Jornal Espaço Mulher


Edição nº 07 - de 15 de Agosto de 2002 a 14 de Setembro de 2002

Olá Leitores!

Com esta edição trazemos uma visão referente a uma data comemorativa, a qual apresenta dois dias e meses diferentes para a mesma celebração. Trata-se do dia 26 de Agosto - considerado como Dia da Igualdade da Mulher e do dia 6 de Setembro, Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher.

Obviamente, o que vale é a conscientização política das pessoas (homens, mulheres, crianças, jovens ou idosos) sobre a importância em rever os conceitos e preconceitos quanto à participação feminina na sociedade. Evitando-se, assim, os desgastes emocionais e sociais, pela não-aceitação desta realidade, ou por combatê-la, principalmente, com violência.

Preparamos para a sua leitura, informações sobre o Fórum Mundial de Educação (com palavras de Frei Betto sobre a Intolerância); homenageamos as mulheres PAZHAREMOS (da Colômbia) e o evento do Ano, WOMEN´S ACTION TENT (na África) e também, fizemos notas referentes a três importantes eventos internacionais.

Aguardamos sua opinião e esperamos que você aprecie esta edição.

Abraço de Elisabeth Mariano e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

HOMENAGEM ÀS MULHERES "PAZHAREMOS"

(jogo de palavras = Paz + Haremos (faremos) que soam como Passaremos)

..."Não a guerra, negociação já - com esta expressão unificada as Mulheres Colombianas assumiram uma postura ética e política contra a guerra. Em 25 de julho, mais de 35.000 pessoas marcharam com representação nacional, - mulatas, negras, afro-colombianas, jovens, camponesas, urbanas, trabalhadoras, donas-de-casa, mulheres de todos os extratos sociais, religiões e etnias, procedentes das diversas áreas geográficas do país aceitaram o desafio de construir a autonomia e defender a resistência civil ativa não-violenta"...

(Fanny Gomez)

..."Estas milhares de Mulheres e centenas de Homens, em Cali, na Colômbia"... "Em alguns momentos, ao passar por alguma pequena ladeira, conseguíamos ver para frente e para trás dessa multidão serpenteando por quilômetros, esse rio poderoso de mulheres... e faltam palavras para contar o orgulho que sentíamos. A passagem da marcha, nas calçadas vimos mulheres chorando, talvez parentes de seqüestrados ou seqüestradas, viúvas ou mães vítimas da guerra. Mas, em meio a emoção nos sentíamos fortes, nos sentíamos capazes de exigir negociações pela paz, capazes de demonstrar que não queremos mais a guerra, nem mais mortos, que sabemos que a paz nunca sairá da boca dos fuzis. A entrada na Praça Bolívar foi uma experiência de enorme força"...

..."E fomos nos misturando com as pessoas, como um rio que deságua no mar. Felicitações a todas as mulheres, as que estiveram presentes e, as que não puderam nos acompanhar; a elas lhes dizemos que sentimos que estavam pensando em nós, desde cada canto da Colômbia"...

(Gabriela Castellanos)

FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO (FME)

"CABE A EDUCAÇÃO COMBATER INTOLERÂNCIAS E DISCRIMINAÇÕES"

(Frei Betto)*

A Imprensa do FME, em recente entrevista com Frei Betto, perguntou-lhe: "O mundo hoje está marcado pelas intolerâncias e pelos fundamentalismos, que papel pode cumprir a Educação nesse contexto?"

FREI BETTO - "Cabe a Educação combater intolerâncias e discriminações, através da valorização do ser humano enquanto ser humano, independente de etnia, cor, nacionalidade ou religião, condição social ou estado de saúde, sexo ou convicção religiosa. Por isso a importância da educação propiciar aos educandos contatos com representantes das diversas determinações religiosas. No caso do Brasil, levando-os às Igrejas Cristãs, ao Candomblé, às Aldeias Indígenas, ao Santo Daime, às Sinagogas e às Mesquitas. Do mesmo modo, estabelecer vínculos com movimentos de negros, mulheres, homossexuais etc. Ou seja, cabe à educação quebrar ou evitar resistências pré-conceituais."

(*)Frei Betto trabalha, atualmente, como assessor da Pastoral Operária do ABC, de Grupos de Oração, das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil (CBES) e da Central de Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Diretor da Revista Latino-Americana América Libre.

Durante a 2ª edição do FME, Frei Betto participará do Fórum Mundial de Educação, no debate sobre Educação e Ética. O Fórum Mundial da Educação será de 19 à 22 de janeiro de 2003, em Porto Alegre / RS.

WOMEN'S ACTION TENT - CÚPULA MUNDIAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

De 26 à 30 de agosto, com abertura no dia 25, mais de 50 mil pessoas das organizações se reunirão com fortes grupos representativos e credenciados como parte da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, WEDO (Organização de Mulheres para o Desenvolvimento e o Meio Ambiente) e Ilitha Labantre (da África do Sul) como parte do WOMEN'S ACTION TENT, para influenciarem nas negociações entre os governos.

(Rebecca Pearl)

CICLO DE CHARLAS "LA MUJER EN EL ARTE"

Este ciclo de conferências da História da Arte, sob a perspectiva de gênero, teve a direção da professora Susana Pérez Tort (Ceim / Maipú).

TERCEIRO ENCONTRO IBERO-AMERICANO

Ocorreu de 22 à 26 de julho, o Terceiro Encontro Ibero-americano de Colectivos Escolares y Redes de Maestros que Hacen Investigación desde su Escuela, em Santa Marta, Colômbia.

IMPORTÂNCIA DA AMÉRICA DO SUL NA POLÍTICA EXTERNA JAPONESA

O NUPRI (Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP) e o Consulado Geral do Japão, em São Paulo, promoveram, em 24 de julho, a conferência "A Importância da América do Sul na Política Externa Japonesa", apresentada por Takeshi Shibata, jornalista e correspondente do Jornal Yomiuri, nos Estados Unidos. O evento ocorreu no auditório da Fundação Japão, na ocasião representantes oficiais do Consulado do Japão e NUPRI fizeram suas saudações e recepção ao conferencista, tendo sido distribuída a CARTA INTERNACIONAL (nº 100 ano IX) para os participantes.