FIPLC EM-EH


Edição nº 254 - de 25 de Julho de 2023 a 24 de Agosto de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Acolhimento e Dedicação: Celebrando o Dia do Recepcionista e o Dia Nacional da Saúde

Celebremos o poder da dedicação e da excelência em duas datas comemorativas que enaltecem profissionais essenciais em nossas vidas! Em 26 de julho, homenageamos os incansáveis recepcionistas, os verdadeiros anfitriões que nos recebem com um sorriso caloroso e tornam nossas experiências memoráveis. São os guardiões da primeira impressão, transmitindo acolhimento e presteza, tornando qualquer ambiente mais acolhedor. Suas habilidades de comunicação e empatia são fundamentais para criar uma atmosfera amigável e receptiva.

Enquanto isso, em 5 de agosto, o brado é pela saúde! No Dia Nacional da Saúde, rendemos homenagens a todos os profissionais que se dedicam diariamente a promover bem-estar e qualidade de vida. São médicos, enfermeiros, técnicos e tantos outros heróis da saúde, trabalhando incansavelmente para cuidar de nós em momentos de vulnerabilidade. Através de seu conhecimento, habilidades e compaixão, esses guerreiros modernos nos mantêm saudáveis e esperançosos.

Ambas as datas nos lembram que os laços humanos são fundamentais em nossa jornada, seja através do acolhimento inicial ou do cuidado contínuo com a saúde. Cada um desses profissionais desempenha um papel vital em nossas vidas e merece toda nossa gratidão e reconhecimento. Celebremos essas datas especiais com entusiasmo, honrando aqueles que tornam nossos dias mais brilhantes e saudáveis!

Receba nosso fraternal abraço de ELISABETH MARIANO E EQUIPE FPLCEM-EH (*)

(*) Professora mestra em “Lideranças, Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher” / ONU/1995. Possui registro de todas as suas marcas no INPI e em domínios etc.

Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, também arquivados na Biblioteca Nacional/RJ dentre outras. Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994. Além de outras formações acadêmicas, é formada em 6/seis Pós-graduações em 6 áreas de comunicação social. E, se destaca em MESTRADO DE LIDERANÇA, com a dissertação intitulada: LIDERANÇAS, DIREITOS HUMANOS E COMUNICAÇÃO SOCIAL.

E pós-graduação em Política Internacional: “DIREITOS INTERNACIONAIS DAS MULHERES E COMUNICAÇÃO SOCIAL” etc.

E, por bolsa de estudos concedida PELA OMPI / ONU - GENEBRA/SUÍÇA, obteve a formação com o TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DIREITOS AUTORAIS E MARCÁRIOS, dentre outros aspectos legais, e, paralegais (áreas de combate a concorrência desleal e parasitismo, pirataria etc.)...

TAMBÉM PARTICIPOU DE EVENTOS EM MONTREAL/CANADÁ, EM LOS ANGELES/ESTADOS UNIDOS... E, EM BEIJING/CHINA. Além de países latino-americanos, e estados brasileiros.

PARA ATUAR NO BRASIL E EXTERIOR: Dentre outras dezenas de formações profissionais, possui ativismo internacional em áreas sociais, e direitos humanos.

ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao - USO DAS MARCAS ou de DOMÍNIOS – e em quaisquer outros tipos de mídia.

USOS INDEVIDOS são crimes de concorrência desleal e pirataria, portanto, estão suscetíveis as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc. com INDENIZAÇÃO FINANCEIRA OBRIGATÓRIA ALÉM DAS PENAS DAS LEIS.

AVISE-NOS, E, INDIQUE PARA NÓS QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE MARCAS.

Desde já agradecemos, e se tudo estiver correto em sua informação, faremos entrevista gratuita com você!

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Departamento Jurídico - Espaço Homem dpto.juridico@espacohomem.inf.br; (ou /e)

Departamento Jurídico - Espaço Mulher dpto.juridico@espacomulher.com.br

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O que falar no Dia Mundial da Saúde?

O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

(Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-saude.htm#:~:text=O%20objetivo%20dessa%20comemora%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,e%20ensinando%20sobre%20a%20preven%C3%A7%C3%A3o, data de acesso: 25/07/2023)

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado com a finalidade principal de conscientizar a população sobre aspectos envolvidos com a saúde de um indivíduo.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

A cada ano um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. No ano de 2015, por exemplo, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde foi Segurança alimentar, do campo à mesa, um tema que enfoca a necessidade de todos terem acesso a alimentos de qualidade, em quantidade adequada e de modo permanente.

