FPLCEM


Edição nº 13 - de 15 de Junho de 2003 a 14 de Julho de 2003

Olá Leitores!

A edição n° 13 traz informações que demonstram o quanto os profissionais liberais, homens e mulheres, são atuantes na sociedade brasileira.

São eventos, cursos, lançamentos de livros e cartilhas, e como destaque uma linda poesia, - um enfrentamento à violência na relação amor e ódio, e ao mesmo tempo, valorizando o trabalho realizado pelas Delegacias da Mulher - de autoria do cirurgião dentista, escritor e poeta Hélio José Destro.

Aguardamos notícias, participações, críticas e sugestões.

Um abraço de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

DIA INTERNACIONAL DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL

O psicólogo Floriano Serra ministrou a palestra "Gerenciando Sentimentos e Resultados no Trabalho", no dia 03 de junho, em comemoração ao Dia Internacional do Administrador de Pessoal promovida pelo Grupo de RH do Alto Tietê e do Grupo de Administradores de Pessoal de Mogi, com apoio da CIESP e do SESI. O ingresso foi um quilo de alimento não-perecível.

IV CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL

II ENCONTRO NACIONAL DE MÉDICOS ESPÍRITAS

Em junho, cerca de 2.500 profissionais da área médica, estudiosos em ciência e religião estarão reunidos no IV Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil e II Encontro Nacional de Médicos Espíritas para debater assuntos relacionados com ciência e religião.

Os principais temas para discussão são: os fundamentos da medicina espírita, casos clínicos de evidência de reencarnação, a clonagem humana, a medicina do futuro, a terapia do perdão e o médico diante da morte; entre outros assuntos.

Como os assuntos de saúde são sempre de interesse, pode ser interessante ter a visão de médicos espiritualistas, como uma nova maneira de abordagem e discussão científica. A matéria é polemica, mas a intenção é mostrar quais os fundamentos científicos e a discussão religiosa que envolve os tratamentos de saúde.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

O médico e vereador Gilberto Natalini, presidiu, em 28 de maio, a II Conferência Municipal sobre Produção mais Limpa, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

A SAÚDE MENTAL NO SUS

O médico e vereador Carlos Neder promoveu o Seminário "A Saúde Mental no SUS", junto com o Fórum Paulista de Luta Antimanicomial e o LAPSO (Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social da USP), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, em 14 de maio, tendo ocorrido importantes temas e debates proferidos por ilustres especialistas da área e exposição de produtos antimanicomiais.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Carlos Neder)

CURSO EXTENSIVO DE CIÊNCIA POLÍTICA

O Instituto Teotônio Vilela e a Bancada de Vereadores (PSDB) do Município de São Paulo, promovem o Curso Extensivo de Ciência Política, na Câmara Municipal de São Paulo, de maio à dezembro, com 2 aulas, uma vez por mês. Os temas são apresentados por ilustres representantes do cenário político brasileiro e por doutores especialistas em Ciências Políticas da USP - Universidade de São Paulo.

OAB / SP PROMOVE PALESTRA

A Ordem dos Advogados do Brasil / São Paulo promoveu a palestra "Linguagem do Corpo - o formato do corpo revela sua personalidade e seu caráter", que foi apresentada pela Escritora e Consultora Corporal Cristina Cairo, no dia 11 de junho, na UNISAL / SP - Centro Universitário Salesiano.

(Fonte: Assessoria de Imprensa - Editora Mercúrio)

NOVOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DO SENAI

A Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira, Barra Funda, São Paulo, abriu inscrições para o curso técnico em Processamento de Alimentos, Análise de Alimentos, Segurança dos Alimentos, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental e de Qualidade, Administração da Produção e Projetos.

Informações: 0800-55-1000.

JORNALISTA LANÇA NA INTERNET OBRA DE CONSULTA PARA REPORTAGEM POLICIAL

"A primeira obra de referência para repórteres que atuam na área policial foi lançada na Internet pelo jornalista Marcos Zanfra. Entrando no site: http://www.reporterpolicial.kit.net, os interessados terão acesso aos 76 verbetes do Manual do Repórter de Polícia, que abordam os principais assuntos ligados à área. Dá para saber, por exemplo, alguma coisa sobre armas e munições, quais são as penas para os crimes mais comuns, como funciona um tribunal de júri e quais os procedimentos legais adotados com adolescentes infratores. Com duas semanas no ar, o site já havia ultrapassado a marca das mil visitas. Zanfra, que nasceu em São Paulo, mora hoje em Florianópolis."

