Embelezar


Edição nº 232 - de 15 de Maio de 2021 a 14 de Junho de 2021

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Nossos cumprimentos a todas e a todos vocês

Que com coragem e paciência continuam e algum modo atendendo a sua clientela, de modo improvisado, com todos os cuidados, de um a uma pessoa. Ela estima você!

Você a estima! Por isso, na base da fraternidade e respeito a relação cliente/profissional continuou mesmo em meio as barreiras impostas pela vida. Parabéns e Parabéns!!!

A vida é assim, vencem os que tem mais coragem 2 vezes. ou mais, para continuar!

Trazemos esta edição com nossa admiração, e ao mesmo tempo temos a tristeza, pois muitas pessoas profissionais e clientela faleceram ou ficaram doentem com mais sequelas ainda...

E, aos que não suportaram com a própria acabaram... Triste muito mais Triste!!!

Vamos nos reerguer, nos apoiarmo-nos uns às outras e aos outros...VIDA NOVA!!!

Abraço fraternal de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR...

Saiba o significado de arco-iris! https://www.dicionariodesimbolos.com.br/arco-iris/

(Data de acesso: 14/05/21)

Sugestão: coloque uma linda música para ouvir e declame esta poesia! Decore se puder!

Poema: SER FELIZ É...

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É ter coragem para ouvir um “não“.

Ser feliz é deixar viver a criança livre,

alegre e simples que mora dentro e cada um de nós.

É ter maturidade para falar “eu errei“.

É ter ousadia para dizer “me perdoe“.

É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você“.

É ter capacidade de dizer “eu te amo“.

Jamais desista de si mesmo.

Jamais desista das pessoas que você ama.

Jamais desista de ser feliz, pois a vida

é um espetáculo imperdível...

E tenha certeza que você é um ser humano especial

para todas as pessoas que te gosta, respeita e quer

te ver sempre bem...

Augusto Cury – é o AUTOR

SOBRE AUGUSTO CURY - Augusto Jorge Cury (1958) é um psiquiatra e escritor brasileiro. Clique no link ao lado -Biografia de Augusto Cury

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Embelezar

Entrevista com o Cirurgião Plástico Dr. Paulo Keiki Rodrigues Matsudo


PERFIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO DR. PAULO KEIKI RODRIGUES MATSUDO

Dr. Paulo Keiki Rodrigues Matsudo, CREMESP 24800

http://www.cirplasticaestetica.com.br/br/paulomatsudo/trabalhos-cientificos/

LEIA MAIS EM: http://www.cirplasticaestetica.com.br/br/paulomatsudo/

CONTATOS:

Dr. Paulo Matsudo

Dr.ª Pamela Matsudo

E-mail: pkrmatsudo@uol.com.br

WhatsApp: (11) 97065-2231

Facebook: Clínica Matsudo

Site: http://www.cirplasticaestetica.com.br

Endereços:

São Paulo

Av Indianópolis 2.451

Tel: (11) 2577-7007

ABC

Av Goiás, 1.400 - São Caetano / SP

Tel: (11) 4229-6969

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Rádio Embelezar

Entrevista com a Médica Infectologista Giovanna Baptista Sapienza

Nome
Foto: Arquivo Pessoal

Perfil da Médica Infectologista Giovanna Baptista Sapienza

Giovanna Baptista Sapienza

Graduação

Residência médica

Infectologia - Instituto de Infectologia Emilio Ribas – 2014-2017.

Graduação em Medicina

Universidade Metropolitana de Santos – Santos – SP. 2007-2012

Internato

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Santos

Ensino Médio, Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2003-2005.

Ensino Fundamental, Instituto Presbiteriano Mackenzie, 1999-2002.

Experiência Profissional

Hospital Santa Isabel - São Paulo - SP - 2017 - atual

Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP) - São Paulo – mar/2020 – set/2020

Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP) - São Paulo - 2017 – mar/2020

Instituto do Câncer - ICESP / HCFMUSP - 2015 - 2017

Hospital São Camilo - São Paulo - SP - 2016 - 2017

Instrutora do curso de Advanced Cardiologic Life Support Provider – HCOR. 2015 – 2016

Formação Complementar

Extensão universitária: Estágio em Doenças Infecciosas. (Carga horária: 264h).

