Jornal Espaço Mulher


Edição nº 20 - de 15 de Setembro de 2003 a 14 de Outubro de 2003

Olá Leitores!

A COMUNICAÇÃO SOCIAL FEITA POR MULHERES NO BRASIL

Quando se faz a referência a área de comunicação social, logo os pensamentos se dirigem para o conglomerado de grandes grupos familiares que exploram, de norte a sul, na maior parte de modo industrial, esta atividade, quer seja por meio impresso, televisivo, radiofônico ou Internet. Entretanto, quando observávamos o trabalho e os empreendimentos das Irmãs Paulinas, durante o seminário, no qual se debatia e se lançava um livro organizado por uma delas, sobre os "40 Anos do Documento Intermirífica - A Comunicação Social na Igreja - Documentos Fundamentais" é impossível deixar de ressaltar o valor e a importância delas na área da comunicação social brasileira.

Elas são poucas e trabalham de norte a sul mais de dez horas ao dia, são especializadas e atuam nas áreas editoriais, lançam livros, documentos, têm a Revista Família Cristã e as próprias livrarias. Elas gravam CD's e cassetes em estúdio de rádio, e fazem os vídeos e produções televisivas, com a exibição de programas. Elas sabem fazer uso das ferramentas de multimídia e de Internet. Elas têm curso de formação na área de comunicação, dão aulas desta disciplina em quase todos os seminários e institutos religiosos.

Enfim, elas, as Irmãs Paulinas, são o exemplo de que mulheres podem empresariar, dirigir, executar e produzir, ensinar e empreender a comunicação social no Brasil.

Independente do aspecto religioso, político, social ou econômico, além de usar bem e fazer instrumentalmente a comunicação, elas sabem transmitir bons valores para a nossa sociedade, elas representam bem o avanço feminino no mundo contemporâneo.

Esperamos que a edição n.° 20 seja útil com as informações que selecionamos. Abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

A GRANDE CELEBRAÇÃO DO SETOR HOSPITALAR NOS 50 ANOS DO DNA

"A publicação por Creick e Watson da estrutura do DNA, em 1953, mudou a maneira como entendemos a vida e vem revolucionando a promoção de saúde e as práticas da moderna medicina. Como reconhecimento à importância da descoberta da "dupla hélice" para o avanço da saúde e para o hospital do futuro, a festa do "Prêmio Hospital Best - 2003" está marcada para os dias 18 de dezembro, no Olympia, para uma grande comemoração do "Jubileu do DNA". Neste evento a ABMS - Associação Brasileira de Marketing de Saúde oferecerá uma surpresa aos participantes do evento e irá homenagear diversos convidados especiais, que ligados à historia do DNA, na saúde brasileira".

Na programação internacional dos 50 anos DNA, no site http://www.dna50.org e no Brasil: http://www.abms.org.br.

(Fonte: ABMS News 8)

II SIMPÓSIO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Dia 20 de setembro de 2003, no auditório do Hotel Íbis, Ribeirão Preto / SP.

(Fonte: ABMS News 8)

VI CONGRESSO E FEIRA "EDUCAÇÃO-SABER"

De 11 a 13 de setembro no Palácio de Convenções do Anhembi / São Paulo / SP.

(Fonte: ABMS News 8)

SEMINÁRIO "PROJETOS TECNOLÓGICOS DE ISRAEL"

Com o apoio da FINEP e uma realização da FUNPAT (Fundação Parque de Alta Tecnologia de Petrópolis), em parceria com a FIRJAN (Fundação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), foi realizado em 3 de setembro, o Seminário "Projetos Tecnológicos de Israel". Dentre os painéis, ocorreram os temas: "O Sistema de Incubadoras de Empresas de Israel" e "As Modalidades Possíveis de Cooperação Bi-lateral, e o Portfólio de Tecnologias e Produtos de Israel".

(Fonte: Equipe Portal Capital de Risco Brasil)

XI CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA O TERCEIRO SETOR

Técnicas, perspectivas e desafios para a mobilização de recursos e seus profissionais.

Em conjunto a The Resource Alliance com a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos e o SENAC / SP realizarão de 18 a 21 de setembro a XI Conferência Latino-Americana de Mobilização de Recursos para o Terceiro Setor, a qual ocorre a primeira vez no Brasil.

Informações: http://www.senac.br/terceirosetor/conferencia.

FÓRUM MUNDIAL DO TERCEIRO SETOR - V ENCONTRO INTERNACIONAL DE FUNDAÇÕES

Sob a organização e coordenação da Fundação Irmão José Otão (FIJO), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de 10 a 13 de setembro, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, ocorreu o Fórum Mundial de Terceiro Setor e o V Encontro Internacional de Fundações. Também participaram da realização: "Parceiros Voluntários", Fundação Rubem Berta, Fundação Gerdau, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - Procuradoria de Fundações.

"O objetivo central do Encontro foi o de analisar e ampliar a compreensão do capital social e suas interações como um gerador de um mundo melhor", disse Maria Cecília Medeiro de Farias Kother - Presidenta da FIJO.

