dos 45 anos, anualmente. Imagens da bacia e do fêmur são captadas por raios X e comparadas no computador aos limites da perda óssea esperada na idade. O normal é menos de 1, que significa perda de 10%. Entre 1 e 2,5 (perda de 10 a 25%), há osteopenia. Acima, já é osteoporose, que deixa os ossos mais porosos e sujeitos a fraturas.

21 - Exame visual

A partir dos 50 anos, todo ano (antes, caso tenha histórico familiar ou alto grau de miopia). A finalidade é detectar glaucoma, aumento da pressão intra-ocular, que danifica os vasos sanguíneos, levando à diminuição gradual e irreversível do campo visual. No início, o quadro pode ser assintomático.

Fonte Nelson Carvalhaes, coordenador do check-up do Fleury Medicina e Saúde, em São Paulo

Rosto

22 - Conserve os dentes

A diminuição da massa óssea, agravada pela queda na produção hormonal, compromete também a sustentação dos dentes. Retração e sangramento gengival podem sinalizar esse distúrbio. Escove três vezes por dia e substitua o fio dental por uma escova interdental (a perda óssea aumenta o espaço entre os dentes, por isso o fio perde eficiência). Vá ao dentista a cada seis meses.

23 - Fique na cama

Pesquisas recentes mostram que o envelhecimento precoce do rosto pode estar relacionado às poucas horas de sono. “Com apenas uma noite maldormida, podemos notar oleosidade excessiva, espinhas, cravos, bolsas, olheiras e até dificuldade de fixar a maquiagem na pele”, diz a dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo. Com o passar do tempo, há um desgaste no colágeno, levando à flacidez. “Cremes com vitamina C e ácidos retinóico e glicólico ajudam a reabilitar a pele depois de uma noite em claro”, garante a médica.

24 - Proteja-se do sol

Passar filtro solar diariamente evita o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Aplique FPS 15 nos braços, rosto, pescoço e mãos. Também invista em maquiagem (base, pó e batom) com filtro. Na praia, o fator de proteção aumenta para 30 no rosto e 15 no corpo. Reaplique depois de entrar na água.

25 - Segure o pescoço

“Aplique diariamente cosméticos com DMAE na região toda, até atrás da orelha. É nessa parte que a ação do produto vai se intensificar e ‘segurar’ a pele do pescoço”, recomenda o badalado dermatologista americano Nicholas Perricone, autor dos livros O Fim das Rugas e A Promessa de Perricone (ed. Campus), em entrevista exclusiva para CLAUDIA.

26 - Aposte no óleo de açaí

O ativo revigora, regenera e é antioxidante. “Inclusive, ele tem se mostrado um potente clareador de manchas e olheiras”, garante Maurício Pupo, professor de cosmetologia da Metrocamp, em Campinas (SP). “Os dermatologistas acrescentam de 5 a 10% dos ativos nas fórmulas antiidade.”

27 - Fique longe da nicotina

O cigarro leva quase 5 mil substâncias tóxicas para dentro do organismo, prejudicando a saúde e a pele. “Pesquisadores constataram que o excesso de nicotina diminui a circulação sanguínea da face, modifica a cor da pele e acelera a formação de rugas”, afirma a dermatologista Ana Lúcia Récio, de São Paulo. “Nos Estados Unidos, os cirurgiões plásticos evitam realizar cirurgias em quem fuma.” E mais: fazer biquinho para fumar reforça os sulcos ao redor da boca!

28 - Fuja da poluição

Combata seu estrago, que oxida a pele, com vitamina C. Quando chegar em casa, lave o rosto com sabonete líquido e aplique um creme ou fluido enriquecido com o ativo. “A vitamina recupera as células das agressões externas”, diz a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).

29 - Espante o cansaço

Tire a fadiga do rosto com uma esfoliação caseira. “Misture açúcar com iogurte natural gelado e aplique. Enxágüe. Finalize com uma máscara com polifenóis: junte 3 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinho tinto. Espere dez minutos e remova com água fria”, diz a dermatologista Valéria Campos.

30 - Faxina já!

