Embelezar


Edição nº 253 - de 25 de Fevereiro de 2023 a 24 de Março de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!

1º de Março - Dia Mundial do Elogio

Pergunte as suas pessoas amigas e parentes: “já elogiou alguém hoje?... Hoje é o Dia Mundial do Elogio!!!”

Na data de 1º de Março se comemora o Dia Mundial do Elogio, é um ótimo momento para esquecer a timidez, e ELOGIAR as pessoas à sua volta.

Que tal? Vamos fazer um “movimento social com nossa clientela, deixando todas as pessoas mais felizes, por que as elogiamos?

Elas sempre se lembrarão de você, ok?

Nós queremos aqui não apenas elogiar, mas reconhecer, o quão importante são as suas pessoas com a suas habilidades profissionais, ao fazerem as pessoas sentirem-se mais bonitas, mais felizes, e até mesmo mais seguras de si mesmas.

É uma quase magia cuidar da beleza delas, pois elas se sentem felizes e muito gratas com seus cuidados profissionais...

Parabéns por este dom quase espiritual e a sua especialização profissional, que somados juntos, promovem a alegria e beleza das pessoas, e do mundo!

Também destacamos a importância no dia 1º de Março para o DIA MUNDIAL DA ZERO DISCRIMINAÇÃO.

Só quem é feliz consigo mesmo quem sabe encontrar grandes valores em cada pessoa, é assim que alcança o sucesso ao cuidar e demonstrar simpatia...

Enviamos nosso fraternal abraço, com votos de que ano 2023 seja pleno de felicidade e sucessos mil para você.

Assim encaminhamos para você mais esta edição enviando-lhe nosso fraternal abraço, com votos de que o ano 2023 seja próspero e feliz.

Receba (m) nosso abraço fraternal e votos de um abençoado ano 2023.

Prof.ª Mestra Elisabeth Mariano e Equipe EMBELEZAR

Professora mestra em “Lideranças Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher”/ONU/1995. Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e em arquivos nacionais, e, em direitos de marcas registradas.

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TV Embelezar

ENTREVISTA COM O PODÓLOGO ANDRÉ SILVA


PERFIL DO PODÓLOGO ANDRÉ SILVA

André Silva

Podólogo desde 2003 (18 anos) pelo SENAC

Vários cursos no Sebrae, inclusive o Empretec.

Empresário do setor há 16 anos.

Sócio da Central Feet Podologia

Gestor e supervisor técnico da empresa

Conhecimento em várias áreas da Podologia com ênfase no uso da laserterapia. Um recurso altamente moderno no tratamento de fungos nas unhas.

Nossa empresa é a clínica oficial da Seleção Brasileira de Rugby / CBRU

Larga experiência em atendimento a idosos, crianças e atletas tanto profissionais de alta performance e não profissionais.
Atendimento em Home Care.

Em função da nossa experiência e credibilidade fazemos parte da pesquisa de lançamento de produtos com a nanotecnologia (prata coloidal) para tratamento de fungos.

Fazemos palestras em empresas voltadas à conscientização da saúde dos pés.

Treinamentos em centros de estética focado na capacitação das profissionais pedicures no que se refere a identificar possíveis patologias e postura profissional.

Trabalhos sociais: atendemos pessoas carentes, sem custo.

Atendemos seguindo todos os protocolos de segurança contra o COVID 19.

Obs.: avaliação 4,9 no Google

CONTATO:

Endereço: Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 524 - Vila Olímpia

E-mail: contato.cfp@centralfeet.com.br

Facebook: @centralfeetpodologia

Instagram: @centralfeet

Site: https://www.centralfeet.com.br/

Whatsapp: (11) 94006-5985

Tel.: (11) 3045-7277 | 3852-2228

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

Rádio Embelezar

Entrevista com a Escritora e Professora Doutora em Psicopedagogia Prof.ª Dr.ª Maria Dolores Fortes Alves

Maria Dolores Fortes Alves
Foto: Arquivo Pessoal

Perfil da Escritora e Professora Doutora em Psicopedagogia Prof.ª Dr.ª Maria Dolores Fortes Alves