JORNALISTA LANÇA LIVRO SOBRE INTERNET

"Os bastidores da Internet no Brasil" é o primeiro livro publicado no mercado editorial brasileiro que conta a história da Internet, sob o ponto de vista comercial. Trata-se de um livro de negócios, um registro analítico, detalhado e cronológico da WEB brasileira, que revela os bastidores das empresas, das idéias, das negociações, dos acordos e das pessoas responsáveis pela explosão da rede no país.

O autor é Eduardo Vieira, formado pela ECA / USP, editado pela Manole Editora e foi lançado na Livraria Cultura, em 02 de junho.

CARTILHA "EDUCAR PARA A CIDADANIA"

Carlos Neder, médico pela USP e mestre em Saúde Pública, pela UNICAMP, é vereador em São Paulo, e lançou, recentemente, a Cartilha "Educar para a Cidadania". Traz também depoimentos de estudiosos e representantes de sindicatos, entidades e da sociedade civil organizada falando da importância dessas iniciativas.

A apresentação é de Mário Sérgio Cortella - professor da PUC-SP e Secretário Municipal da Educação no Governo Luiza Erundina (1989 / 1992). O comentário final, de Maria Victória Benevides socióloga e professora titular da Faculdade de Educação da USP.

PROGRAMA VAI FOI REGULAMENTADO EM SÃO PAULO

O vereador Nabil Bonduki é o autor do VAI - Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais. Já ocorreu a aprovação pela Câmara e já foi sancionado pela Prefeita Marta Suplicy, portanto é lei. "Deverá apoiar, financeiramente, com até R$ 15.000,00 (quinze mil reais), atividades artístico-culturais, principalmente, que contribuem para o desenvolvimento cultural local e as desenvolvidas por jovens de regiões sem recursos e equipamentos."

(Fonte: Pauta: São Paulo, 05/2003, pág. 1)

RECEBEMOS NOVA EDIÇÃO DA "CARTILHA DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO"

Cartilha com receitas desenvolvidas pela Cozinha Experimental do SOC - CODEAGRO / SP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Governo do Estado de São Paulo.

Equipe técnica:

Colaboradoras:

DR. HÉLIO JOSÉ DESTRO - CIRURGIÃO DENTISTA E POETA

Recebemos a Coletânea de Poesias "Mãe - Flores a quem se ama" e a poesia "Direitos da Mulher", enviada pelo Cirurgião Dentista e membro do Movimento Poético Nacional, Dr. Hélio José Destro, o que muito nos honra e agradecemos sensibilizadas, em nome da CNPL e da equipe ESPAÇO MULHER.


POESIA

"DEPOIMENTO"

- amor e ódio -
"NA DELEGACIA DA MULHER"
- MOÇA, estou com vergonha de tudo e de todos...
Estou com vergonha de mim mesma e do mundo...
Apanhar, levas tapas na cara, chutes, safanões.
- MOÇA, dói o corpo e principalmente dói a alma.
É dor física... é dor moral sucumbir e Ter calma...
deitar e chorar um choro sentido, choro sufocado.
- MOÇA são manchas no corpo, no olho roxidão
socos dados e o meu íntimo a rastejar no chão...
Ser seviciada pelo homem que amei.
- MOÇA, traz um ódio mortal, ódio que nunca pensei Ter
E não foi uma vez... e por várias vezes apanhar nua.
Não Ter para onde ir. Depois Ter vergonha de sair na rua.
-MOÇA, saber de minha inocência e Ter tanto medo.
Ele a bater... e bater e Ter o prazer.
de sentir e ver o meu sofrer... Eu a guardar este segredo.
- MOÇA, quis sumir... mas sumir pra onde?
Quis desaparecer... quis morrer, desejar a morte pra gente.
Quis... quis... quis e... fiquei impotente.
- MOÇA, antes que eu faça uma desgraça...
Antes que eu mate... ou morra, arranco esta mordaça,
Vim dar este depoimento, saber os meus direitos
- MOÇA, aqui na DELEGACIA DA MULHER...
Agora eu só quero a minha dignidade...
A minha dignidade... dignidade e juro-
- MOÇA...
DEUS sabe... que digo a verdade... DEUS sabe...
DEUS é minha testemunha...