Aos 30, é importante limpar, tonificar e hidratar o rosto duas vezes ao dia e aplicar protetor solar com FPS 20, no mínimo. Agora, se você abusou do sol, não controla o stress, se alimenta mal, dorme pouco, tem olhos e pele claros e histórico de flacidez na família, provavelmente vai ter que ampliar os cuidados - senão, pode ganhar manchas e pés de galinha, que normalmente só seriam vistos depois dos 40! Nesse caso, inclua no ritual diário um creme para a área dos olhos à base de gingko biloba ou soja, por exemplo, que deve ser aplicado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. "Essa região está mais propensa ao envelhecimento, pois a pele é bem mais fina do que a do restante do rosto e tem menos glândulas sebáceas", justifica a dermatologista Denise Barcelos, do Rio de Janeiro.

31 - Beba com moderação

Além do cigarro, o álcool também faz você parecermais velha. Isso porque a bebida causa inchaço, especialmente nas pálpebras, enquanto o fumo pode aumentar em até 4,7 vezes a quantidade de rugas em relação às não fumantes da mesma raça, sexo e idade.

32 - Faça as sobrancelhas

Rejuvenesça o olhar mantendo as sobrancelhas bem alinhadas. “As com ângulo muito fechado, curtas, finíssimas ou bem afastadas uma da outra podem acrescentar vários anos à sua aparência”, diz a esteticista Dayse Maia, do Rio de Janeiro, que cuida das sobrancelhas de Ângela Vieira e Flávia Alessandra. O ideal é deixar um profissional desenhar as suas para não correr o risco de mudar radicalmente a forma. “Em casa, apenas limpe a região entre elas. Mais vale uma sobrancelha por fazer do que com formato esquisito.”

Alimentação

33 - Tome um suco pela juventude

Este suco antienvelhecimento foi criado pela nutricionista Teresa Labanca, do Rio de Janeiro:

3 couves de bruxelas + 1 florete de brócolis + 4 cenouras + 1/2 beterraba. “Os dois primeiros ingredientes são antioxidantes, e os dois últimos ricos em fibras”, explica. Não é necessário acrescentar água, basta passar pela centrífuga e tomar todos os dias em jejum.

34 - Retire os vilões do prato

Sal em excesso não só retém líquidos como também favorece o aparecimento de bolsas ao redor dos olhos, e isso pesa bastante na aparência! “Refrigerantes do tipo cola contêm ácido fosfórico, um devastador de colágeno”, alerta a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.

35 - Coma romã

Se você já tem o hábito de comer a fruta no Dia de Reis para atrair sorte, estenda a tradição para o ano inteiro. É que estudos mostram que os ativos antioxidantes da romã, caso do ácido elágico e do protocatequínico, presentes na casca, nas sementes e na parte branca da fruta, reforçam a proteção celular contra a radiação ultravioleta - na prática, eles podem adiar o aparecimento de rugas, manchas e flacidez.

Quanto consumir - 1 unidade ou 1 copo (200 mililitros) de suco por dia.

36 - Aposte na aveia

Quer prevenir o envelhecimento precoce e ter cabelos sempre jovens? Acrescentar aveia ao leite, à fruta, ao bolo ou à sopa conta pontos para a beleza e ainda ajuda quem sofre com espinhas. "Por ser fonte de zinco e fibras, o cereal favorece a cicatrização da pele e o trânsito intestinal e, por sua vez, a eliminação das toxinas, que pioram a inflamação", conta a nutricionista Fernanda Machado Soares, de Petrópolis (RJ).

Quanto consumir - 1 colher (sopa) diariamente.

37 - Invista no chocolate amargo

O chocolate pode evitar o aparecimento das linhas finas antes da hora. Isso porque ele é rico em flavonoides, substâncias que reduzem a perda de água pela pele e protegem as fibras de colágeno e elastina da ação dos radicais livres. A condição é que você escolha o tipo amargo, que traz muito mais antioxidantes do que a versão ao leite ou branca, e não exagere na quantidade, por causa das calorias.

Quanto consumir - 1 barra (30 gramas) por dia.

38 - Coloque carne de boi no prato

Segundo a nutricionista Fernanda Machado Soares, de Petrópolis (RJ), a proteína animal atua na reparação e na regeneração celular, o que ajuda a manter a firmeza da pele e o tônus muscular - isso é importante principalmente depois dos 25 anos, quando a produção das fibras de colágeno reduz 1% ao ano. Como a carne vermelha ainda traz ferro, evita que as unhas quebrem facilmente ou demorem a crescer.

Quanto consumir - 3 bifes magros por semana.

