Jornal Espaço Mulher


Edição nº 12 - de 15 de Janeiro de 2003 a 14 de Fevereiro de 2003

Olá Leitores!

Nesta edição 12, com governo e expectativas novas para o povo brasileiro, trazemos importantes informações relatando nossas experiências jornalísticas no segmento informativo e de eventos, destacando o Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER / 2003, além de oferecer-lhe notícias que, com certeza, enriquecerão seu conhecimento sobre as questões destacadas.

Este ano que chegou, pleno de muitas parcerias e compromissos, terá como nossa missão, promover muitos eventos integrando e valorizando os grupos e movimentos associativos femininos.

Manter-se informada(o) nas questões de gênero feminino é algo indispensável para planos de carreira e sucesso profissional tanto para os homens como para as mulheres. Por isso entregamos-lhe mais esta edição com nossos votos de sucesso.

Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS ESPAÇO MULHER / 2003

Com o tema: "A comunicação a serviço das lideranças associativas, sindicais e federativas", realizado no "Espaço da Cidadania Franco Montoro", na Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, em 18 de dezembro de 2002, Elisabeth Mariano - diretora da Organização ESPAÇO MULHER - foi uma das conferencistas, em conjunto com a advogada Letícia Massula, que com o tema: "A comunicação e a violência psicológica contra as mulheres". Letícia Massula apresentou o Secretário de Justiça, Dr. Alexandre Morais. Ela é, também, mestranda em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo; Coordenadora Geral do Centro de Referência e Apoio à Vítima, da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; integrante do CLADEM Brasil - Seção Nacional do Comitê Latino-Americano e do Caribe para os Direitos da Mulher; Coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares; Diretora do Centro Dandara de Promotoras Legais Populares.

O evento contou com a apresentação artística feita pelo grupo de escoteiros com música em Harmônica, por Ricardo Casemiro (Auxiliar da Tropa de Escotismo Feminino; da Coordenadora Taís Salles, e canções do Grupo Ibiraguaçú - Movimento de escoteiros - Pólo Sul de São Paulo).

Apresentação de poesias gauchescas por Diva Zanini, representando a Casa do Poeta - Lampião de Gás; poesias de autores paulistanos apresentadas pelo ator e jornalista Nilton Viana, do Movimento Poético Nacional, que também foi representado por um de seus diretores, o professor Luciano Brás, com um show de violão clássico.

O evento obteve representação de 20 entidades associativas e contou com o destaque da presença da Coronel PM Feminina Laudinéia Oliveira, Capitão PM Feminina Miriam Tarantino e Tenente PM Feminina Ângela Cristina,dentre outros participantes de relevante importância nas lideranças sociais.

HISTÓRICO DO PROJETO ESPAÇO MULHER

Ao chegarmos à edição nº 50 do Jornal ESPAÇO MULHER (Informativo Integrador dos Movimentos Associativos Femininos), fizemos um balanço de nossas atividades e prestação de serviços até este momento. Acreditamos que isto demonstrará a nossa influência social e de comunicação referencial nas questões de gênero feminino.

Não obstante todas as atribulações que enfrentamos até aqui, e mesmo diante das omissões demonstradas pelo silêncio, descaso e atos com que nos discriminaram em nosso mercado de trabalho, temos a consciência que o nosso pioneirismo causou uma influência social.

Muitas vezes, sob a ironia até mesmo de algumas mulheres, não somente os homens, pudemos sentir o quanto ficam incomodadas as pessoas invejosas com a nossa dedicação a esta causa, e a diferença que provocamos pela dedicação das grandes e valorosas pessoas amigas que nos cercam.

É óbvio, entretanto, que aliado aos sentimentos nocivos de alguma parcela da sociedade, encontramos pessoas que se dizem os melhores da área da comunicação e de grandes grupos empresariais que usam nossas marcas, indevidamente, tirando proveito de nossa imagem, idéias, trabalho e dedicação, para se locupletarem com lucros de roubo intelectual, isto porque se consideram "deuses, acima do bem e do mal" e que, por serem "grandes", podem burlar a lei e os direitos de "pequenos".

