FIPLC EM-EH


Edição nº 151 - de 15 de Dezembro de 2014 a 14 de Janeiro de 2015

Olá Leitoras! Olá Leitores!

A influência da Internet na construção de novas profissões especializadas

O avançar da tecnologia da informática aliada aos novos meios de utilização da Internet leva a humanidade para soluções antes sequer imaginadas, quando muito em filmes de ficção científica havia algumas abordagens. Hoje utilizam-se inúmeras fontes aplicadas a física, química, biologia etc. sistemas inovadores que salvam vidas à distancia, e recuperam pessoas e animais, faz-se pesquisas consideráveis até em outros planetas e satélites, e com uma eficiência sequer imaginada.

É comum escutarmos terminologias como: sistema robótico para cirurgia robótica; nano tecnologia em sistemas neurais, inteligência artificial, guerras cibernéticas e guerras climáticas, satélites espiões etc... e, atrás de tudo isto há criadores e pesquisadores que dedicam parte de suas vidas em estudos avançados, são especialistas cujas denominações profissionais sequer sabemos de forma correta. Cada vez mais áreas profissionais se abrem e se expandem, se multiplicam e se inovam, revelando o mistério da inteligência humana, a sua criatividade e inovação acima de regras que pareciam imutáveis, e agora estão desafiadas. Em todas estas áreas há mulheres também atuantes e especializadas, ou em áreas secundárias de prestação de serviço auxiliar e técnica, mas que ali fazem parte da história das transformações do século 21.

Queremos nesta edição homenagear essas pessoas transformadoras, que em seu trabalho fazem o espetáculo da vida, fazem shows com as novas tecnologias aproximando o conhecimento no mundo, e tornando as pessoas se tornando mais aprimoradas em tudo.

A seguir transcrevemos um texto interessante sore a visão de que novas profissões muito estranham podem surgir diante das novas conquistas por mio da Internet. E, também informamos alguns links para complementação de leituras sobre os temas aqui citados.

Agradecemos o apoio em 2014, e estamos acreditando que o ano 2015 será cheio de novidades e muito feliz para todos nós. Abraço fraternal de Elisabeth Mariano e equipe.

Fontes complementares de leitura:

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

15 profissões doidas que serão populares no futuro graças à internet e novas tecnologias

por Manu Barem | 17 setembro 2013

Se a internet e as novas tecnologias alteram o comportamento das pessoas no geral, isso também acontece com as profissões, já que tudo no mercado de trabalho ocorre naquela lógica demanda-oferta. Então, novos estilos de vida que nascem com as novas tecnologias implicam em novas profissões que soam até bizarras de tão especializadas.

Um exemplo disso está na lista da empresa de consultoria Sparks & Honey que traz 20 novas profissões que farão sucesso no futuro e 12 delas têm relação direta com a internet e novas tecnologias.

E não é “viagem”. Só lembrar do tempo em que não existia a profissão “consultor de mídias sociais” — e isso quer dizer quatro ou cinco anos atrás, no máximo. A seguir, uma lista com as novas profissões que devem se tornar populares num futuro próximo graças a este nosso estilo de vida hiperconectado. As 12 primeiras são da Sparks & Honey e as seguintes foram adicionadas por nós.

