Embelezar


Edição nº 254 - de 25 de Março de 2023 a 24 de Abril de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Há um conceito que quem  dança, gargalha e canta, não envelhece e fica sempre feliz...

A FELICIDADE está sempre junto de pessoas generosas, acolhedoras, e, principalmente  afetivas e carinhosas...

Talvez seja este o grande segredos das pessoas trabalhadoras nas vastas especializações do embelezamento humano...

Sem dúvida é uma alegria maior para aquela  pessoa que consegue transformar a vida da outra em momentos felizes...

Contudo, você já se perguntou como alguém consegue levantar-se já sorridente, e, cheio de planos para fazer no dia que chega?

E, você já observou pessoas que as vezes até bem  mais idosas, cantarolam e assobiam músicas alegres, e ainda dançam?

Será alguma atitude construída, educada ou algo que espontânea para se sentir feliz e espargir alegria e paz, sorrisos?

Pois então, parece que sequer se entristece e jamais envelhece... o olhar é alegre e surpreendentemente acolhedor, jovem...

São acolhedoras e atraentes, muitas vezes no trabalho até polarizam a clientela... As pessoas querem ser atendidas por elas...

Assim, tais características também observadas em pessoas que se alegram porque  atuam nas suas áreas de sua vocação, e formação.

As pessoas tristes, ansiosas, ranzinzas e até mal-humoradas  perdem muito com estes comportamentos “doentios”...

As pessoas que buscam alegrar as outras, sendo atrizes e atores, cantores e cantoras, dançarinas, e, humoristas são atraentes...

Ou seja, a atratividade do comportamento atrai mais resultado favorável no trabalho, fidelidade da clientela e mais lucratividade.

Nosso fraternal abraço as profissões que usam a magia da alegria para tornar as pessoas mais lindas e felizes...

Nossos parabéns para as pessoas que se especializam na arte de alegrar, quer seja no circo, no teatro e até sambando na avenida...

E, tais dançarinos e dançarinas, estão mais lindos e admirados pela beleza criativa de quem os penteou, maquilou, e os fantasiou...

Fazer as outras pessoas felizes, é uma ato de magia e de doação do melhor de si mesmo, e se tornar  inesquecível... Parabéns!

Assim entregamos para você mais esta edição, e, ensejamos alegrais e bênçãos a todas e a todos.

Fraternal abraço da Professora Mestra Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Embelezar

Entrevista com o Personal Trainer Fábio Moraes Sobral


Perfil do Personal Trainer Fábio Moraes Sobral

Fábio Moraes Sobral

CREF 15.875/SP

Graduação e licenciatura em Educação Física

Pós-graduando em ensino e aprendizagem em futebol, futsal e pedagogia do esporte - UGF

Trabalho há mais de 20 anos com preparação física/técnica em futebol e futsal, recondicionamento físico e personal trainer, com crianças, jovens, adultos e idosos.

Empreendendo no Studio REECOND, especialização esportiva, saúde e bem-estar.

Orientações ao indivíduo, como um todo, palestras e consultoria presencial e on-line, em grupos e individual.

Redes sociais:

Instagram: @reecond_studiopersonal

Instagram: @fabiomoraes_pro

Facebook: Professor Fábio Moraes

Contato Comercial:

Whatsapp: (13) 98165-1432

E-mail: profabiomoraes@hotmail.com

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

Rádio Embelezar

Entrevista com a Escritora e Professora Doutora em Psicopedagogia Prof.ª Dr.ª Maria Dolores Fortes Alves

Maria Dolores Fortes Alves
Foto: Arquivo Pessoal

PERFIL DA ESCRITORA E PROFESSORA DOUTORA EM PSICOPEDAGOGIA MARIA DOLORES FORTES ALVES

Prof.ª Dr.ª Maria Dolores Fortes Alves

LIVRO:

Livro

CONTATO:

E-mails:mdfortes@gmail.com

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

O bem-estar no trabalho aumenta a produtividade

22 de março de 2022in Saúde 01

A saúde mental se tornou um dos assuntos mais comentados desde o início da pandemia. E a preocupação não é para menos: a obrigatoriedade de permanecer em casa para não disseminar o vírus da Covid-19, o luto pela perda de pessoas próximas, e os esforços para conciliar os trabalhos domésticos e profissionais se tornaram desafiadores.

