FPLCEM


Edição nº 17 - de 15 de Outubro de 2003 a 14 de Novembro de 2003

Olá Leitores!

A SEGURANÇA É PRIMORDIAL NA PROFISSÃO LIBERAL

Uma das principais preocupações para exercer uma atividade como profissional liberal em São Paulo tem a ver com a violência, principalmente, é o que mais atemoriza a maioria das mulheres.

Embora muitos consultórios de médicos, dentistas, fisioterapeutas ou escritórios de advogados, consultores, engenheiros, e outros, estejam localizados em prédios que têm filmagem e identificação na portaria, ainda é necessário mais alguns cuidados com a segurança interna no ambiente profissional.

A exemplo disso, há o caso de pessoas que deixam a bolsa de modo visível, e depois se surpreendem, porque alguém retirou folhas de cheque em meio ao talão, desaparecimento de cartões de crédito, ou retirada de dinheiro que, às vezes, mal havia recebido de algum cliente anterior.

Por isto quem conseguir fazer filmagem interna é importante, mas, não sendo possível, é procurar não deixar nada facilitado.

Quanto ao trabalho em horário noturno, também há o risco na saída de garagens ou chegada na própria casa. Uma das recomendações da área de segurança é que se evite adesivos no carro, que identifique a sua profissão, pois isto é um sinal favorável para quem quer roubar.

Evite usar jóias no trabalho ou no trânsito, pois estas também fazem "chamariz" para os "amigos do alheio".

Procurar não ficar sozinha com clientes não muito conhecidos em seu consultório, ou escritório. Isto evita também os casos de assédio (e até os de violência sexual).

Quanto mais puder prevenir e evitar situações embaraçosas e de risco, você terá mais segurança para exercer sua profissão, em seu escritório ou consultório. Procurar estabelecer sistemas de alarme com os vizinhos é também uma boa dica.

Assim, com a esperança de que todas as pessoas possam exercer suas profissões de modo seguro e tranqüilo, estamos entregando para você mais esta edição com muitas notícias.

Envie-nos suas sugestões, críticas ou novidades.

Abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

VI CAMPANHA NACIONAL GRATUITA EM DIABETES, DE DETECÇÃO, ORIENTAÇÃO, EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PELO DIA MUNDIAL DO DIABETES - 14 DE NOVEMBRO

Tema de 2003: "Doença renal e diabetes - o mau controle pode custar um rim".

Realização mundial: IDF (International Diabets Federation) e OMS (Organização Mundial da Saúde).

Coordenação nacional: FENAD (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes).

Realização em São Paulo: ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético).

Presidente FENAD: Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho.

Em São Paulo, no dia 16 de novembro, a ANAD fará a campanha no Colégio Madre Cabrini, estação Vila Mariana do Metrô, das 8 às 17 hs.

Público alvo: grupo de risco para diabetes (obesos, parentes de pessoas com diabetes, hipertensos, terceira idade, hiperglicêmicos, mulheres que tiveram diabetes gestacional, mães que tiveram filhos com 4 quilos ou mais, coronariopatas).

Ações gratuitas: detecção de diabetes - previsão de 10 mil exames - teste de glicemia capilar (material descartável); orientação multiprofissional; educação através de palestras concomitantes com multiprofissionais na área de diabetes.

Para os diagnosticados na Campanha - atendimentos em cada área: um mil exames de fundo de olho; avaliação e orientação podológica; avaliação nutricional; avaliação fisioterapêutica; aferição de pressão arterial; avaliação vascular; avaliação dos rins; testes de colesterol.

É uma campanha de detecção, encaminhamento para tratamento e prevenção das complicações do diabetes, e educação para familiares, isto porque a doença pode evoluir entre sete a dez anos sem sinais e sintomas, vindo a ser diagnosticada pelo desenvolvimento das complicações, tais como: cegueira, enfartes, insuficiência renal, amputações dos membros inferiores e outras.

(Fonte: assessoria de imprensa ANAD)

XI CONGRESSO DE JORNALISTAS NO ESTADO DE SÃO PAULO - DE 24 A 25 DE OUTUBRO

O Sindicato de Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJPSP) realizará, em Bauru / SP, o XI Congresso de Jornalistas no Estado de São Paulo. A iniciativa conta com o apoio da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas e da APIJOR (Associação dos Propriedade Intelectual de Jornalistas), e, também, da CUT (Central Única dos Trabalhadores). O encontro debaterá questões políticas, econômicas, trabalhistas, sociais e de aprimoramento profissional dos jornalistas paulistas. O Congresso aprovará a "Carta de Bauru", dirigida à categoria e à sociedade, com base nas resoluções aprovadas.