Instituto Pasteur - Paris, França - 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Extensão universitária Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em Maternidade

Hospital e Maternidade Santa Joana e Pró Matre Paulista - São Paulo-SP

(Carga horária: 240h) 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Extensão universitária: Estágio em Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Hospital das Clínicas da FMUSP - São Paulo – SP

(Carga horária: 244h) 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Extensão universitária: Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

AC CAMARGO CANCER CENTER. São Paulo, Brasil

(Carga horária: 240h). 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Extensão universitária: Estágio em Interconsulta de Infectologia

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - SP

(Carga horária: 240h). 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Extensão universitária: Estágio em Interconsulta de Infectologia

Hospital das Clínicas da FMUSP - São Paulo – SP

(Carga horária: 260h). 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Extensão universitária: Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Hospital do Rim e Hipertensão, H.RIM, Brasil.

(Carga horária: 264h). 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Extensão universitária: Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, IAMSPE, Sao Paulo, Brasil

(Carga horária: 264h). 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Extensão universitária: Serviço de Controle e Tratamento de Infecções em Ortopedia.

Instituto de traumatologia, HCFMUSP. Sao Paulo, Brasil. (Carga horária: 240h). 2016

Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-SP

Curso de curta duração em ACLS for Experienced Providers Course. American Heart Association (Carga horária: 16h). 2015

Hospital do Coração - São Paulo - SP

Iniciação Científica, bolsa PIBIC CNPq, “Odores como fatores desencadeantes e de piora da enxaqueca em homens” 2009 – 2010

Advanced Cardiologic Life Support Provider, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, Jul/2012 – 16 horas

Monitoria de Anatomia, Faculdade de Medicina UNIMES. - 2008-2008

Participação em Eventos

Produção Bibliográfica

Apresentações de trabalho em congresso

● Infecção de corrente sanguínea na UTI neonatal de um hospital publico: é possível prevenir.

Congresso Brasileiro de infectologia 2018 – Belém -PA, Brasil. Apresentação em poster

● Results of a successful implementation of an antimicrobial stewardship program in a public hospital in Sao Paulo, Brazil.

IDWEEK 2018 - São Francisco - EUA. Apresentação em poster

● Estudo de prevalência pontual do uso de antibióticos em dois hospitais públicos de São Paulo

Congresso Brasileiro de Infecção e epidemiologia hospitalar - 2018. Apresentação em poster.

● Impactos de redução de infecção de corrente sanguínea após implantação de medidas preventivas em uma UTI neonatal.

XXIV Congresso Brasileiro de Perinatologia- 2018. Apresentação em poster.

● KLEBSIELLA PNEUMONIAE CARBAPENEM-RESISTANT OUTBREAK IN THE REALITY OF AN BRAZILIAN PUBLIC HOSPITAL.

Congresso Internacional de infecção hospitalar IFIC – 2017. Apresentação em poster.

● “Odores como fatores desencadeantes e de piora da enxaqueca em homens”.

XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010. Apresentação em poster.

Monografia

● Estudo analítico da dinâmica da Klebsiella pneumoniae resistente aos carbapenêmicos na unidade de terapia intensiva do Instituto de Infectologia Emilio Ribas.

São Paulo: Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Coordenadoria de Serviços de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; 2016.

Artigos completos publicados em periódicos

● LIMA, A.M.; SAPIENZA, G.B, GIRAUD, V.O; FRAGOSO, Y. D. “Odors as triggering and worsening factor for migraine in men”. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. (Impresso), V.69, P.324 – 327, 2011.DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2011000300011

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0636518725048218

Contatos:

Doctoralia: https://www.doctoralia.com.br/giovanna-b-sapienza/infectologista/sao-paulo

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/giovanna-baptista-sapienza-026224142

Instagram: @gisapienza.infecto

Site: http://www.dragiovannasapienza.com.br

E-mail: contato@dragiovannasapienza.com.br

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Junho Laranja: prevenção é a chave na luta contra as queimaduras

Publicado: 6 de junho de 2021

A data de 6 de junho marca o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, instituído pela Lei nº 12.026/2.009. A data tem o objetivo de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil acontecem em torno de 1.000.000 de incidentes por queimaduras ao ano, e de cada 100.000 pacientes atendidos em hospitais, cerca de 2.500 irão a óbito direta ou indiretamente em função de suas lesões. Uma das principais complicações que pode surgir é a contaminação ou infecção por bactérias, visto que a pele é a nossa proteção natural contra esses agentes e quando gravemente danificada nos deixa expostos.