Para investigar melhor os impactos da pandemia nos países americanos, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) realizou um estudo que apontou que mais de quatro em cada 10 brasileiros tiveram problemas de ansiedade no período.

Ao atingir a saúde emocional e física das pessoas, os problemas de saúde mental também passaram a afetar diretamente o mundo do trabalho, reduzindo a produtividade dos trabalhadores. Como é possível garantir um ambiente de trabalho emocionalmente mais saudável?

Organizações saudáveis

Quais são as características de um bom ambiente de trabalho, que promova a saúde mental de todos? Alguns fatores básicos são: a atenção à saúde, a boa comunicação entre os funcionários e as lideranças, o respeito à diversidade, e ainda, um bom nível de transparência e confiança nas equipes.

A promoção da saúde mental permite uma melhor cooperação (e não competição) entre os funcionários, uma boa distribuição do fluxo de trabalho, e uma sensação geral de pertencimento e bem-estar.

Além disto, ao ter o escopo de trabalho definido com o alinhamento de expectativas, os funcionários se sentem seguros para sugerir ideias, receber feedbacks e repensar as estratégias adotadas, melhorando os resultados.

Pesquisas

Mais de 2,6 milhões de pesquisas em campo realizadas pela Sharecare – ferramenta de gestão de saúde e bem-estar – mostram que pessoas com maior bem-estar apresentam melhor desempenho no trabalho.

Outros dados trazidos pelas pesquisas apontam que uma boa saúde mental no ambiente corporativo reduz faltas não planejadas em 41% e chances de acidentes de trabalho em 65%.

Um ambiente saudável também motiva os funcionários a não buscar outras vagas de trabalho, o que garante a redução de tempo e gastos com processos de contratação. Por fim, o custo anual de sinistros é até 3,5 vezes menor em empresas com altos índices de bem-estar entre seus funcionários.

No Brasil, as principais causas de afastamento do trabalho segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) são: transtorno de ansiedade (63%), depressão (59%), burnout ou esgotamento mental (44%) e estresse (37%).

O que fazer?

Para garantir a saúde mental das pessoas, as empresas precisam adotar diferentes políticas. Uma delas é realizar campanhas de conscientização de toda a equipe, com debates, palestras e atividades para reconhecer a importância deste tema para o trabalho.

Por outro lado, é preciso oferecer capacitação aos gestores para que eles desenvolvam mecanismos para ouvir e lidar com sua equipe, além de identificar situações nas quais sua atuação possa gerar estresse.

Por fim, as empresas precisam incentivar um acompanhamento para avaliar possíveis sintomas e identificar transtornos psíquicos que possam demandar um tratamento especializado. A detecção de uma possível necessidade pode ser feita em conjunto com a equipe de Recursos Humanos.

O Instituto de Psiquiatria Paulista tem experiência em avaliações psíquicas e conta com uma equipe qualificada para atuar em diferentes contextos Acesse nosso site para agendar uma avaliação, ou entre em contato conosco para mais informações.

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos

Unidade Paulista Av. Paulista, 326, 11º andar, Bela Vista,

São Paulo – SP

Seg à Sex das 07h às 20h e Sáb das 07h às 14h

Unidade ABC

Av. Industrial, Nº 1680, Torre I, 16º andar, Sala 1612 – Campestre, Santo André – SP

Seg à Sex das 07h às 18h

Unidade Santos

Av. Senador Feijó, 686, Shopping The Blue Santos, SL 1030 – Vila Mathias – Santos -SP

Seg à Sex das 8h às 20h e Sáb das 08h às 13h

Unidade Salvador – Em breve

Atendimento Telemedicina: Seg à Sex das 8h às 20h e Sáb das 08h às 14h

Política de dados

(Fonte: https://psiquiatriapaulista.com.br/o-bem-estar-no-trabalho-aumenta-a-produtividade/, data de acesso: 09/03/2023)

Como a ginástica laboral aumenta o engajamento dos colaboradores

Da redação

22/02/21

A ginástica laboral é voltada justamente para o ambiente de trabalho, por isso tantas empresas se interessam pelo assunto. Porém, não estamos falando apenas de saúde e bem-estar individual, pois esse é um tema para gestores que buscam o bem de toda a equipe. Um colaborador saudável é mais produtivo e eficiente. Isso, por sua vez, representa um diferencial competitivo para a sua empresa, pois retém os melhores talentos. Acompanhe o artigo a seguir e entenda como a ginástica laboral pode beneficiar os seus negócios.