(Fonte: Comunique-se, 07/10/03)

WORKSHOP DE CRÉDITO E COBRANÇA

São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

Instrutor: Adriano Blal - mestre em Administração de Empresas (Western University) com várias especializações acadêmicas, autor de dezenas de livros, entre os quais o best-seller "Cobrança e recuperação - guia prático" e "Leasing - uma abordagem prática", autor de vários vídeos.

Informações: IBETEC - Instituto Brasileiro de Especialização Técnica. (11) 3825-9444 / 9443 / 9234 / 9165.

CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINÁRIA 2003

Simpósio de Proteção Animal

A Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária esteve presente às solenidades de abertura dos eventos, oficializando o seu apoio para a implantação do "Dia Nacional de Adotar um Animal", idealizado pela vice-presidenta da Liga de Prevenção a Crueldade contra o Animal, - Vininha F. Carvalho, a ser comemorado nos dias 4 de outubro, dia que também é dedicado à São Francisco de Assis, protetor dos animais.

O XXX Congresso Brasileiro de Veterinária, o CONBRAVET 2003, ocorreu de 5 a 9 de outubro, no Centro de Convenções do Tropical Manaus. E, também, no mesmo local, no dia 7 de outubro, ocorreu o Simpósio 13, dedicado a debater sobre a proteção dos animais no Brasil, tendo como presidenta da plenária a Dra. Maria Lúcia Costa Metello - presidenta da Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal "Abrigo dos Bichos", ela também é a vice-presidenta da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária para a Região Centro-Oeste - Campo Grande / MS.

Dentre os renomados conferencistas estava a Dra. Edna Cardoso Dias - advogada, e doutora em direito ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais, presidenta da Liga de Prevenção de Crueldade contra o Animal e vice-presidenta para as Américas da Organization Internacionale pour la Proteccion des Animaux.

IV ENCONTRO DO SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGÜE

Sob o tema: "A ascensão da secretária na globalização", realizou-se, na FECAP/SP o IV Encontro do Secretariado Executivo Trilíngüe. Profª. Cynthia Regina Fischer, é a coordenadora do curso de secretariado na FECAP; o evento ocorreu em 30 de setembro e 1º de outubro, e contou com uma mesa redonda com a participação de importantes representantes do mundo empresarial.

III TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O SESI, a UnB e a UNESCO, promoveram, sob o tema: "Alfabetização e educação ao longo da vida: uma visão renovada", o III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é o de socializar o conhecimento sobre a educação de jovens e adultos, mediante o uso de novas tecnologias de comunicação e informação. O evento foi dirigido aos profissionais de educação básica, de desenvolvimento de Recursos Humanos, pesquisadores e comunicadores, tendo sido realizado de 7 a 9 de outubro, e visando integrar 266 núcleos localizados em 27 estados brasileiros.

(Fonte: De olho em Brasília, 133)

40 ANOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO

O médico e vereador Gilberto Natalini homenageou, em sessão solene, os 40 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no Plenário 1º de maio da Câmara Municipal de São Paulo, em 29 de setembro.

LANÇAMENTO DO LIVRO: "CRIME E CASTIGO - REFLEXÕES POLITICAMENTE INCORRETAS"; EDITORA MILLENIUM

Volney Corrêa L. Moraes, juiz do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e co-autor do livro: "Crime e castigo - reflexões politicamente incorretas", realizou uma palestra na UNIFIAM-FAAM, no curso de Comunicação Social, no dia 29 de setembro. O livro de Volney e de Ricardo Dip, vanguardistas pela reconstrução penal, "descreve os problemas pelos quais passa a Grande São Paulo, onde cerca de 1.200 roubos são cometidos diariamente: 50 por hora, quase um por minuto. Desses crimes apenas por volta de 300 são noticiados à polícia, e não chega a 8 o número dos delitos esclarecidos. Esse é um quadro que desvela a raiz, a convicção de impunidade. Para as vítimas, ela corresponde a uma sensação fortíssima de insegurança pública. Para os criminosos, um incentivo à prática delitiva. Ao fundo, o que levou a esta situação deplorável da segurança pública, não apenas em São Paulo, mas em todo o país, foi a pregação e a adoção de uma política criminal laxista: freqüentemente confortada pelo simplismo falso de que a culpa dos crimes não é do criminoso, é da sociedade. Ultimamente, os seqüestros e as extorsões mediante seqüestro se vão tornando moda, e o pensamento politicamente correto parece sacudir-se."