Felizmente, nossa dedicação, em meio a tantos tormentos, acrescentou em nosso redor profissionais excelentes, empresários dos mais diversos segmentos da sociedade, professores universitários (que tanto no Brasil, como no exterior) sem interesse de lucro "barato" e, realmente, por cidadania e concidadania estão ao nosso lado, dia a dia, auxiliando-nos com seus estudos, conhecimentos, relacionamentos, treinamentos, e o próprio trabalho voluntário.

Isto porque valorizam o nosso ideal de construirmos um meio de comunicação para divulgar as mulheres em suas lideranças associativas, sindicais, empresariais, legislativas etc...

Esta edição dedicamos "in memorian" ao nosso amigo e colaborador José que faleceu. Temos a expectativa da "pronta recuperação" de nossa jornalista e amiga Jeni. E, principalmente, agradecemos aos jovens, (mulheres e homens) que estão colaborando com a edição mensal do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... (http://www.espacomulher.com.br). Incluímos na lista de gratidão os nossos familiares, fornecedores, amigos, enfim, todas as pessoas que somam para o sucesso do Projeto ESPAÇO MULHER.

Desculpamo-nos por todas as coisas que ainda não pudemos atender, tais como solicitações de empregos, novos estilos, publicações de textos, aquisição de novos equipamentos etc, porque ainda não estamos tão preparadas para este crescimento.

Abraçamos a todas as pessoas que num "pouquinho de suas vidas" ajudaram-nos a construir esta "história" por 15 anos.

RELATÓRIO DA EDIÇÃO Nº 1 AO Nº 50 DO JORNAL ESPAÇO MULHER (INFORMATIVO INTEGRADOR DOS MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS FEMININOS)

Tamanho tablóide - em papel branco alta alvura

Foram publicadas gratuitamente: 227 fotos em cores de Mulheres na 1ª capa e 48 fotos de homens.

Fotos em Preto e Branco e com reportagens sobre entidades associativas foram: 973 mulheres e 355 homens

Para cada segmento descrito abaixo, relatamos a quantidade de páginas publicadas gratuitamente:

DIREITO: 18 páginas e 1 coluna

SAÚDE E BELEZA: 28 páginas

DROGA, AIDS - prevenção: 8 páginas e 2 colunas

PSIQUIATRIA: 4 páginas e 1 coluna

PSICOLOGIA: 5 páginas e meia

ARTE (pintura, música, dança): 10 páginas

LITERATURA (poesias, contos): 7 páginas

IMPRENSA / COMUNICAÇÃO: 8 páginas e meia

LANÇAMENTOS DE LIVROS: 39 (com resenha)

CURSOS DE AUTO-DESENVOLVIMENTO: 18 páginas

ECOLOGIA / MEIO-AMBIENTE: 1 página

POLÍTICA: 3 páginas

ESTUDOS SOBRE RAÇA NEGRA: 3 páginas

FILOSOFIA: 2 páginas e 2 colunas

HISTÓRIA (pesquisa): 1 página e meia

RELIGIÕES: 7 páginas e 2 colunas

ESPORTES: ½ página e 2 colunas

ECONOMIA / NEGÓCIOS: 1 página e meia

TURISMO: ½ página

EDUCAÇÃO: 5 páginas e meia e 1 coluna

INFORMÁTICA: 2 páginas

A tiragem foi no total de 355 mil exemplares.

RELATÓRIO DE EVENTOS:

ESPAÇO MULHER (Jornadas de Estudos, Simpósios de Atualização Feminina, Salão de Vendas, Eventos Comemorativos: 45 eventos).

Relatório de eventos de outras associações que fomos convidados e publicamos notícias e reportagens gratuitas: 438 eventos.

Texto em inglês publicado: 1 coluna

Traduções que fizemos do Espanhol para o Português: 8 páginas

Notícias de Entidades Internacionais: 38 páginas

Nossa diretora, Elisabeth Mariano, apresentou-se em 18 conferências nacionais e em 4 internacionais, além dos eventos ESPAÇO MULHER.

Mais de 500 mensagens recebidas parabenizando-nos entre troféus e diplomas e 2 votos de JÚBILO, outorgados pela Câmara Municipal de São Paulo.

