Jornal Espaço Mulher


Edição nº 03 - de 15 de Abril de 2002 a 14 de Maio de 2002

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

LESÃO DE ESFORÇOS REPETITIVOS (LER)

Trabalhos que exigem um excesso de movimentos com as mãos, repetição e subordinação à velocidade das máquinas, oferecem risco de, em poucos anos, tornar as mulheres inválidas, em decorrência das Lesões de Esforços Repetitivos, a LER, uma doença profissional que ataca, sobretudo, os nervos do punho e acaba por impedir o movimento das mãos.

As trabalhadoras nestas áreas precisam ficar atentas e buscarem recursos de investigação médica preventiva junto aos profissionais especializados, e também solicitarem às suas empresas a inclusão destes cuidados médicos junto ao departamento assistencial e de convênios na área de saúde.

CUIDADOS PARA EVITAR SER VIOLENTADA

  1. Não entrar em carros de desconhecidos.
  2. Não andar sozinha, principalmente, em ruas com pouco movimento.
  3. Evitar andar por atalhos, matagais, vielas, parques e bosques.
  4. Não acreditar em promessas e não aceitar presentes de pessoas desconhecidas.
  5. Se perceber que está sendo seguida, tente entrar em algum lugar habitado,e procure chamar a polícia.

PEQUENAS ATITUDES DIÁRIAS AJUDAM NA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE

  1. As embalagens plásticas quando jogadas no lixo levam um século para degradar. As embalagens plásticas das compras diárias, se juntadas durante 30 dias, equivalem ao peso de 0,5 kg de petróleo, sendo que isto pode mover um carro por quase 10 km. Dar preferência a sacolas de papelão ou ter a sua sacola de compras, evitando as sacolas plásticas ou reciclando-as você está colaborando com o meio ambiente.
  2. O hábito de escrever numa folha de papel, em frente e verso, executado por um milhão de pessoas, durante um mês, faz preservar florestas suficiente para cobrir 18 campos de futebol. Além da economia pessoal, a reciclagem protege as nossas árvores e a qualidade do ar e do solo.
  3. Cada latinha de cerveja ou de refrigerante reciclada economiza energia suficiente para manter uma geladeira ligada por quase dez horas.Colaborar com a campanha de selecionar o lixo e oferecer as latinhas para instituições ou catadores é um modo de fazer solidariedade e de preservar o meio ambiente.