Jornal Espaço Mulher


Edição nº 247 - de 15 de Agosto de 2022 a 14 de Setembro de 2022

Olá Leitoras! Olá Leitores!

A verdadeira importância das pessoas agentes voluntárias no Brasil

Segundo estatísticas de anos anteriores, fora dos prazos da quarentena pandêmica, o Brasil contava com bom número de voluntários/as para serviço sociais destinados as pessoas carentes em suas regiões, e, com reflexos em todo o país...

Infelizmente, a Pandemia, trouxe a tristeza de mortes precoces e inesperadas, além da gravidade de saúde, que exigiu QUE pessoas se dedicassem com exclusividade e atenção para com seus familiares (de bebês até idosos, deficientes etc.)

Ou seja colaborar de forma voluntária, não foi tão possível atuar no esforço conjunto de mutirões, para amenizar um pouco a desgraça popular, e, inclusive vitimadas mediante ao descaso de maioria das autoridades do país...

Neste interregno nos deparamos com a força da “mão-de-obra voluntária”, composta por mulheres e homens de bem e de paz...

ASSIM ESTENDEMOS MAIS UM POUCO AS PESQUISAS ABAIXO COMPLEMENTANDO ESTA OBSERVAÇÃO.

Parabéns as nossas mulheres voluntárias, e, aos nossos homens voluntários, que somam para o bem comum e enobrecem o Brasil.

Receba nosso fraternal abraço e gratidão a todas as pessoas que conosco colaboram pata o êxito destes projetos sociais.

Elisabeth Mariano e equipe Espaço Mulher

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

28 de Agosto - Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608. Pode-se definir como voluntário “aquele que se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, sem ter a obrigação de o fazer.”

O trabalho voluntário surgiu como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos. Percebe-se o importante papel dos voluntários na construção de um mundo melhor, tanto que o Secretário Geral das Nações Unidas declarou que “o voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que são deixadas mais para trás no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

No trabalho voluntário, cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. As formas de ação voluntária são variadas e podem ser prestadas presencialmente ou à distância: realizando ações individuais; participando de campanhas; juntando-se a grupos comunitários; trabalhando em organizações sociais; participando de projetos públicos; sendo voluntário em escolas, etc.

A eclosão da pandemia do coronavírus em 2020 escancarou as desigualdades sociais, afetando a vida das populações mais vulneráveis. Na tentativa de enfrentar a crise sanitária, experimentamos uma onda de solidariedade responsável pelo contato das pessoas com o voluntariado através de ações que se intensificaram e se voltaram a questões emergenciais, como a mobilização para doação de alimentos e produtos de limpeza.

Nesse contexto, fato é que cada um pode contribuir com seu tempo, seus conhecimentos e sua experiência, e a combinação de todos os esforços pode ser decisiva para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, em especial do ODS 10 - Redução das Desigualdades. O TRT-15 reconhece a importância do voluntariado para atingir esses objetivos, porque acredita na força transformadora da solidariedade.

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Fontes: ACESSE OS LINKS ABAIXO E PESQUISE MAIS:

https://observatorio3setor.org.br/noticias/dia-nacional-do-voluntariado-celebra-importancia-da-solidariedade/

http://www.odmbrasil.gov.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio

https://www.feac.org.br/trabalho-voluntario-no-brasil-se-reinventa-e-visa-potencializar-impactos/

https://comeceodiafeliz.com.br/datas/dia-nacional-do-voluntariado

https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/operations/unv/o-voluntariado-e-os-ods.html

https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/dia-internacional-do-voluntariado.htm#

Unidade Responsável:

Comunicação Social

Sáb, 28/08/2021 - 07:01

(Fonte: https://trt15.jus.br/noticia/2021/28-de-agosto-dia-nacional-do-voluntariado, data de acesso: 08/08/2022)

Estes são os objetivos do UNODC

O UNODC trabalha em parceria com o governo brasileiro em diferentes áreas:

O UNODC e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O UNODC está comprometido em apoiar os Estados-membros na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que reconhece que o estado de direito, os sistemas de segurança e justiça eficazes e humanos, a promoção da saúde e a prevenção ao uso de drogas, fazem parte do desenvolvimento sustentável.

(Fonte: https://www-unodc-org.translate.goog/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc, data de acesso: 08/08/2022)

UNODC está presente no Brasil desde 1991

O UNODC está presente no Brasil desde 1991 onde possui um Escritório de Ligação e Parceria, em Brasília, DF, e funcionários em todas as 27 Unidades da Federação.

Sempre apoiado em evidências científicas, o UNODC trabalha diretamente com governos, ministérios, forças de segurança, sistemas de justiça, de saúde e penitenciário nas esferas federal, estadual e municipal e conta com uma equipe técnica e operacional de cerca de 90 profissionais no Brasil, especializados nas áreas programáticas do Escritório.

Sobre o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

O UNODC baseia seu trabalho nas três convenções internacionais de controle de drogas, nas convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção e nos instrumentos internacionais contra o terrorismo.