O que é a ginástica laboral?

Para quem nunca teve contato com a ginástica laboral, ela é uma série de exercícios que ajudam a prevenir doenças ocupacionais. Ou seja, previne doenças que são causadas devido às atividades de trabalho, sejam físicas ou psicológicas. No Brasil, as principais doenças ocupacionais são as seguintes:

Além disso, a Síndrome de Burnout também liga o alerta nos últimos anos para a exaustão causada pelo trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país do mundo onde mais se sofre de ansiedade, o que também se relaciona com a Síndrome de Burnout. Dessa forma, a ginástica laboral tem como foco os colaboradores das empresas para estimular pequenas práticas de exercícios físicos por um tempo reduzido, como 15 minutos. Essas práticas ajudam a prevenir várias doenças e melhorar o bem-estar na rotina.

Benefícios

De forma geral, a ginástica laboral é um convite para os colaboradores cuidarem mais de si. Além da oportunidade de se integrarem mais e prevenirem doenças ocupacionais, é uma questão de qualidade de vida. Os exercícios auxiliam a diminuir o estresse e a tensão da rotina de trabalho. Eles diminuem também os índices de afastamentos das atividades profissionais. Essa ainda é outra medida para aumentar a felicidade dos colaboradores. Um ambiente que oferece o cuidado com o bem-estar e a saúde do profissional é sempre mais atrativo. Esse fator ajuda inclusive a aumentar a competitividade da empresa na busca de formar a melhor equipe.

Ginástica laboral e produtividade

Entre as principais vantagens da ginástica laboral para além da questão da saúde, está o aumento da produtividade. Isso se relaciona também com a felicidade e satisfação de pertencer à empresa, conforme você leu acima. Segundo um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, praticar alguma atividade física tem impacto positivo direto na produtividade. Entre 200 pessoas analisadas, aqueles que se exercitaram tiveram 41% de motivação a mais para trabalhar e 25% terminou o seu trabalho antes do previsto. A ginástica laboral não foca em práticas intensas e dura poucos minutos. Apesar disso, ela aproxima mais colegas de trabalho que por vezes passam um dia inteiro sem contato. Isso acontece pois é praticada em grupo. Além disso, há um momento de preparação, onde se trabalha o equilíbrio e a flexibilidade. Depois, os exercícios focam na correção da postura, o que é ótimo para equipes que passam muito tempo sentadas, diminuindo dores lombares. Com menos dores, mais integração entre os colegas e estimulando os hormônios associados à felicidade, os colaboradores produzem mais. Essa lógica já é praticada em empresas modernas e alinhadas à nova realidade do mercado.

Como promover a ginástica laboral na empresa?

Um dos desafios para os gestores é como iniciar a ginástica laboral entre os seus colaboradores. O primeiro passo, porém, é justamente mostrar a eles os benefícios de aderir à ginástica laboral, e não simplesmente forçar uma dinâmica em grupo. Quanto mais informação eles tiverem, mais poderão entender que você está promovendo algo para a saúde da equipe. Depois, precisa encontrar uma forma de oferecer os exercícios, não é verdade? Atualmente, tecnologias como o super app Namu facilitam bastante essa tarefa. Através do aplicativo você pode oferecer os exercícios aos seus colaboradores e até mesmo montar um cronograma para o mês. Além disso, o super app Namu possui também outras funcionalidades que ajudam a estimular o cuidado com a saúde. Os seus colaboradores podem aprender mais sobre alimentação saudável e práticas de relaxamento mental, por exemplo. Uma delas é o mindfulness, que é muito praticada em grupo nas empresas. A prática estimula o autoconhecimento e ajuda os colaboradores a lidarem com as emoções e com os desafios do dia a dia. De forma semelhante, há também o yoga, que combate o estresse, a ansiedade, melhora o foco e a concentração. E o mais interessante é que a equipe toda pode participar.

