Embelezar


Edição nº 188 - de 15 de Setembro de 2017 a 14 de Outubro de 2017

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Mulheres que em nome da beleza possuem fortes ideais

Considerando-se que o mundo da beleza é um dos maiores PIBs mundiais, cujos eventos com lançamentos de novas tendências em moda, estilo, cores até influenciam comportamentos, o que se observa ainda, é que há uma fragilidade expressiva de mulheres atuantes como líderes sócio-políticas, e, a imagem das mulheres ainda não se insere em um contexto de decisões, são apenas as consultoras de algo que lhes é ditado, e, portanto, não são as promotoras das inovações e avanços para apontar novos caminhos. Muito menos alicerçá-los ou inová –los.

Nesta edição da TV e da Rádio EMBELEZAR on line trazemos a comprovação de duas lideranças femininas, cujas têm coragem de se expor para abrir e conquistar novos caminhos e papéis sócio-políticos para outras pessoas.

O melhor e mais dignificante exemplo é o da freira, Irmã Telma Barbosa, assim mais conhecida e amada, e, é assim, que ela transforma vidas, dos que têm a sorte de com ela conviver. Das crianças aos idosos, se aprende que a beleza exterior precisa estar em consonância com a beleza interior, e que junto desta, além das técnicas cosméticas e da moda, é preciso um corpo sadio com prática de dança e esportes. E, junto de tudo, precisa manter-se “antenado com a vida cultural de suas raízes” sabendo se impor como gente que merece ser tratado como gente, num “mundico de imagens fabricadas e insipientes.”

Irmã Telma revoluciona e inova, transforma e alicerça os que nascem com as descendências afros neste país, injusto e desumano para os que têm pele de cor diferente, e, não acessam a “negociatas por fora da lei, e em desvios de impostos, empobrecendo ainda mais as periferias.” Todavia, são as crianças e adolescentes de origem afro, as mais sacrificadas em atos de violência e abandono social e proteção a vida. ASSISTIR A ENTREVISTA DA IRMÃ TELMA É APRENDER A SER GENTE.

E na sequencia temos a Professora Sandra Bovo, como a maioria a conhece, mais uma vez por nós entrevistada. Explica em áudio o que está ocorrendo com a categoria de profissionais esteticistas, cujas têm altos custos para se formar com normas técnicas, tecnológicas, ou com bacharelado, e por serem maioria mulheres, passam a ser atacadas por “grupetos que querem mais esta fatia de faturamento inescrupuloso para seus bolsos” sem se enquadrarem nas normas e leis, cumprir exigências, e, principalmente, sem respeitar as garantias constitucionais de outras pessoas. “Ou seja, vários abusos!!! ”

Então, lá se passaram inúmeros anos de vida de dezenas de mulheres que enfrentam as violências econômicas, judiciais, profissionais, e psicológicas para terem o respeito ao que lhes é de direito. É uma liderança classista que junto com sua diretoria e outras entidades congêneres demostram a evolução política das mulheres, não apenas imagem.

Trazemos outras notícias e informações que pesquisamos na expectativa de que sejam úteis para você. E, sugerimos que no “DIA DAS CRIANÇAS” FAÇA UM DIA FELIZ, para aquelas que nas periferias, apenas olham vitrines, e por isto, são “expulsas até das calçadas”, tamanha a discriminação e violência contra elas. Vamos ser mais humanos?

Fraternal abraço, Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV EMBELEZAR

Entrevista com a Irmã Telma Barbosa, Freira Católica

Perfil de Irmã Telma Barbosa, Freira Católica

CONTATO:

E-mail: oyalet@hotmail.com

Celulares:

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.


RÁDIO EMBELEZAR

ENTREVISTA COM A PROF.ª SANDRA LÚCIA BOVO, PRESIDENTA DA FEBRAPE.


BREVE CURRÍCULO DA PROF.ª SANDRA LÚCIA BOVO, PRESIDENTA DA FEBRAPE.

CONTATOS:

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Quer ver os truques de maquiagem da Gisele Bündchen?

