Embelezar


Edição nº 44 - de 15 de Setembro de 2005 a 14 de Outubro de 2005

Olá Leitores!

A Beleza da Primavera

A Primavera, tão poeticamente cantada em prosa e verso e comparada com os alegres anos da juventude, é uma grande lição filosófica sobre a beleza. Pois, para haver belas e coloridas flores é preciso saber adubar, podar velhos galhos, afastar insetos nocivos, regar no tempo certo, oferecer a temperatura correta, impedir a ação de vândalos, e esperar... esperar que o segredo da natureza ofereça o botão, que este se abra no tempo dele, e revele a surpresa do "perfume, cores e a beleza das flores". O tempo desta alegria não é perene, mas serve para "enfeitar sonhos e amores, além de amenizar tristezas e dores".

Tudo na Vida pode comparar-se com cada flor da Primavera. Momentos alegres e felizes precisam ser construídos para nós e para os que nos rodeiam e, assim, todos desfrutemos a beleza das flores nas várias Primaveras da Vida.

Aceite o abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Semana do Alimento Orgânico Hippo chama atenção para produtos mais saudáveis

Como os produtos orgânicos não são apenas uma questão de alimentação saudável, mas também de respeito e preservação ao meio ambiente, o Hippo Supermercado estará oferecendo uma série de atividades aos clientes de sua loja, em comemoração à Semana do Alimento Orgânico Hippo. A partir do dia 17 de setembro agricultores, nutricionistas e profissionais da área estarão explicando aos interessados sobre os benefícios dos produtos orgânicos. Também haverá degustação de alguns destes produtos: geléias, sucos, conservas, quinua, são alimentos que estarão disponíveis para os clientes experimentarem.

Além das informações e degustações, os chef's Zilmar, Jonka e a estagiária de Gastronomia Andrissa, estarão elaborando receitas de pratos orgânicos para os clientes no Espaço Hippo Gourmet. Banna orgânica flambada com sorvete e risoto de quinua são algumas das receitas que serão preparadas ao vivo para que o público possa tirar dúvidas. Já os orgânicos que estarão em promoção, cerca de 89 itens, variam de achocolatado instantâneo, hamburguer de tofú, alface, farinha, goiaba, melado até polpa de tomate.

De acordo com a nutricionista especialista em qualidade de alimentos, Fabiana Botelho, "algumas pesquisas mostram que os orgânicos têm quantidades maiores de vitaminas, minerais e substâncias bioativas, que trazem benefícios à saúde". Mas a profissional alerta para a certificação desses produtos. "Existem vinte certificadoras dos orgânicos no Brasil, sendo que algumas têm o respaldo de entidades internacionais, o que significa que somente os produtos selados possuem controle nos locais de produção e estão totalmente isento de agrotóxicos, adubos sintéticos concentrados e outros pesticidas", conclui Fabiana.

A Semana dos Orgânicos deverá ocorrer em supermercados de todo o país, já que a campanha é uma iniciativa do Governo Federal - Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abestecimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Ministério do Desenvolvimento Agrário - , da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), do Planeta Orgânico e de Entidades de Consumidores e Produtores de alimentos orgânicos para divulgar estes alimentos e ampliar o acesso aos consumidores.

Os produtos orgânicos são plantados por meio de um sistema agrícola diferenciado, que utiliza o solo e os demais recursos naturais como água, plantas e animais de maneira equilibrada, mantendo a fertilidade dos solos e protegendo sua atividade biológica. É proibido o uso de tratamento químico como agrotóxicos, adubos e herbicidas sintéticos no plantio dos orgânicos. Diferente de outras formas que não utilizam agrotóxicos, mas usam adubos e herbicidas sintéticos, como é o caso dos hidropônicos - alimentos produzidos em estufas e na água, sem a presença do solo, porém com soluções químicas para nutrição e tratamento de eventuais doenças da planta - os orgânicos conquistam cada vez mais espaço no mercado.

Em relação ao valor nutricional, estes alimentos absorvem de forma equilibrada os nutrientes do solo, preservando por mais tempo as vitaminas e minerais em maior e melhor quantidade. Como a planta não tem ajuda de substância químicas para se proteger e se desenvolver, ela trabalha com maior intensidade, podendo produzir mais substância antioxidantes.

