Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 72 - de 15 de Janeiro de 2008 a 14 de Fevereiro de 2008

Breve análise sobre os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Neste mês de janeiro ocorrem várias manifestações globalizadas e comemorativas do Fórum Social Mundial, que culminará com o Dia da Ação Global, em 26 de janeiro.

O “FSM 2008 é composto por centenas de eventos descentralizados em todas as partes do planeta, e as mobilizações coincidirão com o Fórum Econômico Mundial de Davos, O primeiro FSM, ocorreu em 2001, em Porto Alegre, e desde então o mês de janeiro de cada ano se tornou uma marca de movimentos sociais que se opõem a “visão ultracapitalista” de Davos.

O FSM é composto por “milhões de mulheres e homens, organizações, redes, movimentos e sindicatos de cada canto do planeta, que se somam nas aldeias, zonas rurais, centros urbanos, de todas as idades, culturas e crenças, que formam um povo unido pela firme convicção de que “Outro Mundo é possível”.

Dentre uma pluralidade, diversidade e riquezas de alternativas esses milhões de pessoas lutam contra o que fere os direitos humanos em primeiro lugar (guerras, violências, exploração, exclusão, pobreza, fome, problemas ambientais etc.). Assim buscam a construção de processos inovadores, organização e ação para novas culturas, que parte do local ate o global, tendo como base a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial.

O endereço na Internet: www.fsm2008.net, bastante divulgado internacionalmente, será a porta de entrada para o processo de comunicação. Esta ferramenta servirá para que qualquer grupo, entidade ou movimento possa registrar atividades em qualquer parte do mundo. Durante esta semana de 26 de janeiro, o portal também servirá para a cobertura multimídia das atividades que se realizam em todo o mundo. A estrutura da comunicação também contará coma transmissão via satélite das atividades das diversas atividades do planeta. O FSM é considerado como o parlamento dos cidadãos e das cidadãs da Terra, e passou a ser a voz que congrega o que ocorre no “altermundismo”(1), tendo sido, inclusive bastante acessível para o ingresso dos movimentos femininos, dando suporte mundial para as reivindicações e denúncias das violências contras as mulheres, também com base nos princípios dos direitos humanos.”

A maior integração de anseios e buscas de todos os povos da Terra, que inclui todos os tipos de pessoas, em seus vários idiomas e culturas, usando os meios mundiais de comunicação aberta e acessível a todas as pessoas, utilizando-se de participantes voluntários, com uma coordenação descentralizada regida por um conselho mundial, que promove a compreensão e a irmandade de todas as minorias, buscando enfrentar os abusos do poder, e conscientizar no mundo político-econômico a importância e a força valorosa de uma parcela populacional altamente quantificada, e que segue a orientação da Carta de Princípios do Fórum Social Mundial.

Enfim, o que ocorre no Fórum Social Mundial é o melhor exemplo de que “Outro Mundo é Possível” quando se põe em prática e se respeita o que está na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Portanto, nada é melhor do que o FSM 2008 para uma celebração magna dos 60 anos da constituição mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Deixamos aqui os nossos parabéns para todas as pessoas militantes, homens e mulheres, que sabem na forma pacífica serem atores da história, e que, unidas modificam os costumes da contemporaneidade. É, por este gesto voluntário que trazem a conscientização e mudança de valores, que incluem todas as diversidades e riquezas culturais de nosso planeta, o qual não exclui ninguém, e permite o acesso para todos os povos, nas suas riquezas e benesses universais. Nossos parabéns a todos os integrantes das Nações Unidas (ONU), nos mais diversos departamentos mundiais, e também para o Conselho Gestor do FSM.

Esperamos que o ano 2008 seja pleno de muitas realizações destinadas a inclusão de todas as pessoas nos mais diversos segmentos profissionais e culturais em nosso país, e que o Brasil possa se reger e respeitar a assinatura e ratificação de todos os tratados e convenções internacionais, que compõem as normas e regulamentos dos Direitos Humanos preconizados na Declaração Universal, há 60 anos.

Recebam a edição nº 72, com muitas noticias e novidades.

Abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

(1) (trecho de autoria de Manoel Santos – diretor de Altermundo (http://altermundo.org)
In http://www.rebelión.org enviado por e-mail de http://alainet.org/active/214512, versão do espanhol para português, por Elisabeth Mariano). Mais informações em: www.fsm2008.net)

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO INSTITUTO DO CÂNCER "ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO" - A.V.I.C.A.V.C.

Temos muito amor e vontade ajudar. Pena que isto só não basta. A Associação - A.V.I.C.A.V.C. com apenas 30 voluntárias, há 71 anos, ajuda quase dois mil pacientes diários (que são pessoas idosas, adultas e jovens carentes), a maioria sem convênio médico, ou só com o SUS, tratando-os gratuitamente no Hospital do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, o qual é situado no terreno da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo.

Por meio de bazares diários no prédio do hospital e de dois chás beneficentes anuais, e com doações em dinheiro, objetos e remédios elas oferecem os recursos para promover o diagnóstico, a prevenção e a detecção do câncer, incentivam as investigações científicas, promovem cursos de especialização e aperfeiçoamento e cooperam nas campanhas de combate ao câncer junto à entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais.

Com este trabalho das voluntárias da A.V.I.C.A.V.C. e com as doações recebidas são comprados até equipamentos e máquinas necessárias além de algumas medicações importadas. Para colaborar você pode doar desde objetos usados e de pequeno porte, em bom estado, tais como roupas, calçados, bijuterias, acessórios do lar e de decoração, utensílios domésticos, os quais são vendidos no bazar diário, na sede do hospital.

Também são necessárias e urgentes muitas doações para uso pessoal dos pacientes, tais como camisolas, pijamas, lençóis, fronhas, cobertores, toalhas de banho, os quais são usados durante a internação hospitalar, sendo que na higienização para desinfectá-los há um desgaste rápido dos tecidos, portanto, precisa de reposição contínua.

Também podem ser doados para uso pessoal dos pacientes produtos de higiene (sabonetes de glicerina, pentes, escovas, cotonetes, absorventes etc). E para a desinfecção do hospital é necessária uma grande quantidade de produtos de limpeza em geral e papel higiênico, portanto, aceitam-se também estas doações.

Para os dois chás beneficentes realizados durante cada ano aceitam-se objetos novos de pequeno porte, assim como, aparelhos de televisão, forno de microondas, rádios, liquidificadores, batedeiras, ferro de passar roupa, faqueiros, jogos de chá e café, secadores de cabelos, depiladores etc. para sorteio, pois quanto melhor forem o prêmio mais são vendidos os convites, arrecadando mais verbas.

Você também pode doar dinheiro, em qualquer quantia, depositando nas contas correntes dos bancos: Banco Itaú - Vila Buarque - agência 0553 - cc. 123 225 - Banco Banespa - Santo Amaro - agência 104 - cc. 1 302 133-8.

Saiba que você poderá ser uma voluntária, basta inscrever-se e ser treinada durante três meses, se aprovada na seleção, você será mais uma valiosa e incansável colaboradora da A.V.I.C.A.V.C. Mais informações pelo e-mail: avicavc@ig.com.br.

LEIA NESTA EDIÇÃO:
Jornal Espaço Mulher

Jornal da Mulher Brasileira

Embelezar

Elisabeth Mariano

FPLCEM

Ensino a Distância

TV Espaço Mulher

Rádio Espaço Mulher

Edições anteriores.