Postado por Dimitriu Ritter

11-03-2016 às 10h07

“Já pensou em um mundo onde a própria Gisele Bündchen desse dicas de make? Pois então, isso aconteceu. A über model participa de uma série de vídeos sobre a linha de maquiagem da grife Chanel, revelando os truques que mais gosta. Tudo isso, ao lado da expert (e diretora de cor e maquiagem) Lucia Pica.”... (continua ----- leia mais)

(Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/beleza/dicas-de-maquiagem-da-gisele-bundchen/, data de acesso 10/09/2017)

Cirurgia plástica e autoestima: há relação?

18/08/2016

“Quais são os motivos que levam uma pessoa a fazer uma cirurgia plástica? Diversos. Geralmente o desejo de fazer um procedimento para alterar a aparência ou o formato do corpo está relacionado à autoestima. Aliás, cirurgia plástica e autoestima são sinônimos para muitas pessoas que acreditam que um cirurgião plástico é capaz de ajudá-los a resolver seus problemas com a autoimagem.

Às vezes, é mesmo. A cirurgia plástica é uma operação que detém riscos, mas também gera benefícios tanto estéticos quanto para a autoestima. E a autoestima é tão importante para a saúde quanto a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Pessoas com boa autoestima sentem-se mais motivadas para cuidar de si. Como consequência, têm menor chance de sofrer de depressão, por exemplo, e outros problemas relacionados à autoimagem, como o isolamento social.

Cirurgia plástica e autoestima são aliadas do bem-estar

Há bons motivos pelos quais a cirurgia plástica é uma boa alternativa para as pessoas melhorarem a visão de si mesmos. Antes de se submeter a um procedimento, essas razões devem ser bem ponderadas para que a operação seja feita pela razão certa. Procurar um cirurgião plástico para alterar um mero detalhe não é recomendado, nem incentivado pelos especialistas que levam a profissão a sério.

É hora de buscar um cirurgião plástico para promover mudanças na aparência quando o incômodo é tanto que provoca alterações no comportamento e nos hábitos para evitar a exposição. Por exemplo, quando uma criança com orelhas em abano não quer mais ir para a escola ou sair de casa devido ao bullying ou por receio deste, os pais podem considerar se não é o momento de corrigir o problema por intermédio da otoplastia (cirurgia para correção das orelhas em abano).

O que considerar ao optar pela cirurgia plástica

É preciso ter muito cuidado ao decidir fazer uma cirurgia plástica. A maior parte dos procedimentos são cirúrgicos e envolvem riscos e complicações. Alguns podem ser agravados quando a pessoa detém o hábito de ingerir bebidas alcoólicas ou fumar, está acima do peso ou possui alguma doença crônica.

Mesmo os procedimentos mais simples podem deixar cicatrizes pequenas na pele. Isso também precisa ser considerado por quem pensa em fazer uma plástica. A pessoa também precisa estar disposta a passar por uma avaliação médica completa. Isso inclui realizar testes diagnósticos, exames radiológicos, avaliações cardiológicas e clínicas. O processo todo pode ser concluído em apenas uma semana ou precisar de um mês para ser finalizado.

Há ainda a necessidade de informar-se detalhadamente sobre a cirurgia, principalmente em relação aos cuidados essenciais do período pós-operatório. O sucesso de muitas cirurgias plásticas depende da atenção que a pessoa dedica à recuperação, inclusive a longo prazo.

Ciente de tudo o que envolve a cirurgia plástica, é possível decidir se é melhor realizá-la ou não e de os resultados serem mais satisfatórios devido a maior dedicação a todos os cuidados indispensáveis.”

(Fonte: http://sbcp-sc.org.br/artigos/cirurgia-plastica-e-autoestima-ha-relacao/, data de acesso 10/09/2017)

Pincéis de maquiagem: higiene sempre!

“Os pincéis são imãs de impurezas e partículas de sujeiras, principalmente os usados para maquiagem líquida e batons. O ideal é que cada um tenha o seu pincel, devidamente higienizado, para evitar contaminação de uma pele para outra. Por exemplo, uma pele oleosa, sujeita à acne, pode sofrer com a má higienização dos pincéis que podem conter impurezas, fungos e bactérias, tanto por obstrução dos poros com os restos de maquiagem, como pela contaminação da pele, com piora das espinhas e até das manchas causadas por elas.

