Jornal Espaço Mulher


Edição nº 22 - de 15 de Novembro de 2003 a 14 de Dezembro de 2003

Olá Leitores!

RECONHECIMENTO E HOMENAGEM JUSTA PARA MARINA SILVA

O preconceito de algumas pessoas (e não poucas) faz com que não se valorize a ascensão feminina em carreiras políticas ou públicas. Basta destacar-se e logo há uma exposição para os ataques maledicentes que até inibe a liberdade de expressão e de acesso, dessas mulheres que ousam romper barreiras.

Atualmente, não se pode deixar de admirar e louvar o arrojo e a coragem de uma mulher que ultrapassa seringais rumo ao coração nevrálgico das altas decisões governamentais do país. Forte nos seus ideais tanto quanto frágil em seu biotipo, na simplicidade e firmeza de seu olhar decidido, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, consegue o mérito de ser a mais votada como a Personalidade do Ano 2003.

Ela foi eleita pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil, superando a outros destacados nomes da sociedade brasileira.

Que belo o exemplo de liderança como mulher é a sua vida e sua carreira política plena de lutas sociais.

Recentemente, estavam um grupo de mulheres, representantes expoentes de nossa sociedade, desfilando as dificuldades para a carreira legislativa, referindo-se as cotas partidárias e a falta de incentivo financeiro para a campanhha, o que, realmente, é um óbice, mas diante do exemplo de Marina Silva, no que se deve refletir?

Então, perguntamos: quem sabe quais são as leis ou campanhas que as mulheres políticas eleitas fazem em prol das outras mulheres menos favorecidas? Há um acompanhamento, um relatório de resultados? Diante das incertezas vale o questionamento: - conquistar os votos femininos em nome das causas e lutas das mulheres e depois sequer demonstrar que tentou algo por elas, talvez seja uma das fortes razões que tenhamos pouca representação no cenário municipal, estadual e federal no Brasil.

É difícil se expor? Sim. Há quem ridicularize e se omita? Sim e muitos. Há quem valorize e reconheça nosso esforço e lutas nos bons ideais? Sim! Exemplo disso: a justa homenagem a ministra Marina Silva, a quem enviamos nossos parabéns.

Receba a nossa edição n.° 22 e esperamos que seja útil com as informações que selecionamos.

Abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

A MINISTRA MARINA SILVA FOI ELEITA COMO PERSONALIDADE DO ANO 2003

A Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil (ACIE) elegeu a ministra do Meio Ambiente como Personalidade do Ano 2003, em homenagem pela trajetória histórica de sua vida, de seringueira até um importante cargo federal. A ministra Marina Silva receberá o Troféu Personalidade do Ano 2003, em festa de confraternização da ACIE, no Hotel Sheraton, em São Conrado / RJ, em 4 de dezembro.

(Fonte: Comunique-se - 13-11-2003)

SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Sob a promoção da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Violência e Narcotráfico, em conjunto com a Bancada Feminina do Congresso Nacional e o apoio do Centro Feminista de Estudos e Assessoria; da Ação de Gênero, Cidadania e Desenvolvimento e Secretaria Especial de Políticas para Mulheres ocorreu o Seminário sobre Violência Doméstica, em 11 de novembro, em Brasília.

(Fonte: De olho em Brasília, n° 138 de 10-11-2003)

I SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO MUNICIPAL E DIREITOS HUMANOS

Como uma "iniciativa resultante de uma parceria entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, a Procuradoria-Geral da República, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal e a Fundação Ford objetivando discutir a implementação de políticas de promoção dos direitos humanos no plano municipal ocorreu em 4 de novembro, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal, em Brasília, o I Seminário Nacional de Gestão Municipal e Direitos Humanos".

(Fonte: De olho em Brasília, n° 135 de 21-10-2003)

A INDÚSTRIA DE CAPITAL DE RISCO NA FRANÇA - DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS

Este é o tema da palestra promovida pela PUC / RJ, em 19 de novembro, tendo como conferencista Pierre Battini, professor da Universidade Paris- Daúphine e Consultor em capital de risco.

(Fonte: Equipe Portal Capital de Risco Brasil)

I SEMINÁRIO DE MARKETING INTERNACIONAL DE MARKETING RELACIONADO À CAUSAS

Este evento foi promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e pela Full Jazz Comunidade (núcleo da Full Jazz Comunicação), no dia 12 de novembro, no Hotel Sofitel, em São Paulo.

(Fonte: MMOnline - 12-11-2003)

I FÓRUM SOCIAL BRASILEIRO

"Na marcha de abertura, no centro de Belo Horizonte (MG), estavam, aproximadamente, 15 mil pessoas, dando início ao I Fórum Social Brasileiro (FSB), em 6 de novembro, um evento que teve representantes das organizações da sociedade civil, ONG's, movimentos sociais, redes, fóruns e, também, vários delegados estrangeiros de 22 países."

Segundo Salete Valesan Camba, uma das organizadoras do FSB, "estiveram presentes 1250 entidades, 15 mil pessoas se credenciaram e 23 mil pessoas participaram da programação oficial e das atividades culturais e das tendas políticas".

