olo

Embelezar


Edição nº 48 - de 15 de Janeiro de 2006 a 14 de Fevereiro de 2006

Olá Leitores!

O design agrega valor à produtos e serviços

Diante da euforia da São Paulo Fashion Week, em que estilos, cores, tipos de tecidos, estudiosos da moda se misturam aos profissionais desta setor e ao da estética e cosmética trazendo a beleza das/os profissionais manequins, encantando a todas as pessoas no desfile das passarelas, em que inúmeros outros criadores cuidaram da decoração, iluminação, música, para que o show da moda e beleza seja um sucesso.

Com toda esta movimentação que iniciou a partir de se dar uma oportunidade aos estilistas e costureiras que precisavam de um impulso em seus negócios, hoje já são mais de 2.000 participantes pequenas/os empresárias/os do mundo da moda.

Queremos destacar, também, a comparação que a iniciativa do SEBRAE/RJ na RDE VIA DESIGN que com o mote: "O Design agrega valor a produtos e serviços. Em outras palavras, significa mais lucro", para lançar e divulgar o programa "Via Design" (que dispõem de uma rede de atendimento a micro e pequenas empresas e artesãos), está fadada também ao sucesso.

Atualmente, já estão reunidos no "Programa Via Design" 15 centros de design e 85 núcleos de inovação e design, totalizando 100 unidades, distribuídas em todo o país.

Os Centros de Design "promovem e articulam as atividades em âmbito estadual e regional. Promovem exposições, cursos e seminários. Mantém cadastros de prestadores de serviços (designers) e organizam as solicitações de projetos em design".

Cada um "destes núcleos especializou-se, em função das vocações e demandas locais e regionais em determinados setores de designs, tais como: vestuário, móveis, calçados, materiais plásticos, embalagens, programação visual, jóias, desenvolvimento de produtos, dentre outros".

Para mais informações sugerimos o site: www.sebrae.com.br.

Com estas iformações para oportunizar outras oportunidades de conhecimento e trabalho no campo do embelezamento, oferecemos-lhe esta edição com o abraço da equipe Embelezar.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Educação Física - novo mercado surge para trabalhar com pessoas idosas

No livro: "Profissões - Guia para ajudar os jovens estudantes na escolha da carreira", de autoria do Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, referindo-se à profissões na área de saúde e em especial no campo da Educação Física destacamos o seguinte trecho:

"Ao ingressar na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), o estudante se depara com a disciplina educação física para idosos, com duração de dois semestres e inserida no currículo em 1991. Segundo a professora-doutra Silene Sumire Okuma, que ministra a matéria e também é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Física para o Idoso da USP, ao contrário do que muitos pensam, o processo de envelhecimento começa aos 30 anos e a atividade física deve ser estimulada desde cedo.

Nos grandes centros urbanos, as pessoas adquiriram maior longevidade pelas facilidades existentes, como melhor alimentação, condições de higiene e saúde pública. Mas, longevidade não é sinônimo de qualidade de vida. Não praticar atividade física por causa de sedentarismo e da busca pelo conforto (leia-se preguiça e inatividade) torna-se um fator de risco para o bem estar. Os movimentos vão ficando limitados (dificuldades para amarrar sapatos ou vestir determinadas roupas), a capacidade de locomoção fica comprometida (cansço, dificuldade de subir e descer escadas) e tais condições são fatores de má qualidade de vida.

Os idosos estão se conscientizando rapidamente da necessidade da prevenção e, segundo a professora-doutora, esse segmento apresentou um crescimento forte, surpreendendo o mercado. As academias de ginástica, por exemplo, sofreram uma maior pressão da demanda, ou seja, muitos idosos se matricularam em busca de atividade física, mas encontram jovens robustos fazendo exercícios que já não são adequados a eles.

Diante da maior procura, entretanto, algumas já estão se adequando às necessidades e criando horários e turmas exclusivas para o novo público. Segundo Silene Okuma, o envelhecimento da sociedade está trazendo um consumidor exigente, bem preparado intelectualmente e fiel à empresa ou serviço que lhe é oferecido, desde que tenha qualidade".

