FPLCEM


Edição nº 02 - de 15 de Julho de 2002 a 14 de Agosto de 2002

ENTREVISTA COM DR. LUÍS EDUARDO GAUTÉRIO GALLO - PRESIDENTE DA CNPL

ESPAÇO MULHER: Presidir pelo quarto triênio a CNPL e obter 70% dos votos na recente eleição, marca sua liderança junto à classe dos profissionais liberais; para você isto é um desafio ou representa um grande compromisso?

Dr. Gallo: A nossa vitória nas últimas eleições, com 70 % de apoio dos sindicatos e federações que compõem o Colégio Eleitoral da CNPL representa um grande desafio no sentido de dar aos nossos filiados um mínimo de atenção e respostas aos problemas que são o dia-a-dia das entidades e é ao mesmo tempo uma grande responsabilidade pessoal e um compromisso institucional conseguir atender tantas organizações, de diferentes profissões e de regiões tão distintas em todo o nosso grande País.

ESPAÇO MULHER: O que os Sindicatos e as Federações precisam oferecer aos seus associados nesta fase atual, que os anseios e as reivindicações mudaram frente à tantas exigências, tais como: a globalização, os avanços tecnológicos, domínio de mais idiomas?

Dr. Gallo: As novidades tecnológicas e as mudanças do mercado de trabalho estão transformando as profissões e os profissionais, trazendo cada vez maiores exigências de conhecimento, fazendo desaparecer algumas atividades e criando novos espaços de atuação, antes inimagináveis. Acompanhar estas transformações é tarefa para os dirigentes de nossos sindicatos e federações, obrigando-os a modificar o rumo das suas entidades e pressionando para que sigamos como organizações voltadas para a defesa dos interesses dos trabalhadores intelectuais, que somos todos nós, mas ao mesmo tempo oferecendo novos serviços, que atraiam mais sócios e fidelidade às instituições.

ESPAÇO MULHER: Liderar classes tão heterogêneas, com variadas leis e áreas distintas e, representá-las em todas as instâncias judiciais, além da abrangência nacional das 27 Federações e dos 476 Sindicatos, tendo que atender também a sua agenda profissional e familiar, tudo isto requer de você como pessoa, principalmente, o quê?

Dr. Gallo: Muita disciplina e um "jogo de cintura" suficiente para acomodar tudo numa única agenda. Não se pode deixar de atuar na profissão, por menor que seja esta dedicação, há que se cuidar da família e de todos os interesses que a envolvem, no campo financeiro e emocional e também participar de todas as atividades da Confederação e de seus filiados, atendendo ao maior número de convites possível e não descuidar das tarefas específicas da Presidência em Brasília.

ESPAÇO MULHER: Você se considera um estilo de liderança a ser seguido?

Dr. Gallo: Não. Liderança é algo natural e varia muito o estilo e a forma de cada pessoa. Nossa organização é feita de líderes de diferentes categorias profissionais, que se reúnem para juntar forças. Na CNPL costumamos dizer que não há "índios", todos são "caciques".

ESPAÇO MULHER: O que é mais difícil e, o que o faz mais feliz, ao presidir pela quarta vez a CNPL?

Dr. Gallo: O que me deixa mais feliz é constatar, na prática e no voto, o apoio recebido de entidades e de pessoas de todo o Brasil e de muitas profissões diferentes. O carinho com que somos recebidos onde quer que cheguemos, nos sindicatos, nas federações, nos conselhos, nos eventos e nas universidades e as amizades que fazemos e que seguirão após terminar o meu mandato. O mais difícil é corresponder a esta expectativa e realizar, pelo menos, um bom trabalho no exercício das minhas funções na Presidência.

ESPAÇO MULHER: Qual mensagem e para quem gostaria de enviá-la agora? Por quê e para quê?

Dr. Gallo: Gostaria de enviar uma mensagem a todos os profissionais liberais brasileiros, solicitando que participem mais de suas entidades, seja de caráter sindical, como as nossas, ou dos Conselhos e Associações de classe, dando a sua contribuição para o crescimento de sua própria profissão e da sociedade, da melhoria de condições de trabalho e da responsabilidade social de cada um de nós. Só assim teremos um Brasil mais democrático, mais justo e mais forte no contexto internacional.

Obrigado pela oportunidade e um grande abraço.

Gallo

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.