O evento contou com a presença acima de duas mil pessoas, representantes de entidades e delegações nacionais e internacionais.

O tema central que foi debatido nas conferências e painéis, sob o título "capital social gerador de um mundo melhor - ações interativas entre o Primeiro, Segundo e Terceiro Setores".

A conferência magna foi proferida por Bernard Kliksberg, coordenador geral da Iniciativa Interamericana de Capital Social, Ética e Desenvolvimento (BID).

(Fonte: Academia Social e Interjornal - 14/08/2003)

III ASSEMBLÉIA DOS "POVOS DO CARIBE"

Na cidade de Cabo Haitiano, ocorreu a III Assembléia dos Povos do Caribe, e na ocasião Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, na palestra inaugural disse: "neste encontro caribenho há uma demonstração clara e concreta de que quando um povo se une tem a capacidade de mudar a história". E, falou também que: "A dominação não começa pelo econômico, mas sim pelo cultural e temos que lutar para construir e fortalecer o pensamento próprio, a identidade, os valores, a memória e as novas possibilidades de vida; o mais importante é construir alternativas pois, senão as fizermos, não poderemos nos constituirmos em uma força".

(Fonte: ALAI - Agência Latino-Americana de Información - 21/08/03 - Versão do espanhol para o português - Elisabeth Mariano - 12/09/03)

LANÇAMENTO DO "COMITÊ MULTIPARTIDÁRIO DAS MULHERES"

Foi, recentemente, lançado na Assembléia Legislativa de São Paulo o "Comitê Multipartidário de Mulheres", com o objetivo de defender as mulheres no cenário político brasileiro. A primeira tarefa assumida foi a de que na reforma política, seja aprovado o projeto de lei determinando 30% dos fundos partidários que sejam destinados à criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação feminina na política. E que a exposição dos candidatos em programas partidários gratuitos tenham 30% do tempo destinado às mulheres.

O evento ocorreu em 1° de setembro no Auditório Franco Montoro.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

POLÍTICAS PÚBLICAS

Em 20 de agosto, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Emília Fernandes participou da audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos para discutir o Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres.

(Fonte: ABONG - de Olho em Brasília, 126 - de 18/08/2003)

NOVAS LEIS EM DEFESA DAS MULHERES

Denúncias e Violência - A Lei 10.714, de 13 de agosto de 2003, autoriza o Poder executivo a disponibilizar, em âmbito nacional, número telefônico destinado a atender denúncias de violência contra a mulher. (DOU de 14/08/2003, APL)

"CIDADANIA, SURDEZ E LINGUAGEM - DESAFIOS E REALIDADES"

Foi lançado, pela Reflexus Editora. Organização de Ivani Rodrigues Silva, Samira Kau Chakje, Zilda Gesueli.

Autores: Andréa Silva Rosa, Angélica B. de Paiva e Silva, Heloísa Arruda Bolchat, Lúcia H. Reily e outros.

Informações pelo telefone: (19) 3788-8813/8814.

(Fonte: Jorge Marcio - Info ATIVO - DEFNET)

CLUBE SOROPTIMISTA TEM COMO PRESIDENTA UMA PIANISTA DE SUCESSO

A Profª. Eny Rocha faz sucesso em vários eventos, comemorando seu jubileu de ouro na carreira artística. Recentemente, realizou um concerto em Piracicaba / SP no teatro da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, e, no dia 13 de setembro, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. No programa artístico estão Bach, Beethoven e autores brasileiros.

(Fonte: darocha)

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS NUTRICIONISTAS TEM NOVA PRESIDENTA

A nutricionista Zaida Maria de Albuquerque Melo Diniz assumiu a presidência da Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), anteriormente, era a vice-presidenta da gestão presidida pela professora e nutricionista Maria Terezinha Oscar Govinatzki. Atualmente, a FNN conta com 14 sindicatos e 6 delegacias pré-sindicais.

O Conselho Federal de Nutricionistas e a Federação Nacional dos Nutricionistas firmaram registro de cooperação mútua, comprometendo-se a desenvolver ações de interesse dos(as) profissionais das áreas de alimentação e nutrição.

(Fonte: Jornal CNPL - julho / agosto)

PROJETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) INFORMA E OFERECE SERVIÇOS GRATUITOS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA

REDE SACI COMEMORA 4 ANOS DE INCLUSÃO

A REDE SACI - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação completou seu 4° aniversário. A SACI é um projeto da USP com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência. Por meio do Portal, com o acesso: http://www.saci.org.br, as informações são atualizadas diariamente, além de divulgação de cursos, eventos e palestras. O site também promove a oportunidade para incluírem currículos, pois as empresas têm procuras para suprir a Lei de Cotas para a empregabilidade de pessoas com deficiências. Há também sala de bate-papo, downloads de softwares adaptados para deficientes visuais e com dificuldades motoras, além de possibilitar o acesso a outros sites nacionais e internacionais.

Os serviços da REDE SACI são gratuitos e oferecem um e-mail pessoal também. Está em fase de implementação o Observatório de Práticas de Intersecção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho.

(Fonte: Marcela Buscato - REDE SACI)