Devido ao constante contato com a oleosidade da pele e agentes no ar, a chance das bactérias se proliferarem no pincel é muito grande, podendo causar alergias e danos graves à saúde da pele. Por isso, o ideal é ter vários pincéis e higienizá-los diariamente. No final da limpeza desses acessórios, deve-se aplicar um pouco de álcool 70%, ou outro produto com ação germicida e antisséptica.”

(Fonte: https://www.sbcd.org.br/pagina/2775, data de acesso 10/09/2017)

Unhas

Fisiologia

“As unhas são lâminas queratinizadas que recobrem a última falange dos dedos, protegendo-os. Outras funções são facilitar a manipulação fina, contribuir com a sensibilidade tátil e permitir o ato de arranhar.

A unha é uma placa retangular dura, formada por quatro camadas: matriz ungueal, lâmina ungueal (corpo da unha), dobras laterais e borda livre. O maior eixo é longitudinal nas unhas das mãos e transversal nas unhas dos pés. Duas pregas laterais demarcam as bordas da unha, e parte visível termina em borda livre, tornando-se branca neste local devido ao contato com o ar.

A espessura das unhas varia de 0,5 a 0,75 mm. As unhas das mãos crescem cerca de 0,1mm por dia, enquanto as dos pés crescem em ritmo mais lento. O crescimento das unhas é maior durante o dia e nas pessoas do sexo masculino, sendo também influenciado por doenças sistêmicas e fatores locais. Dentre os fatores que aceleram o crescimento das unhas estão: obesidade, infância, sexo masculino, mão direita, dedos anular, médio e indicador, verão, hipertireoidismo. Já os fatores que desaceleram esse processo são: Noite, febre, idade avançada, neonatos, sexo feminino, mão esquerda, polegar, dedo mínimo, hálux, inverno, hipotireoidismo, síndrome das unhas amarelas, dano à matriz e doenças infecciosas.

Cuidados diários

Para evitar problemas, as unhas devem ser sempre mantidas limpas e bem aparadas. O ideal é que sejam mantidas no formato oval ou redondo, para evitar encravamento ou descamação. No caso das mulheres, é importante deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês, para que possam respirar. Caso ocorra dermatite de contato, o uso do esmalte deve ser interrompido. A acetona é outro agente a ser evitado, pois pode danificar a superfície da unha, tornando-a mais frágil e quebradiça. As cutículas não devem ser inteiramente removidas, pois constituem uma barreira protetora contra fungos e bactérias.

Problemas mais comuns

Unha encravada

A unha encravada (Onicocriptose) ocorre quando uma das pontas da unha, ao crescer, literalmente “penetra” na pele em volta dela. O processo decorre de um aumento na pressão sobre a unha ou suas pregas, causado principalmente pelo ato de apará-las de forma errada ou usar sapatos apertados ou de pontas finas. O encravamento se caracteriza pela inflamação e vermelhidão dos cantos da unhas, que podem até mesmo soltar pus e provocar dores com intensidade variada. Dentre as principais causas da unha encravada, estão:

A unha encravada pode ser classificada de três maneiras:

Casos mais leves de unha encravada (Grau I) podem se tratados com métodos conservadores, que incluem tratamentos com antibióticos ou antiinflamatórios tópicos, colocação de algodão entre a unha e a borda lateral e uso de órteses acrílicas. Nos casos mais graves (Grau II e III), são indicadas cirurgias que retiram a parte da matriz e lâmina da unha envolvidas no processo de encravamento, da borda ungueal lateral hipertrófica e do tecido inflamado.

Para prevenir a unha encravada, recomenda-se evitar sapatos apertado; arredondar a borda das unhas ao aparar, evitar aparar em excesso.

Unha em telha

A “unha em telha” (Onicomicose) é caracterizada pelo aumento da curvatura transversa, com as bordas laterais paralelas ao eixo longitudinal, deixando-a com o aspecto similar ao de uma telha. O tratamento pode ser feito de forma conservadora, com a colocação de lâminas flexíveis que fazem pressão sobre a placa ungeal e diminuem a curvatura, ou por meio da “Cirurgia de Fanti”, que remove a placa lateral e bordas ungeais em forma de U.

