Embelezar


Edição nº 65 - de 15 de Junho de 2007 a 14 de Julho de 2007

Olá Leitores!

Maquiagem vencida ameaça a saúde das mulheres

Recentemente, Rui Dammenhaim, diretor da INBRAVISA - Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária, informou sobre pesquisa realizada no "Reino Unido, as mulheres estão colocando a própria saúde em risco ao usarem maquilagem fora do prazo de validade".

Em matéria veiculada em seu blog (INBRAVISA NEWS, em 04/06/07), sob o título "Maquilagem vencida ameaça a saúde das mulheres", ele observou que os estudiosos ressaltaram o seguinte:

  1. a "vida útil de um rímel é de, no máximo, seis meses, apesar das recomendações, 92% adimitiram usar o produto por um tempo muito maior";
  2. que "mulheres de diversas faixas etárias admitiram estar usando a mesma maquilagem há mais de dois anos";
  3. que "muitas mulheres, por falta de tempo, maquiam-se dentro do ônibus ou metrô";
  4. que "mulheres dividem maquilagem com as amigas" (...).

Segundo Rui Dammenhaim, o "tubo de rímel, uma vez aberto, atrai inúmeras bactérias. Não foi surpresa constatar que a metade das mulheres sofre de coceira, ardência e reclamam que os olhos lacrimejam constantemente". E, continua ele, que "pode-se danificar a córnea, facilmente, ao tentar aplicar rímel em movimento. Além disso, fica-se vulnerável a todo o tipo de infecção". Ele adverte, também, que "o rímel pode carregar a bactéria da conjuntivite. Se um grupo de amigas usar o mesmo, é praticamente inevitável que todas peguem a doença".

Estas observações de Dammenhaim são muito úteis e acreditamos que devam ser tema de debates em eventos de beleza, junto às revendedoras domiciliares e lojistas e a obrigatoriedade do prazo de validade nos produtos cosméticos.

Com estas observações úteis e atualizadas entregamos para você mais notícias da área de embelezamento, com um abraço da equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

São Paulo Fashion Week - Verão 2008

Na Bienal de São Paulo, durante os dias 13 a 19 de junho, ocorre o SPFW / Verão 2008.

Como sempre é um evento que reúne beleza, criatividade, ousadia e o clássico em moda. Desde o lançamento de maquiagem dia ou noite, até a moda festa, pode-se apreciar a beleza das modelos em meio às cores que dão o toque de cada estilista, em meio a escolha de tecidos, detalhes, acessórios, compondo propostas românticas, nostálgicas, saudosistas, étnicas, esportivas, clássicas ou arrojadas, vestem os sonhos de jovens a adultos, homens ou mulheres, e assim, movimentando um dos maiores faturamentos do PIB brasileiro, além de proporcionar milhares de empregos, na maioria para mulheres.

Mais informações do desfile SPFW / Verão 2008, acesse o site oficial.

 SEBRAE apresenta pólos éticos no Fashion Business/RJ

Uma “moda baseada em desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente: é o que 90 expositores de 14 estados brasileiros apresentaram em suas coleções Primavera-Verão 2007/2008 aos 150 compradores nacionais de 23 estados e aos 30 compradores de 20 países que participaram da 10ª edição do Fashion Business, evento de negócios que ocorreu paralelamente ao Fashion Rio. Assistidos por designers e estilistas que fazem a fusão da ecologia com a inclusão social, artesãos de vários cantos do Brasil mostraram a diversidade cultural brasileira. Foram destacados sete pólos de moda nacionais: Distrito Federal, Goiás, Paraná (representado pelo pólo de Londrina), Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco. Já o estande da parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário e SEBRAE terá criações da Bahia, Maranhão, Paraíba, Pará e Amazonas. Este último fez sua estréia e apresentou peças confeccionadas com couro vegetal (látex), além de produtos que utilizam juta, cipó e sementes.

A programação visual desta edição do Fashion Business é toda inspirada no folclore Pan-Americano, que marca a miscigenação cultural e a sustentabilidade na moda das Américas e faz referência ao Pan 2007, que começa em julho. O Fashion Business foi realizado por SEBRAE, FIRJAN, Dupla Assessoria, Escala Eventos, SENAI-RJ, Oi, Paggo, SENAI/Cetiqt, BNDES e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), com apoio da ABIT, da APEX Brasil e do Banco do Brasil)”.

(Fonte: Assecom - SEBRAE/RJ - 01/06/07)

8ª Feira Iguaçuana de Beleza para profissionais de cosmética

“Profissionais do ramo da estética e beleza tiveram a oportunidade de conferir as últimas novidades em cosméticos, produtos de beleza e higiene pessoal no maior evento do gênero no estado do Rio, a Feira Iguaçuana de Beleza (Fibel), entre os dias 10 e 12 de junho.. O evento tem apoio do SEBRAE/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) e da Prefeitura de Nova Iguaçu.

A feira foi destinada ao público de empresários e profissionais do setor, esteticistas, maquiadores, cabeleireiros e manicures. As empresas expositoras foram, basicamente, indústrias do setor de cosméticos e distribuidoras de acessórios e equipamentos. Dentre as atividades programadas houve o salão de expositores, palestras técnicas gratuitas, orientação empresarial a empreendedores e candidatos a empresários, encontro de negócios e visitação de profissionais. O salão de expositores contou com empresas expoentes do setor oferecendo equipamentos, insumos e serviços da área de cosméticos”.