Prof.ª Dr.ª Maria Dolores Fortes Alves

LIVRO:

Livro

CONTATO:

E-mails:mdfortes@gmail.com

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

1º de Março - Dia Mundial de Zero Discriminação

Sociedade de Pediatria de São Paulo

Texto divulgado em 25/02/2022

“O Dia Mundial de Zero Discriminação, celebrado em 1° de março, marca a data da luta contra o racismo, a discriminação na escola, no trabalho e em outras atividades que possam reduzir a capacidade de participação plena e significativa da população na sociedade.

Afirmamos aqui o direito de todas as pessoas, não importando sua origem, idade, raça, etnia, religião, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, ocupação, renda e outros a uma vida plena, digna e produtiva. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, já consagrou que todas as pessoas são iguais, em dignidade e valor, sem estigmas ou discriminações.

E não podemos falar de discriminação sem nos referir às desigualdades, por estarem intimamente conectadas. A discriminação, seja ela estrutural ou social, pode levar à muitas desigualdades, sejam relacionadas à saúde, educação, renda, emprego e justiça e às próprias desigualdades também podem levar ao estigma e à discriminação.

Em 2015, os Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU) – são 193, incluindo o Brasil – comprometeram-se a trabalhar para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) num plano de ação global para eliminar a pobreza extrema, a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

Cumprir a promessa de combater a desigualdade salvará milhões de vidas e beneficiará a sociedade como um todo. Para fazer isso, devemos enfrentar a discriminação em todas as suas formas.

E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATOS SOBRE A DISCRIMINAÇÃO?

(Adaptado de UNAIDS)

  1. A discriminação é o tratamento negativo de uma pessoa ou de um grupo de pessoas com base em: gênero, raça, etnia ou nacionalidade, religião, deficiência, orientação sexual, classe social, idade, estado civil, responsabilidades familiares;
  2. Cento e trinta milhões de meninas entre seis e 17 anos de idade estão fora da escola e 15 milhões de meninas em idade para frequentar o ensino fundamental nunca entrarão em uma sala de aula, metade das quais vivem na África Subsaariana. Mantê-las na escola beneficia não só a elas como suas famílias e suas comunidades e, no entanto, quase quatro em cada 10 alunas são ridicularizadas por serem mulheres;
  3. De 143 economias, quase 90% tem pelo menos uma barreira legal que restringe as oportunidades econômicas das mulheres e 79 países têm leis que restringem o tipo de empregos que as mulheres podem ter. A discriminação contra as mulheres afeta a produção de alimentos, uma vez que representam 43% da força de trabalho agrícola em países em desenvolvimento e apenas 5% podem ter acesso a serviços de consultoria agrícola;
  4. Mais de um bilhão de pessoas vivem com alguma forma de deficiência – são mais propensas a terem serviços de saúde negados e reportam maus-tratos por parte da equipe de saúde;
  5. Três das doenças transmissíveis mais fatais do mundo – malária, HIV e tuberculose – afetam desproporcionalmente as populações mais pobres e são agravadas por outras desigualdades, como: gênero, idade, orientação sexual, identidade de gênero e situação migratória;
  6. O estigma e a discriminação em relação às populações-chave são reforçados por leis penais e outras barreiras estruturais, que alimentam a violência, a exploração e o clima de medo;
  7. Quase 30% das mulheres sofreram violência física ou sexual por um parceiro íntimo pelo menos uma vez na vida;
  8. Todas as pessoas são iguais perante a lei e têm direito à proteção da lei sem discriminação.

Não podemos alcançar o desenvolvimento sustentável e tornar o planeta melhor se os direitos de todos não forem protegidos, se seguirem excluídos da chance de uma vida melhor, se não nos atentarmos aos desfavorecidos e marginalizados, se não denunciarmos a discriminação, se não trabalharmos para reduzir as desigualdades.

No mundo globalizado de hoje a desigualdade afeta a todos nós, não importa quem somos ou de onde viemos.”

