Embelezar


Edição nº 211 - de 15 de Agosto de 2019 a 14 de Setembro de 2019

Olá Leitoras! Olá Leitores!

A vocação para transformar a vida para melhor, é embelezar a quem, e ao que, lhe rodeia...

Quando se observa a dedicação de vários/várias profissionais que possuem o dom de atender as pessoas por meio de suas habilidades de “cuidadores”: da pele, cabelo, penteado, maquilagem, massagem do corpo, reparo das unhas das mãos e dos pés, de estilos de roupas, de etiqueta em vários momentos da vida, etc.

0 quê se encontra em comum, em cada uma dessas pessoas cuidadoras, que ficam felizes em perceber a alegria no rosto de quem eles se dedicaram ao menos meia hora de atendimento?...

Na face dessas pessoas cuidadoras da beleza, há um sorriso de alegria e felicidade, ao perceber que com seus cuidados e especialização faz a outra pessoa: a sua cliente, ficar sorridente e feliz por se considerar mais bonita!

Linda profissão subdividida em várias categorias, que no todo somado leva à beleza!

Gratidão a Deus por vocês que usam a magia da beleza para atrair a felicidade!

Receba nossa edição com, as pesquisas que podem ser de boa valia para você!

Fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Embelezar

Entrevista com o maquilador Myura Hayashi


Perfil do maquilador Myura Hayashi

Myura Hayashi

Contato:

Art Nouveau Cabeleireiro

Endereço: Rua Redenção, 88 - São Paulo/SP

Tel.: (11) 2694-9096

E-mail: artnouveautica@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ArtNouveauCabeleireiro/

Instagram: https://www.instagram.com/artnouveaucabeleireiro/

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Rádio Embelezar

Entrevista com a cabeleireira Wanilda Tadeo do Prado

Wanilda Tadeo do Prado
Foto: Arquivo Pessoal

Perfil da cabeleireira Wanilda Tadeo do Prado

Wanilda Tadeo do Prado

Contato:

Art Nouveau Cabeleireiro

Endereço: Rua Redenção, 88 - São Paulo/SP

Tel.: (11) 2694-9096

E-mail: artnouveautica@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ArtNouveauCabeleireiro/

Instagram: https://www.instagram.com/artnouveaucabeleireiro/

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

A beleza da seda 100% brasileira

Tecnologia Têxtil e da Confecção

Por Alessandra Gimenez

A Safira Sedas também oferece a oportunidade de estudantes de moda, escolas de moda e pequenos artesãos comprarem seda por quilo, segundo Eliane Gamal, a empresa oferece vários tipos de retalhos, desde transparências até texturas diferenciadas, com preços bem acessíveis, essa venda é feita no show-room da Safira Sedas.

A seda indiscutivelmente encanta a humanidade há milhares de anos. Segundo, o livro Fio a Fio, (Gilda Chataignier, 2006) uma lenda Chinesa, conta que a seda surgiu entre os anos 2.500-2600 a.C, quando uma princesa descobriu um casulo caído de uma amoreira na sua xícara de chá e se encantou com o fio muito brilhante e fino que surgia deste casulo. Logo, este fato foi levado a estudo e também muito bem protegido. A China guardava o segredo da linda descoberta a sete chaves.

Já em 139 a.C., a maior rota de comércio mundial foi aberta desde a China Oriental até o Mediterrâneo, chamada depois de rota da seda. Seus segredos e beleza começaram a se difundir.

Uma das sedas mais cobiçadas da Antiguidade era a de Bizâncio, houve fatos até de espionagem! Comerciantes estrangeiros escondiam casulos do bicho-da-seda em bengalas ocas e levavam para o Ocidente.

No Brasil, desde a sua implantação em meados de 1940, a produção de seda foi direcionada para o atendimento da demanda do Japão por fio de seda cru. Ainda hoje, aproximadamente 70% do fio de seda produzido no Brasil tem como destino o Japão, onde grande parte se destina à cadeia produtiva do kimono. Cerca de 95% da produção brasileira de seda é exportada em forma de fio, com baixo valor agregado.

A maior empresa produtora de fios de seda no Brasil é a BRATAC, reconhecida pela produção de uns dos melhores fios do mundo, atualmente exportado para a França, Suíça, Itália, Japão e Índia.