"Foram organizadas 250 oficinas, além de cerca de 50 seminários, mesas redondas e painéis.

Seis conferências ocorreram no FSB: o primeiro tema em debate: "ALCA, OMC, e dependência externa: estratégias econômicas de dominação"; a segunda conferência fooi sobre: "A globalização armada e a militarização na América Latina"; a terceira foi: "Superação do neoliberalismo por meio de projetos democráticos, populares, não sexistas e anti-racistas de desenvolvimento sustentável"; na quarta conferência os debates foram sobre: "Justiça social, direitos humanos, igualdade entrre homens e mulheres, gerações e superação do preconceito racial no Brasil"; a quinta conferência foi: "Estado e movimentos sociais: repressão, cooperação, cooptação"; e a sexta teve como debate: "A ação global dos movimentos sociais".

(Fonte: Informe ABONG n° 254)

CAMPANHA BRASILEIRA DO LAÇO BRANCO

"Com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres será lançado em 11 de dezembro, em Brasília, a Campanha Brasileira do Laço Branco 2003/2004, sob o lema: "Violência contra a mulher não tem graça nenhuma".

Iniciada no Canadá, em 1991, esta campanha objetiva sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contrta a mulher, em consonância com as ações do movimentos organizados de mulheres e de outros, por eqüidade e direitos humanos por meio de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

Hoje, está em mais de 20 países. No Brasil, teve início em 1999. As peças publicitárias serão apresentadas na Câmara dos Deputados, em Seminário sobre a Violência Doméstica.

O Comitê Gestor Nacional da Campanha é composto pelas seguintes ONG's: Instituto PAPAI / PE (Secretaria Nacional); Instituto Promundo / RJ; Instituto NOOS / RJ; CES / SP; ECOS / SP; Pró-Mulher; Família Cidadania / SP; Rede Acreana de Mulheres e Homens / AC. Apoio: UNESCO, OPAS / OMS, UNIFEM e SEPM.

Informações: http://www.camara.gov.br; http://www.lacobranco.org.br.

(Fonte: Informe ABONG n° 254)

LA RED VA...

Recebemos, em 12 de novembro, o Boletim n° 285, vol 6, ano 7 (REPEM), contendo informações sobre:

  1. tecelãs do Ceará são as ganhadoras do Concurso REPEM no Brasil;
  2. Uruguai: avanços no plano de Igualdade de Oportunidades e Direitos;
  3. Mesa redonda sobre projeto de Lei de defesa da saúde reprodutiva;
  4. comunicados e recebimentos;
  5. convites, bolsas de estudos, seminários e cursos.
(Tradução do espanhol para português: Elisabeth Mariano)

O MERCADO JAPONÊS PARA AS EMPRESAS DE EXPORTAÇÃO BRASILEIRA, COM ÊNFASE NAS TENDÊNCIAS DE CONSUMO DO POVO JAPONÊS

Promoção do SEBRAE / SP com a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, ocorreu uma palestra proferida por Reugene Nishikawa (considerado o gênio do marketing japonês), sob o tema: O Mercado Japonês. Apresentaram-se na abertura do evento Dr. Alencar Burrti - presidente do SEBRAE / SP e o Sr. Hitoshiro Ishida - Cônsul Geral do Japão e o Sr. Makoto Tanaka - presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil. O encerramento teve coquetel de confraternização. O evento ocorreu no auditório nobre do SEBRAE / SP - Vergueiro, no dia 6 de novembro.

(Fonte: SEBRAE / SP)

PRIMAVERA MULHER

Neste dia 15 de novembro, ocorre o evento Primavera Mulher, sob a organização do Núcleo da União Brasileira de Mulheres da Zona Leste, com apoio da deputada estadual Ana Martins, em São Paulo, no Salão do Comitê Distrital do PCdoB de Ermelino Matarazzo e Penha. Na programação consta a apresentação cultural Texto - Mulheres Fantásticas e Tarantela com o grupo Energia da 3ª Idade / Vila Ramos - Associação das Mulheres na Luta Região Leste.

Também haverá a palestra "Saúde da Mulher e Direitos Reprodutivos" e "PAISM - Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher", são conferencistas: Dra. Ana Lúcia Cavalcante e Dra. Maria Luiza Eluf (CEVAM - Centro Vergueiro de Atenção à Mulher).

Além de debates com os participantes haverá apresentação das propostas de continuidade. o encerramento cultural terá a apresentação da poesia - "As mulheres do mundo pela paz" de autoria da deputada estadual no Rio Grande do Sul - Jussara Cony. E show de violão com Zulu de Arrebatá / Dirce e Santo / Luiza e Zenaide.

(Fonte: Assessoria de Gabinete deputada estadual / SP - Ana Martins)

II ANIVERSÁRIO DO PORTAL ESPAÇO MULHER INFORMA...

O Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER / 2003, sob o tema: "Segurança: isto interessa para as mulheres" foi realizado em 11 de novembro para marcar o 2° aniversário do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... (fundado em 10-12-2003) http://www.espacomulher.com.br.