Saiba mais:

DIA MUNDIAL DO ELOGIO E ZERO DISCRIMINAÇÃO.

Relatora: Renata D Waksman

Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

(Fonte: https://www.spsp.org.br/2022/02/25/01-03-dia-mundial-de-zero-discriminacao/#:~:text=O%20Dia%20Mundial%20de%20Zero,significativa%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20na%20sociedade, data de acesso: 06/02/2023)

Relação do Homem x Natureza

O homem e o meio ambiente são duas palavras que vêm sendo utilizadas de forma separadas e até mesmo em alguns casos, opostas.

Muitos autores relatam a utilização dos recursos naturais pelo homem como meio para o crescimento econômico. No entanto, atualmente, sabemos que crescimento econômico não é sinônimo de desenvolvimento.

O início da Humanidade

Nos primórdios da humanidade, o ser humano, ainda nômade, utilizava os recursos naturais de um determinado local conforme suas necessidades diárias. Quando os alimentos se esgotavam naquele lugar, ele se mudava. Não possuía território fixo, mudava diversas vezes de lugar, utilizando os recursos disponíveis em um local e quando estes acabavam, ele escolhia um Novo local para permanecer por mais um período de tempo.

Aquele espaço, para o ser humano, era apenas um local no qual se consumiam os recursos naturais existentes até que os mesmo se esgotassem. Este local não era ainda considerado como um “lugar” vivido e sentido, não havia, portanto, ainda, uma relação e sentimento com o local onde o ser humano habitava. Conforme disposto por ALBAGLI (1998, p.3), lugar “não pode ser apenas um espaço onde se realizam as práticas diárias, mas também aquele no qual se situam as transformações, a reprodução das relações sociais de longo prazo”.

A construção de um lugar ideal

Autores como AGNEW E DUCAN (1989) definem lugar em três dimensões: ótica econômica; perspectiva micro sociológica e ponto de vista antropológico e cultural. A ótica econômica seria a localização onde ocorrem as práticas econômicas e sociais. A perspectiva micro sociológica define o lugar como sendo o espaço das interações cotidianas; por último, o ponto de vista antropológico cultural que define o lugar através da identificação do sujeito com o espaço habitado seria o “sentido do lugar”.

Ao se analisar mais profundamente o sentido da palavra “lugar”, pode-se classificá-la como sendo “o produto das relações humanas, entre homem e natureza, tecido por relações sociais produzindo a identidade, é o mundo do vivido, onde se formulam os problemas”. (CARLOS, 1996, p.26).

Neste aspecto, observamos que no começo da história humana o “lugar” ainda não havia sido construído, as relações sociais eram as mais básicas e primitivas possíveis. Portanto, o homem não possuía sentimento pelo lugar, não havia construído o seu espaço, não tinha um lugar próprio.

Com o surgimento da agricultura a mais de 10.000 anos atrás, o ser humano foi aprendendo a entender os ciclos da natureza e a conviver em comunidade, começando a se prevenir dos períodos de frio, de seca e de escassez de alimentos. Não se extraía apenas o que seria utilizado imediatamente, aprendia-se a estocar e armazenar, de planejando e prevenindo para o futuro.

A evolução do ser humano

O ser humano, no decorrer da sua evolução, adquiriu a capacidade de analisar situações atuais, imaginar aquilo que ainda não foi vivido para manipular a realidade e, até mesmo, em alguns casos, simular o futuro.

As pessoas e famílias começaram a se organizar em grupos tornando-se comunidades, civilizações, povos e nações, formaram-se redes de relações humanas, construindo aos poucos sua própria identidade. Finalmente, adquirindo o seu próprio lugar e permanecendo nele. Este lugar tornou-se algo repleto de sentimento e emoção.

No decorrer da evolução humana, quando o homem diz ter se tornado civilizado, ocorreu o seu desprendimento com o lugar e formularam-se ideias das quais os recursos naturais eram bens infinitos. A utilização indiscriminada dos recursos naturais tornou o ser humano causador de grandes impactos ambientais, gerando o desequilíbrio na cadeia da vida, consequentemente, causando o colapso e a quebra do sistema.

