Embelezar


Edição nº 20 - de 15 de Setembro de 2003 a 14 de Outubro de 2003

Olá Leitores!

AS DIVERSAS FORMAS DE EMBELEZAR

Embelezar com arte, ciência e técnica são os desafios de nosso tempo. Nestas três áreas gastam-se inúmeros milhões de horas de estudos, pesquisas e ganham-se algumas cinco vezes em bilhões de dólares este valor no mundo.

Do corpo humano até aos bens materiais que nos rodeiam no lar, no transporte, no lazer, tudo e todos, buscam os aspectos estéticos e belos como atratividade, conquista e prazer do consumidor.

Embelezar a vida com as palavras das poesias, com os acordes musicais, da voz humana aos instrumentos, nas cores das fotos e das imagens do vídeo, tudo e todos, novamente, querem o belo.

Embelezar a alma, os gestos, as atitudes, o valor humano, ambiental é a nova busca de algumas pessoas com seus ideais na construção de um mundo pleno de bons valores, ética e amor fraternal.

Assim sendo, com esta mensagem oferecemos para você a edição n.° 20 com abraço de Elisabeth Mariano e equipe Embelezar.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

SEMINÁRIO PARA O "FUTURO BEM ESTAR"

A Herbalife Internacional, a primeira empresa de "Controle de Peso e Nutrição Celular" promoveu um seminário para estudar "a íntima relação entre a nutrição e um nível ótimo de saúde". Trata-se de uma extensão do compromisso de Mark Hughes, com a pesquisa cientifica. A Universidade da Califórnia (UCLA), com sede em Los Angeles / EUA, inaugurou o Laboratório Mark Hughes de Nutrição Celular e Molecular. O laboratório é coordenado pelo dr. David Heber, prof. de Medicina de Saúde Pública na UCLA e diretor fundador do Centro de Nutrição Humana. O Seminário para o "Futuro Bem Estar" ocorreu em São Paulo, nos dias 30 e 31 de agosto.

(Fonte: Gilberto Jordão - Herbalife / SP)

ESTUDO COM MULHERES REALIZADO PELO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPROVA A EFICÁCIA DE UM ALIMENTO À BASE DE SOJA NO TRATAMENTO DOS SINTOMAS DA MENOPAUSA

A pesquisa partiu da constatação de que 70% das mulheres ocidentais na menopausa apresentam sintomas desconfortáveis nessa fase da vida, como calores repentinos, sensação de fraqueza, desânimo, perda de memória, tontura, insônia, entre outros sinais que se confundem com o diagnóstico de depressão.

Também se considerou que muitas mulheres não podiam se beneficiar da reposição hormonal sintética, a TRH, tratamento feito com supervisão médica.

Consideraram-se também pesquisas internacionais e de longa duração que mostravam a mulher oriental, que tradicionalmente consome muita soja, como menos sujeita aos desconfortos da menopausa.

A partir daí, a equipe do Departamento de Ginecologia da Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas, da USP, passou a comparar um medicamento utilizado para TRH com um alimento à base de soja desenvolvido por pesquisadores da ESALQ-USP de Piracicaba, em parceria com a FUGESP, Fundação Médico Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo.

O alimento, à base de isolado protéico da soja rico em isoflavonas, também contém proteínas da soja e um adicional de cálcio.

Um grupo de 98 mulheres saudáveis com sintomas da menopausa participou do ensaio clínico que durou 16 semanas: 48 delas receberam um repositor hormonal comum nas farmácias brasileiras e no mundo, e 50 receberam o alimento à base de soja.

Os resultados surpreenderam os pesquisadores: nos dois grupos, os sintomas da menopausa foram reduzidos significativamente, com a vantagem de que o alimento não causou reações adversas.

O estudo foi coordenado pela professora doutora Ângela Maggio da Fonseca, do Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Sua conclusão: "A presente pesquisa evidencia que o alimento funcional estudado é tão eficiente quanto a TRH no tratamento da menopausa, tendo a vantagem de não ocasionar os efeitos indesejáveis da terapia de reposição hormonal".

O Brasil sai na frente numa área da saúde que desafia os médicos e que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Os dados da pesquisa serão publicados na Revista de Ginecologia do Hospital das Clínicas e divulgados nos próximos congressos de ginecologia e climatério no país e no exterior.

Informações sobre o estudo clínico e alimentos funcionais, para médicos e leigos: 0800.554414 - http://www.estudosojamenopausa.com.br.

(Fonte: Tarso e Tarso / Pauta Imprensa)

CURSO DE MASSAGEM THAI-YOGA

Curso para iniciantes e cursos avançados.

Informações com Javier e no site http://www.massagemthai.com.br.

CURSOS GRATUITOS DE UNHAS ARTÍSTICAS, PINTURA DE CÍLIOS

Aprenda a usar kit unhas artísticas, silicone, porcelana, Nova York; kit pedicuro / calista; kit permanente de cílios e kit pintura de cílios.

Cursos gratuitos na compra dos produtos oferecidos pelo Shopping da Beleza René Vasconcelos.

Informações: http://www.shoppingdabeleza.hpg.com.br.

"CORPO E ALMA" - LINHA DE ESSÊNCIAS FLORAIS

A Dieticofarma, subsidiária do grupo português Farmodiética está lançando no Brasil a linha de essências florais "Corpo e Alma". O grupo Farmadiética está há 18 anos no mercado português e possui uma clínica, uma escola de formação e há 4 anos a Dieticofarma atua nas áreas de Fitoterapia e essencias florais.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

A CULTURA ALIMENTAR JAPONESA E O SEGREDO DA LONGEVIDADE

O Consulado Geral do Japão e a Comissão Comemorativa dos 50 anos de Retomada da Imigração Japonesa no Brasil, promoveram uma conferência com o Prof. Dr. Yukio Yamori - que é doutor em Medicina, mestre honorário da Universidade de Kioto e diretor do Centro Colaborador de Pesquisa em Prevenção de Doenças Cardiovasculares da OMS (Organização Mundial da Saúde). O tema escolhido foi "A cultura alimentar japonesa e o segredo da longevidade". A palestra ocorreu na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, que também apoiou o evento, em conjunto com a Beneficência Nipo-Brasileira em sapa, com o Kenren - Federação das Associações das Províncias Japonesas no Brasil e com a Associação Clube dos Anciãos do Brasil.

O NÚCLEO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NISE DA SILVEIRA COMEMORA SEU 13° ANIVERSÁRIO

Com uma exposição de artes na Câmara Municipal de Porto Alegre / RS, foi comemorado os 13 anos do Núcleo de Atividades Expressivas Nise da Silveira, do Hospital Psiquiátrico São Pedro: pinturas, desenhos, bordados e modelagens de quatro pacientes que residem no Hospital e que freqüentam a oficina de Criatividade foram expostas e fizeram muito sucesso. A coordenadora e psicóloga Giselle Silva Sanches, do Núcleo de Atividades Expressivas atende crianças, jovens e adultos usuários dos serviços de saúde mental do HPSP e da comunidade Museu de Arte do Rio Grande do Sul com a mostra "Corpo, Arte e Clínica".

(Fonte: Claudete Barcellos - Câmara Municipal de Porto Alegre)