O evento ocorreu na Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo com o apoio do Vereador Ricardo Montoro, que preside a Comissão de Legislação Participativa. Com o objetivo de demonstrar as participantes a importância de entender sobre a área de segurança, seja esta no âmbito profissional, empresarial, pessoal e nas entidades civis e filantrópicas.

Os temas apresentados foram:

  1. As ações de direitos humanos nas empresas e nas entidades - apresentado pela Prof.ª Elisabeth Mariano;
  2. Uma nova dimensão em segurança pessoal - apresentado pelo Prof. Diógenes Viegas Dalle Lucca;
  3. A segurança empresarial e o desenvolvimento sustentável - apresentado pelo Prof. Dr. José Manuel Meireles de Souza.

O encerramento contou com a presença do Vereador Ricardo Montoro, explicando às líderes representantes de entidades sobre a Comissão de Legislação Participativa. Após segui-se uma confraternização. A Rede Vida de Televisão e a TV Câmara noticiaram o evento.

BREVE CURRÍCULO DOS CONFERENCISTAS

ELISABETH MARIANO - É fundadora da Organização ESPAÇO MULHER (desde 1987), é Diretora Proprietária e Jornalista Responsável do Jornal ESPAÇO MULHER - Informativo Integrador dos Movimentos Associativos Femininos (desde 1988); e do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... (desde 2001) http://www.espacomulher.com.br. Mestranda (Stricto Sensu) em Liderança, UNISA (conclusão jan/2004); Pós Graduada e docente do ensino superior em Política Internacional; Pós graduada em Comunicação Social / Lato Sensu (Vídeo /TV, Jornal, Publicidade); Bacharel em Letras tradutor / intérprete (inglês / espanhol). Especialização em: franchising e licensing; propriedade intelectual e direitos autorais; inglês para negócios e contratos internacionais; gerenciamento de projetos; multimídia. Diplomada em Política e Estratégia pela ADESG, em 1994. É publicitária, radialista (apresentadora de TV, locutora de rádio e de comerciais) apresentadora de shows; é jornalista, editora, escritora, poetisa, contabilista (com especialização em consultoria e organização de métodos). Com formação em marketing e organização de eventos e, em produção e marketing cultural. É membro do CBL – Centro Brasileiro de Liderança (2003); é membro do CPP – Centro do Professorado Paulista (desde 2000); é membro da Academia Cristã de Letras (desde 1999); foi diretora do conselho deliberativo da Associação Paulista de Imprensa (2000/3); foi nomeada presidenta da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil/Região do Estado de São Paulo (1996/7); foi fundadora e presidenta de um Kiwanis Club em São Paulo, filiado ao Kiwanis International (1989/1998), tendo sido autorizada a divulgar no Brasil, a campanha Kiwanis / UNICEF, sobre a insuficiência / deficiência de iodo na alimentação, na prevenção/erradicação das doenças mentais e retardo infantil (em 1997).

Prof .DIÓGENES VIEGAS DALLE LUCCA - Representando a Universidade Anhembi Morumbi, da qual é professor do curso superior Gestão de Segurança Empresarial e Patrimonial, na disciplina Gestão de Proteção Executiva. Formado em Ciências Jurídicas e Educação Física. Pós-Graduado em Política e Estratégia (USP). Diplomado em Política e Estratégia pela ADESG / SP – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Especialista em Proteção Executiva (Governo do Estado de São Paulo, na segurança pessoal do presidente de banco multinacional, além de outras autoridades públicas e privadas). Especialista em gerenciamento de crise nas extorsões mediante seqüestro, na aplicação das alternativas táticas. Especialista em explosivos (EUA, Argentina, Espanha, Bélgica). Especialista em Gerenciamento de Segurança e Crises (Israel). Instrutor do curso BMW Driver Training Protection (ver site http://www.bmwdrivertraining.com.br). Palestrante em diversos cursos, seminários e congressos em entidades civis, segurança pública e privada.

Prof. Dr. JOSÉ MANUEL MEIRELES DE SOUSA - Doutor em Administração e Comércio Exterior na UNEX – Universidade da Extremadura– Espanha. Engenheiro de Produção, graduado pela Universidade de Lisboa. Tem atuado durante mais de 25 anos como consultor, professor universitário, coordenador de cursos e diretor, em universidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Brasil. Consultor em Estratégia e Internacionalização Empresarial, com trabalhos em várias empresas e organizações européias e brasileiras. Atualmente, é professor nas áreas de Comércio Internacional e Estratégia Empresarial, coordenador e professor de cursos de pós-graduação, e em cursos de Doutorado e Mestrado de Universidades Portuguesas e Brasileiras. Tem ainda atuado em cursos “in company”, no Brasil. Autor dos livros – “Distribuição uma visão estratégica”, e “Tendências Contemporâneas de Gestão – técnicas para pequenas e médias empresas brasileiras” e “Estratégias de marketing internacional – Um enfoque prático para empresas brasileiras”. Tem vários artigos publicados sobre temas de globalização e administração em revistas técnicas e científicas.