As queimaduras são lesões que na maioria das vezes atinge a pele, podendo ser causadas por agentes térmicos, químicos ou biológicos, mas podem também ocorrer nos olhos e até nos pulmões pela inalação de fumaça durante um incêndio por exemplo. E grande parte desses acidentes ocorrem dentro de casa, nas atividades do dia a dia.

A atenção deve ser redobrada especialmente com as crianças que principalmente pela curiosidade estão mais vulneráveis a determinados acidentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 320 mil crianças morrem anualmente em decorrência de queimaduras. E esses acidentes ocupam a 4ª posição no ranking de morte de crianças e adolescentes no Brasil.

Saber o que fazer e o que não fazer para prevenir ou tratar queimaduras, é fundamental, cuidados básicos no cotidiano podem evitar uma tragédia, marcas e lesões que duram a vida toda quando a vítima sobrevive. Por isso, o CBMPA preparou algumas dicas disponíveis que podem ajudar a população e propagar esse conhecimento tão útil.

Em caso de urgências e emergências ligue 193, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará está pronto para atender você.

(Fonte: https://www.bombeiros.pa.gov.br/noticias/unho-laranja-prevencao-e-a-chave-na-luta-contra-asqueimaduras/#:~:text=06%20de%20junho%20marca%20o,incid%C3%AAncia%20de%20acidentes%20envolvendo%20queimados, data de acesso: 12/05/2021)

Dia Internacional contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio.

Também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia”, esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

A homofobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual.

Ainda existe um grande preconceito contra os homossexuais na maioria das sociedades que, infelizmente, se reflete em atos desumanos de violência extrema contra esses indivíduos.

O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia, em inglês) é comemorado em 17 de maio em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.

No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010, de acordo com o Decreto de 4 de junho desse ano.

Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.

Nas palavras de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, “O bullying homofóbico é […] um ultraje moral, uma grave violação de direitos humanos e uma crise de saúde pública”. Assim, é preciso conscientizar as pessoas sobre esse tipo de bullying e sobre suas consequências físicas e mentais, cujos jovens são grandes vítimas.

Esta data é uma oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos dos homossexuais e da comunidade LGBT.

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-contra-a-homofobia/, data de acesso: 12/05/2021)

5 dicas de saúde para a população LGBTQ+

Hygia Bank - 29 de jun. de 2020

NO DIA 28/06 celebramos o Dia do Orgulho LGBTQ+ e como falar sobre saúde sexual é fundamental, separamos cinco dicas para orientar a população LGBTQ+ para os cuidados com sua saúde íntima

1. Sou lésbica. Preciso realizar os exames preventivos de câncer do colo do útero e de mama?

Sim! As mulheres lésbicas, assim como as bissexuais, também necessitam de cuidados em relação aos exames preventivos, aos métodos de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e às consultas regulares, independente da sua orientação sexual.

O Papanicolau deve ser feito por todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual, pois a transmissão do HPV, maior causador de câncer do colo uterino, ocorre também nas relações sexuais entre mulheres, mesmo que em índices menores

O que diferencia na hora do exame das mulheres lésbicas para as heterossexuais é o tamanho do espéculo (instrumento que possibilita a visualização do colo do útero), sendo que os mais finos são indicados para mulheres que não têm prática sexual com pênis.

Quanto ao câncer de mama, o autoexame das mamas é recomendado e a mamografia é indicada a todas as mulheres a partir dos 50 anos de idade.

2. Sou homem trans. Preciso realizar os exames preventivos de câncer do colo do útero e de mama?

Os homens trans que não fizeram os procedimentos de retirada do útero e das mamas também precisam ficar atentos aos exames preventivos.