O Homem e o meio ambiente

O desequilíbrio ambiental causado pelo homem ocasionou a eliminação de espécies e até mesmo a dizimação de populações. Segundo CÂMARA (2000 p.178), este desequilíbrio ambiental pode ser classificado através de seis modalidades:

4 macro ameaças

Devido a estas degradações ambientais a biodiversidade planetária vem sendo colocada em risco. Quatro macro ameaças à sobrevivência de várias espécies podem ser destacadas:

Dentre estas ameaças, destaca-se a fragmentação, que para DOBSON (1995) não é um processo único, consiste em um número de diferentes mecanismos no qual o mais importante é a perda de área total do habitat e sua fragmentação dentro de ecossistemas menores. As consequências da fragmentação são um grande problema, pois não se sabe até que ponto isto pode alterar o funcionamento dos ecossistemas (já que os efeitos só podem ser observados depois de décadas).

A implantação de unidade de conservação surge na tentativa de preservar diversos tipos de fragmentos ambientais que ainda restavam, aumentando a conectividade entre as espécies, possibilitando o aumento no fluxo genético e manutenção das espécies.

Embora as unidades de conservação, em sua maioria, fossem de pequeno porte, mostrando-se insuficientes para abrigar algumas espécies e existissem problemas na fiscalização, estas áreas protegidas constituíam a última trincheira para a manutenção de um grande número de espécies.

Os valores da natureza

Junto a esta concepção da proteção de fragmentos ambientais, observa-se a valorização da natureza através de uma visão socioambiental. A valorização da natureza pode ser classificada em vários tipos de valores, como o valor existencial, que abrange os valores intangíveis e intrínsecos da natureza, onde a sua existência é a razão do seu valor e sua importância, devendo ser protegido para estas e gerações futuras e o valor de opção, que seria aquele que visa à conservação da biodiversidade e sua importância para o futuro, onde o homem é aquele que define o seu valor para o amanhã.

Estes dois valores expressam os objetivos principais da importância das unidades de conservação, ou seja, a UC valorizada pela sua própria existência e sua importância para a conservação da biodiversidade.

PUTNEY (2000:141) afirma estar na hora de se adotar uma visão holística das unidades de conservação, que vá além do enfoque exclusivo da biodiversidade. É necessário prestar atenção nos objetivos materiais e não materiais que são importantes para vários setores da sociedade, pois, somente assim, as UC’s irão sobreviver neste mundo de competitividade, onde o uso dos recursos naturais está cada vez mais disputado.

Outros autores analisam a questão ambiental e humana, através do comportamento do homem rural e suas atitudes para com a natureza. MCDOWELL e SPARKS (1989) definem a variável “comportamento de conservação” como ação positiva tomada em relação a ecossistemas naturais.

Para atribuir valores numéricos a essa variável, eles consideram a extensão de habitat natural mantido com o intuito de conservação do ecossistema, o sacrifício de negócios alternativos rentáveis em função da conservação dos recursos naturais e o grau de manejo científico dos ecossistemas, para assegurar a perpetuação dos elementos naturais.

Atualmente, o ser humano, segundo MARTIN (2002, p.177), “está vivenciando a “redescoberta do lugar”, que revela a totalidade sistêmica entre a sociedade humana e a natureza, estando associado à busca de estratégias e meios sustentáveis de atender às necessidades das pessoas ou do próprio capital”. Esta redescoberta se deu em grande parte pela perda dos sentimentos com o lugar e sua relação entre homem e natureza.

A exploração dos recursos de forma acelerada causa a perda da biodiversidade e, consequentemente, em longo prazo, perda na qualidade de vida. Através de uma perspectiva humanística de valorização da pessoa humana, onde o sujeito é responsável pelo seu próprio destino, surge o conceito de Desenvolvimento Local.