39 - Inclua cereais integrais à dieta

Eles são fontes de vitaminas E, que favorece a hidratação, e do complexo B, essenciais para a manutenção e a renovação das células e a regulação da produção sebácea. "A turma do trigo e do arroz ainda contribui com magnésio, cobre, silício e manganês. O primeiro preserva o toque macio; o segundo e o terceiro aliviam a acne e estimulam a produção das fibras de sustentação e de elasticidade; e o quarto combate os radicais livres", diz a nutricionista Janice Chencinski, de São Paulo.

Quanto consumir - 3 porções diárias, sendo que cada uma equivale a 2 1/2 colheres (sopa) de farelo de aveia, 2 fatias de pão de fôrma integral e 6 colheres (sopa) de arroz integral.

40 - Castanha-do-pará: o petisco perfeito

Trata-se da principal fonte de selênio, mineral com ação antioxidante que ajuda a manter os radicais livres sob controle - em excesso, eles aceleram o envelhecimento. "Outro destaque desse petisco é o zinco, componente essencial das enzimas que promovem a elasticidade e a regeneração cutânea e cuja carência pode levar ao aparecimento da acne", completa a nutricionista Janice Chencinski.

Quanto consumir - 1 unidade por dia.

41 - Coma muito salmão

O peixe de água fria é, ao lado do atum, do arenque e da sardinha, uma importante fonte de proteína, macronutriente fundamental para a formação e manutenção dos tecidos. Mais: é rico em ômega 3, um tipo de gordura boa que não é produzida pelo corpo e ajuda a minimizar a aparência de linhas finas e rugas e garantir o bom funcionamento das células.

Quanto consumir - 2 porções médias por semana.

42 - Encha o prato com frutas vermelhas

Apesar de pequenos, uva, açaí, acerola, jabuticaba, morango, cereja e framboesa trazem doses generosas de vitamina C e fitoquímicos, como antocianina e licopeno. Juntos, esses ativos combatem os processos inflamatórios que destroem as células e aceleram o envelhecimento.

Quanto consumir - 2 porções por semana, sendo que cada uma equivale a 15 uvas ou 10 morangos ou 10 cerejas ou 1 polpa de açaí.

Emoções

43 - Busque a felicidade interior

Você já deve ter reparado que a pele fica mais corada e o cabelo mais bonito quando a felicidade bate à sua porta. O inverso também é verdadeiro: ao primeiro sinal de tristeza ou angústia, a pessoa fica pálida, com o rosto áspero e aspecto envelhecido. Mas qual é a receita da felicidade? "Cada um encontra a sua. A minha é: ‘seja grata pelo que tem’, ainda que falte algo. Para enxergar isso, treine o olhar para reconhecer tudo de bom que a vida nos dá: nossa casa, nosso corpo, a cama quentinha, o telefonema de um amigo, um sorriso...", conta a psicóloga Luciane Gerodetti, de São Paulo. Para que você descubra a sua receita, a profissional recomenda viver um dia de cada vez, buscando sempre o lado positivo no mundo, nas pessoas, nos acontecimentos.

44 - Elimine o estresse

Para quem não acredita que o estresse é capaz de envelhecer até dez anos, como mostra uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, a dermatologista e psiquiatra americana Amy Wechsler recomenda observar os ex-presidentes Bill Clinton e George W. Bush. "Se compararmos as fotos deles antes e depois da passagem pela Casa Branca, veremos que, além de poder e prestígio, ambos ganharam cabelos brancos, sulcos, manchas na pele e quilos a mais", observa a especialista, que acaba de lançar o livro Conexão Mente e Beleza - Nove Passos para Reverter o Envelhecimento pelo Estresse e Trazer Mais Juventude e Beleza para Sua Pele (editora Alegro). Então, procure um hobby, limite o número de horas no escritório e adote hábitos saudáveis, como exercícios regulares. Após a ginástica, a pele exibe um brilho saudável. O esporte aumenta a capacidade dos pulmões, estimula a circulação, reduz inflamações, melhora o humor e combate doenças relacionadas à idade. Tudo comprovado pela ciência.

45 - Tenha múltiplos interesses

Troque idéias e aprenda novas habilidades: funciona como ginástica cerebral, estabelecendo novas conexões entre as células nervosas. Supõe-se que pessoas com atividade intelectual são menos afetadas pelo Alzheimer – doença que normalmente surge depois da quinta década de vida.