  1. Curador digital: o cara que faz uma lista personalidade de apps, hardwares e softwares para melhorar sua vida pessoal e profissional.
  2. Tutor de curiosidade: o profissional que oferece conteúdo de inspiração e que desperte sua curiosidade.
  3. Especulador de moedas alternativas: moedas virtuais como o Bitcoin são a aposta do futuro e, com isso, devem surgir profissionais especializados a prestar consultoria sobre elas.
  4. Faz-tudo 3D: um especialista em impressão 3D que fabrica tudo o que uma pessoa precisa.
  5. Administrador de morte digital: o que fazer quando alguém que está nas redes sociais morre? Este profissional irá criar, administrar ou eliminar dados do finado.
  6. Arquivista pessoal: sabe seu HD bagunçado e cheio de fotos de eventos que você nem lembra direito quando aconteceu? Este cara pode salvar sua vida te entregando tudo organizado.
  7. Especialista em desintoxicação digital: a gente falou sobre o digital detox neste post, lembra? Esta é uma das mais fortes apostas para as profissões do futuro.
  8. Especialista em crowdfunding: o profissional que sabe exatamente o que um crowdfunding precisa pra dar certo.
  9. Condutor de drones: drones não são fáceis de pilotar demanda por drones ((aviões não tripulados) pedirá guias experientes.
  10. Consultor de carreiras via Skype: os consultores que fazem todo aquele trampo de dicas de aparência e truques para boas entrevistas só que via Skype.
  11. Agente de memes: já existe isso, né? Só que no futuro será uma profissão tão comum quanto um agente de celebridades.
  12. Cinegrafista de experiências: algo como o cara que viaja com a mochila do Google Street View, só que pra produzir vídeos.
  13. Arquiteto de nuvem: este profissional será útil para ajudar as pessoas a organizarem suas informações nos clouds (tipo Dropbox e iCloud_ utilizando técnicas de arquitetura da informação.
  14. Investigador de computadores: um detetive que busca por evidências em computadores e outros gadgets de suspeitos e vítimas de crimes, contribuindo para a investigação da polícia.
  15. Desenvolvedor de apps: precisa nem falar, né? Abordamos um pouco dos detalhes desta profissão neste post.

Dica do @jorgedoprado.

(Fonte: http://youpix.virgula.uol.com.br/trending/profissoes-criadas-pelas-novas-tecnologias/)

“Direitos Humanos 365”, uma mensagem para o Dia dos Direitos Humanos 2014

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2014.

“Direitos Humanos 365”

A UNESCO foi criada em 1945 para promover a cooperação, por meio da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação, com o intuito de aprofundar o respeito universal pela dignidade, pela igualdade e pelo respeito mútuo de todas as mulheres e todos os homens. Quase 70 anos depois, esse mandato não envelheceu um dia sequer. Promover os direitos humanos continua a ser uma tarefa essencial – não apenas no Dia dos Direitos Humanos, mas em todos os dias do ano, para cada mulher e para cada homem, em todos os lugares. Esse é o significado dos “Direitos Humanos 365”.

Esta mensagem é especialmente importante agora, à medida que os Estados estão elaborando uma nova agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015, construída com base nos valores universais da igualdade, da justiça, da diversidade cultural, da paz e da segurança. A nova agenda deve ser baseada nos direitos humanos e dirigida aos direitos humanos, a fim de combater as desigualdades e a exclusão social, responder ao extremismo e aos conflitos e, por fim, construir sociedades mais justas e sustentáveis.

Isso deve começar com a educação em direitos humanos. Ensinar os valores de respeito, tolerância e solidariedade é essencial para empoderar alunos e encorajar novas formas de cidadania mundial. Esses objetivos orientam a liderança da UNESCO para promover a educação de qualidade para todos, bem como conduzem a Iniciativa Mundial Educação em Primeiro Lugar (Education First) do secretário-geral das Nações Unidas por todo o mundo. Direitos humanos e educação para a cidadania mundial devem ser elementos-chave da agenda pós-2015.

Os meios de comunicação desempenham um papel essencial – por meio da conscientização sobre os direitos humanos e do combate a preconceitos e estereótipos. Para isso, a UNESCO tem trabalhado, desde 2005, com o Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH), no Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos. A terceira fase (2015-2019) do programa tem como foco a formação em direitos humanos para jornalistas e profissionais de mídia. Objetivos similares orientam o plano de ação para a Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), que a UNESCO está liderando em todo o Sistema das Nações Unidas.

Em um mundo que se transforma rapidamente e com as sociedades sob pressão, eu apelo aos Estados-membros da UNESCO, a todos os governos e à sociedade civil, para reafirmarem seu compromisso com os direitos humanos como o guia para todas as ações e a medida de seu sucesso.

(Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/human_rights_365_a_message_for_the_human_rights_day_2014/#.VIyCaSvF_oE, data de acesso 10/12/2014)

Dalmo Dallari: “possibilidade de recorrer é absurda.” Jurista falou durante a XXII Conferência de Advogados

Conferência Nacional dos Advogados Terça-feira, 21 de outubro de 2014

“Nós temos uma possibilidade de recorrer que é absurda e extraordinária. Houve uma multiplicação enorme.”