O objetivo do UNODC é de tornar o mundo mais seguro contra a droga, o crime organizado, a corrupção e o terrorismo, combatendo essas ameaças para alcançar saúde, segurança e justiça para todos e promovendo a paz e o bem-estar sustentável.

O UNODC oferece assistência técnica aos Estados-membros nas áreas de saúde, justiça criminal e segurança pública, incluindo controle e prevenção do uso de drogas, enfrentamento ao crime organizado transnacional, tráfico ilícito de drogas, de seres humanos e de armas, reforma penitenciária, corrupção e lavagem de dinheiro, gestão e recuperação de ativos, além da prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade.

Convenções das Nações Unidas

O UNODC, como guardião das seguintes convenções ratificadas pelo Brasil, tem o mandato de apoiar os países em sua implementação:

O UNODC trabalha em parceria com o governo brasileiro em diferentes áreas:

O UNODC e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O UNODC está comprometido em apoiar os Estados-membros na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que reconhece que o estado de direito, os sistemas de segurança e justiça eficazes e humanos, a promoção da saúde e a prevenção ao uso de drogas, fazem parte do desenvolvimento sustentável.

NOSSOS PROJETOS NO BRASIL

Sistema prisional: fortalecimento da Audiência de Custódia – Fazendo Justiça é implementado nacionalmente em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nas 27 Unidades da Federação. É implementado nacionalmente em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nas 27 Unidades da Federação.

Vamos Nessa promove a prática esportiva como ferramenta para prevenir o crime no âmbito do Programa para a Promoção da Declaração de Doha.

Embaixadores da Juventude reduz a criminalidade e a violência por meio de jovens líderes multiplicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em parceria com o Instituto CNP Brasil e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC).

Educação para a Justiça disponibiliza ferramentas educacionais para os níveis primário, secundário e universitário sobre Estado de direito, no âmbito do Programa para a Promoção da Declaração de Doha.

Programa de Oportunidades e Direitos implementa o Índice de Compliance da Atividade Policial (ICAP), no Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Paraná Seguro implementa o ICAP no Estado do Paraná, em parceria com o BID.

Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (Track for Tip) aprimora a resposta da justiça criminal ao tráfico de pessoas e atua nos níveis regional e local para identificar, prevenir e processar casos.

Programa de Controle de Contêineres (CCP) presta assistência especializada para minimizar o tráfico ilícito de drogas e desmatamento ilegal em contêineres marítimos.

Programa AIRCOP reforça as capacidades de aeroportos internacionais para detectar e interceptar drogas e outros bens ilícitos em parceria com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e a Organização Mundial de Aduanas (OMA).

Programa Global CRIMJUST combate o tráfico de drogas e o crime organizado ao longo das rotas na América Latina, África e Europa, promovendo a cooperação regional.

Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas instrumentaliza a SENAD/ MJSP na elaboração de estudos e análises sobre tendências e ameaças representadas pelos diferentes tipos de tráficos de ilícitos e crime organizado transnacional.

Prevenção à Violência e às Drogas em Pernambuco é uma iniciativa multiagência, liderada pela SPVD, que conta com a participação do UNODC, do PNUD, da ONU-Habitat e do Instituto Igarapé. Trata-se de esforço conjunto para desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas que possam fortalecer ações de prevenção social e situacional dos crimes e das violências, assim como de cuidados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas no estado de Pernambuco.

Programa de Crimes Florestais e Mercado Ilícito de Madeira (LEAP) é uma parceria entre UNODC, INTERPOL e RHIPTO-Centro Norueguês de Análise Global. O LEAP busca compartilhar conhecimento e construir redes globais para combater o desmatamento ilegal e crimes conexos, a fim de assistir os Estados-membros na aplicação da lei em países-chave da América Latina e do Sudeste Asiático.

Programa Crime Organizado nos Presídios e Tráfico de Drogas em uma Perspectiva Regional fortalece a cooperação entre Brasil e Paraguai para enfrentar o crime organizado no sistema penitenciário, e na região amazônica, melhora a resposta ao tráfico de drogas e ao crime transnacional.

Programa de Promoção de Medidas Anticorrupção sobre Resposta e Recuperação da COVID-19 garante respostas à COVID-19, por meio de programas transnacionais sobre transparência e integridade em compras públicas, proteção a denunciantes e mecanismos de supervisão na África do Sul, na América do Sul e no Sudeste Asiático.

A missão do UNODC é contribuir para a paz e segurança global, direitos humanos e desenvolvimento, tornando o mundo mais seguro contra drogas, crime, corrupção e terrorismo.

Esta Estratégia para os próximos cinco anos equipará o UNODC para entregar de forma eficaz, eficiente e com responsabilidade, elevando nosso apoio aos Estados Membros para construir sociedades justas, inclusivas e resilientes que não deixam ninguém para trás.

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

(Fonte: https://www-unodc-org.translate.goog/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc, data de acesso: 08/08/2022)