Por outro lado, existem empresas 100% nacionais fazendo acontecer no mercado brasileiro de tecelagem de seda, agregando valor ao produto.

É o caso de O Casulo Feliz, no Paraná e a Safira Sedas, em São Paulo. Essas iniciativas merecem destaque. Certamente, motivados pela paixão por este tecido tão encantador, atuam no mercado de decoração e moda com produção 100% nacional. O forte ainda é a decoração, pois o mercado de tecidos de moda sofre uma enorme concorrência da China. Mesmo assim, estas empresas atuam como pioneiras e não desistiram diante das dificuldades do mercado. Que ótimo para nós!

O destaque fica por conta dos tecidos exclusivos, as duas empresas desenvolvem tecidos e estampas para coleções de André Lima e Osklen entre outros.

A Safira Sedas, desde 1996 vem produzindo seda através de sua fábrica localizada em Indaiatuba, interior do Estado de São Paulo, utiliza o fio de seda da fiação BRATAC. Sua proprietária – Eliane Gamal Mesquita, é também coordenadora do setor de tecelagem de decoração do comitê de seda da ABIT (Associação Brasileira das Industrias Têxteis), sendo uma das principais porta-vozes da seda no Brasil.

Eliane fundou sua indústria na contramão do processo de abertura das importações, pois acreditou na qualidade da matéria prima brasileira, na capacidade de criação dos nossos designers e na habilidade dos tecelões e artesãos da seda. Produz cerca de 6 mil metros de seda por mês. André Lima e Huis Clos, são uns de seus clientes.

A Safira Sedas também oferece a oportunidade de estudantes de moda, escolas de moda e pequenos artesãos comprarem seda por quilo, segundo Eliane Gamal, a empresa oferece vários tipos de retalhos, desde transparências até texturas diferenciadas, com preços bem acessíveis, essa venda é feita no show-room da Safira Sedas. Uma forma muito bacana de incentivar novos talentos com pequenas preciosidades disponíveis em forma de seda!

O Casulo Feliz nasceu em 1988, motivado pela idéia de que o fio de seda também deveria ser produzido de forma manual, aproveitando os casulos impróprios para a indústria. A empresa produz uma grande variedade de artigos de decoração com looks rústico-chic, todos em seda.

Além dos produtos de decoração, o empresário Gustavo Augusto Serpa Rocha, proprietário do Casulo Feliz, investiu nos tecidos para o mercado de moda e atende a Clube Chocolate, Maria Bonita e Osklen, entre outros. Ao longo do crescimento da empresa, os fios artesanais, passaram a ser matéria-prima de produtos acabados de qualidade e beleza. Foram desenvolvidos também, tingimentos naturais para aproveitar pigmentos vegetais da biodiversidade brasileira, como casca de cebola, raiz do curcuma, folhas de manga, herva mate e sementes de urucum.

Partindo desta ideologia Eco surgiu a parceria com Oskar Metsavaht da OSKLEN no projeto E Fabrics. Projeto que visa identificar empresas produtoras da cadeia têxtil socialmente responsável, com a intenção de realizar a interlocução entre estes produtores os estilistas e suas grifes.

O Casulo Feliz também participa de um projeto socialmente responsável chamado de Projeto Seda Justa.

Segundo João Berdu, sócio proprietário da Bisa Overseas, que trabalha com exportação de produtos a base de seda no Paraná, Seda Justa é um projeto desenvolvido com a participação das fiações BRATAC, Fujimura, Prefeitura Municipal de Nova Esperança, Depto. de Economia da Universidade Estadual de Maringá e O Casulo Feliz. Este projeto tem como objetivo proporcionar uma alternativa de renda para as famílias que produzem casulo de bicho-da-seda, na Vila Rural Esperança, na cidade de Nova Esperança.

Os casulos são fiados pelo O Casulo Feliz, onde os fios são tintos e retornam para as artesãs da Vila Rural transformando-se em belos cachecóis de seda.