O jurista Dalmo Dallari, em palestra durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados, disse a um auditório lotado que, a partir da segunda metade do sec. XX, houve um extraordinário crescimento do que chamou de “processualismo”, marcado pela influência enorme dos professores de Direito Processual.

Segundo ele, tal fenômeno acarretou a sobrecarga dos tribunais, que passaram a receber recursos de suas próprios decisões. É o quíntuplo grau de jurisdição em pleno funcionamento, acarretando uma enorme morosidade da justiça.” Dallari crê que deve haver alteração substancial nas competências do STF.

“Há mais de 70 mil processos ou procedimentos em andamento no STF, então isso é suficiente para que se imagine quanto tempo vai levar para que se tenha afinal a decisão sobre o direito. A decisão que vai se assegurar a efetividade dos direitos.”

Para ele, o STF “está guardando muito mal a Constituição”. Como consequência, o Supremo está absolutamente carregado.

Mudança

Dalmo Dallari propõe, diante deste cenário, uma mudança na CF para que o STF atue exclusivamente como tribunal constitucional, eliminando todas as demais competências.

“Sendo exclusivamente tribunal constitucional ele já terá uma carga muito grande, e adotará o mesmo procedimento que tem o adotado o tribunal alemão, que é exemplo neste sentido. Com isso estará sendo efetivada a guarda da Constituição e haverá sem dúvida efeito maior e mais benéfico no sentido de dar efetividade ao que o povo brasileiro consagrou na CF.”

Dalmo de Abreu Dallari

Jurista (professor aposentado da USP); Membro da Comissão Internacional de Juristas (ONG com sede em Genebra que assessora a ONU para Direitos Humanos); Membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, órgão da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

XXII Conferência debateu direitos sociais e sua aplicação real no Brasil

22/10/2014 Rio de Janeiro (RJ) - Na abertura do painel nº 26 da XXII Conferência Nacional dos Advogados, Daniel Sarmento, professor da UERJ, abordou o tema da eficácia dos direitos sociais. Muitas vezes apontados como meras normas programáticas, esses direitos de segunda geração enfrentam barreiras para sua efetivação.

“Como quem procura o Judiciário são as pessoas que têm mais instrução e os direitos sociais tem sido garantidos por via jurisdicional, corremos o risco de torná-los um benefício somente às classes média e alta”, disse ele, que também apresentou uma proposta de solução. “Usar a via coletiva para tratar de direitos sociais pode dar um viés universalizador, que evita a hiperjudicialização e as sentenças que não vislumbram os direitos sociais de forma ampla, mas como demandas individuais restritas”, concluiu.

Em seguida, o professor José Casalta discursou sobre a crise e a sustentabilidade dos Estados fiscais. Segundo o docente, o século XX trouxe como novidade a emersão do Estado Social. “Uma conquista da Europa no pós-guerra”, apontou ele. “No século XXI, porém, esse modelo faliu e vem sendo combatido.” A erosão da figura dos tributos é apontada como uma crise da contemporaneidade. “Nos EUA, há um aumento dos impostos no âmbito local, além das taxas tradicionais da seguridade social”, finalizou.

A diretora do Departamento de Ciências Jurídicas do Grupo Estácio de Sá, Solange Moura, trouxe para o centro de sua fala a educação como direito fundamental. “Somos um país de Modernidade tardia, tendo somente entrado nela com a Constituição de 1988”, explicou a professora, que acredita estarmos ainda engatinhando nas políticas públicas de educação. “Até 2020, as diretrizes do Plano Nacional da Educação prevêem a erradicação do analfabetismo e a superação das desigualdades educacionais, mas temos um longo trabalho a fazer”, mencionou. “Praticamos um estelionato educacional: entregamos diploma de ensino médio para analfabeto”, criticou ela.