Unha em pinça

A unha em pinça tem uma distrofia com hipercurvatura transversa, que aumenta ao longo do eixo longitudinal da unha. Na parte distal suas bordas apertam os tecidos moles, que são pinçados. O tratamento é semelhante ao da unha em telha, porém a técnica cirúrgica sugerida é a cirurgia de “ZooK”, na qual a placa é removida e duas incisões são feitas na parte distal do dedo, por onde o descolador do septo disseca o tecido abaixo do leito e sairá após passar a matriz.

Hematoma subungeal

O hematoma subungeal é um trauma agudo sofrido na região da unha – decorrente da queda de um objeto, por exemplo – que provoca dor severa. Quando o hematoma é menor que 25% da porção visível d unha, ele pode ser drenado com bisturi ou o agente químico cautério.

Verrugas

As verrugas são tumores benignos causados por infecção pelo HPV. Elas podem crescer em quaisquer dos tecidos moles ao redor das unhas. Podem ser tratadas com ácidos tópicos, quimioterapia, irritantes e imunoterapia.”

(Fonte: https://www.sbcd.org.br/pagina/1609, data de acesso 10/09/2017)

Óleo de mamona, benefícios para as sobrancelhas, pele e cabelo

05/06/2017

“O óleo de mamona já é bastante conhecido entre o público feminino. Muitas utilizam para fazer a umectação capilar, uma etapa necessária para os cuidados com os cabelos. Esse óleo é extraído da mamona que também está sendo bastante utilizada para fins industriais devido a sua grande importância comercial para produção de biodiesel.

Quer saber mais sobre como esse óleo pode oferecer inúmeras vantagens quando o assunto e beleza? Então continue por aqui que nós vamos te contar!

Composição de óleo de mamona

Óleo de Mamona

Esse óleo não tem cor e possui sabor e cheiro bem suaves, algo que ajuda na hora de aplicá-los nos cabelos e na pele. Ele é rico em ácido ricinoleico, uma gordura monoinsaturada, sendo este o mais importante, e também ácidos graxos como o linoleico, o palmítico, o esteárico, o linolênico, dentre outros.

Também é rico em vitamina E, proteínas, algumas enzimas e também possui muitos sais minerais que ajudam na manutenção da nossa saúde.

Essas substâncias presentes no óleo é o que dá a ele todas as propriedades estéticas, oferecendo benefícios para pele, cabelos e outras partes do corpo. Vejamos agora como o óleo de mamona pode ajudar a nos deixar cada vez mais bonitas.

Para as sobrancelhas

As sobrancelhas conseguem fazer uma diferença enorme no nosso rosto. Quando elas estão bonitas, os traços do rosto ficam mais harmônicos e até a maquiagem fica mais bonita. Portanto, cuidar bem delas é essencial.

Para ter as sobrancelhas que sempre desejou, temos uma dica importante: aplicar óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona. Ele é muito barato e pode ser encontrado facilmente em qualquer farmácia ou loja de produtos para cabelo.

Para aplicar basta usar um cotonete, banhá-lo no óleo e depois aplicar no sentido dos fios. Não precisa colocar muito, apenas o suficiente para garantir que todos os fios estejam cobertos por ele. Você também pode aplicá-lo nos locais onde quer que os fios nasçam. Isso é muito bom para quem tem uma sobrancelha curta ou falhada.

O óleo deve ser aplicado antes de ir dormir e retirado, imediatamente, ao acordar. É importante também dar uma pausa a cada 5 dias para deixar o produto agir.

Para os cabelos

Quer aumentar o crescimento dos seus fios? Então investir numa umectação capilar com óleo de mamona é uma excelente opção. Além de acelerar o crescimento do cabelo, ele também ajuda quem quer aumentar o volume das madeixas já que prepara o terreno para o nascimento de novos fios.

Você também pode usar o óleo como uma forma de prevenção. Ao chegarmos numa certa idade é normal que os fios comecem a cair e já não nasçam com a mesma proporção de antes. Então, para não ficar com as sobrancelhas finas e o cabelo ralinho, aplicar essa substância é essencial.

Veja outros benefícios que o óleo de mamona nos oferece:

Para a pele

Por incrível que pareça, o óleo de mamona é ideal para reduzir ou, ao menos, controlar oproblema da acne. Algumas pessoas não entendem como um óleo pode combater problemas de oleosidade da pele. Isso ocorre porque esse óleo possui um efeito adstringente e também diminui o desenvolvimento de bactérias na pele, grande responsável pela acne.