Os cachecóis produzidos pelas artesãs são exportados diretamente para lojas da rede Artisans du Monde, na França (que conta com 154 lojas e trabalha somente com artigos do comércio justo). A Artisans du Monde faz o pagamento diretamente para a Associação dos Produtores da Vila Rural Esperança, que se encarrega de pagar as artesãs e demais parceiros envolvidos, 60% da renda bruta vai para as artesãs.

Segundo João Berdu, “ o projeto Seda Justa na Vila Rural Esperança, envolve atualmente 10 famílias e tem amplas condições de crescer, na versão Seda Justa -2008, vamos entrar em contato com todas as 154 lojas da Artisans du Monde.”

Parabéns ao trabalho destes empresários, a moda brasileira merece!

 (AUTORA) Por Alessandra Janaudis Gimenez

(Alessandra Janaudis Gimenez é pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM, atua na área têxtil há 7 anos com passagens pela Cia Hering, Vicunha e Rosset. Hoje faz parte do time de compras na Adar Milenium – importadora de tecidos para o mercado de moda. E-mail: alejanaudis@gmail.com)

(Fonte: https://www.fashionbubbles.com/tecnologia-textil-e-da-confeccao/a-beleza-da-seda-100-brasileira/, data de acesso: 12/08/2019)

As 5 maiores tendências do mercado da moda para 2019

24 de janeiro de 2019 por MATHEUS ALMEIDA

Um dos setores da economia mais resistentes à crise, o mercado da moda é dinâmico e sempre traz tendências diferentes a cada novo ano.

Para você estar sempre a frente, separamos nesse artigo 5 grandes tendências para o mercado de moda online.

Se você já trabalha nesse mercado (ou está pensando em começar), as informações abaixo são simplesmente obrigatórias

MERCADO DA MODA 2019: TOP 5 TENDÊNCIAS

1 – Ecommerce Mobile

Como você já deve saber, o ecommerce (vendas na internet) é uma forte tendência para o varejo brasileiro — o que inclui, é claro, a moda.

Ao longo dos últimos anos o Mercado de Ecommerce têm se mostrado blindado à crise. Alcançando, repetidamente, crescimentos anuais na casa dos 2 dígitos.

Além disso, cada vez mais os brasileiros perdem o medo de efetuar compras online de suas roupas, fazendo o Mercado de Moda ser o 2º maior em volume de vendas online e figurar no TOP 10 de maiores faturamentos.

É importante também considerar o Mobile Commerce, ou seja, as vendas que ocorrem diretamente através dos celulares.

Se você trabalha no segmento e ainda não fez isso, vale a pena começar a pensar em planejar sua operação online e, não esqueça, de garantir que sua loja se adapte às telas dos smartphones.

2 – Marketing digital

O marketing digital é importantíssimo para todo negócio. E, no caso do mercado de moda, não é diferente.

Em um setor onde os consumidores dão cada vez mais valor à opinião de blogueiros e outros influenciadores digitais, ter uma forte presença online é um claro indicador de maiores possibilidades de sucesso.

É importante que sua marca tenha forte presença digital, mesmo que não venda na Internet.

Aliás, não vender online é deixar dinheiro na mesa.

Páginas profissionais nas redes sociais aliada a muita criação de conteúdo é fundamental para deixar em alta o engajamento com seu público.

Leia mais: Amplie suas possibilidades de vendas com os canais do marketing digital

3 – Produtos sob demanda

Movidos pelo desejo de diferenciação cada vez mais os clientes têm buscado opções sob demanda.

Seja um produto totalmente personalizado, produzido após o pedido, seja em alguma pequena alteração especial, a tendência dos produtos únicos é uma crescente no mercado de Moda.

O grande diferencial aqui é a exclusividade, portanto muitos consumidores estão dispostos até a pagar mais caro por isso.

Em um futuro próximo a Impressora 3D também pode representar uma grande revolução no segmento, por isso vale a pena ficar atento a esse movimento.

4 – Multicanalidade

Mais uma forte tendência é o Omnichannel, ou multicanalidade. Em suma, refere-se a você proporcionar uma experiência de compra integrada ao seu cliente, independente do canal onde ele esteja.

Seu consumidor não diferencia mais ao comprar online ou física. Ele deseja ter uma experiência única e completa.

Atente-se a integrar seus canais e falar a mesma língua em todos os pontos de contato.