Como praticar ginástica laboral no trabalho?

Uma das vantagens do super app Namu é que ele foi elaborado em parceria com os melhores profissionais do mercado e combina as melhores funcionalidades para bem atender aos seus colaboradores. Tudo o que você precisa é de um celular conectado à internet e de um espaço para convidar a equipe a praticar. Mudar os móveis de lugar e abrir um espaço para a equipe se movimentar pode ser a solução que faltava para criar até mesmo uma integração entre os times. Certamente isso vai manter os colaboradores mais motivados e engajados com os objetivos da empresa.

Cuide da sua equipe!

Se você é gestor, compreenda que cuidar bem da sua equipe de trabalho não significa somente aumentar o salário ou o vale-refeição. Na verdade, hoje em dia é preciso pensar em todo o bem-estar do colaborador e em como as atividades laborais afetam a vida dele. Por isso, a ginástica laboral não é um “bônus” no trabalho, mas parte importante do desenvolvimento da empresa. Afinal de contas, pessoas felizes e saudáveis produzem mais, criando empresas sólidas e saudáveis também. Ofereça mais qualidade de vida aos seus funcionários com o super app Namu e vença a concorrência ao reter os melhores talentos.

(Fonte: https://namu.com.br/portal/corpo-mente/fitness/como-a-ginastica-aumenta-o-engajamento-dos-colaboradores/, data de acesso: 09/03/2023)

“Vacina é vida. Vacina é para todos”: Ministério da Saúde lança Movimento Nacional pela Vacinação

Iniciativa visa mobilizar toda população para que o Brasil volte a ser referência em altas coberturas vacinais. Índices de imunização caíram nos últimos anos, o que aumenta o risco de doenças.

Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas. Essa ação é uma das prioridades do governo federal para reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do país.

Na primeira etapa, a vacinação será com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Neste primeiro momento, serão vacinados idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Cerca de 18 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo e o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 19 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal.

Em seguida, conforme o avanço da campanha e o cronograma de entrega de doses, outros grupos serão vacinados, como as pessoas entre 60 e 69 anos, as pessoas com deficiência permanente, os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e a população privada de liberdade. Esses grupos precisam ficar atentos às informações de seus municípios para saber o momento de procurar uma unidade de saúde.

Na segunda etapa, prevista a partir de março, o reforço da vacinação contra Covid-19 será focado em toda população acima de 12 anos e para as crianças e adolescentes. Já em abril, começa a quarta etapa com campanha da Influenza e, a partir de maio, a quinta etapa terá chamamento para atualização de caderneta de vacinação com as vacinas de todo o Calendário Nacional de Vacinação, com ações nas escolas do país.

Para atingir a meta de 90% de cobertura vacinal em todos os grupos, o Ministério da Saúde está reconstruindo a relação plena com as sociedades científicas e o diálogo com estados e municípios em uma lógica interfederativa na tomada de decisões.

Os índices vacinais sofreram quedas drásticas nos últimos anos, agravadas com a falta de incentivo e campanhas do governo passado. O Brasil, considerado um país pioneiro e referência internacional em campanhas de vacinação, vem apresentando retrocessos nesse campo e praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta, o que aumenta o risco de reintrodução de doenças que já foram eliminadas, como a poliomielite.

É importante ressaltar que, para todas as estratégias de vacinação propostas, o comprometimento e união da sociedade serão essenciais para que as campanhas tenham efeito. O objetivo é esclarecer a população sobre a importância, eficácia e segurança das vacinas e os riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas, além da reintrodução de vírus já erradicados no Brasil.

(Fonte: Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/vacina-e-vida-vacina-e-para-todos-ministerio-da-saude-lanca-movimento-nacional-pela-vacinacao/, data de acesso: 23/03/2023)