FPLCEM


Edição nº 30 - de 15 de Novembro de 2004 a 14 de Dezembro de 2004

Olá Leitores!

LUÍS EDUARDO GALLO FOI ELEITO PARA A CLAT

Luís Eduardo Gautério Gallo ocupa o cargo de presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais/CNPL, eleito pelo voto nacional, há três gestões. Atualmente, foi eleito para a diretoria da Confederação Latino Americana do Trabalho/CLAT, representando deste modo, as lutas sindicais e os anseios dos trabalhadores brasileiros, além de muito orgulhar a classe dos profissionais liberais, pois, um líder respeitado em suas categorias ascende internacionalmente na carreira sindical e trabalhista.

Gallo "traz nas veias" os ideais de lutas classistas, herdado de seu pai, Wlater Mello Gallo. Tem sido um importante orador internacional e, principalmente, um mediador dos interesses da classe dos profissionais liberais tanto no Brasil como no exterior.

Há quatro anos, em convênio com o projeto ESPAÇO MULHER, de autoria de Elisabeth Mariano, Gallo promove a disseminação dos direitos das mulheres, participando nos seminários e simpósios, apresentando informações sobre as questões de gênero comparadas com outros países, que ele visita. Para março de 2005, já está sendo planejado novo evento conjunto.

E, além disso, Gallo tem incentivado a participação das mulheres como candidatas aos cargos de diretoria, inclusive apoiando muito as que já alcançaram os postos de liderança, a exemplo disso, a professora Maria Terezinha O. Govinatzki, que compôs a diretoria da CNPL como vice-presidenta, e em sua categoria, como presidenta da Federação Nacional dos Nutricionistas. Muitas outras vêm participando de cargos eleitos para a diretoria; e em todo o Brasil, há registros de mulheres, nas mais diversas categorias profissionais e multidisciplinares da CNPL.

Nós do ESPAÇO MULHER queremos associarmo-nos aos milhões de profissionais, afiliados em sindicatos e federações que compõem a CNPL, para parabenizar ao Luís Eduardo Gautério Gallo por mais esta conquista em sua liderança sindical, e ensejar-lhe muito sucesso na CLAT.

(texto de Elisabeth Mariano)

Recebam um abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


LEJEUNE MATOGROSSO XAVIER DE CARVALHO LANÇA 3º LIVRO

Com o título: "Sociologia e Ensino em Debate", Prof. Lejeune lança seu 3º livro, editado pela Editora Unijui. O evento ocorreu em 11 de novembro na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre/RS.

Lejeune Matogrosso Xavier é sociólogo e professor da UNIMEP; 1º secretário da Federação Nacional dos Sociólogos - FNSB; vice-presidente de Relações Internacionais da CNPL - Confederação Nacional das Profissões Liberais; membro da Academia de Altos estudos Ibero-Árabe de Lisboa; membro da International Sociological Association - ISA.

NESRALLA: "O MELHOR CAMINHO PARA O CORAÇÃO É NÃO DEIXÁ-LO SOFRER PELO ESTRESSE"

"O estresse é um dos principais fatores de risco para a vida de um coração". A afirmação foi feita nesta terça-feira (09/11) pelo médico cardiologista e cirurgião Ivo Nesralla, que falou aos integrantes do Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre sobre os cuidados que as pessoas devem ter com o coração. "Quem está sempre irritado, nervoso e não controla o estresse é um grande candidato a ter problemas cardíacos".

Segundo o cirurgião, que é diretor-presidente do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, controlar o estresse requer exercícios físicos programados, o que ajuda ao indivíduo a produzir endorfina capaz de proteger as coronárias. "O coração é como nós, o que ele mais gosta é de carinho. E o melhor carinho para o coração é não deixá-lo sofrer pelo estresse".

Nesralla, que em 1984 fez o primeiro transplante de coração no Rio Grande do Sul, afirmou que o coração esteve sempre presente na história da humanidade, pois os primeiros caçadores tiravam o coração dos animais ainda com sangue para oferecer aos deuses. "O mistério deste órgão está no fato de ele responder com muita rapidez a tudo o que sentimos". Explicando que o coração possui capacidade de bombear uma grande quantidade de sangue por dia, Nesralla lembrou que, apesar de todos os avanços notáveis conquistados pelo homem, até hoje não se conseguiu criar um coração artificial ideal. "O coração possui alguns segredos que nós ainda não conhecemos, por isso a importância das pesquisas científicas para desvendá-los".

Nesralla também aconselhou todas as pessoas a terem um derivativo. "O meu derivativo é a música, que tem função decisiva no controle das emoções". De acordo com o cirurgião, aprendendo a controlar pequenos estresses, conseguimos também controlar os mais profundos. "Não adianta dizermos que não temos tempo para relaxar, porque tempo é uma questão de preferência", concluiu. A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho dos Cidadãos Honorários, Geraldo Stédile.

(Fonte: Carlos Scomazzon - Câmara Municipal de Porto Alegre)

XII CONGRESSO DA CLAT, EM BRASÍLIA

Neste ano comemora-se o cinqüentenário da CLAT, Central Latino-Americana de Trabalhadores. Em Brasília, de 21 a 27 de novembro, realizar-se-á o XII Congresso, no qual se esperam a presença e participação de 500 delegados da América Latina, dos quais 100 são do Brasil e 100 da Europa, África e Ásia.

A CNPL, Confederação Nacional das Profissões Liberais, e junto com a CAT, Central Autônoma de Trabalhadores, a CTBC, Confederação Brasileira de Trabalhadores Circulistas, a COBAP, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, a CSPB, Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, e a CONTRATUH, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, são as entidades responsáveis pela organização do XII Congresso da CLAT, e que irão recepcionar os delegados representantes de todas as partes do mundo.

A CLAT tem por princípios a crença "em uma justiça social sustentada na igualdade de oportunidades de trabalho e sua justa remuneração, seguridade social integral, educação, cultura e uma distribuição de riqueza eqüitativa em busca da liberdade e autonomia dos povos. Ela é contra a concentração de riqueza e, nesta perspectiva, elabora programas de ação para combater a pobreza, o trabalho infantil e a exploração e marginalização dos jovens, das mulheres, dos aposentados e pensionistas".

O XII Congresso da CLAT ocorrerá no Hotel Nacional.

Para maiores informações e inscrições contatar:

Cristina / Paulo: cat@uol.com.br;

Elisa: cnpldf@cnpl.org.br;

(Fonte: Jornal da CNPL, nº 59, Ano VIII, set/out 2004, p. 6)