(Fonte: Assecom - SEBRAE/RJ - 01/06/07)

Miss Brasil desfilou no Fashion Rio

A “Miss Brasil Nathália Guimarães desfilou para a TNG e foi destaque no quarto dia de evento. Ela arrasou ao desfilar vestindo apenas um colant azul e arrancou aplausos da platéia as três vezes que atravessou a passarela, no dia 6.”

(Fonte: Thaís Camargo - Redação Terra - Rio de Janeiro)

Homens se tornam alvo da indústria da beleza

Segundo dados estatísticos desde a década de 90 há um crescimento "da participação masculina no mercado de produtos de beleza, o que vem aumentando o faturamento da indústria de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria na economia." As vendas de cosméticos neste "segmento chega a R$ 13,1 bilhões. A novidade é o público alvo: homens entre 25 e 34 anos, de alto poder aquisitivo, que estão consumindo cerca de 17 produtos regularmente, com destaque para tinturas de cabelo, xampus e cremes para o rosto, mãos e corpo. Sendo eles, os mais sensíveis, do que o sexo oposto, às ofertas desses produtos.

Essa mudança de comportamento está levando a uma expansão de sofisticados salões "unissex" em detrimento das barbearias. De acordo com a pesquisa Adonis Report, realizada pela 2B Brasil Marketing em agosto do ano passado, "os homens não são mais os mesmos", eles pintam os cabelos, depilam os pêlos, cuidam das unhas e usam cremes para retardar o envelhecimento e estão dispostos a todo tipo de tratamento estético, na crença de que uma boa aparência traz prosperidade nos negócios. Hoje, um em cada 50 brasileiros usa algum tipo de cosmético para retardar o envelhecimento. Há cinco anos atrás a média era de um a cada 500. No ambiente de narcisos emergentes, competem na freqüência aos salões de beleza mulheres entre 35 e 54 anos.

Curiosamente, as mulheres de renda mais baixa comprometem proporcionalmente uma parcela maior de sua renda com cosméticos do que as mulheres de poder aquisitivo mais elevado." (...)

(Fonte: Homens alavancam a indústria da beleza / Vera Saavedra Durão / Valor Econômico – SP, Empresas, B-5 in http://www.abevd.org.br/htdocs/index)

Câncer mata muitas mulheres

Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos das Mulheres, no Brasil, “48.930 mulheres foram diagnosticadas com tumor na mama em 2006, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Entre 1999 e 2004, a doença matou 53.213 brasileiras.”

(Fonte: Boletim Informativo Mulheres em Pauta - 28ª Edição)

II Encontro Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade

Organizado pelo Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares - IEDE/UFRJ/PUC ocorrerá entre os dias: 7 a 9 de julho no Hotel Rio Othon Palace / Copacabana, Rio de Janeiro / RJ. Informações: http://www.regencyeventos.com.br.

(Fonte: IEDE)

Receitas saudáveis da ABESO

Espetinho de frango

*(Andrea Zaccaro / RGNutri Consultoria Nutricional Site: http://www.rgnutri.com.br)

Ingredientes:

Preparo:

Corte o peito de frango em tirinhas de 5cm x 1cm e coloque numa travessa rasa, formando apenas uma camada. Bata o iogurte, a pimenta, a cebola, o alho, a curcuma, a casca e o suco de limão no processador. Derrame sobre o frango, tampe e deixe marinando por 8 a 24 horas. Aqueça a grelha à temperatura média. Retire o frango da marinada e enfie nos espetos, dobrando os pedaços, se for necessário. Grelhe por aproximadamente 8 minutos, pincelando com a marinada e virando sem parar, até que fique cozido por inteiro. Enfeite com alface e fatias de limão.

Rendimento: 4 porções
Calorias: 173cal;
Proteínas: 26g;
Carboidratos: 6g;
Gorduras: 3g;
% de Gordura: 15.6

Dica: Se for preparar a receita com espetos de madeira, reserve tempo para deixá-los de molho na água, por 30 minutos, antes de usar. Isso impedirá que eles se queimem na grelha.

(Fonte: http://www.abeso.org.br/receit_aves.htm#5)

Pizza light

*(Mariana Del Bosco Rodrigues / Clínica Alfredo Halpern)

Ingredientes

Preparo:

Tempere o tomate com sal e orégano e espalhe sobre o pão. Cubra com queijo cottage e coloque numa frigideira tampada até que esquente (ou doure o fundo). Retire da frigideira, distribua a rúcula e sirva.

Rendimento: 2 porções;
Calorias: 124 Kcal;
Carboidratos: 19,2 g.;
Proteínas: 9,3 g.;
Gordura: 1 g.;
% de gordura: 4,3%;
1 fatia de pizza de rúcula: 179Kcal;
Lipídeos: 9g (45%)
(Fonte: http://www.abeso.org.br/receit_massas.htm#pizza)

Pudim de abacaxi light

*(Mônica Beyruti / Nutricionista da clínica Alfredo Halpern)

Ingredientes:

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e cozinhe em banho-maria por 30 minutos. Despeje em forminhas individuais e leve a geladeira.

Rendimento: 6 porções;
Valor calórico: 141 Kcal;
Gorduras:1,1g (7%);
Carboidratos: 28g;
Proteínas: 5g
(Fonte: http://www.abeso.org.br/receit_sobrem.htm#abacaxi)