O conselheiro federal da OAB, José Norberto Campelo, detalhou o controle judicial das políticas públicas. “No passado recente, as leis plurianuais eram meras formalidades”, pontuou ele. “Esse quadro vem mudando, porém. Os órgãos de controle passaram a ter esses documentos como base de fiscalização.” Os controles interno e externo da Administração Pública foram ressaltados pelo seu ganho de efetividade com novos instrumentos de monitoramento das políticas públicas e seus resultados.

O presidente da seccional de Roraima da OAB Jorge da Silva Fraxe comandou a mesa, em companhia do relator, Carlos Augusto Pinheiro, e do secretário, Hassan Hajj.

Para fechar o painel, Samia Roges Jordy Barbieri, conselheira federal da OAB, destacou o cenário das diversidades indígenas e sexuais no Brasil. A advogada defendeu em sua apresentação a internacionalização e coletividade de direitos. Para ela, as leis destinadas à cultura indígena devem considerar o direito internacional e o constitucional e o direito dos próprios índios. Em sua opinião, nenhum governo olhou para essa questão indígena com sentimento de responsabilidade humanitária. “A gente não vê a obediência à constituição. Não temos a saúde indígena protegida. Pessoas esquecem que os índios são os verdadeiros cidadãos brasileiros”, ressaltou a advogada, que lança hoje, na conferência, livro voltado para biopirataria de povos indígenas.

(Fontes: 1 - Fonte: http://conferencia.oab.org.br/noticia/1102/direito-e-diversidade-sexual-abre-terceiro-dia-da-xxii-conferencia, 2 - Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI209709,91041-Dalmo+Dallari+Possibilidade+de+recorrer+e+absurda, data de acesso 09/12/2014)

Como gerir os "negócios" da fé

Pós-graduação é promovida em parceria com a Igreja Católica.

A primeira pós-graduação em Administração de Organizações Religiosas, apresentada hoje ao final da tarde, é promovida em parceria com a Igreja Católica, e terá na sua primeira edição entre 25 e 30 alunos.

António Pimenta de Brito, responsável pelo curso, explicou à agência Lusa que, mesmo tratando-se de organizações que não visam o lucro, há sempre a necessidade de gerir bem os fundos que têm.

O curso "surge num contexto de crise e de necessidade cada vez mais premente de as instituições religiosas se autossustentarem financeiramente", disse António Pimenta de Brito.

Para este responsável, são cada vez mais as instituições religiosas que, "a par da atividade social e espiritual", têm negócios.

"Vemos cada vez mais a hotelaria gerida por instituições religiosas, mas depois há também todos "os negócios" sociais e as respostas que a Igreja tem", disse.

Lusa via DN http://ads.tt/1HQEM

(Fonte: http://www.noticiascristas.com/2014/10/como-gerir-os-negocios-da-fe.html, data de acesso 09/12/2014)

Cientistas brasileiros e americanos desafiam a Teoria de Darwin

Marcos Eberlin, professor do Instituto de Química da Unicamp

Cientistas brasileiros se aliam a um grupo de acadêmicos americanos e começam a defender nas universidades do País que a vida teria sido criada por uma mente inteligente.

Toda vez que é instada a dissertar sobre o início do universo e da vida, a maioria da comunidade científica apoia-se nos princípios de Charles Darwin (1809–1882), o biólogo e naturalista inglês que explicou a origem da diversidade da vida na terra com a Teoria da Evolução. Para esses darwinianos, novas espécies de seres vivos surgem por meio de mudanças graduais, geradas pela descendência e guiadas pela seleção natural. Cresce no País, no entanto, um grupo de cientistas de currículos robustos dispostos a quebrar o paradigma da biologia evolutiva, defensores da Teoria do Design Inteligente (TDI). A vida, para eles, não se desenvolveu na Terra de forma natural, mas projetada por uma mente inteligente. “Conhecimentos científicos em bioquímica e biologia molecular cada vez mais apurados nos permitiram abrir a caixa preta chamada célula e enxergar nela um conjunto imenso de máquinas moleculares dotado de uma complexidade irredutível”, diz Marcos Eberlin, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Não dá para pensar num motor desse tipo produzido por forças naturais. Foi decisão de uma inteligência que existe no universo.” Autor de mais de 650 artigos científicos com mais de dez mil citações e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eberlin é o porta-voz brasileiro da TDI, um movimento que nasceu nos Estados Unidos no final dos anos 80. Por lá, há cerca de três mil adeptos, como químicos, bioquímicos, biólogos e físicos. Aqui, os seguidores ganharam corpo com a Sociedade Brasileira do Design Inteligente, constituída no mês passado. Com Eberlin na presidência e um comitê científico composto por alguns ex-darwinistas, a entidade recentemente deu vida ao 1º Congresso Brasileiro do Design Inteligente, em Campinas, no interior de São Paulo.