O exame preventivo do colo do útero pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais.

Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.

3. Sou gay e me relaciono sexualmente com outros homens, quais cuidados específicos preciso ter?

É importante estar atento à sua saúde, pois identificar-se como gay, bissexual ou homem que faz sexo com homens pode trazer um alto risco de exclusão social, de discriminação e mesmo de violência física, por parte de familiares, amigos/as e colegas de trabalho.

Como consequência, podem haver diversos agravos à saúde relacionados a estes contextos desfavoráveis, tais como: maior vulnerabilidade ao HIV e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), doenças mentais (ansiedade, depressão, isolamento social, estresse pós-traumático) e uso abusivo de álcool e outras drogas.

Dessa forma, procure pelo serviço de saúde mais próximo para mais informações sobre saúde sexual, autocuidado, métodos de prevenção combinada, realização de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite. Além de poder contar com profissionais que poderão prestar cuidado em saúde mental quando necessário.

4. Se eu faço uso de hormônios ou quero iniciar um tratamento hormonal, posso buscar a Unidade Básica de Saúde?

A Unidade Básica de Saúde tem capacidade para resolver grande parte das necessidades de saúde das pessoas. Você poderá ser acompanhado(a) por um(a) profissional de saúde, realizar exames e iniciar tratamentos conforme indicação.

Por vezes, pode acontecer dos/as profissionais de saúde terem dúvidas em relação aos procedimentos necessários para um acompanhamento adequado, nestes casos eles/as podem obter informações entrando em contato com o Núcleo de Telessaúde pelo telefone 0800-644-6543.

5. O que fazer em caso de discriminação no atendimento médico?

Você pode entrar em contato com o Disque Saúde no 136 ou ainda pelo Disque 100 para registrar o ocorrido.

(Fonte: https://www.hygiabank.com.br/discussoes/saude-mental/como-combater-situacoes-que-afetam-a-saude-mental-de-jovens-lgbtq, data de acesso: 12/05/2021)

O diferencial para seu salão de beleza crescer

21.11.19 Paulo Locali | Dicas para negócios de beleza

Você já parou e se perguntou: por que as pessoas gostariam de escolher meu salão em detrimento dos outros? É claro que você oferece tratamentos impressionantes, tem anos de experiência e coloca seu coração em seu trabalho, mas a dura verdade é: essa é a realidade de muitos salões e seus proprietários. A concorrência no mercado é enorme e ser bom no que você faz não é mais suficiente. A indústria é saturada e numerosos trabalhadores talentosos e hábeis empresários precisam competir entre si. Para obter uma reputação sólida e um número substancial de clientes, você precisa de um ponto de diferença que faça seu salão se destacar da multidão, uma característica com a qual todos o associarão, um diferencial.

O que pode ser um diferencial de salão de beleza?

Um ponto de diferença serve para dar à sua marca uma voz distinta, permitindo que os clientes a escolham da multidão. Portanto, como você pode ver, você não está limitado a um aspecto do seu trabalho, mas pode procurar algo especial em vários campos diferentes. No entanto, lembre-se de que um bom ponto de diferenciação é aquele que você pode definir e provar. Coisas como “atmosfera amigável” não funcionarão se forem auto-proclamadas e se inúmeras outras empresas puderem dizer o mesmo. A regra básica é que, quanto menos concreta e distinta for a reivindicação, mais prova sólida você precisará.

Além disso, seu ponto de diferença deve ter um valor real para seus clientes, lembre-se de que deve ser mais do que apenas um truque para anunciar seus serviços. É uma estratégia de negócios, portanto, não perca tempo criando alguns termos genéricos e achando que isso fará mágica. Coisas como “anos de experiência” só funcionarão se o mais alto padrão de seus serviços for realmente perceptível e realmente o diferenciar dos salões competitivos em sua área. Você precisará de várias avaliações e depoimentos positivos para provar isso. Com tudo isso em mente, vamos dar uma olhada em alguns exemplos do que pode ser seu diferencial:

Experiência e popularidade

Maior qualidade e melhores processos

Especialização

Localização

Imagem de marca e tema

Como escolher o ponto de diferença de seu salão

Ao decidir qual deve ser o seu diferencial, é melhor combinar alguns aspectos diferentes que se encaixam perfeitamente. Por exemplo, se você escolher uma ênfase na segurança, combine-a com a execução de registros detalhados de clientes e com o uso de comodidades tecnológicas para manter todas as informações seguras e atualizadas. Dessa forma, seu ponto de diferença é mais eficaz e distinto.