MARTINS (2002, p.4) afirma que o desenvolvimento local visa à promoção da vida e satisfação plena das necessidades fundamentais da comunidade. Para que haja efetiva qualidade de vida e manutenção da mesma, deve haver equilíbrio na utilização dos recursos, principalmente os naturais, para que a cadeia não se rompa e seja mantido o seu fluxo contínuo e sustentável.

A contínua e crescente pressão exercida pelo homem sobre os recursos naturais, segundo GODOI (1992), “visa apenas os benefícios imediatos de suas ações, privilegiando o crescimento econômico a qualquer custo e relegando, a um segundo plano, a capacidade de recuperação dos ecossistemas”. Com isto, observa-se que o crescimento econômico desacertado, além de causar danos ao meio ambiente, não promoverá o desenvolvimento, pois ao se analisar o aspecto global, conclui-se que os recursos necessários para a recuperação do ecossistema tornarão este crescimento econômico inviável.

Na tentativa de aliar crescimento econômico e a proteção ambiental, surge na década de 1950/1960 a economia ambiental, que estabeleceu uma ponte entre a economia e a ecologia. Mais tarde surgiu a teoria econômica do desenvolvimento e o meio ambiente, que receberia o nome de Desenvolvimento Sustentável.

Em 1987, as Nações Unidas definiram o conceito de desenvolvimento sustentável, no documento “Nosso Futuro Comum”, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Segundo este documento, o desenvolvimento deve ser suportável, viável e durável, portanto, um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras.

Sustentabilidade e Desenvolvimento são dois conceitos atualmente considerados característicos da problemática contemporânea, sendo que não há como considerá-los separadamente, pois não existe desenvolvimento sem que haja sustentabilidade.

Agora que você entende tudo sobre o assunto, inscreva-se no blog e continue nos acompanhando. Confira também o portfólio de cursos do Portal Educação.

(Fonte: https://blog.portaleducacao.com.br/relacao-do-homem-x-natureza/, data de acesso: 06/02/2023)

Meio Ambiente e o Homem: uma relação de interdependência

AUTORA: Bruna Salvador Busnello - 8ª série - Escola Municipal E. F. Reinaldo Cherubini

“O ser humano e o meio ambiente tem uma relação dependente, um depende do outro para a sobrevivência. É do meio ambiente que retiramos diversas fontes de sustento.

O homem se afastou do mundo natural como se não fizesse parte dele, mas faz. Com a era tecnológica, com todo o processo industrial a humanidade conseguiu contaminar o ar que respira, a água que bebe, o solo que produz alimentos, os rios, destruir florestas, habitats e os animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência dos próprios seres humanos.

O maior problema do planeta hoje, é entender e resolver a relação - Homem X Terra, para que consiga viver em harmonia e em equilíbrio com o planeta.

É importante haver um processo participativo e sustentável, cada um fazendo a sua parte e respeitando o ciclo de cada ser. As técnicas adquiridas pelo homem devem servir para proteger o planeta, cuidar dos resíduos gerados e não para destruir a vida.

Deve existir respeito à grandeza da natureza, reverência à Terra, caso contrário não será possível evitar a sua e a nossa destruição.”

Tani Ghellere / AUTORA

(Fonte: https://www.unimed.coop.br/web/descontinuado-valedasantas/unimed/responsabilidade-social/meio-ambiente-e-o-homem-uma-relacao-de-interdependencia?redirect=https%3A%2F%2Fwww.unimed.coop.br%2Fhome%3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dmaximized%26p_p_mode%3Dview%26_3_advancedSearch%3Dfalse%26_3_groupId%3D1035286%26_3_keywords%3DPrograma%2Bde%2BResponsabilidade%2BSocial%26_3_delta%3D20%26_3_resetCur%3Dfalse%26_3_cur%3D2%26_3_struts_action%3D%252Fsearch%252Fsearch%26_3_andOperator%3Dtrue&inheritRedirect=true#:~:text=O%20ser%20humano%20e%20o,fizesse%20parte%20dele%2C%20mas%20faz., data de acesso: 06/02/2023)