EUGÊNIO BUCCI É O NOVO PRESIDENTE DA RADIOBRÁS

O jornalista, escritor e professor Eugênio Bucci assumiu, no dia 02 de janeiro, a presidência da RADIOBRÁS. Em sua posse falou: "Onde há miséria, não há cidadania, e onde há miséria de informação também não há cidadania".

Eugênio Bucci, 44 anos, é professor de Ética Jornalística (Faculdade Casper Líbero) e autor dos livros: "O peixe morre pela boca" (Scritta, 1993); "Brasil em temp de TV" (Boitempo, 1996) e "Sobre Ética e Imprensa" (Companhia das Letras, 2000) e organizou o livro "A TV aos 50" (Fundação Perseu Abramo, 2000). Ele também escreve para o Jornal do Brasil e Folha de São Paulo.

(Fonte: Agência Brasil)

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

De 19 a 22 de janeiro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, acontecerá o II Fórum Mundial de Educação. O tema central do debate é "Educação e Transformação" e será desdobrado em três conferências, nove debates temáticos, sete debates especiais e 39 atividades da programação simultânea e apresentação de mais de 800 trabalhos.

Estarão participando mais de 150 conferencistas, debatedores e coordenadores de mesa de 34 países. O Ministro da Educação, Cristovam Buarque, será um dos debatedores de mesa "Violência nas escolas e estratégias de superação", organizada pela UNESCO. A expectativa é de que se farão presentes mais de 15 mil pessoas.

(Fonte: Boletim FME 03/01/2003)

ATENDIMENTO E PROTEÇÃO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, promoveu, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o Seminário "Atendimento e Proteção às Vítimas de Violência", com o objetivo de criar um sistema nacional de assistência e atendimento às vítimas de crimes; no encerramento foi formulada uma CARTA ABERTA, para o novo Presidente da República - Luís Inácio Lula da Silva, com um apelo para que os Centros de Atendimento que oferecem ajuda psico-social e jurídica às vítimas de violência sejam mantidas durante seu governo.

(Fonte: Câmara / Eventos - 05/11/2003)

I ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DA COMUNIDADE NEGRA

II ENCONTRO DE EXECUTIVOS PÚBLICOS E PARLAMENTARES AFRO-BRASILEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Os eventos acima descritos foram realizados na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, promovidos pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) o qual tem como presidente Antônio Carlos Arruda da Silva.

O evento teve por objetivos:

  1. criar uma plataforma de ação para os Conselhos Estadual e Municipais da Comunidade Negra existentes, que possa fortalecê-los de forma institucional e política como representantes de segmentos da população negra, proponentes e fiscalizadoras das políticas públicas;
  2. democratizar as informações referentes aos resultados da II Conferência Mundial de Combate ao racismo;
  3. aprofundar a discussão sobre o Programa de Ação da ONU, instrumento mundial de combate ao racismo;
  4. definir prioridade na ação de combate ao racismo em cada uma das áreas ratificadas pela Conferência; e
  5. criar um Fórum Estadual de Conselhos Municipais da Comunidade Negra.

BOLSAS DE ESTUDO PARA PESSOAS NEGRAS E INDÍGENAS

Termina no dia 16 de janeiro o prazo para as inscrições na seleção 2003, do Programa de Bolsas da Fundação Ford.

As bolsas são de pós-graduação e se destacam pelos critérios de Ação Afirmativa, oferecendo oportunidade de estudos aos de origem étnica indígena e de raça negra e que não disponham de recursos econômicos e educacionais; ou seja responsáveis pela manutenção familiar, ou residentes nas regiões mais desfavorecidas do Norte ou Nordeste do país, além disso é fundamental que atue nas questões de direito e de trabalhos comunitários.

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Tema: Identidade, Diferenças e Mediações

De 08 a 11 de abril de 2003, em Florianópolis / Santa Catarina, na Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Trindade).

Informações: tel: (48) 331-8702 ou (48) 321-0525.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SUPERIOR EM DIREITOS HUMANOS

O Programa Andino de Direitos Humanos, PADH, da Universidad Andina Simon Bolívar, sede Equador, promove curso de Especialista Superior em Direitos Humanos, de 13 de janeiro a 11 de abril de 2003.