(Fonte: Caio Kanayama - agência de relações públicas)

27º PSICOEDUCACIONAL ABRATA

A ABRATA - Associação Brasileira dos Transtornos Afetivos realizou o 27º Psicoeducacional, no auditório Espaço da Cidadania "Franco Montoro", em São Paulo, no dia 27 de setembro. Judith Fullen é a coordenadora dos Eventos Psicoeducacionais da ABRATA.

DEBATE JURÍDICO - CÁMARA OFICIAL ESPAÑOLA DE COMERCIO EN BRASIL

Tema: "instrumentos de implementação da responsabilidade ambiental".

Palestrantes: Prof. Dr. Edis Milaré; Dr. Luiz Fernando Henry Sant'Anna; Dr. Luis Carlos Dias Torres; Dra. Lúcia Behera Rabinovitch.

O evento ocorreu no dia 25 de setembro, no auditório do Demarest e Almeida Advogados, em São Paulo.

II SEMINÁRIO SOBRE VENTURE CAPITAL E PRIVATE EQUITY

O Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital (CEPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou o II Seminário sobre Venture Capital e Private Equity, no dia 26 de setembro, no Salão Nobre da FGV/EAESP, em São Paulo.

MAURÍCIO GÓIS FEZ SUCESSO EM PORTUGAL

Ilustre conferencista e escritor famoso, além de consultor empresarial, Maurício Góis, fez sucesso em Portugal, onde esteve de 8 a 24 de setembro, realizando palestras e consultorias.

Maurício Góis é autor dos livros:

E pela Editora Amadio - há o relançamento da Coleção STR - Soluções Técnicas Resumidas, composto de 12 fascículos.

Informações e contatos: http://www.mauriciogois.com.br.

LANÇAMENTO DE LIVROS

O autor Carlos Alberto Júlio lançou dois livros: "A magia dos grandes negociadores" e "Reinventando você" pela Bookstar Editora.

Informações: http://www.bookstarnet.com.br.

PRESIDENTE DA RADIOBRÁS LANÇA LIVRO

Eugênio Bucci, Presidente da Radiobrás, lançou, recentemente, "Do B: crônicas e críticas para o Caderno B do Jornal do Brasil" (Editora Record). Neste livro ele reuniu artigos que publicou de 2001 a 2002, incorporando o narrador-personagem de seus textos sobre mídia e cultura de massa. As matérias refletem ainda sobre a cultura do espetáculo do mundo globalizado e como a sociedade e o jornalismo brasileiro se adaptam a este processo. A obra apresenta ângulos inusitados, como o autor recorrendo a paralelos pouco ortodoxos para expor o que há de banal, ridículo e ameaçador na cultura de massas, fingindo-se deixar levar como telespectador passivo na condução dos leitores".

(Fonte: Luiz Otávio, Belo Horizonte - Comunique-se)

PARLATINO E O COMBATE À VIOLÊNCIA

O Parlamento Latino-Americano, em parceria com a Fundação Memorial da América Latina e o Governo do Estado de São Paulo, promoveram a Conferência Parlamentaria Internacional sobre Combate à Violência. Na ocasião foram apresentados projetos que tiveram êxito nas grandes cidades do mundo.

(Fonte: De olho em Brasília, 133)

III FORO INTERNACIONAL DO MICROCRÉDITO

A Fundação Átrio patrocinou o evento III Foro Internacional do Microcrédito, no Hotel Blue Tree Park, em Brasília, na ocasião esteve presente a Rainha Sofia da Espanha. Ela também visitou o Memorial dos Povos Indígenas e a Associação Agulha Mágica (que reúne um grupo de 200 mulheres artesãs).

(Fonte: De olho em Brasília, 133)

O médico e vereador Carlos Neder é o autor da PL 145/01, que regulamenta o funcionamento das rádios comunitárias no município de São Paulo.

A Discriminação dos Idosos nos Planos de Saúde pela Cobrança de Valores Diferenciados em Razão da Idade

Leia na íntegra a norma no endereço: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/Leis/2003/L10.741.htm.