O que o mercado espera do profissional que trabalha com idosos

(Fonte: livro: Profissões - Guia para ajudar os jovens estudantes na escolha da carreira; Dr. Luiz Gonzaga Bertelli - Editora CIEE - São paulo, 2002, 2ª edição, p. 132 e 133)

Receitas de suco de frutas

Para se manter em forma e se beneficiar dos valores nutritivos das frutas, principalmente no verão, trazemos aqui 3 receitas deliciosas de sucos de frutas, que são práticas para fazer em qualquer lugar.

Suco misto de maçã, uva e limão

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte as maçãs em gomos finos, coloque as uvas, corte o limão em fatias. Bata no liqüidificador e acrescente o limão em meio ao processo de preparação do suco.

(* p. 69)

Suco misto de tangerina, abacaxi e uva

Ingredientes:

Modo de preparo:

Descasque as tangerinas deixando os fios brancos todos. Corte-as em pedaços ou separe em gomos. Corte o abacaxi em tiras, coloque tudo no liqüidificador e bata tudo juntamente com as uvas.

(* p. 72)

Suco misto de abacaxi, maçã e morango

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte o abacaxi em pequenos pedaços, a maçã em gomos finos. Leve ao liqüidificador e bata junto com os morangos.

(* p. 74)
(* Fonte: Capítulo 5- Receitas, Livro: O Poder dos Sucos - Editora Escala)

Tabela de Calorias das Frutas

As frutas são as grandes aliadas para uma dieta natural no combate à obesidade e até mesmo na recuperação ou prevenção de algumas doenças, pois elas são "fonte de calorias, proteínas e vitaminas".

Apresentamos aqui uma "lista de frutas mais consumidas pelos brasileiros com uma tabela de calorias", isto proporcionará um melhor "aproveitamento do extraordinário poder dos sucos".

Fruta Quantidade de Calorias (cal.)
Abacate - 4 colheres de sopa 168
Abacaxi - 1 fatia de 100g 58
Açaí - 1 unidade 12
Acerola - 1 unidade 3
Ameixa vermelha - 1 unidade 27
Ameixa preta fresca - unidade 85g 36
Amêndoas - 10 unidades 640
Avelãs - 1 unidade 19
Banana nanica - 1 unidade 80
Banana-maçã - 1 unidade 80
Banana-prata - 1 unidade 62
Caju - 1 unidade 37
Cana-de-açúcar - 1 gomo 64
Caqui - 1 unidade 89
Carambola - 1 unidade 37
Cereja - 10 unidades 97
Cupuaçu - 100g 72
Damasco fresco - 1 unidade 19
Figo fresco - 1 unidade 68
Fruta-do-conde - 1 unidade 69
Frutas cristalizadas - 1 colher de sopa 62
Goiaba branca - 1 unidade 58
Goiaba vermelha - 1 unidade 43
Graviola - 1 unidade 60
Groselha - 1 colher de sopa 94
Jaca - 1 gomo 9
Kiwi - 1 unidade 46
Laranja-bahia - 1 unidade 42
Laranja-pêra - 1 unidade 43
Laranja seleta - 1 unidade 53
Laranjinha japonesa - 5 unidades 48
Lima - 2 unidades 51
Lima-da-Pérsia - 1 unidade 32
Limão - 1 unidade 12
Maçã vermelha - 1 unidade 64
Maçã verde - 1 unidade 61
Mamão formosa - 1 fatia 36
Mamão papaia - 1 unidade 112
Manga aden - 1 unidade 229
Manga espada - 1 unidade 109
Manga rosa - 1 unidade 176
Maracujá - 1 unidade 45
Marmelo - 1 unidade 63
Pêra - 1 unidade média 63
Pêssego - 1 unidade 34
Pinhão - 1 unidade 22
Tâmara ao natural - 5 unidades 178
Tangerina - 1 unidade 50
Tomate - 1 unidade 25
Uva - 1 cacho pequeno 118
Uva branca - 15 bagos 76
Melancia - uma fatia média 60
Melão - 1 fatia média 60
Morango - 10 unidades 39
Nectarina - 1 unidade 64
Nêspera - 1 unidade 66
Nozes - 10 unidades 353
Passas de ameixas - 1 xícara de chá 438

(Fonte: livro "O Poder dos Sucos" - Editora Escala, São Paulo - p. 75 até 82)