Leia mais: O que é omnichannel e como isso pode influenciar no seu negócio?

5 – Apostar nos vídeos

Você sabia que em 2020 cerca de 82% do tráfego na internet virá a partir de vídeos? É o que diz uma pesquisa da Cisco a respeito da utilização dos vídeos no Ecommerce.

Para o mercado de Moda essa é uma tendência impossível de ser ignorada, tendo em vista o tamanho da importância do conteúdo visual e estética para vender as roupas.

Os vídeos são capazes de mostrar o produto em detalhes, ambientar a peça, exibir caimentos, cores, etc. Além de engajar e prender muito mais a atenção da pessoa que está online.

(AUTOR) Matheus Almeida

PS: Este artigo foi criado no final de 2017. Atualizei com as tendências de 2019 e vou continuar a fazer atualizações anualmente para você sempre estar por dentro das tendências do mercado de moda.

(Fonte: https://ecommercedesucesso.com.br/tendencias-mercado-da-moda-2018/, data de acesso: 13/08/2019)

Como ficar na moda com mochilas femininas

Publicado por Relicário em 28 de março de 2018

No trabalho, nas viagens, no happy hour, para looks estilosos ou mais despojados, e para compromissos executivos

Estilo e sobriedade para eles e para elas. A Pasta Adams é, além de unissex, um modelo elegante e funcional. De estrutura rígida, ela garante a organização de documentos e dá pra levar uma folha solta sem amassar nada. É perfeita para profissionais que prezam por estilo e elegância em seu visual.

(Fonte: http://blog.bolsasrelicario.com.br/moda-mochilas-femininas/, data de acesso: 10/08/2019)

Dolce & Gabbana introduz tamanhos maiores em suas coleções femininas

Por Dominique Muret

A marca de luxo italiana está interessada em atingir mulheres mais curvilíneas, e alguns dos itens de suas coleções estarão disponíveis em tamanhos maiores.

4 de julho de 2019

Até recentemente, encontrar tamanhos maiores era impossível. Hoje em dia, algumas grifes não têm mais medo de cruzar essa linha, como por exemplo a marca de luxo italiana Dolce & Gabbana, uma das primeiras a anunciar seu desejo de vestir mulheres curvilíneas, estendendo a faixa de tamanhos para o XXL.

(Fonte: https://br.fashionnetwork.com/news/Dolce-Gabbana-introduz-tamanhos-maiores-em-suas-colecoes-femininas,1116418.html#.XVNmBUXPw2w, data de acesso: 14/08/2019)

5 coisas que você deve saber sobre a dor lombar

PERSONARE

Repouso demais é ruim e nem sempre remédios resolvem. Saiba outras dicas

Se esse ano você teve algum episódio de dor na região lombar (crise ou trava na coluna, lumbago, etc.), você faz parte de 65% da população mundial. Se ainda não sentiu desconforto neste ano, mas já teve este tipo de dor em algum momento da sua vida, está acompanhado por 85% da população. Nesse exato momento, mais de 10% das pessoas ao redor do mundo estão sentindo dor lombar.

Nesse exato momento, mais de 10% das pessoas ao redor do mundo estão sentindo dor lombar.

Trata-se de um problema extremamente comum, muito associado ao nosso estilo de vida e comportamentos, que sozinho é responsável por até um quarto das faltas ao trabalho e que, só nos EUA, consome 40 bilhões de dólares anualmente entre custos com seu tratamento e perdas de produção. Justamente por ser um problema tão comum, é cercado de mitos, achismos e confusões que acabam atrasando o tratamento e prolongando o sofrimento de muita gente.

Alguns esclarecimentos básicos são importantes para a diminuição da magnitude desse problema:

1 – Existem diferentes tipos e formas de tratamento de dor lombar

Calcula-se que entre 90% e 95% das lombalgias não recebem um diagnóstico preciso, mas isso não é um problema.

O termo lombalgia se refere a um sintoma (literalmente, dor na lombar) e não a uma doença específica. Inclui, portanto, um grupo de doenças que pode variar de um excesso de tensão muscular até doenças neurológicas graves com necessidade de intervenção cirúrgica. Calcula-se que entre 90% e 95% das lombalgias não recebem um diagnóstico preciso, mas isso não é um problema.

