Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 46 - de 15 de Novembro de 2005 a 14 de Dezembro de 2005

O sonho democrático de Chaplin

Considera-se um dos mais belos discursos da época da Segunda Guerra Mundial, com referência política democrática "O Último Discurso" (do filme "O Grande Ditador"), de autoria de Charles Chaplin.

Além da beleza, há um notório sentimento humanista, global, sem fronteiras, de crença na liberdade das pessoas e no poder emanado da união de todos.

Os acontecimentos recentes que atingem a democracia brasileira parecem deixar um pouco atônitas as pessoas que ainda têm a esperança de ver a punição dos responsáveis pelas mazelas políticas, enquanto aguardam um novo rumo tão prometido para o nosso país. A mídia, corajosamente, revela os fatos que desmitificam os opositores e os governistas quando são apontados nos atos corruptivos.

Mas, ao povo cabe perguntar qual será a punição dos culpados? Qual será a medida tomada para corrigir estes problemas futuramente? Como é que alguns deputados e senadores, tão antigos nada nos disseram, ou mostraram, pois as investigações apontam certas práticas antigas enraizadas na democracia brasileira, a exemplo disso, o "Caixa 2", o envolvimento dos interesses privados nos segmentos públicos, corrompendo as barreiras da ética, do bom senso e do bem comum. Há um desapontamento diante deste caos político em quase todas as camadas sociais. Provavelmente, isto refletirá nas escolhas dos seus representantes nas urnas democráticas, pois é intenso o trabalho de conscientização à medida que "estas vergonhas" são dissertadas pela mídia, pois há debates, há busca de soluções nos segmentos sociais.

Que tem a ver Charles Chaplin, com tudo isto? Em seu "Último Discurso", ele ressalta em um dos trechos algo que pode servir de motivação e explicação para os leitores nos próximos pleitos, e que destacamos  a seguir:

(...) "Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mndo bom que a todos assegure o ensejo do trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança a velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós." (...)

Em uma data simbólica, na qual ocorre a comemoração dos 116 anos da Proclamação da República do Brasil, nesta edição queremos fazer das palavras de Chaplin um lema para o povo brasileiro motivar-se e ter orgulho deste país: "Lutemos por um mundo novo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós".

Com alegria entregamos-lhe esta edição com muitas notícias e trazemos como lançamento uma breve aula sobre o Hino Nacional Brasileiro, na sessão Ensino à Distância, que se mantém em caráter experimental, assim como a TV ESPAÇO MULHER e a Rádio ESPAÇO MULHER e Loja Virtual ESPAÇO MULHER.

Receba um abraço da equipe do Portal ESPAÇO MULHER Informa...

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

LEIA NESTA EDIÇÃO:
Jornal Espaço Mulher

Jornal da Mulher Brasileira

Embelezar

Elisabeth Mariano

FPLCEM

Ensino a Distância

TV Espaço Mulher

Rádio Espaço Mulher

Edições anteriores.