Embelezar


Edição nº 34 - de 15 de Novembro de 2004 a 14 de Dezembro de 2004

Olá Leitores!

A BELEZA INFANTIL NA PUBLICIDADE

Por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente / ECA muito se tem feito no Brasil para moralizar o que tange as questões em torno de procedimentos e condutas que não firam os direitos infantis e juvenis. Entretanto, uma área que ainda continua polêmica e dividida, e que obviamente mobiliza interesses financeiros milionários, é a publicidade que explora a graça e a beleza das crianças e dos adolescentes.

A grande pergunta no campo profissional é até que ponto a arte de representar pode ser descaracterizada de trabalho infantil, pois na verdade estas crianças e adolescentes, como qualquer pessoa adulta estarão sujeitas as normas e disciplinas que as obrigam permanecer por horas a fio em estúdios, nos ensaios, sob direção de alguém, em trabalho de grupo, no desempenho e em exibição de papéis não reais. Embora muitos defendam que os pais autorizam, e que há a participação de psicólogos e pedagogos na equipe que treina as crianças e adolescentes.

O principal questionamento quanto ao aspecto da exibição da imagem, em muitos comerciais, que exploram a sensualidade da graça infanto-juvenil para vender seus produtos, é se está relacionado em algum grau e modo às infrações do ECA, o qual condena também as exibições pornográficas, a pedofilia, o tráfico de crianças e adolescentes, portanto, ao que possa estimular isto.

Cabe às mulheres ainda o papel principal de educadora, na família e na escola. E são estas que a maioria das vezes incentivam e levam as crianças e os adolescentes para este caminho. Muitas mães sonham em ver as meninas como modelos e em passarelas, como carreira profissional. A área da beleza, principalmente, é uma das que mais remunera e necessita deste público para exibir e vender seus produtos. Há profissionais e agências confiáveis que com certeza não desconhecem o ECA e estão atentos ao que se refere a legislação e normas que envolvam os modelos infanto-juvenis.

Porém, não deixa de ser intrigante o fato de que alguns produtos, que nada têm a ver com o consumo infantil, explorem a imagem de meninas, por exemplo, com as pernas e calcinhas de fora, em "movimentos inocentes do corpo" frente às câmeras televisivas, com um objetivo apenas de faturar mais comercialmente.

Surgem então algumas perguntas: Será que a qualidade do produto precisa desta imagem para vender? Será que a marca se tornará forte porque usa a fragilidade gestual de uma criança?

Há responsabilidade social em uma empresa que depende da imagem de crianças para alcançar um sucesso de vendagem de seus produtos ou marcas, não sendo este o seu segmento comercial?

Como mães e educadoras, muitas mulheres estão atentas e buscando as respostas também no ECA, para saber até que ponto a beleza infantil pode ser utilizada no mercado publicitário.

(texto de Elisabeth Mariano)

Enviamos-lhe nosso abraço com mais esta edição.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

NATAÇÃO, ESPORTE POR EXCELÊNCIA

Os exercícios respiratórios inerentes ao ato de nadar provocam uma melhor qualidade de vida. Isto porque proporciona uma melhor coordenação motora, mais flexibilidade nos movimentos, alonga os músculos e deixa o corpo mais torneado.

A natação é um esporte indicado para todas as fases da vida. Segundo especialistas, meia hora diária de natação (na piscina ou na praia), têm mais efeito do que uma hora de massagem.

(Fonte: Enciclopédia da beleza feminina)

TRANSPIRAÇÃO, COMO REMEDIÁ-LA

O corpo humano está sujeito a transpiração excessiva em áreas em que o suor é deficiente. Os cuidados higiênicos que exigem banhos diários e aplicação de desodorante após o banho, nos pontos e lugares necessários ajudam a evitar o "cheiro de suor". Considera-se que as peles oleosas são mais propensas a transpiração que as peles secas. Entretanto, observa-se que a causa da transpiração não está associada apenas ao calor. Mas, também, pode ser provocada por aspectos emocionais, tais como "a timidez, a instabilidade emocional, mau gênio, brigas", além de que possa ser motivada pela "ingestão de certas vitaminas".

Para diminuir a transpiração, além dos recursos higiênicos, aconselha-se uma consulta médica para averiguar se há causas biológicas ou emocionais.

É importante levar na bolsa alguns lencinhos de papel, tônico facial ou água de colônia, para "refrescar o rosto e o corpo".

(Fonte: Enciclopédia da beleza feminina)

RECEITAS

TORTA ITALIANA LIGHT

Ingredientes:

Ingredientes da cobertura:

Modo de preparar:

Bata no liqüidificador o adoçante, a água, o creme de leite e o limão por mais ou menos um minuto. Acrescente a ricota, o amido de milho, o extrato de soja, a farinha, as claras, a baunilha e as raspas de limão. Bata até formar um creme. Coloque a massa em uma forma redonda média (22 cm) untada com manteiga e fibras de trigo. Cubra com as uvas-passas e as ameixas, asse em forno médio pré-aquecido por uns 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com canela e cacau.

Rendimento: 10 porções;


Valor calórico total: por pessoa:
Calorias: 1873 cal. 187 cal.
Proteínas: 99 g 9 g
Carboidratos: 196 g 19 g
Lipídios: 80 g 8 g

Receitas testadas e elaboradas por Dina Bastos.

(Fonte: O que você sempre quis saber sobre soja - Editora Escala pág. 27)

BOLO DE NATAL COM FARINHA E "LEITE" DE SOJA

Ingredientes:

Massa:

Glacê:

Modo de preparo:

Massa:

Prepare o "leite" de soja conforme a receita básica ou a partir do "leite" de soja em pó (encontrado no comércio), de acordo com a receita descrita na embalagem; no recipiente da batedeira (tigela), adicionar a margarina, o açúcar, as gemas e, bater bem até formar um creme homogêneo; com a batedeira desligada, adicionar, alternadamente, o "leite" de soja, as farinhas (trigo e soja) e o amido de milho, previamente misturada e peneiradas, misturar delicadamente; adicionar as frutas cristalizadas e as uvas passas previamente misturadas com ½ xícara de chá de farinha de trigo e misturar delicadamente com o auxílio de colher grande ou espátula de borracha ("pão duro"); adicionar, suavemente, as claras em neve e o fermento em pó; transferir a massa para uma forma redonda (tipo pudim), previamente untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo; levar para assar por aproximadamente 25 a 30 minutos em forno com temperatura média já pré-aquecido; e deixar esfriar e confeitar.

Glacê

Misturar o açúcar de confeiteiro, a água quente e o rum até formar o glacê; e espalhar o glacê sobre a superfície do bolo já assado e frio e enfeitar com cerejas e frutas cristalizadas.

(Fonte: O que você sempre quis saber sobre soja - Editora Escala pág. 76 e 77)