Jornal Espaço Mulher


Edição nº 02 - de 15 de Fevereiro de 2002 a 14 de Abril de 2002

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

EVENTO DE 15º ANIVERSÁRIO DO PROJETO ESPAÇO MULHER E DE 14º ANIVERSÁRIO DO JORNAL ESPAÇO MULHER (INFORMATIVO INTEGRADOR DOS MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS FEMININOS)

No dia 08 de março, no Frei Caneca Shopping e Convention Center ocorreram as festividades referentes ao 15º aniversário do Projeto ESPAÇO MULHER e do l4 º aniversário do Jornal ESPAÇO MULHER (Informativo Integrador dos Movimentos Associativos Femininos).

A sra Elisabeth Mariano, fundadora do Projeto ESPAÇO MULHER, fez os primeiros registros deste, em 0003 de março de 1987, e a edição do 1º jornal em 28 de abril de 1988. Para comemorar estas datas tão significantes, promoveu junto a 8 de março de 2002,data alusiva ao dia Internacional da Mulher (ONU), dois eventos comemorativos e primeira edição da FEIRA ESPAÇO MULHER

LANÇAMENTOS E PROMOÇÕES /2002

O primeiro evento foi realizado pela manhã das 9 às 12, 30 horas, que foi o ENCONTRO NACIONAL DAS MULHERES PROFISSIONAIS LIBERAIS/ 2002, promovido parra a CNPL/ CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PROFISISIONAIS LIBERAIS.

A mesa de abertura foi composta pelo Presidente da CNPL, o Dr Luiz Eduardo Gautério Gallo, e pela Vice-Presidenta da CNPL e Presidenta da Federação Nacional dos Nutricionistas, incluindo-se como conferencistas, junto à conferência de abertura do Dr. NEY LOPES (Deputado Federal e Presidente Alterno do Parlamento Latino- Americano e que também é da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em Brasília) sobre o tema: A SITUAÇÃO LATINO-AMERICANA COM RELAÇÃO ÁS LUTAS FEMININAS PARA A PLENA PARTICIPAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO.

Sendo que ele também entregou apostilas a todos os presentes com excelentes dados estatísticos e bibliografias referenciais.

Seguiu-se a conferência da Deputada Estadual Dra CÉLIA LEÃO (que preside a Comissão de Constituição e Justiça, na Assembléia Legislativa de São Paulo) sobre o Tema :A MULHER FRENTE A JUSTIÇA E AO PODER LEGISLATIVO, LEIS QUE LHES DÃO GARANTIA DE DEFESA.

Foi uma excelente exposição que muito emocionou a todas as pessoas do evento.

Também expuseram suas opiniões a Advogada Maria Alice Peliçário, representando o Vereador Rubens Calvo e, o Dr. Adolfo Lemes Gilioli saudou à Elisabeth Mariano como destaque na área de comunicação feminina, ressaltando ser ela membro da Academia Cristã de Letras e diretora da Associação Paulista de Imprensa.

A conferência de Dra Maria Terezinha Oscar Govinatzki, também muito impressionou a todos pelo forte conteúdo vivencial que a destaca como uma das poucas líderes a ocupar cargos tão expressivos desde o campo sindical até na Confederação Nacional dos Profissionais Liberais.

Também fez parte da mesa o Prof. Dr. Alfredo Jiménez Barros Secretário Geral do Parlamento Latino Americano.

Seguiu-se após o encerramento um coffee break com direito a bolo com velinhas e o clássico parabéns entre todos os convidados, com muita confraternização e amizade.

Das 13:30 às 18 horas ocorreu o SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO FEMININA ESPAÇO MULHER / 2002, dividido em dois blocos centrais:

1) Os Direitos políticos das Mulheres.

2) A saúde integral na psique das Mulheres.

A conferência de abertura intitulada “Os Direitos Humanos e as Mulheres”, foi proferida pelo NOTÓRIO SABER Prof. Dr. Gilberto Schillitler. Bacharel em ciências políticas e sociais pela USP. Mestre em relações públicas pela New York University (NYU); foi membro do secretariado da ONU – Organização das Nações Unidas (de 1964 a 1996) onde seu último cargo foi de subsecretário geral. Desde sua aposentadoria é professor adjunto de ciências sociais da NYU e tem ministrado vários cursos no Brasil.

A conferência “A Identidade Cultural das Mulheres” foi proferida pelo Prof. Dr. Alfredo Jiménez Barros. Coordenador técnico do Parlamento Latino Americano;diretor executivo do plano de educação e desenvolvimento e integração da América Latina (PARLATINO – UNESCO). Graduado em ciência política, direito internacional e psicopedagogia.

Foi docente em cursos internacionais de pós-graduação realizados em vários países da América Latina e do Caribe. Atualmente, é professor do mestrado em gestão e políticas culturais no Mercosul, que o Parlamento Cultural do Mercosul realiza em associação com a Cátedra UNESCO de Direitos Culturais da Universidade de Palermo, Buenos Aires, Argentina.

A conferência “O Preconceito na Vida das Mulheres em Tempos Atuais”, foi proferida pelo Prof. Dr. Salomão Rabinovich. Psicólogo clínico-hospitalar; professor de ética profissional; membro da Academia Paulista de Psicologia; Diretor do CEPAT – Centro de Psicologia Aplicada ao Trânsito; Presidente da AVITRAN – Associação das Vítimas de Trânsito; Presidente da Comissão de Ética, Cidadania e Direitos Humanos da Academia Paulista de Psicologia. Autor do livro: “Vamos recomeçar o Brasil! Comportamento Eleitoral do Brasileiro”.

A conferência “Os Sentimentos das Mulheres frente aos Preconceitos e Exigências da Vida Moderna”. Foi proferida, em substituição da Profª. Dra. Maria Aparecida de Laia, pela Profª. Elisabete Aparecida Pinto. Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo. Conselheira da Organização FALA PRETA! e coordenadora da área de pesquisa da mesma. É mestranda da PUC / SP.

A seguir houve um Coffee Break, com bolo, parabéns, muita alegria e confraternização entre todos.

FORAM EXPOSITORES: Valmari Dermocosméticos, Café Treviolo e Máquina Expressa de Café, Quilombo Hoje. A Nestlé, colaborou com a distribuição de Neston Barra (Banana e Frutas Vermelhas), durante o Coffee Break.

A Elisabeth Mariano agraciou todas as mulheres conferencistas com flores, e, também, presenteou duas das mais antigas colaboradoras e as duas mais novas voluntárias do Projeto ESPAÇO MULHER. o evento foi filmado e fotografado.

Os certificados serão enviados junto com os exemplares de cobertura jornalística dos eventos, para os participantes inscritos.