46 - Fortaleça os laços afetivos

Pesquisas atestam que as amizades ajudam a prolongar a vida. Não só melhoram a imunidade mas também reduzem os riscos de ter depressão, síndrome do pânico e doenças como Alzheimer. Já o isolamento social tem efeito contrário.

47 - Mantenha uma vida social ativa

Sair com amigos para se divertir deve estar na agenda regularmente. Mesmo se a preguiça bater e você preferir ficar em frente da televisão, faça uma força e vá para a rua! Pesquisas internacionais mostram que essa atividade alegra a mente e rejuvenesce o corpo. E você não precisa ir para baladas ou encarar noitadas, se isso não combina com você. Marque encontros em casa, vá ao cinema ou até mesmo encontre para uma caminhada no parque. Estar com amigos espanta a depressão e afasta a solidão.

48 - Trabalhe sempre

Manter-se ativo é fundamental para garantir uma cabeça jovem e saudável. Além de fazer você se sentir útil, o trabalho normalmente envolve mais de uma pessoa – o que é importante para os vínculos afetivos e sociais – e deixa o cérebro e seus neurônios em pleno funcionamento.

49 - Controle a gula

Comer de forma saudável é fundamental para manter o corpo em ordem por mais tempo. Além disso, cientistas americanos comprovaram que a restrição calórica é uma arma muito eficiente contra o envelhecimento. Realizada na Universidade Harvard, pesquisadores concluíram que reduzir em 60% o consumo de alimentos diminui a velocidade do tempo nas células. O estudo foi feito com ratos. Neles, até o número de doenças foi menor. Como é praticamente impossível comer tão pouco, por que não evitar gorduras ruins, açúcares e frituras em excesso?

50 - Medite

A meditação não é apenas uma forma de acalmar os nervos e manter a mente serena. Pesquisas realizadas no Centro Montanha Shambhala, nos Estados Unidos, revelaram que além de promover mudanças cognitivas e psicológicas, a prática milenar de meditar também protege os telômeros, pontas dos cromossomos. A consequência disso? A longo prazo, a meditação ajuda a retardar o envelhecimento. Mais:meditar por alguns minutos diariamente ainda melhora a memória e o aprendizado, regula as emoções e ajuda a reduzir a pressão arterial.

(Fonte: http://claudia.abril.com.br/materia/50-maneiras-de-ficar-jovem-para-sempre?p=%2Fespeciais%2Fame-sua-vida&pw=5, data de acesso 10/01/2017)

Flores nas mesas de doces

24/05/2016 By: André Pedrotti

Mesa de doces? Ou mesa de flores? Hoje não sabemos mais como definir este item que é tão especial e tão cobiçado nas festas de casamentos.

Quando vamos tratar de toda parte da concepção artística floral de um casamento, temos sempre dois momentos: a festa como um todo e a tão sonhada mesa de doces, que é sempre um show a parte.

Quando as noivas começam com este assunto os olhos brilham e sempre é um momento de expectativa, para que a mesa dela seja a mais linda de todas.

Ao criar uma decoração floral para a mesa, nem sempre ela tem que ser com as mesmas flores ou até as mesas cores da festa; ela deve ser concebida exclusivamente para aquele dia.

Pensando nisso, hoje temos mesas de todos os tipos: mesas de flores com doces, mesas de espelhos de todos os tons e modelos, mesas inglesas e mesas brasileiras, que podem ser de Minas ou da Amazônia…

Resumindo, os profissionais brasileiros são os melhores e mais criativos do mundo quando o assunto é esse!

Segue fotos de mesas completamente diferentes em estilos:

Espero ter ajudado vocês a começarem a se inspirar para criação da SUA mesa de doces. O importante é isso – que traduza o seu gosto e a sua essência.

(Fonte: http://www.sosbrides.me/o-casamento/flores-nas-mesas-de-doces/, data de acesso 10/01/2017)

Doces feitos com flores

De Líbero Alimentos

Desde o tempurá de folhas até o vinho feito para gatos, o Japão está sempre na vanguarda das últimas tendências gastronômicas. Mais recentemente, o país está passando por uma mania de sobremesas delicadas feitas com flores comestíveis.

As belas sobremesas são uma mistura de gelatina, creme bávaro e flores variadas. Elas são vendidas em uma doceria chamada Havaro, localizada na cidade de Tóquio, Japão.

A Havaro vende os doces em uma variedade de tamanhos – desde grandes sobremesas em forma de anel, chamados de “bouquets” até pequenas cúpulas chamadas de “fleurs”.

