FPLCEM


Edição nº 40 - de 15 de Setembro de 2005 a 14 de Outubro de 2005

Olá Leitores!

A obediência aos estatutos das entidades é fundamental

Diante da busca de oportunidades para angariar votos para futuros candidatos ao legislativo muitas são as ofertas feitas aos membros de entidades em geral, com o intuito de se utilizar o coletivo em benefício da eleição ao cargo pretendido. Entretanto, torna-se importante relembrar que nenhuma entidade poderá agir fora dos objetivos estatutários e, até mesmo, as promoções ou benefícios que visem a este coletivo deverão ser aprovadas em assembléia geral e ter registro em ata, assinado pela diretoria.

Lamentavelmente, falta a obediência aos estatutos de algumas entidades, e isto poderá provocar, no futuro situações constrangedoras. Muitas são as formas de assédio, inclusive os de comissionamentos aos indivíduos ou, até mesmo, a venda de cadastros e informações pessoais de associados com o fim de lucratividade. A força política de uma entidade está no seu respeito ético, na defesa de seus objetivos estatutários, na participação de todos os membros, tanto com apoio ou crítica. E o princípio democrático e respeito a cidadania são exercitados dentro das estruturas organizacionais da sociedade, que são os coletivos na forma de entidades. Depois não adianta apenas punir os legisladores corruptos com discursos vazios.

As bases sociais democráticas também necessitam ser transparentes, de tal modo, que se por algum motivo haja conflitos de interesses, a entidade possa se apresentar documental e legalmente preservada. Com esta reflexão, que provavelmente não agradará a algumas pessoas, procuramos colaborar com base nos 24 anos de trabalho na área de divulgação gratuita para entidades de várias áreas.

Receba o abraço da equipe ESPAÇO MULHER, nesta edição nº 40.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

II Simpósio de Reabilitação da Baixada Santista

Com o tema: "Reabilitação para a inclusão", no dia 16 de setembro ocorrerá o II Simpósio de reabilitação da Baixada Santista destinado aos profissionais dos serviços de reabilitação da região.

(Fonte: DefNet - Informativo)

Debate entre especialistas na área do envelhecimento

O III Encontro Nacional dos Conselhos de Idosos foi coordenado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Secretaria Geral da Presidência da República, e ocorreu em São Luiz / MA, entre 29 à 31 de agosto.

O evento teve por objetivo proporcionar à sociedade, aos idosos e aos especialistas que atuam na área do envelhecimento a oportunidade de discutir e traçar estratégias para assegurar os direitos humanos fundamentais das pessoas idosas, a implementação do Estatuto do Idoso e o funcionamento dos Conselhos dos Direitos do Idoso como órgão de controle social.

(Fonte: Cláudio Aracélio Leite Magalhães - Assistente Técnico / Presidente da República / Secretaria Especial dos Direitos Humanos)

7º Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal

Ocorrerá, entre os dias 12 e 16 de outubro, em São Paulo, no SESC Pompéia e na unidade Marquês de São Vicente, da UNIP, o 7º Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal.

Debates que estudam a "Psicoterapia, baixo custo de atendimento, alta abrangência social e Brasil, podem parecer temas de difícil conexão entre si para um desconhecedor dos benefícios da Psicoterapia Corporal para o equilíbrio do ser humano e, conseqüentemente, da Sociedade. Reconhecidos psicoterapêutas brasileiros e estrangeiros estarão reunidos para trocar experiências e mostrar as possibilidades da Psicoterapia Corporal nas "redes sociais", sendo este o principal tema do 7º Congresso".

Informações: info@cipc2005.org.

(Fonte: Adriana Bueno, Eliana Paoli, Clayton Gallo de Bueno Comunicação, em Comunique-se.com.br, de 13/09/2005)

II Fórum Nacional de Ensino Técnico

Dias 22 e 23 de setembro de 2005, na Câmara Municipal de São Paulo.

Eixo central de discussões: "O Mercado de Trabalho e a formação do profissional de nível técnico no contexto dos avanços tecnológicos".

Dia 24 de setembro, sessão solene em comemoração aos 25 anos do movimento em prol dos profissionais de nível técnico e Dia do Técnico.

Realizadores: FENTEC - Federação Nacional dos Técnicos Industriais, ABETI - Associação Brasileira do Ensino Técnico Industrial, CONSETEC - Conselho das Entidades do Ensino Técnico.

(Fonte: Newsletter FENTEC)

Simpósio Internacional sobre Deficiência Visual

Entre os dias 27 e 30 de setembro de 2005, ocorrerá o Simpósio Internacional sobre Deficiência Visual - América Latina e Inclusão Social: Avanços e Desafios Futuros, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Organização de LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. O presidente do Simpósio é o Dr. Victor Siau Lys.

(Fonte: Ro Barqueiro / LARAMARA)

Cursos de Formação em Psicodrama

Estão abertas as inscrições para os cursos de "formação e titulação de psicodramatistas segundo os níveis de carreira, através de um projeto educacional que articula teoria-método e prática, que tem como base comum a abordagem socionômica criada por J. L. Moreno e buscarão alcançar os mais altos níveis de rigor científico e ético nos diferentes campos de trabalho para os quais se volta a socionomia.

São reconhecidos pela FEBRAP - Federação Brasileira de Psicodrama, os Cursos de Formação do Psicodramatista - Didata e do Didata-Supervisor em Psicodrama, considerando-se os focos: Psicoterápico, para médicos e psicólogos, e Sócio-educacional, para os profissionais de nível superior que trabalham com pessoas e grupos.

Poderão ingressar nos cursos os graduados e graduandos dos últimos anos do ensino superior de todas as áreas acadêmicas.

Mais informações: Associação Brasileira de Psicodrama.

O Futuro da Língua Japonesa e os Idiomas do Mundo

A Fundação Japão realizou, em 30 de agosto 2005, a palestra "O Futuro da Língua Japonesa e os Idiomas do Mundo", que foi ministrado pelo "professor visitante, Tatsuo Miyajima, professor do Departamento de Língua Japonesa - Léxico de Linguas Modernas da Kyoto Tachibana University, que, desde agosto deste ano, vem lecionando O Sumário da Gramática da Língua Japonesa Moderna, no curso especial da pós-graduação na Universidade de São Paulo.

Nesta palestra foram apresentadas as tendências de diversas línguas partindo-se do inglês e chinês. Consideradas como patrimônio cultural da humanidade, as línguas são cerca de 6.000 no mundo. Serão apresentados o processo de normalização, o declínio dos dialetos, a incorporação de vocábulos de origem estrangeira ao léxico da língua, sendo reunidas de forma esclarecedora e divertida.

Nesta palestra também foram incluídos episódios históricos e culturais acerca das línguas. A palestra foi dirigida ao público em geral, e não somente a especialistas na pesquisa de línguas ou professores de línguas".

(Fonte: Mina Takakura, Norma Wakizaka, assessoria da Fundação do Japão)