Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 23 - de 15 de Dezembro de 2003 a 14 de Janeiro de 2004

QUANTO VALE SONHAR?

Sonho, visão, utopia, quimera!

Qualquer palavra escolhida nos remete ao mesmo ponto de partida e de chegada, de um algo invisível e pessoal, com uma força poderosa capaz de mudar as estruturas do mundo com uma idéia. Exagero, dirão os “que tem os pés no chão” ou só “crêem se for algo concreto”. Exagero! Nem tanto. Basta recordar quantas criações puderam trazer progresso ao mundo, e que partiram do imaginário de um autor, movido a trazer mais benefícios para a humanidade.

Atualmente, e mais do que nunca vivemos uma dependência da informação, pois esta é a cultura do século XXI, daí ressaltar a importância da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, reunida dias atrás.

É intrínseca a necessidade que se tem de reunir todos os povos numa grande rede, sem exclusões de raças e etnias, idiomas ou diferenças culturais. Para os exploradores e materialistas que querem garantir e expandirem se patrimônio econômico é uma boa oportunidade, porém é péssima se não tiver o poder de dominar tudo e todos.

Para os defensores militantes das causas humanitárias seria a maior oportunidade que se teria para erradicar os males da civilização como a propagação das novas descobertas das ciências e da educação.

Como solucionar tudo isto, é viável, ou é uma fantasia (visão, sonho, quimera, utopia)?

Somente a confiança na força criadora do ser humano se obterá a resposta. Porque será da mente iluminada de alguns autores brilhantes que surgirão as soluções pelo conhecimento e pela audácia de ousar buscar inovações, com um novo jeito de ver, de saber, de fazer.

Otimismo? Por que não? Onde houver otimistas, haverá soluções.

Segundo Stanganelli, otimismo é “algo que semeia esperança, enobrece a vida. Desperta o amor sadio, incute vontade inabalável de prosseguir. Envolve-nos num entusiasmo criador, transforma mágoas e tristezas em sorrisos benévolos e atraentes. Enriquece nossos pensamentos para realizações de idéias construtivas de utilidade universal e eterna.

Dissipa o medo e dá-nos coragem consciente e invencível, sustenta a firmeza para resistirmos aos momentos mais sérios e difíceis da nossa vida.

Em suma: é uma fonte inesgotável de formas edificantes, que fornece energia e solução para qualquer problema da nossa vida comercial, social ou íntima, dissolvendo todos os obstáculos da nossa existência de maneira simples e criadora, dirigindo-se sempre para o melhor caminho e para a vitória”. (p. 9/10)

O Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... (desde 10.12.01) se encaminha para o seu 3º ano, nesta edição nº 23, sendo uma realidade parcial de nossos sonhos dentro do Projeto ESPAÇO MULHER (fundado em 03.03.87).

É assim, que presenteamos você com esta mensagem e conceito otimista. Agradecemos sua companhia em 2003. Aguardamos que em 2004 possamos colaborar mutuamente, para que se construa uma “sociedade da informação” otimista. Receba nosso fraternal abraço, Elisabeth Mariano e equipe do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA...

(Obs. O texto de R. Stanganelli, é retirado do livro “O poder do Otimisno”. Editora Martins Claret. Coleção “O poder do otimismo” nº 6.)

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

LEIA NESTA EDIÇÃO:
Jornal Espaço Mulher

Jornal da Mulher Brasileira

Embelezar

Elisabeth Mariano

FPLCEM

Edições anteriores.