Outros temas já trabalhados no Dia Mundial da Saúde foram Doenças transmitidas por vetores (2014), Hipertensão (2013), Envelhecimento saudável (2012) etc. Em 2016, o tema abordado foi Diabetes, uma doença que apresenta grande crescimento na população mundial, principalmente em países de baixa e média renda. O tema abordado em 2017 foi a Depressão, um transtorno que afeta pessoas de todas as idades. Em 2018, o tema foi Saúde para todas e todos e, em 2019, Cobertura universal de saúde.

→ Segundo a OMS, o que é saúde?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas, sim, aquela que está bem consigo mesma e também apresenta uma boa relação com a sociedade.

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O conceito de saúde da OMS é bastante criticado por alguns estudiosos, pois é um padrão bastante difícil de ser alcançado. É por isso que alguns autores consideram um indivíduo saudável simplesmente quando ele não apresenta doenças. Entretanto, é bastante complicado considerar uma pessoa como saudável se ela não apresenta qualidade de vida e não vive em um ambiente harmonioso.

→ Constituição Federal de 1988 e a saúde

Se saúde diz respeito à ausência de doença ou a um estado de completo bem-estar, o que importante é que ter saúde é um direito de todo cidadão, e o Estado deve garantir que todos tenham acesso a serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Segundo o Art. 196 da Constituição Federal de 1988, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Vale lembrar que garantir a saúde não é apenas investir em hospitais e oferecer medicamentos para os doentes. Investir em saúde é garantir saneamento básico para todos, é levar educação de qualidade para que todos possam estar informados a respeito dos riscos de determinadas ações e a forma de prevenir doenças, é garantir alimentação de qualidade e, principalmente, promover qualidade de vida.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

(Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-saude.htm#:~:text=O%20objetivo%20dessa%20comemora%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,e%20ensinando%20sobre%20a%20preven%C3%A7%C3%A3o, data de acesso: 25/07/2023)

05/8 - Dia Nacional da Saúde e Dia do Nascimento de Oswaldo Cruz

No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

Oswaldo Cruz foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Além de ter fundado em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.

Graduou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892, apresentando a tese de doutoramento “A vehiculação microbiana pelas águas”. Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico.

Seu interesse pela microbiologia levou-o a montar um pequeno laboratório no porão de sua casa. Contudo, a morte de seu pai, no mesmo ano de sua formatura, impediu o aprofundamento de seus estudos por um tempo. Dois anos depois, a convite de Egydio Salles Guerra, que se tornaria seu amigo e biógrafo, trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, onde era responsável pela montagem e a chefia do laboratório de análises clínicas. Em 1897 Oswaldo Cruz viajou para Paris, onde permaneceu por dois anos estudando microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia.

Dois anos depois, o jovem bacteriologista assumiu a direção do Instituto e trabalhou para ampliar suas atividades para além da fabricação de soro antipestoso, incluindo a pesquisa básica aplicada e a formação de recursos humanos. No ano seguinte, chegou ao comando da Diretoria-Geral de Saúde Pública (DGSP).

Oswaldo Cruz teve que empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças da então capital federal: febre amarela, peste bubônica e varíola. Para isso, adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores – mosquitos e ratos –, e a desinfecção das moradias em áreas de focos. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, deflagrou campanhas de saneamento e, em poucos meses, a incidência de peste bubônica diminuiu com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.

Ao combater a febre amarela, na mesma época, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos e da população acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes. No entanto, Oswaldo Cruz acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, para eliminar focos de insetos. Sua atuação provocou violenta reação popular.

Em 1904, com o recrudescimento dos surtos de varíola, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população. Os jornais lançaram uma campanha contra a medida. O congresso protestou e foi organizada a Liga contra a vacinação obrigatória. No dia 13 de novembro, estourou a rebelião popular e, no dia 14, a Escola Militar da Praia Vermelha se levantou. O Governo derrotou a rebelião, que durou uma semana, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina. Mesmo assim, em 1907, a febre amarela estava erradicada do Rio de Janeiro. Em 1908, em uma nova epidemia de varíola, a própria população procurou os postos de vacinação.

A luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando Oswaldo Cruz recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país.