Para alguns pontos de diferença, é absolutamente necessário ser coerente. Por exemplo, seria realmente hipócrita tornar-se um salão que aceita que seus clientes tragam seus animais de estimação e continuar usando ou vendendo produtos de varejo testados em animais. Alguns pontos de diferença exigem uma grande adaptação ou investimento para de fato fazer com que seus estabelecimento o represente, portanto, faça sua pesquisa e escolha sabiamente. Não escolha um ponto de diferença com o qual você não se associe e não possa manter – apoiar um determinado grupo social em prol da boa publicidade só trará frustração (sem mencionar que é uma coisa muito ruim de se fazer de uma perspectiva moral). Além disso, lembre-se de que escolher um certo ponto de diferença pode fazer com que você perca clientes ou até funcionários, isso é quase inevitável quando você escolhe um nicho distinto e se envolve em algum problema social.

Agora, independente você ter decidido que o seu ponto de diferença será um recurso que você já possui (como uma especialização única) ou algo que deseja introduzir (como uma completa nova imagem como um salão ecológico), será necessário aprimorar ou começar este fator do zero. Reserve um tempo para reunir idéias e pensar sobre como executá-las da melhor forma para posicionar seu negócio.

Por exemplo, digamos que você decidiu mudar seu salão e fornecer apenas tratamentos de coloração. Primeiro, você deve garantir que sua equipe esteja de acordo com este curso de ação. Em segundo lugar, você precisa fornecer treinamento adicional para garantir que todos os membros de sua equipe sejam especialistas na área. Você terá que comprar todos os produtos e equipamentos necessários e se atualizar com todas as técnicas mais recentes. Você pode até querer fazer uma ligeira mudança de marca para deixar claro que está se concentrando em um campo específico e um nome ou logotipo atualizado será um ótimo começo. Se você pode mudar um pouco o interior, também é uma ótima idéia. Por exemplo, crie um “muro da fama” totalmente coberto de fotos das correções de cores mais impressionantes que você fez.

A arte do marketing

Introduzir o seu ponto de diferenciação é apenas metade da batalha. Seu diferencial não será eficaz até que você espalhe a notícia. Se você estiver fazendo uma grande mudança (como se concentrar exclusivamente em um tipo de serviço ou reescrever o menu de serviços), basta informar seus clientes sobre isso.

Para a promoção de seu salão de beleza e com diferencial, é claro, você envolverá todas as suas páginas nas mídias sociais (Facebook, Instagram) e atualizará seu site. No entanto, seus clientes fiéis devem receber a notícia em primeira mão. Seria inteligente fazer uma campanha de marketing de mensagens de texto (SMS) ou e-mail, o que é realmente mais fácil do que parece, pelo menos com o uso do Versum. Com o software, você pode usar modelos pré-criados com bonitos designs para seus e-mails e enviar mensagens de texto em massa com apenas o clique de um botão.

Sua característica exclusiva

Se você tem medo de mudar completamente a marca, comece pequeno e teste. Por exemplo, inicie uma intensa promoção de um serviço que você gostaria de se tornar o ponto focal do seu salão e o futuro ponto de diferença. Verificando suas estatísticas no Versum, você poderá saber se há um aumento ou talvez uma queda nas vendas. Além disso, não se esqueça de verificar seus relatórios sobre a popularidade dos serviços, eles fornecerão uma visão muito clara do que seus clientes acham que deve ser o seu carro-chefe.