26/02/2002 - Hélio José Destro

Breve Currículo Literário

Hélio José Destro - Cirurgião Dentista

Empresário (comprador publicitário) - Escritor

Hélio José Destro - Cirurgião Dentista, nascido em Cristais Paulista, em 20 de junho de 1935, residindo aí até os 10 anos, mudando-se para Uberaba, onde, com 21 anos, formou-se (1956), vindo a exercer a profissão em São Paulo. No ano de 1983, de repente, começou a escrever poesias e contos com enorme facilidade, pois nunca teve este dom até aquela data.

Livros publicados: Poesias ao Sol (1984), 2 mil exemplares. Cristais Paulista (1984), 3 mil exemplares, 1ª e 2ª edições. Frei Orestes - O Mundo da Criança (1988), 4 mil exemplares, sendo 2 mil doados ao SEA do Frei Orestes para as crianças carentes. Brasilidade (1992), 5 mil exemplares, este livro faz crítica ao governo e deputados da época. Primavera (1993), 5 mil exemplares. Está em várias antologias e livros de concursos, onde recebeu prêmios - Faz Xerox de poesias, distribui ou manda imprimi-las e faz divulgação de seu trabalho.

Pertence à Casa do Poeta Lampião de Gás; Movimento Poético Nacional; Academia de Letras Municipais do Brasil; International Academy of Letters of England; Academia Anapolina de Filosofia; Academia de Letras e Ciência ALECI-SL; Academia Goianense de Letras e outras.

Prêmios: O livro Frei Orestes - O Mundo da Criança recebeu medalha de ouro, em 1992, pela ALECI-SL (biografia). O livro de folclore: Ontem, anteontem e trans'anteontem - Folclore - 1ª menção honrosa pela Academia de Letras Municipais do Brasil, julho de 1985. O 3° lugar menção honrosa de bronze - Jornal Mongeral - com o conto: Dedo Preto de Graxa, Alma Branca. A poesia Doação, 7° lugar - Concurso Nova Era (1993), em Cerquilho (1988) classificada entre as 20 melhores, III FEPOC (1989). No IV Festival de Cerquilho "Chico Mendes" e Plantações de Mártires, classificadas 4° e 8° lugares, !Chico Mendes" recebeu medalha de ouro; 2° lugar na Associação Comercial de Praia Grande. Il Muro della vergogna, 4° Prêmio na Accademmia Internazionale Ibica e Arti Ragusa di Sicília (1990), Nona Edizione Biennale pág. 12.

Tem poesia premiada em Portugal (Quimigal) "Chico Mendes" menção honrosa (1990). O conto "O novo dilúvio" - 1° prêmio "A Cigarra", Mococa. Poesias declamadas na Rádio Bandeirantes, Imprensa, Tupi, em bibliotecas, casas de culturas e reuniões de poetas. Poesias e contos publicados em jornais de grande tiragem, literários, Rotary's.

Em 2 de julho de 1994, a poesia "Doar Sangue" recebeu o 1° lugar no Concurso Rentel de Poesia. Juntamente com a poesia "Doação" a "Doar Órgãos", blocos em xerox foram enviados à deputados e senadores. Ao presidente e governadores um modo das doações serem pelo coração e não por leis, como está no Congresso Nacional em votação.

No livro "Frei Orestes" 12 poesias visuais, onde a mensagem é inserida na imagem formando corpo-alma.

1° lugar (2000) São Vicente, crônica: As belezas das cidades brasileiras. Prêmios em Itapira: Oração aos 15 anos, Os presentes de Natal, O palhaço.

Dez / 1996 - Concurso Mahar de Poesia - 2° lugar com a poesia: "O juramento dos hipócritas", prêmio entregue na Câmara Municipal de São Paulo.

Março / 1997 - Concurso Lília A. Pereira da Silva - em Itapira 1° lugar com a poesia "País parlamento prisões para: pretos, pobres e prostitutas" - Entregue na Câmara Municipal de São Paulo.