Confira logo abaixo, algumas fotos desta diferente sobremesa.

(Fonte: http://www.liberoalimentos.com.br/2015/06/doces-feitos-com-flores.html, data de acesso 10/01/2017)

Receitas Escolhidas

Caviar de Berinjela

Ingredientes:

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes num refratário oval grande, cubra com filme plástico e leve ao microondas na potência máxima por 20 minutos.

Não abra a porta do micro.

Deixe descansando por mais 20 minutos e está pronto.

Sirva com torradinhas ou biscoito salgado.

(Fonte: http://www.cybercook.com.br/receita-de-caviar-de-berinjela-r-2-81960.html, data de acesso 10/01/2017)

Trouxinha de Pastel

Ingredientes:

Massa:

Modo de preparo:

Bata o molho de tomate com as ervas no liquidificador.

Tempere com o sal e a pimenta.

Em uma panela, frite a cebola até murchar e na sequencia, o alho.

Assim que dourar, junte a carne e deixe cozinhar bem, até secar toda água e tostar.

Junte o molho do liquidificador e misture.

Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, até engrossar levemente.

Acerte os temperos e deixe esfriar.

Massa:

Misture o sal com a água morna.

Coloque a farinha, o óleo e a pinga em uma tigela.

Misture e junte, aos poucos, a água salgada.

Mexa com as mãos até dar liga.

Sove sobre uma superfície lisa até a massa desgrudar das mãos por completo.

Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos na geladeira.

Abra com o rolo.

Corte círculos com cerca de 18 cm de diâmetro.

Coloque o molho no centro.

Por cima, coloque requeijão cremoso, uma fatia do queijo mussarela e parmesão ralado.

Feche fazendo uma trouxinha.

Pressione bem o topo com os dedos e amarre com uma tira de massa.

Frite em óleo quente com a ajuda de uma escumadeira.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Cozinha: Brasileira

Receita indicada por Cyber Cook

(Fonte: http://www.cybercook.com.br/receita-de-trouxinha-de-pastel-r-13-121093.html?origem=coluna-direita-bloco-receitas-novidades, data de acesso 10/01/2017)

Caju Caramelado com Espuma de Chocolate Branco

Por Luiza Hoffmann

Episódio: Cajú

Rendimento 8 porções (1 torta)

Tempo de preparo 20 min

Tempo inativo 30 min

Tempo de cozimento 10 min

Tempo total 1 h

Ingredientes:

Para a espuma:

Para o caramelado:

Modo de preparo:

Para a espuma:

Ferver o creme de leite fresco. Picar o chocolate e derreter no creme de leite quente, adicionar a vodka, colocar no sifão e colocar as cargas, reservar na geladeira por 30 minutos, (se você não tiver o sifão, reservar a ganache na geladeira por aproximadamente 10 minutos).

Para o caramelado:

Torrar as castanhas de caju inteiras, adicionar o melado, desligar do fogo, cortar o caju em tiras, a uva e o gomos de tangerina ao meio, adicionar metade nas castanhas, mexer. Montar na taça com a espuma, as frutas frescas e as carameladas, servir imediatamente.

(Fonte: http://foodnetwork.com.br/receita/caju-caramelado-com-espuma-de-chocolate-branco/, data de acesso 10/01/2017)

Anchova ao Molho de Camarão, Palmito e Alcaparras

Preparo 80 min

Rendimento 6 porções

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma forma com papel alumínio, coloque a anchova totalmente limpa temperada com sal, pimenta, manjericão e limão a gosto.

Embrulhe tudo e coloque para assar por 50 minutos.

Em outra forma untada com azeite, coloque as batatas pré-cozidas e, por cima, espalhe as alcaparras e palmitos picados.

Frite os camarões no azeite, coloque a salsinha/cebolinha e sal a gosto.

Acrescente 2 colheres de extrato de tomate, 300 ml de água e deixe cozinhar por 10 minutos.

Tire a anchova do papel-alumínio, coloque por cima das batatas/alcaparras/palmito e acrescente o molho de camarão por cima.

Espalhe, regue com mais azeite e leve ao forno por mais 20 a 30 minutos.

Pronto, pode ser servido com queijo ralado fresco por cima.

(Fonte: http://www.tudogostoso.com.br/receita/181226-anchova-ao-molho-de-camarao-palmito-e-alcaparras.html, data de acesso 10/01/2017)