Primeiro porque trata-se mesmo de uma condição multifatorial, sem uma causa única precisa, que na grande maioria das vezes não apresenta gravidade. Segundo porque a ausência de um diagnóstico preciso não interfere no tratamento da lombalgia, já que existem princípios gerais que são adotados com resultado eficaz, enquanto aqueles 10% em que diagnósticos específicos são possíveis de ser realizados recebem tratamentos mais direcionados.

2 – Não apegue-se ao resultado de exames e nomes de lesões

Não raro, diante de uma crise de dor lombar, surge uma preocupação imediata em realizar exames de imagem (radiografias, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas etc.). Na grande maioria dos casos esses exames não são necessários e não mudarão em nada o tratamento, mas podem gerar preocupações desnecessárias.

Existem, claro, condições específicas que exigem exames adicionais ao exame físico, como quando há suspeita de fraturas ou compressão de nervo, ou, ainda, quando a resposta ao tratamento não acontece dentro do esperado. Mas isso deve ser pesado com cuidado pelo profissional de saúde e o paciente em conjunto. Isso porque muito frequentemente, ao realizar, por exemplo, uma ressonância da coluna, iremos, sim, encontrar alterações que podem parecer assustadoras e graves numa primeira leitura. “Discopatia degenerativa”, “abaulamento discal”, “artrose interapofisária” são alguns palavrões comuns de serem encontrados em laudos desse tipo de exame que soam como sentenças, mas na verdade estão presentes numa frequência muito alta entre pessoas que nunca sequer sentiram dor lombar. Isso significa que essas alterações e lesões encontradas podem não ser responsáveis diretas ou sequer estarem contribuindo para o quadro de dor.

3 – Repouso demais é ruim

Intuitivamente, diante de um quadro de dor lombar, adotamos um comportamento de evitar totalmente fazer esforços, optando por muito repouso e posição deitada. Hoje sabemos que o repouso total pode ser prejudicial. Salvo situações de dor muito intensa e aguda, a regra geral é que movimentos que pioram a dor devem ser evitados, enquanto movimentos que não interferem na dor devem ser estimulados. Já o repouso total, na cama, deve durar até 48h, dependendo da intensidade da dor, mas acima disso já se fala em piora do quadro.

Exercitar-se, manter-se o mais ativo possível e retomar gradualmente as atividades habituais ajuda bastante na recuperação da lombalgia. O melhor tipo de exercício é aquele que você gosta, que consegue praticar com regularidade e que tem mais chances de se comprometer em longo prazo. Pilates, Yoga, natação, caminhada, pedalada, dança, o importante é mover-se. E mover-se com confiança, sem medo. Todo tipo de exercício é seguro, se realizado com orientação adequada. É normal sentir-se dolorido após o retorno aos exercícios e isso não significa piora da lesão. A lesão não vai se agravar com a prática de exercícios, pelo contrário, eles podem inclusive prevenir a recorrência da dor.

4 – Menos remédios, mais exercícios

Quando o assunto é dor lombar, não existe solução passiva. Isso quer dizer que vai ser necessário se esforçar. Remédios, massagem, acupuntura e cirurgias, isoladamente, não são respostas milagrosas para o problema. Será preciso ser mais ativo: exercícios são essenciais, reeducação de hábitos, mudança de comportamentos também. Num quadro muito agudo e intenso, logicamente, pode ser necessário fazer uso de algumas medicações. Em casos crônicos muito arrastados também existem remédios que ajudam a controlar a dor. Cirurgias têm indicações específicas e não diretamente relacionadas com a intensidade da dor. Massagens, acupuntura e abordagens de fisioterapia mais passivas também são boas estratégias no início do quadro. Mas a prioridade, em longo prazo, é o exercício, que proporcionará a melhora do condicionamento muscular, o ganho de força, a flexibilidade e a estabilidade. Alguns estudos já mostraram que fazer exercícios, mesmo em condições com indicação de cirurgia, em longo prazo apresenta uma resposta tão boa quanto a fisioterapia ativa sozinha.