As pessoas adoram salões com um tema, isso é um fato. Salões com uma característica exclusiva recebem uma vantagem de marketing logo de cara. Não tenha medo de procurar seu próprio nicho em vez de tentar atingir todos: os salões especializados em uma área específica têm maior probabilidade de ter clientes fiéis, que são aqueles que representam os lucros regulares de seu negócio. Lembre-se de fazer uma pesquisa completa, verificar suas estatísticas, conversar com sua equipe, fazer alguns testes e, se a idéia tiver potencial, ouse ser único e se diferenciar. Afinal, como diz a grande Coco Chanel “para ser insubstituível, é preciso sempre ser diferente!”.

(Fonte: https://www.versum.com/m/br/blog/diferenciacao/, data de acesso: 12/05/2021)

Serviços gratuitos de atendimento com psicólogos voluntários em todo o país!

Serviços de atendimento psicológico on-line e gratuitos

27 de julho de 2020Redação JC

Iniciativas buscam oferecer um espaço acolhedor de conversa e reflexão durante a pandemia

Por Maria Laura López

Diferentes formas de terapia têm sido procuradas na quarentena, no geral, qualquer coisa que ajude a aliviar as sensações de angústia, ansiedade e luto. Embora um atendimento psicológico de qualidade normalmente seja pouco acessível, várias iniciativas recentes tentam suprir essa necessidade de forma on-line e gratuita. Nesta matéria o JC oferece algumas opções.

O projeto Psicologia Solidária já reúne mais de 700 psicólogos de todo o Brasil para atender aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Para participar é só entrar em contato pelas redes sociais @psicologiasolidária.covid19.

Para o público em geral outra opção é a iniciativa Humanidades 2020, vários psicólogos se uniram para construir um canal de atendimento aberto e direto. Por não ser voltado a nenhum grupo específico, eles já até atenderam pessoas de fora do Brasil. Os voluntários do projeto disponibilizam seus números de telefone e quem quiser ser atendido pode falar direto com eles por WhatsApp. Ana Luiza Novis, (21) 99609-9346, e a Laura Machado, (21) 98820-6989, são as psicólogas responsáveis.

Outras opções disponíveis são alguns canais de emergência, como o do Centro de Valorização da Vida (CVV) por exemplo. Durante a pandemia eles investiram no aumento de ramais da linha 188 para melhorar o atendimento remoto, que é gratuito e está disponível 24 horas por dia. São atendimentos pontuais que podem ajudar muito em diversas situações, e caso necessário eles também podem indicar maior acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.

Iniciativas da USP

Na mesma linha, a Universidade de São Paulo também oferece alguns projetos, tanto para pessoas de dentro quanto de fora da Universidade. O Instituto de Psicologia (IP) da USP já trabalhava com atendimentos psicológicos gratuitos antes da Covid-19. Com a suspensão das atividades presenciais, eles não só migraram para a internet como também formularam outros modelos capazes de melhor atender a população.

Ao todo são quatro modalidades de serviço diferentes, que atendem a comunidade USP, psicólogos, profissionais de saúde e adolescentes ou pessoas com mais de 18 anos. Para se consultar ou saber outras informações é só entrar no site do Ipusp.

Outra iniciativa que surgiu mais para cultivar relações saudáveis na universidade foi o Grapusp (Grupo Reflexivo de Apoio à Permanência na Universidade de São Paulo). O projeto trabalha, desde maio de 2019, com a temática dos vínculos no espaço universitário. Os encontros de uma hora e meia são semanais, conduzidos por psicólogos e estudantes de Psicologia. É possível participar das reuniões, agora virtuais, a partir de uma inscrição prévia feita através do formulário de acesso ou entrando em contato pelo e-mail: grapusp@usp.br.

O departamento de psicologia do campus da USP de Ribeirão Preto também oferece formas de acolhimento, escuta e atendimento psicológico gratuito para crianças e pais ou responsáveis. O Projeto Fênix busca proporcionar uma experiência de reflexão, fortalecimento e compartilhamento de vivências das famílias nesse período de pandemia. Os interessados podem entrar em contato com as coordenadoras pelo e-mail: projetofenixusp@gmail.com, ou pelas redes sociais do projeto (@projetofenixusp).

*Colaboraram Diego Macedo e Luccas Nunes.

(Fonte: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2020/07/servicos-de-atendimento-psicologico-on-line-e-gratuitos/, data de acesso: 12/05/2021)