Com insuficiência renal, morreu em 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos.

O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967.

As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultra processados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.

Fontes:

Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo

Escola Superior Aberta do Brasil

(Fonte: Fundação Oswaldo Cruz - https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude-e-dia-do-nascimento-de-oswaldo-cruz/, data de acesso: 25/07/2023)

SUS vai oferecer três novos medicamentos para tratamento de pessoas com HIV

O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) três medicamentos para tratar pessoas que vivem com HIV. Os retrovirais que passam a fazer parte da lista do SUS são o Darunavir 800 mg, o Dolutengravir 5 mg e o Raltengravir 100 mg (granulado). A inclusão dos medicamentos ocorreu por meio da publicação de três portarias da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde no Diário Oficial da União.

“A incorporação dos novos medicamentos no SUS tem como objetivo ampliar o elenco de antirretrovirais disponíveis, ofertando para as pessoas vivendo com HIV/aids, medicamentos com formulação mais adequada às crianças, com maior comodidade posológica, maior potência e com menor toxicidade. A disponibilização dos medicamentos vai proporcionar maior adesão ao tratamento e melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, explicou Beatriz Kamiensky, especialista do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

O tratamento com a medicação recomendada ajuda a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, o uso regular dos antirretrovirais é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

O Darunavir 800 mg é destinado a pacientes vivendo com HIV, em falha virológica ao esquema de primeira linha (primeiros medicamentos usados) e sem mutações que indiquem resistência ao fármaco.

O Dolutegravir 5 mg é indicado como tratamento complementar ou substituto em crianças de dois meses a seis anos de idade. O medicamento se apresenta em forma de comprimidos dispersíveis.

Já o Raltengravir 100mg, granulado, está indicado para profilaxia da transmissão vertical em crianças com alto risco de exposição ao HIV. Considera-se de alto risco todas as crianças nascidas de mães que vivem com HIV e devem receber antirretroviral (ARV) como medida profilática para transmissão vertical. A criança é classificada em alto ou baixo risco de exposição, de acordo com critérios já estabelecidos em protocolos e diretrizes terapêuticas.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV/aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, permanentemente busca aprimorar e qualificar as ações da resposta nacional ao HIV/aids, incluindo a oferta de novas tecnologias em saúde seguras e eficazes que impactem na qualidade de vida dessa população. De acordo com as portarias publicadas, a pasta tem o prazo de até 180 dias para efetivar a oferta dos medicamentos no SUS.

Fonte:

Ministério da Saúde

(Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/sus-vai-oferecer-tres-novos-medicamentos-para-tratamento-de-pessoas-com-hiv/, data de acesso: 25/07/2023)

3 práticas que não podem faltar em uma recepção de empresa

A recepção de empresa, que é o atendimento oferecido aos visitantes, é crucial para a atração e para a retenção de clientes. Esse é o primeiro contato direto entre o cliente e a empresa, portanto, é fundamental garantir que a experiência seja positiva.

Vale ressaltar que atender bem requer alguns cuidados especiais, como: atenção, cortesia e agilidade. Logo, esses fatores devem ser praticados tanto pela equipe de atendimento quanto pela parte administrativa da empresa. Tendo em vista a relevância desse setor para qualquer instituição, é imprescindível saber como efetivá-lo da maneira mais eficaz.

Pensando nisso, preparamos neste post as principais dicas a serem adotadas na recepção da sua organização. Continue a leitura e confira!

Quais as principais práticas que não podem faltar em uma recepção de empresa?

Inúmeras são as práticas a serem adotadas, assim, destacaremos a seguir as principais.

1. Compreenda o que significa atender bem

Um bom atendimento depende sempre da opinião e da visão do cliente. Em muitos casos, uma má comunicação gera o fechamento de portas para algo que poderia ser uma excelente oportunidade de negócio para a sua empresa.

Assim, é de suma importância estar consciente do tipo de público que busca a sua empresa, bem como saber solucionar o que o cliente deseja. Por isso, é importante compreender o problema do cliente, para, então, direcioná-lo para o departamento adequado, sem causar constrangimentos.

É importante salientar, também, que nem sempre o primeiro contato resultará em um novo cliente. O visitante pode estar ali apenas para realizar pesquisas ou se manter informado sobre os serviços e os produtos que a sua instituição oferece. E é aí que a sua equipe deve mostrar eficácia, pois, dessa forma, causará uma boa impressão e criará possibilidades para novas visitas.