Paul Nelson: eles defendem o fim do paradigma da Teoria Evolutiva

Ao final do ciclo de palestras, no domingo 16, que contou com a presença de cientistas do exterior, como o filósofo com especialização em biologia evolucionária Paul Nelson, entre os 370 participantes, o número de membros da sociedade saltou de 220 para 300. “Seremos 500 até o final do ano, mil até o ano que vem e cinco mil em cinco anos”, afirma o químico da Unicamp. “Não somos inimigos de Darwin, mas amigos da ciência. Queremos restabelecer a verdade científica”, diz ele, que é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Por enquanto, porém, eles têm causado controvérsia na comunidade científica. Para o especialista em genética evolutiva Diogo Meyer, a TDI tem credibilidade quase nula. “Eles não são da área para a qual pretendem contribuir. São químicos, pessoas que atuam na biologia molecular, bioquímica, e não trabalham com a evolução, diversidade biológica ou genética”, afirma ele, que é biólogo do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). “É como se eu, que trabalho com evolução, argumentasse contra as interpretações mais convencionais da Revolução Francesa.”

Para os darwinianos, a TDI é um movimento de criacionistas que tenta dar uma roupagem de teoria científica à fé deles. “A gente diz por que a evolução dá conta de explicar as estruturas complexas das moléculas celulares, mas quem está atacando uma ideia já vigente precisa arregaçar a manga e mostrar serviço, o que não ocorreu até agora”, afirma Meyer. Evangélico batista, o químico Eberlin argumenta que tentam rotular o selo de religião na TDI para classificá-la como pseudociência. A universidade da qual ele é docente chegou a divulgar o Congresso sobre Design Inteligente em sua página no Facebook mas, de acordo com Eberlin, sofreu pressão para remover o anúncio. A Unicamp explicou, por meio de sua assessoria, que após verificar que o evento não conta com participação institucional concluiu que não justifica a sua divulgação. O porta-voz da TDI chama seus opositores de pitbulls de Darwin. Para eles, o químico, presidente da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas, é um charlatão. O docente, porém, continua aceitando convites para palestrar em universidades e explanar que fomos planejados e não gerados por processos naturais.

Publicado na IstoÉ http://ads.tt/1Q0IB

(Fonte: http://www.blogger.com/email-post.g?blogID=5845598345795421811&postID=6740384529791588279, data de acesso 09/12/2014)

Portfólio online é fundamental para o mercado de trabalho

quin, 15/05/2014 - 10h30

Se antes a luta por uma vaga numa boa empresa era uma disputa complicada, hoje, ela está ainda mais acirrada e competitiva. Por isso, a ideia de se planejar um portfólio ou currículo online não é apenas uma questão de criatividade, mas uma obrigação para todos profissionais que desejam dar uma alavancada na sua carreira ou se recolocar no mercado.

Mas se você ainda tem dúvidas de que o mundo da web pode ajudar na sua vida profissional, explicamos, em tópicos breves, porque você deve repensar neste novo formato:

  1. Quando se cria um portfólio online, com palavras relevantes sobre suas experiências e habilidade, o Google ajuda quem está procurando profissionais como você de forma mais rápida e com total credibilidade.
  2. No caso de designers, a ideia é ainda mais eficiente, já que você pode dizer adeus aquelas pastas gigantes e que nenhuma empresa vai olhar.
  3. O tempo todo você está criando ou inventando algo, por isso, o online permite que fique sempre atualizado com seus trabalhos mais recentes e os possíveis interessados também.
  4. Rede de contato: está aí uma palavra muito importante para quem leva a carreira a sério. Um site que une profissionais como você aumenta seu networking, além de abrir portas para novas experiências.