Alguns estudos já mostraram que fazer exercícios, mesmo em condições com indicação de cirurgia, em longo prazo apresenta uma resposta tão boa quanto a fisioterapia ativa sozinha.

Fazer atividade física tem muitas vantagens adicionais, já que são inúmeros os problemas de saúde que podem ser evitados ou revertidos com a prática regular de exercícios, e os efeitos colaterais não se comparam àqueles gerados pelo uso crônico de algumas medicações e ao alto risco de procedimentos cirúrgicos.

5 – Cuidado com a paranoia da postura

Não raro, um dos primeiros culpados apontado como causador de dor lombar é a “postura ruim”. Isso tem um fundo de verdade inquestionável, já que como criaturas modernas, nós, seres humanos, esquecemos como usar nossos corpos, adotamos posturas pouco naturais, muitas vezes por longas horas, nos movemos somente o estritamente necessário e, mesmo quando praticamos exercícios, o fazemos dentro de um período restrito compactado no meio de horas e horas de sedentarismo.

Por outro lado, é fácil se deixar levar pela ditadura da boa postura, o que frequentemente leva apenas à hiper vigilância, frustração e desistência. Não existe uma única postura correta universal que deve ser aplicada a todas as pessoas do mundo, em todos os momentos da vida. Nossa postura é fluida, se modifica o tempo todo, serve para comunicação e é profundamente imbuída de significados emocionais. Portanto, não deve ser engessada sob um modelo de correção único e universal. A intenção deve ser corrigir excessos, evitar posturas claramente prejudiciais, mas mantendo a possibilidade de transitar em diferentes posturas ao longo do dia, de modo flexível e ajustável.

Essas foram algumas dicas gerais que abordam um problema muito comum e bastante diverso e complexo. Obviamente, essas informações não substituem as orientações do profissional de saúde que acompanha cada caso. Cada quadro de lombar é único e merece atenção e cuidado específico. Não deixe de procurar ajuda.

(Fonte: https://www.personare.com.br/5-coisas-que-voce-deve-saber-sobre-a-dor-lombar-2-m8009, data de acesso: 13/08/2019)

Exportações da indústria brasileira de moda crescem no Mercado Árabe

Elas não são um fenômeno de consumo, mas em visitas a boutiques e lojas de roupas do mundo árabe é possível se deparar cada vez mais com etiquetas “Made in Brazil”. Estilistas e indústrias brasileiras da área perceberam o potencial de demanda na região e aos poucos a moda brasileira vem ganhando espaço nas exportações, principalmente entre os compradores de peças de praia, roupas infantis e para festas.

Diante do que o Brasil exporta em produtos têxteis, o mundo árabe é um pequeno importador. Os países do Golfo Arábico e Norte da África receberam US$ 7,3 milhões em produtos têxteis e de confecção brasileiros de janeiro a junho, diante de uma exportação geral do setor de US$ 490 milhões. Os árabes compraram 1,5%. Mas enquanto as vendas externas do segmento como um todo caíram 9,1%, a exportação para a região cresceu 17% sobre iguais meses de 2015. Os números são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

(Fonte: Anba - https://dclogisticsbrasil.com/exportacoes-produtos-texteis/, data de acesso: 14/08/2019)

Zendaya é escolhida para ser o rosto do novo perfume da Lancôme, "Idôle"

3 de julho de 2019

A marca francesa de beleza, Lancôme, está prestes a lançar “Idôle", uma nova fragrância pensada especialmente para os millennials. E para ajudar no lançamento, ela está apostando em sua nova embaixadora, a atriz americana Zendaya, que foi escolhida para ser o rosto do novo perfume.

(Fonte: https://br.fashionnetwork.com/news/Zendaya-e-escolhida-para-ser-o-rosto-do-novo-perfume-da-Lancome-Idole-,1116045.html#.XVKBw-hKg2w, data de acesso: 10/08/2019)

L'oréal Professionnel Portugal - Youtube

L'Oréal Professionnel Portugal é o canal dos melhores vídeos de cabelos. Aqui pode visualizar vídeos tutoriais e saber as melhores dicas dos profissionais, a...

(Fonte: http://www.youtube.com/user/lorealprofespt, data de acesso: 10/08/2019)