2. Ouça os clientes e desenvolva a empatia

Não são todas as vezes que o cliente tem razão, mas, ainda assim, é necessário oferecer uma boa atenção e ser paciente. Às vezes, só de ouvir e tratar bem o cliente já é o suficiente para deixá-lo calmo. Para realizar isso de forma efetiva, basta fazer perguntas, demonstrando interesse em ajudá-lo.

O feedback que a sua instituição recebe de um cliente deve ser levado em consideração sempre, buscando analisar atentamente cada opinião dada. Diante disso, é notória a importância de desenvolver a empatia em toda a equipe, pois esse fator proporciona uma diferença significativa na recepção e no atendimento.

3. Dê atenção ao feedback dos clientes

O cliente é uma excelente fonte para informar sobre o desempenho da sua equipe. Logo, é importante incentivar a participação do consumidor, bem como o compartilhamento da sua opinião, com a finalidade de buscar uma maior visão da parte gerencial da sua empresa.

Essa participação pode ser desenvolvida por meio de conversas ou com o envio de pesquisas de satisfação.

Os comentários quando utilizados corretamente, auxiliam na compreensão das necessidades e das expectativas do cliente. Vale ressaltar, novamente, a importância de apresentar um bom serviço de recepção e um bom atendimento.

A prática desses fatores proporcionam benefícios a curto prazo, visto que colaboram com uma imagem positiva da empresa e aumentam, consideravelmente, as vendas dos seus produtos e serviços.

É importante capacitar a equipe de recepção?

Não só é importante, como é um fator indispensável para a sua empresa. Porém, fazer um bom atendimento não é um dom nato, sendo, por isso, necessário desenvolver treinamentos periódicos para aprimorar o contato com os visitantes e superar as suas expectativas.

Inúmeras empresas utilizam programas de capacitação interna para desenvolver consciência na equipe sobre:

Portanto, nota-se as principais práticas que não podem faltar em uma recepção de empresa, bem como a sua importância no âmbito empresarial.

(Fonte: https://adilis.com.br/3-praticas-que-nao-podem-faltar-em-uma-recepcao-de-empresa/#:~:text=A%20recep%C3%A7%C3%A3o%20de%20empresa%2C%20que,que%20a%20experi%C3%AAncia%20seja%20positiva, data de acesso: 25/07/2023)

Projeto de lei - institui o Dia da Recepcionista, a ser celebrado anualmente no dia 26 de Julho

"INSTITUI NO ÂMBITO DO ESTADO DO PARANÁ, O DIA DA RECEPCIONISTA, A SER CELEBRADO ANUALMENTE NO DIA 26 DE JULHO."

Art. 1º - Fica instituído, no âmbito do Estado do Paraná o Dia da Recepcionista, a ser celebrado anualmente em 26 de Julho.

Parágrafo Único - A data mencionada passará a constar no calendário de eventos no Estado do Paraná.

Art. 2º - O poder executivo, adotará as medidas necessárias à implantação e divulgação da presente Lei.

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

O recepcionista é responsável por atender o público, tanto pessoalmente quanto por telefone ou e-mail.

Esse profissional faz agendamentos, dá informações e orienta a circulação das pessoas e visitantes.

Uma boa recepcionista precisa ter as seguintes qualidades: simpatia, prática em Informática, domínio das rotinas administrativas, força de vontade, agilidade, técnicas de arquivo, percepção espacial, conhecimentos sobre o que cada setor da firma realiza e, principalmente, gostar do que faz.

Para exercer a função não é necessário possuir nenhum curso obrigatório por lei.

Porém todo o conhecimento na área é sempre bom.

“Aqui na Climed oferecemos cursos de Atendimento ao Cliente Top 5 Estrelas para as nossas recepcionistas.” (!!!)

Eles são o primeiro contato do cliente com a empresa, são sempre cordiais, simpáticos e comprometidos.

Assim como outras profissões, os recepcionistas têm um dia dedicado a eles, dia 26 de julho.

Nossa singela homenagem a estes profissionais, em “especial aos recepcionistas do Grupo Climed.”

(Fonte: https://climedpa.com.br/noticia/57/show#:~:text=Voc%C3%AA%20sabe%20como%20surgiu%20essa,por%20telefone%20ou%20e%2Dmail, data de acesso: 25/07/2023)