Também se comporta como um agente cicatrizante natural. Por conta da presença de vitamina E, o óleo de mamona ajuda também no tratamento de estrias, disfarçando o aspecto e auxilia na sua prevenção. Você também pode usá-lo após pegar aquele sol no verão e misturá-lo ao hidratante corporal. Isso ajuda a evitar a descamação e o avermelhado que fica depois.

Viu como o óleo de mamona pode ajudar você a ficar mais bonita sem ter que sair de casa? Veja também quais são os outros óleos naturais que ajudam a ter um cabelo incrível!”

(Fonte: https://www.dietaeboasaude.com.br/oleo-de-mamona-para-sobrancelha-cabelo/, data de acesso 10/09/2017)

Mandioca – é um dos alimentos mais consumido no mundo

(Fonte: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_02_16_17_38_32_17.pdf, data de acesso 10/09/2017)

Receitas

Receita de aperitivo de mandioca

Modo de preparo:

Demolhe a tapioca por meia hora com a metade do leite morno e reserve. Depois desse tempo coloque a tapioca numa panela com o restante do leite mexendo sempre.

Acrescente o queijo e os temperos, e continue mexendo até adquirir uma consistência de massa grossa.

Forre uma forma com papel filme, despeje a massa e resfrie até conseguir consistência para cortar em cubos na própria forma. Leve ao freezer por duas horas, sem tirar os cubos da forma.

Frite na hora de servir.

Dica: Depois da tapioca esfriar na forma forrada com filme, ela fica em consistência de cortar.

Faça os cortes na forma, sem desenformá-la antes de ir para o freezer - depois de gelada é mais difícil cortá-la.

Escrito por Stela Morato em Receitas

(Fonte: http://www.mexidodeideias.com.br/cat/receitas/, data de acesso 10/09/2017)

Receita de mandioquese

Ingredientes:

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioca. Enquanto a raiz está cozinhando faça o creme da mandioquese. Bata no liquidificador o leite com suco de um limão, uma pitada de sal, um dente de alho e cheiro-verde a gosto. Quando a mistura estiver homogênea acrescente aos poucos o óleo sem parar de bater. Continue batendo até formar um creme consistente. Corte a mandioca em cubos e misture com o creme. A sugestão é decorar com cheiro-verde.

(Zenaide Souza Maciel colheu mandioca com 2 metros de comprimento, no sítio em que vive, em Arapoti.

Por Caminhos do Campo - 21/05/2017 08h00 Atualizado 21/05/2017 08h00)

(Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/agricultora-do-interior-do-parana-ensina-a-preparar-maionese-com-mandioca.ghtml, data de acesso 10/09/2017)

Pato ao vinho com mandioca

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferver o pato em água quente, retirar o excesso de gordura, lavar bem, escorrer e colocar em uma panela de barro (se não tiver utilizar outra)

Acrescentar: o alho picado grande, a cebola cortada em pedaços grandes, o sal, o louro e o cheiro verde.

Jogar em cima um pouco do vinho tinto, meia garrafa do vinho branco e um copo d'água

Deixar o restante do vinho (tinto e branco) para ir colocando durante o cozimento

Cobrir o pato com os dois vinhos e por último açafrão

Para saber se está cozido, espete com um garfo e se estiver macio está pronto

Preparo da mandioca:

Cozinha a mandioca, corte em pedaços e coloque no cozimento do pato, quanto este estiver quase pronto. A mandioca pegará o tempero do molho do pato.

(Fonte: http://www.bethteani.com.br/salgados/pato-ao-vinho-com-mandioca, data de acesso 10/09/2017)

Doce de mandioca com coco

 Ingredientes:

Modo de preparo:

Descasque a mandioca, tire o fio que vem no meio da mandioca, corte em pedaços retangulares pequenos e ponha a cozer com água e pitada de sal até ficar bem cozida, não deixe se desfazer

Retire do fogo e tire toda a água

Junte o leite de coco, o açúcar e a canela e deixe ferver em lume baixo até apurar

Sirva gelado ou em temperatura ambiente

Enviada por Marisa Matsinhe

(Fonte: http://www.tudogostoso.com.br/receita/103156-doce-de-mandioca-com-coco.html, data de acesso 10/09/2017)