Atualmente, existem várias plataformas de você divulgar seu trabalho online, portanto, escolha com que se identifique mais. O mais usado é o famoso Linkedin, mas blogs, aplicativos e o Pathbrite são ótimas opções. Este último é feito especificamente para portfólios. Você pode criar o seu e ainda compartilhá-lo.

Por Kelly Jamal

(Fonte: http://vilamulher.com.br/dinheiro/carreira/portfolio-online-e-fundamental-para-o-mercado-de-trabalho-5-1-37-1254.html)

Pesquisa: Inclusão com Dignidade

Inserção da Pessoa com Deficiência e Reabilitados no Mercado de Trabalho.

Saiba todas as leis, com perguntas e respostas a cada item, você poderá encontrar a solução para cumprir as cotas em sua empresa, ou até mesmo defender os direitos ou preparar alguma pessoa com deficiência para ter acesso ao mercado de trabalho.

Página Principal http://www.selursocial.org.br/

A Lei de Cotas em perguntas e respostas*

* Texto disponível em: http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao/lei_cotas.asp

Índice

  1. Reserva Legal de Cargos ou Lei de Cotas http://www.selursocial.org.br/faq.html#s1
  1. Conceito de Pessoa com Deficiência para Lei de Cotas http://www.selursocial.org.br/faq.html#s4

§ 2.5.1 - Por que se adota o termo pessoa portadora de deficiência ou pessoa com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s10

§ 2.6.1 - Deficiência física http://www.selursocial.org.br/faq.html#s12
§ 2.6.2 - Deficiência auditiva http://www.selursocial.org.br/faq.html#s13
§ 2.6.3 - Deficiência visual http://www.selursocial.org.br/faq.html#s14
§ 2.6.4 - Deficiência mental http://www.selursocial.org.br/faq.html#s15
§ 2.6.5 - Deficiência múltipla http://www.selursocial.org.br/faq.html#s16
§ 2.6.6 - Como é feita a comprovação da deficiência ou reabilitação? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s17
  1. Empresas sem fins lucrativos http://www.selursocial.org.br/faq.html#s18
  1. Cálculo da Cota http://www.selursocial.org.br/faq.html#s20
  1. Reserva Legal de Cargos e Outras Modalidades de Contratação http://www.selursocial.org.br/faq.html#s25
  1. A Contratação http://www.selursocial.org.br/faq.html#s29
§ 6.1.1 - O que a empresa deve observar na seleção de empregado com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s31
§ 6.1.2 - Pode ser exigida experiência do candidato com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s32
§ 6.1.3 - Como a empresa deve encarar a escolaridade? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s33
§ 6.1.3.1 - Que outras atitudes podem ser adotadas para facilitar a contratação de pessoas com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s34
§ 6.1.4 - O que a empresa deve observar quando realizar entrevistas e testes com candidatos com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s35
§ 6.1.4.1 - Para selecionar candidatos, a empresa pode usar critérios como idade, sexo, cor, boa aparência, não estar inscrito no serviço de proteção ao crédito, etc.? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s36
§ 6.2.1 - Como se considera a prática da empresa de concentrar-se num tipo único de deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s38
§ 6.2.2 - A empresa pode buscar apenas pessoas com deficiências leves para contratar? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s39
§ 6.2.3 - É adequado associar algumas tarefas a certos tipos de deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s40
§ 6.2.4 - É correto pensar que todas as pessoas com deficiência desenvolveram habilidades para compensar suas limitações? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s41
§ 6.4.1 - Há alguma regra especial quanto à assinatura da CTPS e à formalização do contrato de trabalho com uma pessoa com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s44
§ 6.4.2 - A pessoa com deficiência tem direito à jornada especial? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s45
§ 6.4.3 - Que salário deve ser pago ao empregado com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s46
§ 6.5.1 - O que a empresa deve fazer para evitar que o empregado com deficiência seja tratado de forma preconceituosa pelos colegas e chefes? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s48
§ 6.5.2 - Que outros instrumentos a empresa pode utilizar para coibir e reprimir qualquer tipo de discriminação? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s49
§ 6.6.1 - O que deve ser observado para a integração do empregado com deficiência no ambiente de trabalho? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s51
§ 6.6.2 - A avaliação do desempenho da pessoa com deficiência deve ser especial? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s52
§ 6.6.3 - Que outras questões devem ser observadas? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s53
§ 6.6.4 - A avaliação especial pode ser entendida como discriminatória? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s54
§ 6.6.5 - A avaliação especial é sinônimo de paternalismo? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s55
§ 6.7.1 - O empregado com deficiência tem direito ao valetransporte? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s57
  1. Dispensa http://www.selursocial.org.br/faq.html#s60
  1. Habilitação http://www.selursocial.org.br/faq.html#s63