No Brasil, o crescimento desse segmento é bastante expressivo. Segundo estimativas, o comércio de produtos orgânicos brasileiros movimentou, em 2003, US$ 200 milhões. As exportações, de acordo com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil, APEX, já atingem cerca de US$ 100 milhões anuais, sendo 80% dos produtos originários de médios produtores, 10% de pequenos e 10% de grandes produtores rurais. Mas, apesar do grande crescimento do mercado de produtos orgânicos, apenas uma pequena parcela da população brasileira tem acesso a esses produtos, por possuírem preços mais elevados que os convencionais e ainda pela falta de informação acerca dos mesmos.

(Fonte: Alvo de Comunicação - Juliana Pamplona, Karyna Pereira, Mariana Ortiga)

Exercícios - O controle corporal e mental

Existem várias formas de equilibrarmos o nosso corpo, e os exercícios são uma delas. Enumeraremos, agora, alguns recomendados para os benefício corporal:

Yoga - Unificação, equilíbrio psico-emocional, domínio das emoções, pensamento, ações, enfim, limpeza interna e externa.

Expressão Corporal, Biodança ou Bioenergética - Relaxante profundo, através de um sono tranqüilo, harmonioso e alegre.

Dança ou Balé Clássico - Técnica rigorosa que ajuda ao reencontro, aos sonhos, a leveza, as formas perfeitas das linhas do corpo, um relaxamento completo.

Ginástica - Renova o oxigênio das células, torna você  dinâmico, com resistência para tudo. Corrige a postura e os problemas de coluna, celulite, circulatório, respiratório etc. Conserva a saúde e a beleza.

Natação - O esporte do equilíbrio completo. Indicado em qualquer idade e principalmente para asmáticos.

Massagem Sueca - Ajuda os músculos, o cérebro, os nervos e os órgãos internos, a respiração, promove a nutrição de cada parte do seu corpo. Equilibra o metabolismo.

(Fonte: Livro: Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde; capítulo: A cura das doenças por métodos naturais, p. 86; autor: Dr. Sérgio Augusto Teixeira, Editora Ediouro, 1983. Rio de Janeiro)

Alerta: Suplementos Dietéticos

Alguns "fitoterápicos podem ser perigosos quando tomados antes das cirurgias. Em uma conferência da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), o Dr. Charles McLeskey divulgou resultados de uma pesquisa realizada com 979 pacientes de pré-operatório.

17% informaram usar um ou mais produtos fitoterápicos. Os mais comuns: Ginkgo biloba, alho e gengibre - todos capazes de impedir a formação de coágulos sangüíneos e associados à maior duração dos sangramentos. Dois outros -  a Erva-de-São-João (antidepressivo) e a Kawa-Kawa (relaxante) - podem prolongar o efeito sedativo da anestesia.

A ASA sugere que os pacientes suspendam esses produtos pelo menos duas semanas antes da cirurgia e mantenham os médicos a par de todos os suplementos e as medicações de que fazem uso.

(Fonte: Texto de Susan Parrot, AP; p. 26, Mundo da Medicina, Revista Seleções, abril de 2000. Rio de Janeiro / RJ)

Pastel assado com recheio de vegetais

Massa para pastel:

Ingredientes:

Modo de fazer:

Junte as farinhas, o óleo, o tahine e o sal. Vá trabalhando até conseguir uma farinha úmida e granulada. Continue trabalhando a massa e juntando água às colheradas, só o suficiente para a massa se tornar úmida e elástica. Cubra com uma pano úmido e deixe descansar por uma hora. (p. 174 / 175)

Abra a massa, corte-a em rodelinhas, coloque pequenas porções de recheio e uma azeitona em cada rodela. Forme pastéis e leve-os para assar em forno não muito quente.

Recheio:

Varie o recheio: carne vegetal, palmito, tofu, hortaliças com nozes, brócolis etc. (p. 184 / 185)

(Fonte: Receitas tiradas do livro: Delícias Vegetarianas, autora Elisa Piazzi, coleção Páginas Amarelas, Editora Expressão e Cultura, vol. 38, 2001, Rio de Janeiro / RJ)