§ 8.3.1 - A matrícula nesses cursos de nível básico pode estar condiciona da ao nível de escolaridade? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s67

§ 8.4.1 - Há regra especial quanto à idade para o aprendiz com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s69
§ 8.4.2 - Quais as instituições qualificadas para ministrar cursos de aprendizagem? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s70
§ 8.4.3 - Onde se podem obter maiores informações sobre a aprendizagem? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s71
  1. Modalidades de Inserção no Trabalho http://www.selursocial.org.br/faq.html#s72
  1. Segurança e Medicina do Trabalho http://www.selursocial.org.br/faq.html#s84

§ 10.3.1 - Apoios especiais http://www.selursocial.org.br/faq.html#s88

§ 10.5.1 - Decreto nº 5.296/04 http://www.selursocial.org.br/faq.html#s91

  1. Serviço Público http://www.selursocial.org.br/faq.html#s93
  1. Crime http://www.selursocial.org.br/faq.html#s98
  1. A Fiscalização do Cumprimento da Lei http://www.selursocial.org.br/faq.html#s101
§ 13.1.1 - A quem compete à Inspeção do Trabalho? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s103
§ 13.1.2 - Quais são as penalidades previstas em caso de descumprimento da Lei de Cotas? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s104
§ 13.1.3 - Qual a multa aplicável nesse caso? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s105
§ 13.1.4 - Quem estabelece qual será a porcentagem a aplicar sobre o valor do mínimo, dentro dos limites fixados para cada uma das faixas? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s106
§ 13.1.5 - Como são corrigidos os valores mínimo e máximo da multa? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s107
§ 13.1.6 - Quais os valores das multas, na vigência da Portaria MPS nº 142, de 11 de abril de 2007? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s108
§ 13.1.7 - Exemplificando o cálculo do valor da multa por nãopreenchimento da cota: http://www.selursocial.org.br/faq.html#s109
§ 13.1.8 - Qual a multa aplicável em caso de dispensa de empregado com deficiência, sem que tenha havido a contratação antecedente de substituto em condições semelhantes? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s110
§ 13.1.9 - Como pode se exemplificar no caso de uma empresa que não observou a regra de contratação antecedente de empregado com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s111
§ 13.1.10 Há na CLT algum dispositivo tratando da discriminação? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s112
§ 13.1.11 Há outra multa trabalhista por discriminação? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s113
§ 13.3.1 - As entidades associativas dispõem de instrumento legal para fazer valer o direito de seus filiados? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s116
§ 13.3.2 - Quais entidades têm legitimidade para propor ação civil pública http://www.selursocial.org.br/faq.html#s117
§ 13.3.3 - Qual o papel destinado às entidades representativas das pessoas com deficiência? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s118
§ 13.3.4 - Que contribuição as organizações de pessoas com deficiência podem dar ao processo de inclusão no trabalho? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s119
  1. Órgãos Públicos Federais http://www.selursocial.org.br/faq.html#s120
  1. Responsabilidade Social das Empresas http://www.selursocial.org.br/faq.html#s123

§ 15.2.1 - Quais os requisitos são analisados para a certificação da SA8000? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s126

§ 15.3.1 - Para receber certificação pela Norma 16001, a empresa deve observar quais quesitos? http://www.selursocial.org.br/faq.html#s128

  1. Financiamento Público para Ações de Inclusão http://www.selursocial.org.br/faq.html#s130
(Fonte: http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao/lei_cotas.asp, data de acesso 09/12/2014)